O dissídio de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342310 no cargo de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 3.612,40
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.418 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Lauro de Freitas - BA
R$ 6.027,67
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.138 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas) inspeciona os serviços da empresa de transporte rodoviário, atuando para que a programação de cada viagem seja cumprida e monitorando o trabalho dos motoristas e auxiliares de viagem Colabora nas atividades relacionadas ao controle da frota.
Atende acidentes na estrada, deslocando-se ao local para tomar as providências necessárias Registra reclamações e sugestões dos clientes Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
O que faz um Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário
O Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas) inspeciona o embarque, a trajetória e o desembarque de passageiros e cargas, verificando o cumprimento dos horários previstos, observando a conduta dos motoristas e registrando as ocorrências durante o percurso Na impossibilidade do cumprimento da programação de uma viagem, encaminha soluções, podendo remanejar veículos e substituir motoristas e auxiliares.
Inspeciona o trabalho dos motoristas e auxiliares de viagem, examinando seu desempenho.
Confere a documentação dos motoristas e atualiza seu histórico Entrevista os motoristas antes da viagem, antecipando e resolvendo eventuais problemas.
Orienta motoristas e auxiliares, podendo propor e supervisionar treinamentos para melhoria de seu desempenho Pode advertir motoristas e auxiliares, verbalmente e por escrito, pelos resultados constatados na medição de teor alcoólico e na análise de tacógrafo ou pela observação de problemas de conduta.
Atende acidentes na estrada, deslocando-se ao local do acidente.
Aciona a polícia e a perícia técnica, podendo preencher o boletim de ocorrência Providencia socorro às vítimas.
Notifica a seguradora, apresentando a sequência de fatos em torno da ocorrência, fotografando o local do acidente e providenciando remoção do veículo do local.
Levanta e fornece informações relacionadas ao acidente à empresa e ao cliente Aciona o setor de serviço social e o departamento jurídico da empresa, informando sobre as circunstâncias do acidente e relatando o número e a condição das vítimas Quando possível, atua para dar continuidade à prestação do serviço, assistindo passageiros não vitimados, recolhendo seus pertences pessoais e providenciando veículo, motorista e auxiliares para seguir viagem.
Colabora nas atividades relacionadas ao controle da frota, checando disponibilidade de veículos e motoristas Verifica condições de limpeza e higiene dos veículos e, quando necessário, os encaminha para manutenção Controla despesas de viagens e envia prestações de contas ao setor financeiro da empresa.
Atende clientes, registrando e encaminhando suas reclamações e sugestões.
Funções do Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas)
O profissional Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário deve demonstrar competências pessoais, controlar gastos de viagem, administrar frota, supervisionar motoristas e auxiliares de viagem, atender acidentes na estrada, programar horários de viagem, comunicar-se, supervisionar embarque de carga e passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em transportes rodoviários atuam em empresas de transporte terrestre, na gestão, planejamento e fiscalização (técnicos do setor público) e na operação e execução de serviços (técnicos do setor privado). São assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão permanente. Trabalham em ambientes fechados ou em veículos por rodízio de turnos. Ocasionalmente trabalham sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas)
Um Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas) deve monitorar veículo ao longo do percurso, acionar seguradora, verificar percurso da viagem, conferir notas fiscais e de prestação de contas, checar disponibilidade de veículos e motoristas, redigir, prestar contas ao setor financeiro da empresa, rastrear veículo ao longo do percurso, orientar motoristas e auxiliares, acionar perícia técnica, administrar imprevistos, monitorar horários de entrada e saída de veículos, relatar à empresa número e destino das vítimas, vistoriar condições de higiene do veículo, recolher pertences pessoais dos passageiros, inspecionar conduta do motorista em relação ao embarque de passageiros, relatar ocorrência à seguradora, embarcador e ao cliente, trabalhar em equipe, fotografar local do acidente, demonstrar objetividade, remanejar motoristas e auxiliares, conferir análise de tacógrafo, registrar reclamações e sugestões dos clientes, ouvir sugestões, demonstrar clareza, providenciar remoção do veículo do local, prestar informações, conferir documentação dos motoristas, remanejar veículos, demonstrar confiabilidade, advertir motoristas e auxiliares (por escrito e verbalmente), negociar, informar ocorrência do acidente ao departamento jurídico, acionar polícia, acionar setor de serviço social da empresa, medir teor alcoólico de motoristas (teste do bafômetro), providenciar veículo e motorista para seguir viagem, supervisionar treinamento dos motoristas, preencher boletim de ocorrência, enviar mecânico para local do acidente, inspecionar baldeação de bagagem, providenciar relação de passageiros, disponibilizar veículo para manutenção, dar provas de organização, liderar, demonstrar capacidade de observação, assistir passageiros não vitimados, demonstrar capacidade de discernimento, atualizar histórico dos motoristas e auxiliares de viagem, consultar sistemas de informações de ocorrências, substituir motoristas e auxiliares, atender clientes, argumentar, entrevistar motoristas antes da viagem, providenciar socorro de vítimas, deslocar-se ao local do acidente, delegar reponsabilidades, demonstrar dinamismo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em transportes rodoviários que ficou em 8.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em transportes rodoviários 2024
O salário de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 7596 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em transportes rodoviários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Encarregado de Linha de Transporte Rodoviário
- Chefe de Serviço de Transporte Rodoviário
- Inspetor de Serviços de Transportes Rodoviários (passageiros e Cargas)
- Controlador de Serviço de Transporte Rodoviário
- Chefe de Garagem (transporte Rodoviário)
- Programador de Transporte Rodoviário
- Chefe de Armazém (técnicos em Transportes Rodoviários)
- Chefe de Depósito
- Coordenador de Tráfego Rodoviário
- Agente Rodoviário
Valor do salário na CCT 2024 de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.311,06 | 2.400,63 | 3.387,84 | 11,19 | 5.50% |
Minas Gerais | 41h | 2.037,71 | 2.116,69 | 2.987,13 | 10,21 | 4.70% |
Paraná | 44h | 2.517,59 | 2.615,16 | 3.690,60 | 11,92 | 4.70% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.435,90 | 2.530,31 | 3.570,85 | 11,85 | 5.20% |
Mato Grosso | 44h | 2.428,16 | 2.522,27 | 3.559,50 | 11,59 | 6.40% |
Santa Catarina | 43h | 2.531,64 | 2.629,76 | 3.711,20 | 12,16 | 8.10% |
Bahia | 43h | 2.513,45 | 2.610,86 | 3.684,52 | 12,12 | 4.60% |
Goiás | 41h | 2.249,25 | 2.336,42 | 3.297,23 | 11,40 | 6.50% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.628,72 | 2.730,60 | 3.853,50 | 12,55 | 8.20% |
Pernambuco | 43h | 2.001,41 | 2.078,98 | 2.933,92 | 9,60 | 6.10% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.021,44 | 2.099,78 | 2.963,28 | 9,72 | 4.60% |
Espírito Santo | 44h | 2.660,41 | 2.763,51 | 3.899,95 | 12,63 | 7.20% |
Pará | 44h | 2.862,03 | 2.972,95 | 4.195,52 | 13,66 | 7.50% |
Amazonas | 44h | 2.035,17 | 2.114,04 | 2.983,40 | 9,71 | 5.20% |
Maranhão | 44h | 2.138,11 | 2.220,98 | 3.134,31 | 10,12 | 4.60% |
Rondônia | 43h | 1.996,54 | 2.073,92 | 2.926,78 | 9,62 | 4.80% |
Ceará | 44h | 1.864,23 | 1.936,48 | 2.732,82 | 8,80 | 5.40% |
Tocantins | 44h | 2.482,59 | 2.578,81 | 3.639,29 | 11,72 | 7.70% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.670,59 | 1.735,33 | 2.448,95 | 7,89 | 4.80% |
Piauí | 44h | 2.259,96 | 2.347,55 | 3.312,93 | 10,67 | 6.40% |
Alagoas | 44h | 1.835,06 | 1.906,18 | 2.690,06 | 8,66 | 5.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário. |
Dissídio de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.037,63 | 2.116,60 | 2.987,01 | 9,81 | 5.20% |
Maringá, PR | 44 | 2.597,65 | 2.698,33 | 3.807,96 | 12,27 | 5.30% |
Ribeirão Preto, SP | 41 | 2.184,36 | 2.269,02 | 3.202,11 | 11,20 | 4.40% |
Nova Lima, MG | 37 | 1.757,61 | 1.825,73 | 2.576,52 | 9,82 | 5.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 2.401,23 | 2.494,29 | 3.520,02 | 11,42 | 4.20% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.383,59 | 2.475,97 | 3.494,16 | 11,30 | 6.40% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 1.934,79 | 2.009,77 | 2.836,25 | 9,26 | 8.10% |
Cotia, SP | 40 | 2.260,46 | 2.348,07 | 3.313,66 | 11,62 | 6.50% |
Pouso Alegre, MG | 43 | 1.967,15 | 2.043,39 | 2.883,70 | 9,50 | 7.10% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 2.399,49 | 2.492,49 | 3.517,47 | 11,34 | 6.80% |
Barueri, SP | 44 | 2.243,79 | 2.330,75 | 3.289,22 | 10,65 | 8.20% |
Curitiba, PR | 44 | 2.314,65 | 2.404,36 | 3.393,11 | 10,99 | 6.70% |
Guarulhos, SP | 44 | 2.679,15 | 2.782,98 | 3.927,43 | 12,70 | 5.20% |
Sumaré, SP | 44 | 2.926,82 | 3.040,25 | 4.290,49 | 13,82 | 7.30% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.137,70 | 2.220,56 | 3.133,72 | 10,13 | 4.10% |
Santos, SP | 44 | 2.348,40 | 2.439,42 | 3.442,58 | 11,20 | 6.60% |
Lins, SP | 43 | 2.103,54 | 2.185,07 | 3.083,63 | 10,07 | 7.00% |
Campinas, SP | 43 | 3.370,09 | 3.500,70 | 4.940,30 | 16,20 | 4.10% |
Salvador, BA | 42 | 2.073,62 | 2.153,99 | 3.039,78 | 10,25 | 5.00% |
Sertãozinho, SP | 44 | 1.874,87 | 1.947,53 | 2.748,42 | 8,85 | 8.30% |
Goianápolis, GO | 36 | 1.901,11 | 1.974,79 | 2.786,89 | 10,97 | 8.30% |
Bauru, SP | 37 | 1.859,46 | 1.931,53 | 2.725,83 | 10,46 | 5.30% |
São Carlos, SP | 44 | 1.418,69 | 1.473,67 | 2.079,69 | 6,70 | 4.80% |
Manaus, AM | 44 | 2.018,58 | 2.096,82 | 2.959,09 | 9,64 | 4.90% |
Contagem, MG | 44 | 2.164,41 | 2.248,29 | 3.172,86 | 10,30 | 5.10% |
Goiânia, GO | 44 | 2.379,26 | 2.471,47 | 3.487,81 | 11,35 | 7.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.187,98 | 2.272,78 | 3.207,41 | 10,34 | 5.70% |
Joinville, SC | 44 | 2.366,10 | 2.457,80 | 3.468,52 | 11,17 | 7.30% |
Juatuba, MG | 36 | 1.921,08 | 1.995,54 | 2.816,16 | 11,04 | 7.00% |
Uberlândia, MG | 43 | 2.248,25 | 2.335,38 | 3.295,76 | 10,80 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Inspetor de Carregadoria de Embarque Rodoviário no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.521,41 | 2.619,13 | 3.696,20 | 5.30% | |
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 1.883,61 | 1.956,61 | 2.761,23 | 6.50% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.384,55 | 2.476,97 | 3.495,57 | 7.40% | |
Serviços de engenharia | 2.334,51 | 2.424,99 | 3.422,21 | 8.30% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.896,96 | 3.009,24 | 4.246,73 | 5.00% | |
Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente | 1.882,78 | 1.955,75 | 2.760,02 | 8.10% | |
Locação de automóveis sem condutor | 2.019,83 | 2.098,11 | 2.960,92 | 6.80% | |
Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente | 1.582,41 | 1.643,74 | 2.319,70 | 4.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.415,30 | 2.508,91 | 3.540,65 | 6.10% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 2.709,90 | 2.814,93 | 3.972,51 | 7.90% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 2.515,78 | 2.613,28 | 3.687,94 | 5.30% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.548,33 | 2.647,10 | 3.735,66 | 6.80% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.612,06 | 2.713,29 | 3.829,08 | 8.30% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 3.225,60 | 3.350,61 | 4.728,49 | 6.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.527,28 | 2.625,23 | 3.704,81 | 5.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.005,81 | 2.083,55 | 2.940,37 | 4.40% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 3.048,12 | 3.166,25 | 4.468,31 | 5.60% | |
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas | 1.941,01 | 2.016,24 | 2.845,38 | 6.10% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana | 2.646,52 | 2.749,10 | 3.879,61 | 7.70% | |
Formação de condutores | 1.836,08 | 1.907,25 | 2.691,56 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |