O dissídio de Piloto Agrícola 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341120 no cargo de Piloto Agrícola.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 4.653,13

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Mato Grosso

287 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Desiderio - BA

R$ 4.643,60

Cidade que mais contrata

Luís Eduardo Magalhaes - BA

47 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Piloto agrícola atua como piloto agrícola, traçando plano operacional de voo, reconhecendo área de aplicação agrícola, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.

Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Piloto Agrícola

O Piloto agrícola traça plano operacional de voo para operações aeroagrícolas, examinando condições operacionais do destino e alternativas, reconhecendo área de aplicação agrícola, analisando a região para manter distância de áreas densamente povoadas, de embarcações, de aglomerações de pessoas ao ar livre e de outras situações legalmente previstas, ao programar a pulverização com produtos químicos, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais de aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.

Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e calculando número de voos para pulverização.

Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, checando sistemas operacionais da aeronave, e conferindo equipamentos de emergência e segurança.

Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.

Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando voo a baixa altura, fazendo checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, controlando condições climáticas - como direção do vento e umidade, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, e desligando motores.

Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves.

Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo.

Pode realizar aplicação em voo de fertilizantes, sementes, inseticidas, herbicidas e outros defensivos, combater incêndios em campos e florestas, combater insetos e vetores de doenças, ou executar outro serviço especializado Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle.

Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo Agenda manutenção preventiva, periódica e corretiva Notifica, à manutenção, ocorrências, anormalidades e restrições operacionais da aeronave.

Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes Segue normas ambientais para descarte de embalagens, sobras e resíduos, especialmente de defensivos e de outros produtos químicos.

Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, providenciando descontaminação do sistema de pulverização, conferindo tipos de cargas e embalagens a bordo, e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis.

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Funções do Piloto agrícola

O profissional Piloto Agrícola deve comunicar-se, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, agir em situações de emergência e anormalidade, inspecionar aeronave e equipamentos, realizar serviços especializados, operar aeronaves, interpretar regras de tráfego aéreo, traçar plano operacional.

Condições de trabalho da profissão

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Piloto agrícola

Um Piloto agrícola deve proceder à partida e táxi, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, calcular quantidade de combustível, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, providenciar degelo na aeronave (operação inverno), determinar velocidade e posição de, combater causas da emergência, controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo, consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo), examinar amarração das cargas, checar sistemas operacionais da aeronave, usar equipamentos de proteção individual, adaptar-se a diferentes climas e horários, consultar manuais da aeronave, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, efetuar procedimentos de abandono, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, operar sistema de pulverização agrícola, conviver com diferenças, efetuar voo a baixa altura, interpretar cartas e mapas, conferir peso da carga, pousar aeronave, regular sistemas que compõem a aeronave, demonstrar autocontrole, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria), "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""", trabalhar em equipe, manusear extintores de incêndio, "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)", taxiar aeronave, identificar a anormalidade ou emergência, aplicar regras de voo por instrumentos, monitorar sistemas que compõem a aeronave, acionar apoios de terra, obter autorização de voo, conferir equipamentos de emergência e segurança, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, ajustar potência do motor, decolar aeronave, aplicar regras de voo visual, reconfigurar performance da aeronave, expressar-se em idioma estrangeiro (inglês), acompanhar navegação e consumo de combustível, verificar condições operacionais do destino e alternativas, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, orientar-se espacialmente, operar cruzeiro, demonstrar liderança, participar de treinamentos de segurança, providenciar descontaminação do sistema de pulverização, comunicar-se por sinais, realizar inspeção externa da aeronave, mostrar-se apto fisicamente, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura), monitorar rota e altitude autorizadas, treinar procedimentos de emergência em simulador de voo, planejar rota e nível de voo (altitude), submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, combater incêndio, preparar notificação de voo, desativar sistemas previstos, preencher comunicado de segurança, "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira", alijar (soltar) carga e ou combustível, preencher documentação de bordo, tomar decisões, verificar existência e condições de local para pouso, operar subida, obter autorização para local de pouso, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, examinar posicionamento e distribuição das cargas, gerenciar procedimentos, demonstrar raciocínio lógico, desligar motores, administrar o estresse, examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo), expressar-se verbalmente, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, ativar sistemas alternativos, verificar condições meteorológicas, operar descida, adaptar-se à diversidade de culturas, demonstrar paciência, manusear garrafas de oxigênio portáteis, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, determinar peso máximo de decolagem e pouso, operar aproximação, comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia), determinar potências do motor conforme tabelas, calcular número de voos para pulverização.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Piloto Agrícola ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Piloto Agrícola e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Piloto Agrícola em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Piloto Agrícola ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo 2024

O salário de Piloto Agrícola mostrado aqui é resultado do levantamento de 1271 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Piloto Agrícola com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Piloto Agrícola CBO 341120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Piloto Agrícola em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Piloto Agrícola por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Mato Grosso 44h 4.021,32 4.177,17 5.894,95 19,06 8.20%
Goiás 44h 3.448,98 3.582,65 5.055,94 16,41 4.10%
Rio Grande do Sul 38h 3.335,96 3.465,26 4.890,27 18,04 8.30%
Bahia 44h 4.184,51 4.346,69 6.134,17 19,97 6.70%
São Paulo 41h 3.756,99 3.902,59 5.507,46 19,11 7.30%
Mato Grosso do Sul 43h 4.026,25 4.182,29 5.902,18 19,38 8.00%
Paraná 44h 3.094,66 3.214,59 4.536,53 14,64 5.00%
Maranhão 42h 3.632,64 3.773,43 5.325,18 18,09 6.10%
Tocantins 44h 4.479,52 4.653,13 6.566,64 21,22 4.30%
Minas Gerais 44h 3.401,90 3.533,75 4.986,93 16,11 7.00%
Pará 44h 4.128,60 4.288,62 6.052,23 19,59 4.90%
Piauí 44h 3.739,75 3.884,69 5.482,19 17,66 6.80%
Rondônia 43h 3.320,68 3.449,38 4.867,87 15,97 7.60%
Alagoas 44h 3.051,72 3.170,00 4.473,60 14,51 6.70%
Santa Catarina 44h 3.345,84 3.475,52 4.904,75 15,93 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Piloto Agrícola.

Dissídio de Piloto Agrícola por cidade

Quanto ganha um Piloto Agrícola nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Piloto Agrícola na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Luís Eduardo Magalhaes, BA 44 3.683,99 3.826,77 5.400,45 17,46 6.50%
Rio Verde, GO 44 3.221,88 3.346,75 4.723,04 15,28 4.70%
Primavera do Leste, MT 44 3.456,29 3.590,24 5.066,66 16,37 4.70%
São Desiderio, BA 44 4.470,34 4.643,60 6.553,19 21,11 4.40%
Davinópolis, MA 41 3.421,41 3.554,01 5.015,52 17,46 7.30%
Tangara da Serra, MT 44 3.355,05 3.485,09 4.918,26 15,84 4.90%
Chapadão do Sul, MS 44 2.925,21 3.038,58 4.288,14 13,81 5.10%
Guaraci, PR 44 2.479,45 2.575,54 3.634,68 11,71 7.00%
Lagoa da Confusão, TO 44 3.657,62 3.799,38 5.361,79 17,41 7.00%
Quirinópolis, GO 44 3.398,74 3.530,46 4.982,30 16,18 4.20%
Campo Novo do Parecis, MT 44 3.202,55 3.326,67 4.694,69 15,12 6.80%
Correntina, BA 42 4.991,57 5.185,03 7.317,27 24,81 4.40%
Araguaína, TO 44 5.117,41 5.315,75 7.501,75 24,16 6.80%
Balsas, MA 44 3.882,17 4.032,63 5.690,97 18,33 5.90%
Santa Helena de Goiás, GO 44 3.929,38 4.081,67 5.760,17 18,55 5.80%
Formosa, GO 44 3.236,09 3.361,51 4.743,87 15,28 8.20%
Tupaciguara, MG 44 3.421,40 3.554,00 5.015,51 16,15 6.30%
Campo Verde, MT 44 3.941,68 4.094,45 5.778,21 18,61 6.60%
Sapezal, MT 44 6.170,10 6.409,23 9.044,90 29,13 7.80%
São Gabriel do Oeste, MS 39 3.441,99 3.575,39 5.045,70 18,14 4.60%
Jatai, GO 42 3.702,71 3.846,21 5.427,89 18,13 4.50%
Goianésia, GO 44 3.392,84 3.524,34 4.973,65 16,02 7.80%
Cruz Alta, RS 34 2.932,63 3.046,29 4.299,01 17,92 6.80%
Marechal Deodoro, AL 44 3.051,72 3.170,00 4.473,60 14,51 5.50%
Alta Floresta, MT 44 3.805,14 3.952,62 5.578,05 17,97 5.90%
Sorriso, MT 44 3.341,86 3.471,38 4.898,92 15,78 7.60%
Paracatu, MG 44 3.244,48 3.370,23 4.756,17 15,44 4.70%
Palotina, PR 44 2.913,90 3.026,83 4.271,56 13,92 5.80%
Goiânia, GO 44 3.252,29 3.378,34 4.767,61 15,42 7.00%
Nova Ubirata, MT 44 4.339,19 4.507,36 6.360,93 20,49 5.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Piloto Agrícola. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Piloto Agrícola no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 3.394,91 3.526,49 4.976,69 7.60%
Cultivo de soja 4.777,14 4.962,29 7.002,93 7.40%
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 3.631,14 3.771,87 5.322,98 7.40%
Criação de bovinos para corte 4.605,26 4.783,74 6.750,96 5.90%
Cultivo de outros cereais 4.250,86 4.415,62 6.231,45 5.80%
Cultivo de milho 3.678,63 3.821,20 5.392,59 6.90%
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 3.306,19 3.434,33 4.846,63 4.10%
Cultivo de algodão herbáceo 4.769,24 4.954,08 6.991,35 6.60%
Cultivo de cana-de-açúcar 11.077,71 11.507,05 16.239,09 8.20%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 3.421,46 3.554,06 5.015,60 5.30%
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista 3.421,40 3.554,00 5.015,51 7.70%
Cultivo de café 4.116,94 4.276,50 6.035,13 7.50%
Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas 2.878,92 2.990,50 4.220,28 4.60%
Comércio atacadista de soja 9.425,69 9.791,00 13.817,35 7.80%
Cultivo de arroz 4.704,66 4.887,00 6.896,68 5.10%
Beneficiamento de arroz 3.528,26 3.665,00 5.172,16 6.30%
Serviços de cartografia, topografia e geodésia 2.146,32 2.229,50 3.146,34 7.00%
Cultivo de mandioca 1.976,40 2.053,00 2.897,26 5.80%
Fabricação de açúcar em bruto 5.803,10 6.028,01 8.506,91 4.80%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 4.813,45 5.000,00 7.056,15 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.