O dissídio de Piloto Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341105 no cargo de Piloto Comercial.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 8.112,05
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
373 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Senador Guiomard - AC
R$ 4.153,73
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Guarulhos - SP
237 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Holdings de Instituições Não-Financeiras
R$ 11.714,05
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Aéreo de Passageiros Regular
255 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas) atua como piloto comercial de aeronave de asa fixa - exceto aeronave de linha aérea -, traçando plano operacional de voo, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Piloto Comercial
O Piloto comercial (exceto linhas aéreas) traça plano operacional de voo, examinando condições operacionais do destino e alternativas, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais da aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e analisando condições da pista.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, checando sistemas operacionais da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, conferindo artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas e farmácia, e checando equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Faz o avião taxiar na pista, antes de decolar.
Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, taxiando aeronave na pista, e desligando motores Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo.
Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves, relatando ao comandante as restrições operacionais da aeronave, e acionando apoios de terra.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo Pode tirar fotografias aéreas, transportar passageiros sob demanda (táxi aéreo), realizar voo de inspeção em linhas de alta tensão, executar operações de resgate e salvamento, lançar paraquedistas, ou outro serviço especializado Monitora altura e faixa de aplicação por Sistema GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) e/ou bandeira.
Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo.
Zela pelas boas condições de funcionamento da aeronave, agendando manutenção preventiva, periódica e corretiva Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes.
Atua no sentido de minimizar os efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, adotando procedimentos de navegação e técnicas de voo que levem à redução de ruídos e à diminuição do impacto da emissão de gases dos motores da aeronave na qualidade do ar Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica.
Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis, usando máscara de oxigênio, entre outras ações.
Funções do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
O profissional Piloto Comercial deve inspecionar aeronave e equipamentos, operar aeronaves, demonstrar competências pessoais, realizar serviços especializados, trabalhar com segurança, comunicar-se, agir em situações de emergência e anormalidade, traçar plano operacional, interpretar regras de tráfego aéreo.
Condições de trabalho da profissão
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
Um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) deve examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo), monitorar rota e altitude autorizadas, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, taxiar aeronave, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, tomar decisões, conferir equipamentos de emergência e segurança, determinar potências do motor conforme tabelas, alijar (liberar) faixa de propaganda, decolar aeronave, realizar operações resgate e salvamento, verificar condições operacionais do destino e alternativas, conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia), examinar amarração das cargas, expressar-se em idioma estrangeiro (inglês), comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, usar equipamentos de proteção individual, operar subida, analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura), alijar (soltar) carga e ou combustível, pousar aeronave, adaptar-se a diferentes climas e horários, operar descida, expressar-se verbalmente, comunicar-se por sinais, obter autorização para local de pouso, manusear extintores de incêndio, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, pescar (enganchar) faixa de propaganda, acompanhar navegação e consumo de combustível, "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira", providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)", determinar peso máximo de decolagem e pouso, comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção, mostrar-se apto fisicamente, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, aplicar regras de voo por instrumentos, checar sistemas operacionais da aeronave, monitorar sistemas que compõem a aeronave, ajustar potência do motor, verificar existência e condições de local para pouso, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, acionar apoios de terra, proceder à partida e táxi, adaptar-se à diversidade de culturas, consultar manuais da aeronave, demonstrar uso de equipamentos de emergência, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria), demonstrar autocontrole, desativar sistemas previstos, determinar velocidade e posição de, gerenciar procedimentos, obter autorização de voo, planejar rota e nível de voo (altitude), dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, efetuar procedimentos de abandono, preencher documentação de bordo, consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo), ativar sistemas alternativos, desligar motores, treinar procedimentos de emergência em simulador de voo, identificar a anormalidade ou emergência, regular sistemas que compõem a aeronave, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, reconfigurar performance da aeronave, tirar fotografias aéreas, combater causas da emergência, demonstrar liderança, lançar paraquedistas, administrar o estresse, submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, participar de treinamentos de segurança, verificar condições meteorológicas, aplicar regras de voo visual, "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""", usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés), preencher comunicado de segurança, orientar-se espacialmente, examinar posicionamento e distribuição das cargas, realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão, demonstrar raciocínio lógico, preparar notificação de voo, operar aproximação, conviver com diferenças, conferir peso da carga, manusear garrafas de oxigênio portáteis, realizar inspeção externa da aeronave, trabalhar em equipe, efetuar acrobacias, operar cruzeiro, controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo, providenciar degelo na aeronave (operação inverno), demonstrar paciência, calcular quantidade de combustível, interpretar cartas e mapas, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Piloto Comercial ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Piloto Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Piloto Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Piloto Comercial ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo 2025
O salário de Piloto Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 988 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Piloto Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: