O dissídio de Atendente Comercial (agência Postal) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421105 no cargo de Atendente Comercial (agência Postal).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.853,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.834 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Caxias do Sul - RS

R$ 2.204,23

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.664 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Atendente comercial (agência postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.

Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.

Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Atendente Comercial (agência Postal)

O Atendente comercial (agência postal) realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.

Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.

Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.

Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.

Controla o fluxo de caixa.

Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.

Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.

Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.

Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.

Funções do Atendente comercial (agência postal)

O profissional Atendente Comercial (agência Postal) deve comunicar-se, prestar informações, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, tratar objetos, controlar numerários e valores, realizar atividades técnico-administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal)

Um Atendente comercial (agência postal) deve demonstrar pontualidade, informar ao cliente o valor a ser pago, abrir o caixa, realizar pesquisa pós-venda, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, expedir objetos, demonstrar honestidade, atender as necessidades dos clientes, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar responsabilidade, pagar benefícios, fazer triagem de objetos para caixas postais, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, vender produtos e serviços via telefone, verificar autenticidade das cédulas recebidas, conferir cheques recebidos, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, controlar a frequência dos funcionários, protocolar o recebimento de objetos registrados, realizar pesquisa pré-venda, controlar estoque de materiais, demonstrar agilidade, divulgar promoções e eventos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, controlar fluxo de caixa, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, demonstrar assiduidade, informar as condições de pagamento, transmitir dados do movimento diário, demonstrar eficiência, encaminhar os clientes aos setores competentes, agir com ética, trabalhar em equipe, efetuar o fechamento do subcaixa, relacionar-se com urbanidade, manter-se atualizado, orientar clientes via telefone, carimbar documentos e objetos, efetuar troco, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, efetuar sangria conforme limite, fazer triagem interna de objetos registrados, efetuar balancete de fechamento contábil, mostrar-se atencioso, efetuar pedidos de materiais, manter sigilo profissional, organizar arquivos, emitir cupom fiscal, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, oferecer produtos e serviços aos clientes, demonstrar paciência, demonstrar conhecimentos de informática, abrir o subcaixa, participar de cursos de treinamento, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, pesar objetos, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, anotar pedidos via telefone, preencher relatórios administrativos, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, demonstrar empatia, efetuar o fechamento do caixa, consultar os procedimentos e normas da empresa, sangrar valores do caixa, registrar entrada de produtos com valor de numerário, registrar entrada de numerário, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, demonstrar fluência verbal, consultar código de defesa do consumidor, informar o horário de atendimento ao público, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, arquivar documentos e cupons fiscais, receber contas e tributos, informar código de endereçamento postal, contar numerário, ressarcir o cliente por danos e prejuízos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Atendente Comercial (agência Postal) ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente Comercial (agência Postal) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que ficou em 7.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente Comercial (agência Postal) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Atendente Comercial (agência Postal) ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 2024

O salário de Atendente Comercial (agência Postal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 33353 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente Comercial (agência Postal) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Atendente Comercial (agência Postal) CBO 421105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Atendente Comercial (agência Postal) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Atendente Comercial (agência Postal) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 1.686,72 1.752,09 2.472,61 8,07 6.90%
Minas Gerais 43h 1.515,15 1.573,88 2.221,10 7,38 5.90%
Distrito Federal 43h 1.504,68 1.562,99 2.205,74 7,21 6.10%
Rio de Janeiro 43h 1.559,73 1.620,18 2.286,45 7,56 6.90%
Paraná 43h 1.728,55 1.795,54 2.533,93 8,30 7.00%
Goiás 43h 1.524,47 1.583,56 2.234,77 7,33 6.60%
Bahia 43h 1.492,04 1.549,86 2.187,21 7,23 7.20%
Rio Grande do Sul 43h 1.711,69 1.778,03 2.509,20 8,21 5.50%
Santa Catarina 43h 1.784,29 1.853,45 2.615,64 8,57 4.70%
Mato Grosso do Sul 44h 1.562,30 1.622,86 2.290,22 7,44 4.50%
Pernambuco 43h 1.559,19 1.619,62 2.285,65 7,53 6.60%
Ceará 44h 1.600,85 1.662,89 2.346,73 7,64 6.30%
Pará 43h 1.466,73 1.523,58 2.150,12 7,11 4.40%
Espírito Santo 43h 1.552,52 1.612,69 2.275,87 7,51 7.50%
Mato Grosso 43h 1.535,29 1.594,79 2.250,62 7,39 7.90%
Maranhão 43h 1.522,77 1.581,79 2.232,27 7,33 7.40%
Rio Grande do Norte 44h 1.536,32 1.595,86 2.252,13 7,30 6.10%
Rondônia 43h 1.516,16 1.574,92 2.222,57 7,33 6.20%
Tocantins 43h 1.556,80 1.617,14 2.282,16 7,44 5.40%
Piauí 43h 1.443,68 1.499,64 2.116,33 7,04 4.30%
Sergipe 42h 1.485,48 1.543,05 2.177,60 7,32 4.50%
Amazonas 42h 1.475,88 1.533,08 2.163,53 7,22 5.30%
Roraima 42h 1.413,99 1.468,79 2.072,80 7,00 7.10%
Alagoas 44h 1.474,25 1.531,39 2.161,15 7,00 4.70%
Paraíba 43h 1.545,71 1.605,62 2.265,90 7,38 6.40%
Acre 43h 1.447,50 1.503,61 2.121,93 6,93 8.00%
Amapá 43h 1.404,50 1.458,93 2.058,89 6,77 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Atendente Comercial (agência Postal).

Dissídio de Atendente Comercial (agência Postal) por cidade

Quanto ganha um Atendente Comercial (agência Postal) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Atendente Comercial (agência Postal) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 1.656,54 1.720,74 2.428,36 7,91 8.10%
Brasília, DF 43 1.504,68 1.562,99 2.205,74 7,21 5.90%
Rio de Janeiro, RJ 43 1.552,54 1.612,71 2.275,91 7,48 7.30%
Belo Horizonte, MG 43 1.536,43 1.595,98 2.252,29 7,49 7.80%
Goiânia, GO 43 1.597,79 1.659,71 2.342,24 7,64 4.20%
Curitiba, PR 43 1.751,21 1.819,08 2.567,14 8,40 6.30%
Ribeirão Preto, SP 44 1.720,38 1.787,06 2.521,96 8,16 4.40%
Porto Alegre, RS 43 1.715,29 1.781,77 2.514,49 8,21 7.00%
Fortaleza, CE 44 1.665,98 1.730,55 2.442,20 7,94 4.50%
Salvador, BA 43 1.532,28 1.591,67 2.246,21 7,46 7.00%
Recife, PE 43 1.575,69 1.636,76 2.309,85 7,66 4.40%
Campinas, SP 43 1.720,42 1.787,09 2.522,00 8,31 7.20%
Campo Grande, MS 44 1.582,93 1.644,28 2.320,45 7,51 4.10%
Guarulhos, SP 44 1.676,12 1.741,08 2.457,06 7,96 5.90%
Natal, RN 44 1.521,90 1.580,88 2.230,99 7,25 8.30%
Santo André, SP 43 1.693,59 1.759,22 2.482,67 8,25 8.10%
Florianópolis, SC 44 1.780,96 1.849,98 2.610,75 8,48 4.40%
Porto Velho, RO 43 1.499,75 1.557,88 2.198,53 7,29 6.20%
São José dos Campos, SP 43 1.653,13 1.717,20 2.423,37 7,94 4.80%
Cuiabá, MT 42 1.519,46 1.578,35 2.227,42 7,46 8.20%
Londrina, PR 43 1.645,97 1.709,76 2.412,86 7,92 8.30%
Mogi das Cruzes, SP 44 1.722,56 1.789,32 2.525,14 8,22 6.90%
Barueri, SP 42 1.561,37 1.621,88 2.288,85 7,74 5.50%
Balneário Camboriú, SC 44 1.781,93 1.850,99 2.612,18 8,45 7.60%
Niterói, RJ 42 1.754,65 1.822,65 2.572,19 8,58 5.00%
Teresina, PI 42 1.428,84 1.484,22 2.094,58 7,03 5.90%
Uberlândia, MG 43 1.723,36 1.790,16 2.526,32 8,26 6.80%
Vitoria, ES 43 1.582,09 1.643,41 2.319,23 7,64 8.30%
Aracaju, SE 42 1.517,86 1.576,69 2.225,07 7,58 7.80%
Ponta Grossa, PR 44 1.621,51 1.684,36 2.377,02 7,73 6.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Atendente Comercial (agência Postal). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Atendente Comercial (agência Postal) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de exibição cinematográfica 1.657,93 1.722,19 2.430,40 5.60%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.524,04 1.583,11 2.234,13 4.50%
Atividades de franqueadas e permissionárias do correio nacional 1.651,58 1.715,59 2.421,09 7.50%
Restaurantes e similares 1.541,53 1.601,27 2.259,76 7.90%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.566,36 1.627,07 2.296,17 5.30%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.560,14 1.620,60 2.287,04 6.30%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.574,87 1.635,91 2.308,64 6.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.559,29 1.619,72 2.285,80 8.00%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.539,37 1.599,04 2.256,61 5.10%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.498,92 1.557,01 2.197,30 5.80%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 1.519,26 1.578,14 2.227,12 5.90%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.530,42 1.589,74 2.243,49 6.30%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.630,75 1.693,95 2.390,55 7.60%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 1.436,17 1.491,84 2.105,32 6.60%
Locação de mão-de-obra temporária 1.739,45 1.806,86 2.549,90 6.40%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.728,33 1.795,32 2.533,61 7.30%
Atividades do correio nacional 2.765,78 2.872,97 4.054,42 4.10%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 1.463,91 1.520,65 2.145,99 8.10%
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 1.529,69 1.588,97 2.242,41 4.70%
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas 1.499,33 1.557,44 2.197,91 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.