O dissídio de Diretor de Fotografia 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 372105 no cargo de Diretor de Fotografia.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 8.587,32

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

22 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

15 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de fotografia dirige a captação de imagens de produto audiovisual, propondo o conceito fotográfico de projeto visual para aprovação do diretor da produção, traduzindo o conceito fotográfico em imagens a serem captadas, montando equipes de câmera, eletricidade e maquinaria, e coordenando as equipes na captação de imagens em movimento Avalia os resultados da captação de imagens, analisando enquadramentos, proporções espaciais e efeitos de luzes e cores.

Planeja as atividades, interagindo com produtores, diretores e demais integrantes da equipe de produção para levantar informações sobre o produto audiovisual Supervisiona equipes de trabalho Cumpre legislação, normas legais que regem o setor de comunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Diretor de Fotografia

O Diretor de fotografia planeja o processo de captação de imagens em movimento, participando na elaboração de cronograma das atividades Levanta informações sobre a produção, dialogando com diretor do produto audiovisual, com produtores, com diretor de arte e cenógrafo, com figurinista e maquiador, e com técnicos de som.

Informa, aos departamentos, as necessidades de recursos para a captação de imagens.

Dimensiona equipe de trabalho Seleciona equipamentos - analógicos e digitais -, “softwares” e materiais.

Participa no processo de escolha dos fornecedores Elabora orçamento.

Desenvolve projeto visual - para o formato e o gênero da produção audiovisual -, analisando desde o conceito até a estratégia de execução.

Realiza a leitura e a interpretação visual do roteiro e verifica as características de plataforma e modo de exibição da obra em produção, para propor o conceito fotográfico ao diretor do produto audiovisual Fornece subsídios para a decisão do diretor, examinando o alinhamento da unidade visual concebida em relação às ideias estéticas do produto, à atmosfera da produção e aos sentimentos a serem passados ao espectador.

Traduz o conceito fotográfico em imagens a serem captadas.

Escolhe suporte e câmeras de captação Ilumina cenas e estabelece movimentos de câmera, para fazer testes fotográficos Verifica o comportamento de materiais cenográficos e de figurino a partir de diferentes técnicas de captação e iluminação.

Organiza produção de imagens, montando as equipes de câmera, de maquinaria (responsável pela montagem de equipamentos, tais como tripés, gruas e suporte móvel para deslocamento e movimentação da câmera) e de eletricidade Participa nos ensaios prévios às captações de imagens Coordena as equipes na captação de imagens em movimento, posicionando equipamentos de iluminação e câmeras.

Enquadra e foca imagens Explora as possibilidades fotográficas dos equipamentos de captação, aplicando o conceito fotográfico e as técnicas de iluminação.

Realiza ajustes na captação de imagens, considerando orientações do diretor do produto audiovisual Avalia os resultados da captação de imagens, examinando enquadramentos, analisando proporções espaciais e observando efeitos de luzes e cores Instrui e acompanha a marcação de luz em laboratório fotográfico.

Acompanha processo de telecinagem Elabora relatórios técnicos referentes à concepção e à execução do projeto visual Emite pareceres técnicos sobre qualidade de imagem em movimento.

Supervisiona equipe de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando desempenho Pode desenvolver programas de treinamento Orienta a equipe para conservar equipamentos, instrumentos e acessórios limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Detecta falhas ou defeitos durante a operação de equipamento, requisitando serviço de manutenção corretiva Zela pela segurança, utilizando e monitorando o uso de equipamentos de proteção individual Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação.

Funções do Diretor de fotografia

O profissional Diretor de Fotografia deve captar imagens em movimento, interpretar visualmente o roteiro, organizar produção de imagens, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, executar conceito fotográfico.

Condições de trabalho da profissão

Captadores de imagens em movimento trabalham em atividades culturais, desportivas e de entretenimento, em empresas privadas ou públicas, fundações e órgãos da administração pública, como assalariados(iluminador e operador de câmera) ou por conta-própria (diretor de fotografia). O trabalho é desenvolvido em equipe, sob supervisão permanente, nos mais diversos ambientes, em horários irregulares. No exercício de algumas atividades, podem permanecer em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso, altas temperaturas, grandes alturas e sujeitos a pressões por cumprimento de prazos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de fotografia

Um Diretor de fotografia deve demonstrar capacidade de adaptação, dialogar com técnicos de som, posicionar equipamentos de iluminação, evidenciar conhecimentos de idiomas, coordenar equipe de câmera, informar departamentos das necessidades referentes à captação de imagens, montar equipes (câmera, eletricidade e maquinaria), enquadrar imagens de acordo com orientação do diretor, coordenar equipe de maquinaria, focar imagens, compreender o projeto, exercer liderança, ajustar câmera, participar de elaboração de cronograma, coordenar equipe de eletricidade, propor conceito fotográfico, dialogar com diretor do filme ou vídeo, dialogar com diretor de arte e cenógrafo, definir conceito fotográfico juntamente com diretor, fazer testes fotográficos, traduzir conceito fotográfico em imagens, antecipar problemas, evidenciar ética na captação de imagens, posicionar maquinaria, posicionar câmera de acordo com orientação do diretor, iluminar cenas, demonstrar capacidade de atualização técnica, instruir laboratórios fotográficos, dialogar com figurinista e maquiador, escolher suporte e câmera de captação, demonstrar senso artístico, demonstrar sensibilidade, escolher fornecedores conjuntamente com a produção, acompanhar marcação de luz no laboratório, administrar limites técnicos, participar de ensaios, estabelecer movimento de câmera, demonstrar competências técnicas, dialogar com produtores, acompanhar telecinagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Fotografia ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Fotografia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Captadores de imagens em movimento que ficou em 7.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Fotografia em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Fotografia ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Captadores de imagens em movimento 2024

O salário de Diretor de Fotografia mostrado aqui é resultado do levantamento de 62 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Captadores de imagens em movimento que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Fotografia com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Fotografia CBO 372105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Fotografia em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Fotografia por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 6.921,26 7.189,51 10.146,05 34,01 5.40%
Rio de Janeiro 42h 8.266,91 8.587,32 12.118,68 41,09 8.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Fotografia.

Dissídio de Diretor de Fotografia por cidade

Quanto ganha um Diretor de Fotografia nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Fotografia na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 5.196,67 5.398,08 7.617,93 26,04 4.80%
Rio de Janeiro, RJ 42 8.266,91 8.587,32 12.118,68 41,09 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Fotografia. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Fotografia no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina 2.487,80 2.584,22 3.646,93 8.30%
Atividades de televisão aberta 23.007,30 23.899,00 33.726,99 7.30%
Atividades de rádio 5.061,55 5.257,72 7.419,85 4.20%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.114,30 3.235,00 4.565,33 8.10%
Restaurantes e similares 1.761,00 1.829,25 2.581,49 8.30%
Estúdios cinematográficos 4.029,50 4.185,67 5.906,94 5.00%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 7.355,95 7.641,05 10.783,28 6.60%
Comércio varejista de outros artigos usados 2.085,83 2.166,67 3.057,67 5.50%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 2.368,54 2.460,33 3.472,10 7.10%
Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana 2.406,72 2.500,00 3.528,08 5.70%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.574,46 3.713,00 5.239,90 7.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 7.399,23 7.686,00 10.846,71 7.20%
Marketing direto 1.574,96 1.636,00 2.308,77 6.80%
Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem 1.548,97 1.609,00 2.270,67 4.80%
Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico 4.813,45 5.000,00 7.056,15 5.10%
Edição de revistas 20.435,96 21.228,00 29.957,59 8.30%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 6.275,77 6.519,00 9.199,81 6.00%
Agências de publicidade 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.50%
Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 4.137,64 4.298,00 6.065,47 7.90%
Educação superior - graduação 3.802,62 3.950,00 5.574,36 6.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.