O dissídio de Ilusionista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376235 no cargo de Ilusionista.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.140,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
16 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 1.964,83
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
12 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mágico realiza apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, preparando animais domesticados para apresentações, produzindo o número circense – com definição de coreografia, música e guarda-roupa, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, interagindo com diferentes públicos nas apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode atuar em outros espaços culturais e em meios de comunicação Pode ensinar arte e técnica circense na sua área de atuação Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
O que faz um Ilusionista
O Mágico cria novo número para apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses, para entreter plateias Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais, truques e formas de comunicação com o público.
Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes e figurino.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Confecciona, adapta e monta aparelhos e prepara objetos para as apresentações, tais como cartola, moedas, caixas com fundo falso, espelhos, camisas de força, aquários, entre outros Prepara baú, onde entra algemado e trancado, para surgir depois sem algemas e substituído por outro artista algemado.
Faz truques com cartas de baralho.
Realiza números com animais domesticados, como pássaros e coelhos Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música.
Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar arte e prática de mágica e ilusionismo e técnicas de prestidigitação, e para assimilar os tempos na realização de cada parte do número Fala com os animais para familiarizá-los com vozes humanas.
Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Caracteriza-se como mágico, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação Realiza exercícios de concentração e aquecimento vocal.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos.
Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode atuar em teatros e outros espaços culturais e em meios de comunicação - como televisão e cinema -, com a finalidade de entreter plateias e audiências Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados à mágica, ao ilusionismo e à prestidigitação, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula sua rapidez dos gestos e das mãos, sua presença de palco - para prender a atenção e o interesse do público, e sua capacidade verbal, para interagir e estimular a participação da plateia.
Transmite a ética circense Cuida da alimentação, da higiene, da saúde e do bem-estar dos animais domesticados que integram seus números Considera princípios de direitos e segurança dos animais Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante os números de mágica, ilusionismo e prestidigitação Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe, pela segurança dos animais e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do Mágico
O profissional Ilusionista deve vender o espetáculo ou número, apresentar o número, produzir o número, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, inventar números, ensaiar o número, ensinar arte e técnica circense.
Condições de trabalho da profissão
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Mágico
Um Mágico deve fazer aquecimento, demonstrar determinação para aprender, avaliar o potencial físico do aluno, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, intercambiar informações com outras áreas artísticas, combinar códigos para informar imprevistos, desenvolver consciência dos riscos profissionais, sincronizar luz e som com a representação, investigar o valor do trabalho circense no mercado, colaborar na divulgação do espetáculo, obedecer os comandos dos tempos dos truques, montar o aparelho, confeccionar o aparelho, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc), selecionar música, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, pesquisar tecnologias, criar guarda roupa, misturar os números criando outros, adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço), criar maquiagem, desenvolver disciplina, pesquisar possibilidades de expressão artística, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, respeitar ética profissional, preparar a entrada do artista, transmitir ética circense, fazer concentração, conquistar empatia do público, pesquisar aparelhos, intercambiar informações com escolas de circo, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, pesquisar truques, pesquisar materiais, definir coreografia, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, respeitar relações de trabalho, trabalhar em equipe, realizar números testes para divulgação ou contratação, repetir o número aperfeiçoando técnicas, avaliar custos para fazer preço do trabalho, preparar material, aparelho e objetos para o número, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, observar o trabalho de outros profissionais do circo, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, adequar o número ao biótipo e aparelho, incorporar diferentes linguagens artísticas, divulgar o espetáculo ou número, definir equipamentos de segurança, estimular o desenvolvimento físico do aluno, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, estabelecer comunicação com o público, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books), perceber as habilidades dos alunos, dar entrevistas, estabelecer comunicação com a cidade, frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado, desmontar o aparelho, errar truques para valorização do trabalho, assimilar os tempos na realização dos truques, lidar com imprevistos de forma criativa, frequentar cursos de atualização, intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc), aprender a profissão ensaiando, respeitar o aparelho de outro artista, fazer alongamento, motivar os alunos, trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos), dominar técnicas circenses do seu número, criar aparelhos (materiais de trabalho), providenciar material impresso para divulgação, adquirir técnicas para cair, pesquisar movimentos corporais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Ilusionista ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ilusionista e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Artistas de circo (circenses) que ficou em 7.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ilusionista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Ilusionista ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Artistas de circo (circenses) 2025
O salário de Ilusionista mostrado aqui é resultado do levantamento de 35 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Artistas de circo (circenses) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ilusionista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: