O dissídio de Modelo Publicitário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376415 no cargo de Modelo Publicitário.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.667,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios

10 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Modelo publicitário atua como modelo em ações publicitárias, mostrando, divulgando e promovendo produto em fotos, comerciais, filmes e eventos Prepara-se para atuação na área publicitária, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, e fazendo testes.

Realiza trabalhos, participando de ensaios de marcações e coreografias, posando para fotógrafos mostrando produtos, e apresentando, divulgando e promovendo produtos em comerciais, filmes, feiras e eventos, conforme orientação artística de diretor e coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Modelo Publicitário

O Modelo publicitário prepara-se para o trabalho, estabelecendo tempo de sono diário, selecionando dieta para manter o peso desejado, condicionando forma física, e cuidando da apresentação pessoal (em especial pele, unhas, dentes e cabelo) Providencia maquiagem e penteados.

Exercita a concentração na linguagem corporal do trabalho.

Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados) Mantém o material de apresentação atualizado.

Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet.

Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional.

Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar.

Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.

Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido Faz o teste para realização do trabalho, executando a ação proposta Entrega “book” e “composite” ao cliente.

Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste Ensaia produção de comerciais, filmes e fotos, provando roupas e acessórios para o trabalho, selecionando maquiagem e penteado, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias Testa produtos.

Atua como dublê de corpo Posa para fotógrafo, mostrando o produto e posicionando-se de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho.

Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados Apresenta, divulga e promove produto em comerciais, filmes e eventos, mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto.

Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor ou coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.

.

Funções do Modelo publicitário

O profissional Modelo Publicitário deve mostrar produto em fotos, filmes e eventos, ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles, posar para fotógrafos e artistas plásticos, comunicar-se, preparar-se para o trabalho, demonstrar competências pessoais, prestar seleção (testes) para trabalhos, administrar aspectos comerciais da profissão.

Condições de trabalho da profissão

Modelos os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc.

Atividades exercidas por um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário deve demonstrar charme (ter charme), providenciar maquiagem e penteados, provocar empatia, testar produtos, caracterizar-se conforme perfil do teste, demonstrar desinibição, sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho, ensaiar marcações e coreografias, permanecer disponível para o início do trabalho, após teste, disponibilizar-se para o trabalho, executar a ação proposta, permanecer disponível para o teste, interpretar a expressão facial sugerida, exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho, representar o tipo sugerido pelo produto, provar as roupas e acessórios para o trabalho, mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar, manter contato com agência, agente ou contratante, cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo, dar entrevistas em revistas e programas de tv, improvisar quando necessário, expressar-se verbalmente com clareza, criar posições conforme cenários diferenciados, demonstrar disciplina, cultivar a paciência, avaliar propostas recebidas, realizar o teste, contabilizar custos e remunerações, posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho, definir um plano de carreira, divulgar material autopromocional e curriculum, testar maquiagem e penteado, modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo), divulgar trabalho em página da internet, gerenciar o tempo, utilizar telefone celular para contatos, transmitir imagem idônea, demonstrar fotogenia, manter-se atualizado, compreender o objetivo do trabalho, providenciar book, composite e vídeo-book, controlar movimentos e uso do espaço, participar de editoriais de moda e capas de revistas, demonstrar carisma, contratar assessoria de marketing, providenciar habilitação profissional junto ao drt, buscar vínculo com uma agência, condicionar forma física, desenvolver resistência muscular, atuar como dublê de corpo, atualizar material de apresentação, interagir com o fotógrafo ou artista plástico, posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´, testar iluminação, analisar contratos de trabalho, negociar preços de trabalho, selecionar dieta para manter o peso desejado, agir com naturalidade, entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente, apresentar o produto em feiras e eventos, demonstrar originalidade de estilo, acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses, cultivar ética profissional, representar comportamentos e estilo de vida, imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado, estabelecer limites de segurança e bem estar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Modelo Publicitário ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Modelo Publicitário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Modelos que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Modelo Publicitário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Modelo Publicitário ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Modelos 2025

O salário de Modelo Publicitário mostrado aqui é resultado do levantamento de 29 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Modelos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Modelo Publicitário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Modelo Publicitário CBO 376415 salário