O dissídio de Auxiliar de Veterinário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 519305 no cargo de Auxiliar de Veterinário.
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 1.918,06
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.281 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São José do Rio Preto - SP
R$ 2.149,01
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.840 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de veterinário auxilia o médico veterinário, preparando animais, ambiente, instrumentos e materiais para consultas e cirurgias, prestando cuidados pós-operatórios de rotina, administrando medicamentos por via oral ou tópica, fornecendo alimentação e realizando outros atendimentos aos animais, sob supervisão Pode realizar tarefas administrativas, como preenchimento de cadastro, organização de documentação e apoio no controle de estoque de medicamentos e de materiais hospitalares e clínicos.
Atua em conformidade com legislação, normas técnicas, procedimentos de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Auxiliar de Veterinário
O Auxiliar de veterinário atende cliente, entrevistando-o sobre as condições de saúde e o comportamento de seu animal e sobre o motivo da consulta, para preenchimento de ficha preliminar Informa o cliente sobre normas e regulamentos do estabelecimento.
Transporta ou conduz o animal para atendimento.
Prepara o consultório, os instrumentos e os materiais necessários para o atendimento do animal pelo médico veterinário Pesa, mede, controla sinais vitais - como temperatura e pressão arterial – e imobiliza o animal, preparando-o para a consulta.
Auxilia o médico veterinário durante a consulta Presta apoio na coleta de material – como sangue e urina – e encaminha as amostras, identificadas pelo médico veterinário, para exames laboratoriais.
Prepara e organiza o ambiente, seleciona a caixa cirúrgica e prepara o material para procedimentos cirúrgicos.
Realiza tricotomia, raspando os pelos da área do animal que será submetida à cirurgia Posiciona o animal na mesa de cirurgia.
Auxilia o médico veterinário durante procedimentos cirúrgicos, passando-lhe os instrumentos e os materiais solicitados.
Controla sinais vitais do animal, tais como temperatura e pressão Pode auxiliar no procedimento de intubação Presta cuidados pós-operatórios de rotina e monitora os animais que se recuperam da cirurgia, informando ao médico veterinário sobre quaisquer alterações ou sintomas incomuns.
Pode usar sistemas informatizados e eletrônicos de monitoração do comportamento e da movimentação animal, tais como: câmeras, babás-eletrônicas e sensores de controle de atividades do animal Executa manobras de contenção física do animal, segundo métodos ética e tecnicamente adequados para sua espécie, seu porte e sua condição física Alimenta os animais, levando em consideração os casos especiais – tais como dieta e jejum pré-cirúrgico – e os horários, estabelecidos pelo médico veterinário.
Administra medicamentos por via oral ou tópica, vacinas, fármacos de desparasitação e vermifugação e outros prescritos por médico veterinário, fazendo constar assinatura, data e hora no prontuário Pode auxiliar nos primeiros socorros, sob a orientação do médico veterinário.
Realiza procedimentos de assepsia e antissepsia Faz curativos, quando prescritos pelo médico veterinário Pode banhar os animais, verificando a existência de parasitas - como carrapatos e pulgas - e as condições físicas do animal.
Limpa dentes, ouvido e a região dos olhos Realiza atividades físicas com o animal, sob a orientação do médico veterinário Relata ao médico veterinário as condições físicas, as atitudes e o comportamento do animal.
Preenche e organiza fichas de atendimento e documentação relativa a consultas, internações, estadas, exames, cirurgias, medicamentos utilizados e serviços prestados, recolhendo as devidas assinaturas do médico veterinário Preenche o cadastro do animal, em sistema informatizado Auxilia no controle de estoques e na reposição de medicamentos e de materiais hospitalares e clínicos.
Higieniza e desinfeta ambientes e equipamentos Lava, higieniza, desinfeta e esteriliza os instrumentos Higieniza o local de estada dos animais Colabora na organização do ambiente de trabalho Faz a destinação correta de lixo hospitalar e clínico, separando e embalando resíduos físicos, biológicos e químicos, bem como cadáveres dos animais - após constatação do óbito pelo médico veterinário -, conforme normas de biossegurança e de proteção pessoal.
.
Funções do Auxiliar de veterinário
O profissional Auxiliar de Veterinário deve atender a clientes-proprietários dos animais, banhar os animais, preparar animais e materiais para procedimentos veterinários, demonstrar competências pessoais, administrar o local de trabalho, limpar ouvidos, dentes e olhos dos animais, realizar procedimentos de enfermagem veterinária.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos trabalham na área de serviços e saúde animal como empregados com carteira assinada (banhistas de animais domésticos e enfermeiro veterinário) ou como autônomos (esteticistas e tosadores de animais domésticos). O trabalho é realizado em equipe sob supervisão (banhistas de animais domésticos e enfermeiros veterinários) ou sem supervisão (esteticistas e tosadores de animais domésticos). Atuam em ambiente fechado, durante o dia, exceto o enfermeiro veterinário que atua em rodízio de turnos (diurno/noturno). Os banhistas, esteticistas e tosadores de animais domésticos trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Os enfermeiros veterinários trabalham sob pressão e podem permanecer expostos radiação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Auxiliar de veterinário
Um Auxiliar de veterinário deve controlar estoques, demonstrar concentração, manter a limpeza do local de trabalho, indicar para atendimento veterinário, conter o animal, avaliar riscos, encaminhar cadáver para necropsia ou prefeitura, enviar material coletado para exames clínicos, demonstrar segurança, glosar dentes de cavalos, embalar cadáver, demonstrar sensibilidade, fazer curativos, conversar com o dono do animal, demonstrar bom humor, limpar a região dos olhos, medir a temperatura, cortar as unhas do animal, desinfetar equipamentos, espremer a glândula anal do animal, demonstrar disciplina, montar a caixa cirúrgica, conquistar a confiança do animal, repor material e medicamentos, higienizar o local de estada dos animais, ministrar medicamentos sob a supervisão do médico veterinário, prestar primeiros socorros, selecionar caixa cirúrgica, limpar equipamentos, manter-se atualizado, alimentar os animais, recolher o material (instrumentos utilizados), apresentar o estabelecimento, demonstrar senso estético, amordaçar o animal, verificar as condições psicológicas do animal (comportamento), demonstrar autocontrole, utilizar equipamentos de proteção individual em centros cirúrgicos, realizar assepsia pessoal, separar o lixo hospitalar, separar o material descartável, preparar material para cirurgia, organizar o local de trabalho, pesar o animal, informar sobre normas e regulamentos do estabelecimento, verificar a existência de parasitas (carrapatos e pulgas), medir a pressão arterial, lavar os instrumentos, esterilizar materiais, instrumentos e ambiente, controlar sinais vitais do animal (temperatura, pressão, refil capilar etc.), controlar óbitos, demonstrar capacidade no trato com animais, remover o cerume dos ouvidos, embalar lixo hospitalar para descarte, demonstrar organização, aplicar injeção, executar sangria em cavalos, conferir dados do animal (ficha ou identificação), posicionar o animal na mesa, auxiliar nos procedimentos de acesso intravenoso, arrancar dentes de cavalos, auxiliar a coleta de material para exames clínicos, solicitar material, observar as condições físicas e neurológicas do animal, administrar conflitos, demonstrar discernimento, demonstrar paciência, informar as condições de saúde dos animais para o veterinário, fazer assepsia do animal, exercitar o animal, entregar o animal, demonstrar autoconfiança, transportar o animal dentro do estabelecimento, entrevistar proprietários do animal (condições de saúde, comportamento etc.), registrar casos especiais (alimentação especial, jejum pré-cirúrgico etc.), raspar animais para cirurgia e curativo (tricotomia), demonstrar conhecimento técnico, auxiliar no procedimento de entubação do animal, verificar as condições físicas do animal (pelagem, unha, ouvido e epiderme), dobrar panos, aventais e uniformes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Auxiliar de Veterinário ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Veterinário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Veterinário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar de Veterinário ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos 2024
O salário de Auxiliar de Veterinário mostrado aqui é resultado do levantamento de 11165 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Veterinário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar de Veterinário em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 1.758,20 | 1.826,34 | 2.577,38 | 8,51 | 5.00% |
Minas Gerais | 42h | 1.564,95 | 1.625,60 | 2.294,09 | 7,66 | 4.40% |
Rio de Janeiro | 41h | 1.515,33 | 1.574,06 | 2.221,36 | 7,64 | 5.60% |
Santa Catarina | 43h | 1.805,12 | 1.875,08 | 2.646,17 | 8,80 | 4.40% |
Paraná | 43h | 1.767,40 | 1.835,90 | 2.590,88 | 8,56 | 7.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 1.685,33 | 1.750,64 | 2.470,56 | 8,19 | 8.10% |
Mato Grosso | 43h | 1.696,65 | 1.762,41 | 2.487,17 | 8,18 | 7.50% |
Ceará | 42h | 1.437,79 | 1.493,51 | 2.107,69 | 7,04 | 6.70% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.687,99 | 1.753,41 | 2.474,46 | 8,06 | 8.30% |
Goiás | 43h | 1.590,83 | 1.652,48 | 2.332,03 | 7,65 | 6.10% |
Bahia | 43h | 1.579,12 | 1.640,32 | 2.314,88 | 7,69 | 6.70% |
Distrito Federal | 42h | 1.495,55 | 1.553,52 | 2.192,37 | 7,31 | 4.60% |
Espírito Santo | 42h | 1.598,63 | 1.660,59 | 2.343,47 | 7,92 | 6.10% |
Pará | 43h | 1.846,50 | 1.918,06 | 2.706,83 | 8,96 | 7.60% |
Pernambuco | 43h | 1.431,61 | 1.487,10 | 2.098,64 | 6,90 | 6.40% |
Maranhão | 42h | 1.552,83 | 1.613,02 | 2.276,34 | 7,75 | 4.90% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.388,13 | 1.441,93 | 2.034,90 | 6,71 | 5.90% |
Rondônia | 43h | 1.554,97 | 1.615,24 | 2.279,47 | 7,43 | 8.10% |
Amazonas | 43h | 1.499,12 | 1.557,22 | 2.197,60 | 7,25 | 4.30% |
Tocantins | 43h | 1.611,34 | 1.673,79 | 2.362,10 | 7,74 | 4.40% |
Alagoas | 43h | 1.388,26 | 1.442,06 | 2.035,08 | 6,74 | 7.10% |
Paraíba | 44h | 1.460,53 | 1.517,14 | 2.141,03 | 6,91 | 4.90% |
Piauí | 42h | 1.375,58 | 1.428,90 | 2.016,50 | 6,78 | 6.10% |
Roraima | 42h | 1.408,77 | 1.463,37 | 2.065,15 | 6,93 | 8.20% |
Sergipe | 43h | 1.419,29 | 1.474,30 | 2.080,57 | 6,87 | 6.80% |
Acre | 43h | 1.496,53 | 1.554,53 | 2.193,79 | 7,20 | 8.20% |
Amapá | 44h | 1.370,64 | 1.423,76 | 2.009,26 | 6,47 | 7.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar de Veterinário. |
Dissídio de Auxiliar de Veterinário por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 1.774,58 | 1.843,36 | 2.601,41 | 8,60 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 1.489,16 | 1.546,88 | 2.183,00 | 7,58 | 6.00% |
Belo Horizonte, MG | 41 | 1.521,80 | 1.580,78 | 2.230,84 | 7,62 | 7.30% |
Fortaleza, CE | 43 | 1.427,60 | 1.482,93 | 2.092,76 | 6,98 | 5.30% |
Brasília, DF | 42 | 1.495,55 | 1.553,52 | 2.192,37 | 7,31 | 7.90% |
Porto Alegre, RS | 42 | 1.600,54 | 1.662,58 | 2.346,28 | 7,84 | 8.30% |
Florianópolis, SC | 43 | 1.843,98 | 1.915,44 | 2.703,13 | 8,85 | 6.60% |
Curitiba, PR | 42 | 1.779,84 | 1.848,83 | 2.609,12 | 8,71 | 6.20% |
Campinas, SP | 42 | 1.731,95 | 1.799,08 | 2.538,91 | 8,57 | 5.40% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.660,06 | 1.724,40 | 2.433,52 | 8,05 | 7.80% |
Goiânia, GO | 43 | 1.485,79 | 1.543,38 | 2.178,06 | 7,19 | 7.10% |
Osasco, SP | 43 | 1.710,24 | 1.776,52 | 2.507,08 | 8,19 | 5.00% |
São José dos Campos, SP | 44 | 1.792,14 | 1.861,60 | 2.627,14 | 8,54 | 4.30% |
Sorocaba, SP | 42 | 1.691,83 | 1.757,40 | 2.480,09 | 8,39 | 8.20% |
São Bernardo do Campo, SP | 42 | 1.847,55 | 1.919,16 | 2.708,37 | 9,07 | 5.00% |
Santo André, SP | 44 | 1.735,60 | 1.802,87 | 2.544,26 | 8,28 | 6.20% |
Salvador, BA | 43 | 1.703,92 | 1.769,96 | 2.497,82 | 8,29 | 8.00% |
Cubatão, SP | 44 | 1.500,04 | 1.558,18 | 2.198,95 | 7,08 | 5.00% |
Cuiabá, MT | 43 | 1.585,95 | 1.647,42 | 2.324,88 | 7,69 | 6.10% |
Uberlândia, MG | 43 | 1.716,82 | 1.783,36 | 2.516,74 | 8,36 | 4.30% |
São Luís, MA | 41 | 1.467,03 | 1.523,89 | 2.150,56 | 7,38 | 5.50% |
Recife, PE | 43 | 1.458,22 | 1.514,73 | 2.137,64 | 7,06 | 5.00% |
Mogi das Cruzes, SP | 44 | 1.761,72 | 1.830,00 | 2.582,55 | 8,36 | 6.60% |
Ribeirão Preto, SP | 40 | 1.821,83 | 1.892,44 | 2.670,66 | 9,52 | 4.70% |
Santos, SP | 41 | 1.485,28 | 1.542,85 | 2.177,31 | 7,47 | 5.50% |
Natal, RN | 43 | 1.390,74 | 1.444,64 | 2.038,72 | 6,76 | 7.70% |
Cotia, SP | 44 | 1.677,91 | 1.742,94 | 2.459,69 | 7,93 | 5.60% |
Taboão da Serra, SP | 44 | 1.811,32 | 1.881,53 | 2.655,27 | 8,63 | 7.30% |
Guarulhos, SP | 43 | 1.609,98 | 1.672,37 | 2.360,10 | 7,75 | 7.60% |
Niterói, RJ | 41 | 1.544,74 | 1.604,61 | 2.264,47 | 7,85 | 8.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar de Veterinário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Auxiliar de Veterinário no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades veterinárias | 1.651,17 | 1.715,17 | 2.420,49 | 8.20% | |
Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação | 1.684,96 | 1.750,26 | 2.470,02 | 4.30% | |
Comércio varejista de medicamentos veterinários | 1.593,88 | 1.655,65 | 2.336,51 | 4.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.462,66 | 1.519,35 | 2.144,15 | 4.60% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 1.621,20 | 1.684,03 | 2.376,55 | 7.30% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.503,46 | 1.561,73 | 2.203,96 | 5.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 1.741,04 | 1.808,52 | 2.552,23 | 6.90% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.782,33 | 1.851,40 | 2.612,76 | 6.30% | |
Criação de bovinos para corte | 2.403,49 | 2.496,64 | 3.523,33 | 5.70% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.830,34 | 1.901,28 | 2.683,14 | 7.00% | |
Aluguel de equipamentos científicos, médicos e hospitalares, sem operador | 1.426,30 | 1.481,57 | 2.090,84 | 4.80% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 1.852,89 | 1.924,70 | 2.716,19 | 4.30% | |
Frigorífico - abate de bovinos | 1.968,74 | 2.045,04 | 2.886,02 | 7.30% | |
Serviço de inseminação artificial em animais | 2.625,59 | 2.727,35 | 3.848,92 | 4.80% | |
Educação superior - graduação | 1.796,15 | 1.865,76 | 2.633,02 | 4.80% | |
Criação de bovinos para leite | 2.124,53 | 2.206,88 | 3.114,41 | 7.60% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.478,75 | 1.536,07 | 2.167,74 | 5.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.827,29 | 1.898,11 | 2.678,67 | 8.30% | |
Comércio varejista de outros produtos | 1.670,66 | 1.735,41 | 2.449,06 | 5.70% | |
Serviços de engenharia | 1.939,22 | 2.014,38 | 2.842,75 | 5.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |