O dissídio de Assistente de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421310 no cargo de Assistente de Cobrança.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 1.929,52
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
42.380 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.643,68
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
24.100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Atacadista de Mercadorias em Geral, com Predominância de Insumos Agropecuários
R$ 10.521,91
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais
28.830 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Cobrador interno executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Assistente de Cobrança
O Cobrador interno prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.
Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor.
Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.
Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.
Informa ao devedor sobre o débito.
Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado.
Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.
Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.
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Funções do Cobrador interno
O profissional Assistente de Cobrança deve preparar cobrança, demonstrar competências pessoais, identificar cobranças indevidas, comunicar-se com devedor, atualizar cadastro, cobrar valores devidos, registrar histórico da ação de cobrança, informar ao devedor.
Condições de trabalho da profissão
Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador interno
Um Cobrador interno deve registrar informações da negociação, contatar fiador ou avalista, demonstrar capacidade de persuasão, levantar informações sobre o devedor, consultar guias de cep (código de endereçamento postal), recuperar mercadorias não pagas, informar locais de pagamento, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, demonstrar desinibição, anexar documentos, suspender cobrança até o prazo acordado, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, confirmar improcedência da cobrança, operar meios eletrônicos, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, fechar negociações com devedor, notificar débito através de carta, encaminhar títulos ao cartório, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, definir estratégias de cobrança, confrontar cadastro com coleta de informações, verificar fatos geradores da dívida, manter privacidade da dívida com terceiros, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, negociar formas de pagamento com o devedor, demonstrar disciplina, adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, localizar pagamento efetuado, levantar hipóteses de fraude, verificar prioridade do débito para o devedor, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, pesquisar informações omissas no cadastro, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, demonstrar capacidade de intuição, verificar veracidade do comprovante do pagamento, demonstrar objetividade, informar sobre campanhas de desconto, identificar-se ao devedor, demonstrar segurança, analisar faixa de atraso, valor e região, encaminhar processo ao departamento jurídico, registrar ações realizadas no contato com devedor, demonstrar dinamismo, demonstrar perseverança, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, demonstrar postura profissional, demonstrar capacidade de negociação, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, lidar com conflitos, elaborar relatório de encerramento da cobrança, informar devedor sobre o débito, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, receber outros bens em troca das dívidas, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), acompanhar cumprimento do acordo formalizado, demonstrar ambição, transmitir confiança, demonstrar habilidade numérica, demonstrar polidez, operar sistema de telefonia, apresentar para o devedor títulos devidos, verificar situação financeira do devedor, analisar histórico creditício do devedor, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, analisar títulos e documentos de cobrança, analisar razões da inadimplência, realizar acordos com entradas simbólicas, definir data de promessa de pagamento, demonstrar disposição para viagem, emitir recibos, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de observação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assistente de Cobrança ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Cobrança e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cobradores que ficou em 7.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente de Cobrança ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cobradores 2025
O salário de Assistente de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 86.700 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cobradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: