O dissídio de Condutor de Máquinas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341310 no cargo de Condutor de Máquinas.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 3.844,74

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Santa Catarina

510 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barcarena - PA

R$ 2.106,73

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

215 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços de Engenharia

R$ 4.001,29

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Pesca de Peixes em água Salgada

464 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Condutor maquinista marítimo realiza serviços de operação, monitoramento, conservação e manutenção de equipamentos da seção de máquinas de embarcações, na navegação marítima da marinha mercante, a fim de garantir perfeitas condições operacionais de aparelhos, motores de propulsão e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas Coordena serviços da seção de máquinas, orientando execução de tarefas e avaliando serviços executados.

Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcações Registra dados e controla materiais de consumo e sobressalentes Segue normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar.

Cumpre normas de salvatagem e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Condutor de Máquinas

O Condutor maquinista marítimo planeja o trabalho, seguindo ordens de serviço e interpretando manuais e desenhos técnicos, de modo a manter aparelhos, motores e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas da embarcação funcionando corretamente Inspeciona, preventivamente, os sistemas necessários às manobras da embarcação, mantendo-os sempre em boas condições de funcionamento.

No que se refere aos motores de propulsão, monitora pressão de ar comprimido, óleos e água, controla níveis de água, de óleos lubrificantes e de combustíveis, e executa os procedimentos de partida nos motores.

Verifica a rotação dos motores em operação e monitora suas temperaturas de água de refrigeração e de óleo de lubrificação Detecta vazamentos, monitora temperatura de gases de descarga e de admissão.

Controla parâmetros elétricos, tais como tensão, corrente e potência elétrica de geradores elétricos Monitora funcionamento de grupos de baterias.

Inverte sentido de rotação de motores propulsores.

Efetua manobra de válvulas, conecta e desconecta mangotes, nas operações com motores de propulsão Verifica fixação de equipamentos.

Pode cambar óleos de densidades diferentes.

Abastece a embarcação Opera equipamentos diversificados da seção de máquinas da embarcação - na navegação marítima da marinha mercante -, tais como equipamentos de segurança e salvatagem, purificadores centrífugos, separadores de água e óleo e tanques sépticos Opera bombas, compressores e caldeiras.

Opera sistemas de refrigeração e de ar-condicionado Opera equipamentos empregados na dessalinização Durante as manobras da embarcação e em casos de emergência, permanece a postos na praça de máquinas.

Realiza manutenção básica de equipamentos da embarcação, na navegação marítima da marinha mercante Testa motores, bombas e equipamentos.

Lubrifica articulações, rolamentos e mancais Troca óleos e filtros e limpa filtros, tubulações e trocadores de calor Testa funcionamento de sensores.

Pode testar equipamentos de média tensão e alta tensão Pode realizar manutenção em sistemas de iluminação e em sistemas de refrigeração da embarcação Nos serviços de conservação da seção de máquinas e da casa de bombas, sinaliza áreas de risco e de segurança, solicita trabalhadores auxiliares e acondiciona materiais e equipamentos.

Retira água de dalas e porões Nas operações de carregamento e de descarregamento de carga líquida, prepara tanques para armazenagem, de acordo com o tipo de carga, auxilia no posicionamento da embarcação durante atracação para carga e descarga, conecta e desconecta mangotes de carga Abre e fecha compartimentos de carga.

Lastra e deslastra embarcação Monitora o calado da embarcação, em função de suas cargas Auxilia na atracação e na desatracação da embarcação Registra dados diversificados da seção de máquinas, tais como dados de controle operacional, dados de consumo, dados de manutenção, dados de livro de operações de carga e descarga e dados de leitura de proteção catódica Escritura diário de máquinas.

Preenche livro de registro de óleo Coordena serviços da seção de máquinas, determinando horários de trabalho, escolhendo auxiliares, distribuindo e orientando a execução de tarefas Pode solicitar serviços de terceiros Avalia os serviços executados Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcação, de acordo com normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar Controla materiais de consumo e sobressalentes, inventariando, etiquetando e requisitando materiais Mantém sob sua guarda o material que lhe for entregue, responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem e assinando as devidas cautelas Controla quantidade e qualidade de água para motores e caldeiras e de óleos combustíveis e lubrificantes Monitora qualidade da água potável Atua na proteção do meio ambiente, requisitando serviços de descarte e monitorando sua execução.

Funções do Condutor maquinista marítimo

O profissional Condutor de Máquinas deve controlar materiais de consumo e sobressalentes, realizar manutenção de equipamentos, carregar e descarregar carga líquida, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos da seção de máquinas, registrar dados de seção de máquinas, conduzir motores de propulsão de embarcações, executar serviços de conservação de seção de máquinas/casa de bombas, coordenar serviços de seção de máquinas.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos marítimos e fluviários de máquinas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em empresas de navegação e de transporte aquaviário e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão majoritariamente ocasional, podendo trabalhar em ambientes fechados (como seção de máquinas e casas de bombas) e em horários irregulares e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Exercem as atividades na condição de trabalho confinado em embarcações, em regime especial de trabalho e descanso remunerado. Podem estar sujeitos a estresse devido à pressão requerida pelo trabalho, e podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas oriundas de escolas técnicas de Nível Médio, em áreas diversas, reconhecida pelo Ministério da Educação que passam por uma segunda formação, por meio dos cursos ministrados pela Marinha do Brasil. O pleno exercício das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Condutor maquinista marítimo

Um Condutor maquinista marítimo deve conectar e desconectar mangotes (exceto carga e descarga), retirar água de dalas e porões, trocar óleos e filtros, testar funcionamento de sensores, determinar horários, conferir qualidade de óleos combustíveis e lubrificantes, auxiliar atracação e desatracação de embarcação, limpar filtros, tubulações e trocadores de calor, demonstrar tolerância ao trabalho em local confinado, demonstrar iniciativa, registrar dados de leitura de proteção catódica, preencher ´livro de registro de óleo´, verificar fixação de equipamentos, realizar manutenção em sistema de refrigeração, demonstrar tolerância ao balanço (embarcação), dar partida em motores, realizar manutenção em sistema de iluminação de embarcação, monitorar funcionamento de grupo de baterias, avaliar serviços executados, monitorar potência de geradores elétricos, demonstrar acuidade visual, inverter sentido de rotação de motores propulsores, monitorar geração elétrica de motor (indutivo e capacitivo), testar motores, bombas e equipamentos, controlar quantidade de água, monitorar pressão de ar comprimido, óleos e água, registrar dados de manutenção, abastecer embarcações, efetuar manobra de válvulas (exceto de carga e descarga), testar equipamentos de média e alta tensão, registrar dados de consumo, distribuir tarefas, requisitar serviços de descarte, escriturar ´diário de máquinas´, registrar dados de controle operacional, operar purificadores centrífugos, preparar tanques para armazenagem segundo tipos de carga, operar separadores de água e óleo, conferir qualidade água potável, operar sistema de refrigeração, controlar quantidade de óleos combustíveis e lubrificantes, operar tanque séptico, usar e.p.i., operar bombas (exceto bomba de carga e lastro), orientar execução de tarefas, operar dessalinizadores, monitorar níveis de água, óleos lubrificantes e combustíveis, coordenar atividades de prevenção à poluição de meio ambiente, monitorar temperatura de gases de descarga e admissão, abrir e fechar compartimentos de carga, coordenar abastecimento e transferências entre embarcações e terminais, operar equipamentos de segurança e salvatagem, inventariar materiais, requisitar reposição de materiais, operar caldeira, monitorar temperatura de água de refrigeração e de óleo de lubrificação, solicitar auxiliares, demonstrar agilidade física, lastrar e deslastrar embarcações, monitorar calado de embarcações, operar compressores, acondicionar materiais e equipamentos, detectar vazamentos, demonstrar acuidade auditiva, demonstrar capacidade olfativa, verificar rotação de motores, etiquetar materiais, lubrificar articulações, rolamentos e mancais, solicitar serviços de terceiros, controlar qualidade de água para motores e caldeiras, demonstrar condicionamento físico, demonstrar tolerância a permanecer longos períodos isolados, conectar e desconectar os mangotes de carga, registrar dados de ´livro de operações de carga e descarga´, auxiliar no posicionamento do navio para atracação (para carga e descarga), sinalizar áreas de risco e de segurança, trabalhar em equipe, escolher auxiliares, cambar óleos de densidades diferentes, operar sistema de ar condicionado, monitorar voltagem e amperagem de geradores elétricos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Condutor de Máquinas ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Condutor de Máquinas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos marítimos e fluviários de máquinas que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Condutor de Máquinas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Condutor de Máquinas ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos marítimos e fluviários de máquinas 2025

O salário de Condutor de Máquinas mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.544 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos marítimos e fluviários de máquinas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Condutor de Máquinas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Condutor de Máquinas CBO 341310 salário