O dissídio de Entrevistador de Pesquisas de Mercado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 424115 no cargo de Entrevistador de Pesquisas de Mercado.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 6.500,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
580 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cotia - SP
R$ 2.383,56
Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
379 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado realiza levantamento de informações em pesquisa de mercado, aplicando questionários, quantificando consumo de produtos e aplicando teste de aceitação de produto, para levantar opinião de consumidores, conhecer posicionamento em relação aos concorrentes e identificar a reação dos consumidores diante de um novo produto Prepara-se para realização de pesquisas, participando de treinamento.
Pode coletar preços de bens e serviços Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Entrevistador de Pesquisas de Mercado
O Entrevistador de pesquisas de mercado prepara-se para a realização de pesquisas de mercado, participando de treinamento Examina os instrumentos de coleta de dados e verifica o cronograma da pesquisa a ser seguido.
Agenda entrevistas com pessoas e famílias que apresentam perfis estabelecidos pelas pesquisas.
Identifica-se para o entrevistado e o responsável familiar, esclarecendo objetivos das pesquisas Coleta informações socioeconômicas de pessoas e famílias, para sua caracterização.
Realiza levantamento da opinião do consumidor em relação a um produto ou a uma marca, aplicando questionários de pesquisa de satisfação do consumidor, questionários de pesquisa de imagem de produtos e serviços, e questionários de pesquisa de fidelidade de marca Realiza pesquisa de potencial de mercado, aplicando questionários.
Registra as informações coletadas, manualmente ou utilizando computador de mão.
Quantifica o consumo de produtos por uma família, acompanhando os seus hábitos de consumo por um período Registra a quantidade, o tipo e a marca de produto consumido em sistema informatizado de coleta de dados.
Aplica teste de mercado, levantando dados de aceitação de um produto a ser lançado, em uma amostra controlada de consumidores.
Registra as informações referentes à reação dos consumidores Apura erros e omissões em preenchimento de questionários, entrando em contato com o pesquisado para obter informações omitidas e corrigir erros Pode coletar preços de bens e serviços, levantando informações de estabelecimentos comerciais, comunicando-se com o seu representante - por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone ou outro meio de comunicação – ou realizando consultas no seu endereço da Internet.
Ao levantar o preço, controla a especificação do produto ou serviço Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações Pode fazer alterações em cadastros.
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Funções do Entrevistador de pesquisas de mercado
O profissional Entrevistador de Pesquisas de Mercado deve efetuar entrevistas de opinião pública, coletar preços de bens e serviços, participar do planejamento da atividade de campo, aplicar instrumento para pesquisa de mercado, verificar consistência da informação, cadastrar informantes e famílias, demonstrar competências pessoais, aplicar questionários e roteiros de pesquisa.
Condições de trabalho da profissão
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Entrevistador de pesquisas de mercado
Um Entrevistador de pesquisas de mercado deve manter pontualidade, registrar com fidedignidade, agir com perseverança, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, apresentar boa dicção, aplicar questionário de fidelidade de marca, aplicar questionário de opinião, coletar preços no comércio, substituir domicílios amostrados e informantes, demonstrar credibilidade, cumprir cronograma da pesquisa, corrigir informação levantada, demonstrar discernimento, evidenciar senso de organização, procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, demonstrar paciência, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, indicar exclusão e mudanças em cadastros, agendar entrevistas, esclarecer dúvidas referentes à pesquisa, identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio), verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, quantificar consumo de produtos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços, demonstrar objetividade na coleta de dados, apresentar legibilidade de grafia, verificar coerência da resposta, conferir instrumentos de coleta, levantar informações de preços, por meio eletrônico, aplicar teste de aceitação de produto, aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado, aplicar formulários de preços em empresas, demonstrar imparcialidade, esclarecer objetivo da pesquisa, sugerir alterações em questionários, aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor, aplicar pré-teste do questionário, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, cadastrar domicílios, coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios, recuperar informação não preenchida, efetuar entrevista em profundidade, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, receber treinamento para realização da pesquisa, organizar roteiro da pesquisa, demonstrar capacidade de comunicar-se, cadastrar novas empresas e novas construções, demonstrar noções de microinformática.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Entrevistador de Pesquisas de Mercado ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Entrevistador de Pesquisas de Mercado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Entrevistadores e recenseadores que ficou em 4.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Entrevistador de Pesquisas de Mercado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Entrevistador de Pesquisas de Mercado ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Entrevistadores e recenseadores 2025
O salário de Entrevistador de Pesquisas de Mercado mostrado aqui é resultado do levantamento de 1266 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Entrevistadores e recenseadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Entrevistador de Pesquisas de Mercado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2025 de Entrevistador de Pesquisas de Mercado em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 1.879,19 | 1.952,02 | 2.754,74 | 9,11 | 8.00% |
Paraná | 40h | 1.538,12 | 1.597,74 | 2.254,77 | 7,93 | 7.20% |
Distrito Federal | 44h | 1.714,24 | 1.780,68 | 2.512,95 | 8,13 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.119,74 | 2.201,90 | 3.107,38 | 10,23 | 7.30% |
Minas Gerais | 44h | 1.837,31 | 1.908,51 | 2.693,35 | 8,75 | 7.10% |
Goiás | 44h | 1.710,65 | 1.776,95 | 2.507,69 | 8,08 | 5.50% |
Amazonas | 37h | 1.373,81 | 1.427,05 | 2.013,90 | 7,79 | 6.20% |
Bahia | 44h | 1.439,01 | 1.494,78 | 2.109,48 | 6,79 | 4.30% |
Santa Catarina | 44h | 2.523,60 | 2.621,41 | 3.699,42 | 11,92 | 5.70% |
Maranhão | 44h | 1.505,61 | 1.563,96 | 2.207,11 | 7,11 | 5.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Entrevistador de Pesquisas de Mercado. |
Dissídio de Entrevistador de Pesquisas de Mercado por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Curitiba, PR | 40 | 1.521,91 | 1.580,89 | 2.231,00 | 7,90 | 6.40% |
São Paulo, SP | 42 | 1.837,38 | 1.908,59 | 2.693,46 | 9,00 | 4.40% |
Cotia, SP | 44 | 2.294,63 | 2.383,56 | 3.363,75 | 10,86 | 8.10% |
Brasília, DF | 44 | 1.714,24 | 1.780,68 | 2.512,95 | 8,13 | 6.90% |
Santos, SP | 42 | 1.556,18 | 1.616,50 | 2.281,25 | 7,70 | 8.20% |
Barueri, SP | 44 | 1.656,99 | 1.721,21 | 2.429,02 | 7,91 | 4.30% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 1.718,87 | 1.785,48 | 2.519,73 | 8,14 | 8.10% |
Francisco Beltrão, PR | 44 | 1.741,59 | 1.809,09 | 2.553,04 | 8,22 | 5.20% |
Manaus, AM | 37 | 1.373,81 | 1.427,05 | 2.013,90 | 7,79 | 7.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.614,89 | 2.716,24 | 3.833,23 | 12,72 | 5.40% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 1.987,98 | 2.065,03 | 2.914,23 | 9,44 | 5.20% |
São José dos Campos, SP | 44 | 1.586,92 | 1.648,43 | 2.326,31 | 7,49 | 7.10% |
Guanambi, BA | 44 | 1.408,41 | 1.463,00 | 2.064,63 | 6,65 | 7.20% |
Rio Claro, SP | 44 | 2.177,92 | 2.262,33 | 3.192,67 | 10,28 | 7.10% |
Anápolis, GO | 44 | 1.665,85 | 1.730,42 | 2.442,02 | 7,87 | 7.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Entrevistador de Pesquisas de Mercado. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Entrevistador de Pesquisas de Mercado no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Locação de mão-de-obra temporária | 1.535,48 | 1.594,99 | 2.250,90 | 4.30% | |
Pesquisas de mercado e de opinião pública | 1.927,86 | 2.002,58 | 2.826,10 | 4.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.661,52 | 1.725,92 | 2.435,67 | 7.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.808,61 | 1.878,71 | 2.651,29 | 6.50% | |
Comércio varejista de livros | 1.427,37 | 1.482,69 | 2.092,42 | 5.70% | |
Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente | 1.660,04 | 1.724,38 | 2.433,49 | 5.50% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.694,37 | 1.760,04 | 2.483,82 | 4.90% | |
Serviços de cartografia, topografia e geodésia | 1.673,00 | 1.737,84 | 2.452,49 | 4.60% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 1.984,23 | 2.061,14 | 2.908,74 | 4.70% | |
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas | 2.010,42 | 2.088,34 | 2.947,13 | 6.20% | |
Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante | 1.651,40 | 1.715,40 | 2.420,82 | 8.30% | |
Serviços de telecomunicações por fio | 1.586,92 | 1.648,43 | 2.326,31 | 8.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.035,92 | 2.114,82 | 2.984,50 | 8.10% | |
Serviços de engenharia | 2.538,29 | 2.636,67 | 3.720,94 | 4.40% | |
Atividades de teleatendimento | 1.464,60 | 1.521,36 | 2.146,99 | 7.70% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 2.347,29 | 2.438,26 | 3.440,95 | 8.00% | |
Treinamento em informática | 1.640,97 | 1.704,57 | 2.405,54 | 4.90% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 1.732,84 | 1.800,00 | 2.540,21 | 5.30% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.429,02 | 1.484,40 | 2.094,83 | 7.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.835,66 | 1.906,80 | 2.690,93 | 4.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |