O dissídio de Auxiliar de Cobrança 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421310 no cargo de Auxiliar de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 1.804,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

38.423 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Piracicaba - SP

R$ 3.557,81

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

20.833 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Cobrador interno executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.

Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Auxiliar de Cobrança

O Cobrador interno prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.

Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.

Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor.

Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.

Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.

Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.

Informa ao devedor sobre o débito.

Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.

Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado.

Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.

Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.

Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.

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Funções do Cobrador interno

O profissional Auxiliar de Cobrança deve preparar cobrança, atualizar cadastro, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com devedor, identificar cobranças indevidas, informar ao devedor, registrar histórico da ação de cobrança, cobrar valores devidos.

Condições de trabalho da profissão

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Cobrador interno

Um Cobrador interno deve manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar objetividade, demonstrar disciplina, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, anexar documentos, informar sobre campanhas de desconto, fechar negociações com devedor, demonstrar capacidade de persuasão, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, notificar débito através de carta, demonstrar perseverança, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, negociar formas de pagamento com o devedor, informar devedor sobre o débito, transmitir confiança, adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, demonstrar capacidade de observação, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, confrontar cadastro com coleta de informações, definir estratégias de cobrança, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), identificar-se ao devedor, demonstrar ambição, registrar ações realizadas no contato com devedor, analisar faixa de atraso, valor e região, analisar razões da inadimplência, emitir recibos, levantar hipóteses de fraude, demonstrar paciência, demonstrar dinamismo, suspender cobrança até o prazo acordado, verificar prioridade do débito para o devedor, operar sistema de telefonia, encaminhar títulos ao cartório, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, demonstrar capacidade de negociação, analisar títulos e documentos de cobrança, verificar fatos geradores da dívida, analisar histórico creditício do devedor, confirmar improcedência da cobrança, consultar guias de cep (código de endereçamento postal), demonstrar segurança, apresentar para o devedor títulos devidos, informar locais de pagamento, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, contatar fiador ou avalista, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, registrar informações da negociação, demonstrar polidez, receber outros bens em troca das dívidas, localizar pagamento efetuado, recuperar mercadorias não pagas, demonstrar postura profissional, levantar informações sobre o devedor, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, demonstrar capacidade de intuição, pesquisar informações omissas no cadastro, verificar situação financeira do devedor, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, demonstrar desinibição, demonstrar disposição para viagem, encaminhar processo ao departamento jurídico, lidar com conflitos, verificar veracidade do comprovante do pagamento, demonstrar habilidade numérica, definir data de promessa de pagamento, elaborar relatório de encerramento da cobrança, realizar acordos com entradas simbólicas, operar meios eletrônicos, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Auxiliar de Cobrança ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cobradores que ficou em 4.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Cobrança em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar de Cobrança ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cobradores 2024

O salário de Auxiliar de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 79281 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cobradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Cobrança com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Cobrança CBO 421310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar de Cobrança em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Auxiliar de Cobrança por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 38h 1.529,73 1.589,02 2.242,48 8,47 6.70%
Paraná 38h 1.494,50 1.552,43 2.190,83 8,20 4.50%
Minas Gerais 39h 1.512,80 1.571,43 2.217,65 8,04 4.30%
Santa Catarina 40h 1.644,50 1.708,24 2.410,71 8,56 5.30%
Ceará 37h 1.333,36 1.385,03 1.954,60 7,44 8.20%
Goiás 41h 1.542,96 1.602,76 2.261,86 7,86 5.60%
Rio Grande do Sul 42h 1.720,39 1.787,07 2.521,96 8,60 5.00%
Rio de Janeiro 41h 1.656,98 1.721,20 2.429,00 8,47 4.50%
Distrito Federal 38h 1.480,04 1.537,40 2.169,63 8,02 5.40%
Espírito Santo 41h 1.460,58 1.517,19 2.141,10 7,36 5.50%
Pernambuco 41h 1.506,69 1.565,08 2.208,69 7,72 4.10%
Mato Grosso 42h 1.668,56 1.733,23 2.445,99 8,26 6.20%
Bahia 43h 1.578,91 1.640,10 2.314,56 7,60 4.50%
Mato Grosso do Sul 44h 1.525,66 1.584,79 2.236,50 7,28 6.70%
Maranhão 43h 1.494,38 1.552,30 2.190,65 7,28 4.60%
Pará 43h 1.570,60 1.631,47 2.302,38 7,61 4.10%
Rondônia 43h 1.566,92 1.627,65 2.296,99 7,56 6.00%
Piauí 42h 1.404,96 1.459,42 2.059,57 7,01 7.30%
Tocantins 43h 1.490,98 1.548,77 2.185,67 7,18 6.80%
Rio Grande do Norte 41h 1.719,06 1.785,68 2.520,01 8,65 4.50%
Sergipe 39h 1.377,74 1.431,14 2.019,67 7,42 4.60%
Paraíba 43h 1.581,16 1.642,44 2.317,86 7,59 5.40%
Amazonas 42h 1.723,13 1.789,92 2.525,98 8,45 8.10%
Alagoas 43h 1.737,07 1.804,39 2.546,41 8,35 7.20%
Acre 44h 1.449,13 1.505,29 2.124,32 6,90 8.10%
Roraima 42h 1.400,71 1.455,00 2.053,34 6,88 4.40%
Amapá 44h 1.561,03 1.621,53 2.288,35 7,41 6.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar de Cobrança.

Dissídio de Auxiliar de Cobrança por cidade

Quanto ganha um Auxiliar de Cobrança nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Auxiliar de Cobrança na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 1.524,47 1.583,55 2.234,76 8,41 8.00%
Curitiba, PR 37 1.463,88 1.520,62 2.145,94 8,20 6.90%
Fortaleza, CE 37 1.320,48 1.371,65 1.935,72 7,44 8.30%
Joinville, SC 38 1.534,49 1.593,96 2.249,45 8,29 5.40%
Belo Horizonte, MG 39 1.528,98 1.588,24 2.241,38 8,19 7.40%
Ribeirão Preto, SP 37 1.490,94 1.548,72 2.185,61 8,33 4.90%
Osasco, SP 36 1.361,36 1.414,12 1.995,65 7,79 7.50%
Bauru, SP 32 1.368,58 1.421,62 2.006,24 8,88 6.30%
Araçatuba, SP 36 1.363,06 1.415,88 1.998,14 7,78 4.70%
Uberlândia, MG 37 1.430,57 1.486,01 2.097,11 7,93 5.10%
Barueri, SP 37 1.613,22 1.675,74 2.364,85 9,04 6.80%
Rio de Janeiro, RJ 40 1.712,89 1.779,27 2.510,96 8,92 4.80%
Goiânia, GO 43 1.605,25 1.667,47 2.353,18 7,71 4.70%
Brasília, DF 38 1.480,04 1.537,40 2.169,63 8,02 4.10%
São Bernardo do Campo, SP 37 1.383,68 1.437,31 2.028,38 7,84 6.30%
Criciúma, SC 44 1.570,38 1.631,24 2.302,06 7,42 4.80%
Birigui, SP 36 1.808,75 1.878,85 2.651,49 10,46 7.70%
Porto Alegre, RS 42 1.664,65 1.729,16 2.440,25 8,32 4.60%
Campinas, SP 39 1.811,55 1.881,77 2.655,60 9,57 4.10%
Anápolis, GO 37 1.463,69 1.520,41 2.145,65 8,25 6.20%
Recife, PE 39 1.469,20 1.526,14 2.153,73 7,75 8.00%
Vinhedo, SP 36 1.324,95 1.376,30 1.942,28 7,56 4.70%
Sorocaba, SP 41 1.516,03 1.574,79 2.222,39 7,75 4.90%
Vitoria, ES 39 1.347,57 1.399,80 1.975,44 7,17 8.20%
Maringá, PR 41 1.718,93 1.785,55 2.519,83 8,81 6.10%
Foz do Iguaçu, PR 37 1.482,92 1.540,40 2.173,85 8,29 6.40%
Blumenau, SC 43 1.761,78 1.830,06 2.582,64 8,57 4.90%
Várzea Paulista, SP 36 1.304,87 1.355,44 1.912,84 7,51 7.00%
Rio Verde, GO 37 1.376,73 1.430,09 2.018,19 7,82 4.50%
Hortolândia, SP 37 1.480,35 1.537,73 2.170,09 8,41 4.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar de Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Auxiliar de Cobrança no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.412,88 1.467,63 2.071,17 8.20%
Atividades de teleatendimento 1.343,47 1.395,54 1.969,42 5.80%
Serviços advocatícios 1.501,62 1.559,82 2.201,27 5.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.810,07 1.880,22 2.653,42 6.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.511,31 1.569,89 2.215,47 6.90%
Locação de mão-de-obra temporária 1.738,64 1.806,03 2.548,72 6.70%
Comércio varejista de livros 1.701,96 1.767,92 2.494,94 4.60%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.319,95 1.371,11 1.934,95 7.20%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.492,88 1.550,74 2.188,45 4.50%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.547,72 1.607,70 2.268,84 8.00%
Correspondentes de instituições financeiras 1.775,68 1.844,50 2.603,02 7.40%
Administração de cartões de crédito 1.494,75 1.552,68 2.191,19 6.60%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.635,80 1.699,20 2.397,96 8.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.926,00 2.000,65 2.823,37 4.10%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.426,81 1.482,11 2.091,59 5.10%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 1.806,51 1.876,53 2.648,21 6.80%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.454,71 1.511,09 2.132,49 5.80%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.456,97 1.513,44 2.135,81 6.70%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 2.136,48 2.219,28 3.131,92 7.60%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.221,30 2.307,39 3.256,26 5.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.