O dissídio de Manipulador 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376235 no cargo de Manipulador.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.140,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
16 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 1.964,83
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
12 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mágico realiza apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, preparando animais domesticados para apresentações, produzindo o número circense – com definição de coreografia, música e guarda-roupa, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, interagindo com diferentes públicos nas apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode atuar em outros espaços culturais e em meios de comunicação Pode ensinar arte e técnica circense na sua área de atuação Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
O que faz um Manipulador
O Mágico cria novo número para apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses, para entreter plateias Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais, truques e formas de comunicação com o público.
Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes e figurino.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Confecciona, adapta e monta aparelhos e prepara objetos para as apresentações, tais como cartola, moedas, caixas com fundo falso, espelhos, camisas de força, aquários, entre outros Prepara baú, onde entra algemado e trancado, para surgir depois sem algemas e substituído por outro artista algemado.
Faz truques com cartas de baralho.
Realiza números com animais domesticados, como pássaros e coelhos Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música.
Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar arte e prática de mágica e ilusionismo e técnicas de prestidigitação, e para assimilar os tempos na realização de cada parte do número Fala com os animais para familiarizá-los com vozes humanas.
Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Caracteriza-se como mágico, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação Realiza exercícios de concentração e aquecimento vocal.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos.
Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode atuar em teatros e outros espaços culturais e em meios de comunicação - como televisão e cinema -, com a finalidade de entreter plateias e audiências Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados à mágica, ao ilusionismo e à prestidigitação, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula sua rapidez dos gestos e das mãos, sua presença de palco - para prender a atenção e o interesse do público, e sua capacidade verbal, para interagir e estimular a participação da plateia.
Transmite a ética circense Cuida da alimentação, da higiene, da saúde e do bem-estar dos animais domesticados que integram seus números Considera princípios de direitos e segurança dos animais Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante os números de mágica, ilusionismo e prestidigitação Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe, pela segurança dos animais e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do Mágico
O profissional Manipulador deve vender o espetáculo ou número, ensaiar o número, comunicar-se, inventar números, apresentar o número, ensinar arte e técnica circense, demonstrar competências pessoais, produzir o número.
Condições de trabalho da profissão
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Mágico
Um Mágico deve lidar com imprevistos de forma criativa, dominar técnicas circenses do seu número, confeccionar o aparelho, divulgar o espetáculo ou número, colaborar na divulgação do espetáculo, criar guarda roupa, utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books), preparar material, aparelho e objetos para o número, providenciar material impresso para divulgação, motivar os alunos, fazer concentração, adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço), assimilar os tempos na realização dos truques, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, avaliar custos para fazer preço do trabalho, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, criar aparelhos (materiais de trabalho), introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, realizar números testes para divulgação ou contratação, errar truques para valorização do trabalho, pesquisar movimentos corporais, intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc), intercambiar informações com escolas de circo, pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc), adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, adquirir técnicas para cair, respeitar o aparelho de outro artista, pesquisar materiais, incorporar diferentes linguagens artísticas, estimular o desenvolvimento físico do aluno, montar o aparelho, trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos), investigar o valor do trabalho circense no mercado, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, estabelecer comunicação com o público, definir equipamentos de segurança, combinar códigos para informar imprevistos, estabelecer comunicação com a cidade, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, desenvolver disciplina, transmitir ética circense, aprender a profissão ensaiando, conquistar empatia do público, repetir o número aperfeiçoando técnicas, frequentar cursos de atualização, avaliar o potencial físico do aluno, criar maquiagem, dar entrevistas, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, selecionar música, observar o trabalho de outros profissionais do circo, pesquisar truques, sincronizar luz e som com a representação, fazer alongamento, adequar o número ao biótipo e aparelho, desmontar o aparelho, trabalhar em equipe, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, intercambiar informações com outras áreas artísticas, perceber as habilidades dos alunos, pesquisar aparelhos, definir coreografia, pesquisar possibilidades de expressão artística, fazer aquecimento, desenvolver consciência dos riscos profissionais, respeitar relações de trabalho, pesquisar tecnologias, preparar a entrada do artista, misturar os números criando outros, obedecer os comandos dos tempos dos truques, respeitar ética profissional, demonstrar determinação para aprender.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Manipulador ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Manipulador e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Artistas de circo (circenses) que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Manipulador em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Manipulador ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Artistas de circo (circenses) 2025
O salário de Manipulador mostrado aqui é resultado do levantamento de 35 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Artistas de circo (circenses) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Manipulador com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: