O dissídio de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341105 no cargo de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas).

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 10.259,23

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

286 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 7.522,74

Cidade que mais contrata

Guarulhos - SP

163 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas) atua como piloto comercial de aeronave de asa fixa - exceto aeronave de linha aérea -, traçando plano operacional de voo, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.

Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas)

O Piloto comercial (exceto linhas aéreas) traça plano operacional de voo, examinando condições operacionais do destino e alternativas, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais da aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.

Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e analisando condições da pista.

Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, checando sistemas operacionais da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, conferindo artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas e farmácia, e checando equipamentos de emergência e segurança.

Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.

Faz o avião taxiar na pista, antes de decolar.

Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, taxiando aeronave na pista, e desligando motores Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo.

Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves, relatando ao comandante as restrições operacionais da aeronave, e acionando apoios de terra.

Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo Pode tirar fotografias aéreas, transportar passageiros sob demanda (táxi aéreo), realizar voo de inspeção em linhas de alta tensão, executar operações de resgate e salvamento, lançar paraquedistas, ou outro serviço especializado Monitora altura e faixa de aplicação por Sistema GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) e/ou bandeira.

Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo.

Zela pelas boas condições de funcionamento da aeronave, agendando manutenção preventiva, periódica e corretiva Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes.

Atua no sentido de minimizar os efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, adotando procedimentos de navegação e técnicas de voo que levem à redução de ruídos e à diminuição do impacto da emissão de gases dos motores da aeronave na qualidade do ar Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica.

Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis, usando máscara de oxigênio, entre outras ações.

Funções do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)

O profissional Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) deve inspecionar aeronave e equipamentos, trabalhar com segurança, realizar serviços especializados, agir em situações de emergência e anormalidade, traçar plano operacional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, operar aeronaves, interpretar regras de tráfego aéreo.

Condições de trabalho da profissão

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Piloto comercial (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) deve obter autorização para local de pouso, "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira", expressar-se em idioma estrangeiro (inglês), conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, operar cruzeiro, interpretar cartas e mapas, examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo), administrar o estresse, proceder à partida e táxi, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, adaptar-se a diferentes climas e horários, aplicar regras de voo visual, manusear garrafas de oxigênio portáteis, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, demonstrar raciocínio lógico, treinar procedimentos de emergência em simulador de voo, demonstrar autocontrole, alijar (liberar) faixa de propaganda, efetuar acrobacias, identificar a anormalidade ou emergência, "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""", preencher documentação de bordo, monitorar sistemas que compõem a aeronave, planejar rota e nível de voo (altitude), trabalhar em equipe, consultar manuais da aeronave, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, realizar inspeção externa da aeronave, aplicar regras de voo por instrumentos, ajustar potência do motor, manusear extintores de incêndio, preencher comunicado de segurança, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, operar aproximação, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, determinar peso máximo de decolagem e pouso, comunicar-se por sinais, operar descida, "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)", controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, alijar (soltar) carga e ou combustível, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, mostrar-se apto fisicamente, gerenciar procedimentos, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, conviver com diferenças, lançar paraquedistas, examinar amarração das cargas, operar subida, pousar aeronave, realizar operações resgate e salvamento, obter autorização de voo, submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, ativar sistemas alternativos, desligar motores, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, demonstrar liderança, verificar condições meteorológicas, participar de treinamentos de segurança, acionar apoios de terra, efetuar procedimentos de abandono, checar sistemas operacionais da aeronave, consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo), adaptar-se à diversidade de culturas, usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés), taxiar aeronave, demonstrar uso de equipamentos de emergência, realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão, tomar decisões, verificar existência e condições de local para pouso, combater causas da emergência, verificar condições operacionais do destino e alternativas, analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura), conferir peso da carga, regular sistemas que compõem a aeronave, conferir equipamentos de emergência e segurança, comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção, usar equipamentos de proteção individual, demonstrar paciência, orientar-se espacialmente, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria), conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia), monitorar rota e altitude autorizadas, desativar sistemas previstos, acompanhar navegação e consumo de combustível, examinar posicionamento e distribuição das cargas, providenciar degelo na aeronave (operação inverno), determinar velocidade e posição de, calcular quantidade de combustível, tirar fotografias aéreas, preparar notificação de voo, expressar-se verbalmente, decolar aeronave, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, determinar potências do motor conforme tabelas, pescar (enganchar) faixa de propaganda, reconfigurar performance da aeronave.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que ficou em 6.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo 2024

O salário de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 860 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) CBO 341105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 38h 6.908,35 7.176,09 10.127,12 37,45 7.20%
Mato Grosso 43h 6.625,51 6.882,30 9.712,50 31,84 5.60%
Goiás 43h 5.093,24 5.290,64 7.466,31 24,74 7.90%
Santa Catarina 41h 5.938,37 6.168,52 8.705,20 29,76 4.50%
Bahia 42h 5.711,48 5.932,84 8.372,60 28,01 6.50%
Minas Gerais 43h 6.687,32 6.946,50 9.803,11 32,51 8.20%
Paraná 44h 7.726,74 8.026,21 11.326,82 36,48 6.70%
Pará 43h 5.044,32 5.239,83 7.394,60 24,50 6.70%
Roraima 44h 4.217,59 4.381,05 6.182,68 19,91 4.80%
Mato Grosso do Sul 42h 4.121,12 4.280,84 6.041,25 20,51 5.30%
Acre 42h 4.077,21 4.235,24 5.976,89 19,97 6.60%
Rio de Janeiro 40h 7.219,99 7.499,81 10.583,96 37,32 4.20%
Rio Grande do Sul 42h 9.876,45 10.259,23 14.478,13 48,85 7.90%
Piauí 44h 7.189,60 7.468,25 10.539,42 33,95 8.10%
Espírito Santo 43h 9.482,58 9.850,10 13.900,76 45,60 5.60%
Tocantins 44h 3.442,96 3.576,40 5.047,12 16,26 5.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas).

Dissídio de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) por cidade

Quanto ganha um Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Guarulhos, SP 35 6.638,90 6.896,21 9.732,13 38,86 7.60%
São Paulo, SP 42 7.242,06 7.522,74 10.616,32 36,00 4.90%
Goiânia, GO 43 5.067,54 5.263,94 7.428,64 24,70 4.30%
Luís Eduardo Magalhaes, BA 41 5.813,39 6.038,70 8.522,00 29,12 5.50%
Canta, RR 44 4.217,59 4.381,05 6.182,68 19,91 4.40%
Porto Belo, SC 44 3.102,79 3.223,05 4.548,46 14,78 7.50%
Cuiabá, MT 44 11.411,91 11.854,20 16.729,00 54,16 5.30%
Santarém, PA 43 6.847,46 7.112,85 10.037,86 33,26 6.90%
Sorriso, MT 42 5.970,08 6.201,46 8.751,69 29,86 8.30%
Belo Horizonte, MG 43 8.131,39 8.446,54 11.920,01 38,94 7.90%
Primavera do Leste, MT 44 7.216,34 7.496,02 10.578,61 34,07 8.10%
Pocone, MT 44 2.390,09 2.482,73 3.503,70 11,38 6.20%
Cascavel, PR 44 4.752,31 4.936,50 6.966,54 22,44 4.40%
Rio de Janeiro, RJ 39 9.510,75 9.879,36 13.942,05 50,90 4.40%
Senador Guiomard, AC 44 3.955,51 4.108,82 5.798,49 18,68 5.50%
Belém, PA 41 2.993,65 3.109,67 4.388,46 15,10 7.90%
Xanxerê, SC 44 3.844,69 3.993,70 5.636,03 18,15 6.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Piloto Comercial (exceto Linhas Aéreas) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte aéreo de passageiros regular 7.037,94 7.310,71 10.317,10 7.20%
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 4.345,14 4.513,54 6.369,65 6.40%
Cultivo de soja 6.410,74 6.659,20 9.397,66 6.80%
Criação de bovinos para corte 6.784,25 7.047,18 9.945,20 7.10%
Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular 4.038,24 4.194,75 5.919,76 6.60%
Holdings de instituições não-financeiras 9.771,37 10.150,08 14.324,09 4.40%
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente 1.665,90 1.730,46 2.442,08 6.50%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 5.582,49 5.798,85 8.183,52 5.80%
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 6.045,46 6.279,77 8.862,20 7.10%
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 3.059,99 3.178,58 4.485,71 6.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 10.469,16 10.874,91 15.347,00 6.80%
Outras sociedades de participação, exceto holdings 11.232,91 11.668,27 16.466,61 6.30%
Transporte aéreo de carga 6.167,99 6.407,04 9.041,81 5.80%
Cultivo de outros cereais 6.854,73 7.120,40 10.048,52 6.20%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 2.493,36 2.590,00 3.655,09 6.80%
Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo 8.387,36 8.712,43 12.295,24 7.60%
Locação de aeronaves sem tripulação 3.989,80 4.144,43 5.848,74 4.90%
Fabricação de aeronaves 2.914,88 3.027,86 4.273,00 7.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 5.664,19 5.883,71 8.303,27 6.60%
Compra e venda de imóveis próprios 8.449,09 8.776,55 12.385,73 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.