O dissídio de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 317210 no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.450,42

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.454 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Araraquara - SP

R$ 3.557,31

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

6.987 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O profissional Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário deve inspecionar ambiente físico de trabalho, administrar processamento de dados, demonstrar competências pessoais, atender cliente e usuário, assegurar funcionamento do hardware e software, comunicar-se, monitorar sistemas, garantir segurança das informações.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação deve supervisionar linha de transmissão, monitorar recursos de entrada e saída de dados, monitorar desempenho de aplicativos, demonstrar atenção difusa, executar checagem inicial de solicitação, sanar pequenas falhas de hardware, interpretar leitura técnica, planejar atendimento a cliente e usuário, redigir, agir com objetividade, inicializar e desativar sistemas e aplicativos, disponibilizar recursos operacionais, otimizar recursos disponíveis, monitorar recursos de rede, demonstrar organização, conduzir solicitação de suporte, adaptar linguagem para e do usuário, trabalhar em equipe, providenciar correção de erros de tarefas, monitorar registros de erros, demonstrar disponibilidade, demonstrar fluência verbal, ouvir atentamente, monitorar disponibilidade de aplicativos, demonstrar iniciativa, requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software, alimentar equipamentos com suprimentos, controlar acesso de pessoas não autorizadas, realizar limpezas periódicas em equipamentos, administrar o tempo, sugerir mudanças na disposição de equipamentos, configurar e reconfigurar hardware, demonstrar auto- controle, verificar acesso lógico do usuário, verificar temperatura e umidade local, identificar falhas em hardware e software, orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em operação e monitoração de computadores que ficou em 4.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em operação e monitoração de computadores 2024

O salário de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário mostrado aqui é resultado do levantamento de 56443 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em operação e monitoração de computadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 317210 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 2.328,03 2.418,26 3.412,72 11,70 5.40%
Santa Catarina 42h 2.359,00 2.450,42 3.458,11 11,57 8.30%
Minas Gerais 42h 2.129,91 2.212,46 3.122,29 10,50 4.80%
Rio de Janeiro 41h 2.158,63 2.242,29 3.164,39 10,94 4.80%
Rio Grande do Sul 42h 2.157,00 2.240,59 3.161,99 10,57 4.30%
Paraná 42h 2.138,08 2.220,95 3.134,27 10,56 5.90%
Distrito Federal 41h 2.103,56 2.185,08 3.083,66 10,78 4.70%
Ceará 42h 1.965,54 2.041,72 2.881,34 9,62 4.40%
Goiás 43h 1.906,00 1.979,87 2.794,05 9,18 5.90%
Bahia 42h 1.751,39 1.819,27 2.567,41 8,68 4.30%
Espírito Santo 42h 2.018,15 2.096,36 2.958,45 10,10 6.80%
Pernambuco 41h 1.809,80 1.879,94 2.653,03 9,27 7.30%
Mato Grosso 43h 2.143,97 2.227,07 3.142,91 10,24 4.30%
Pará 42h 1.964,89 2.041,05 2.880,39 9,69 4.20%
Mato Grosso do Sul 43h 1.877,53 1.950,29 2.752,31 9,12 7.70%
Amazonas 43h 1.832,93 1.903,97 2.686,94 8,81 6.60%
Rio Grande do Norte 43h 1.870,36 1.942,85 2.741,81 9,02 7.80%
Maranhão 43h 1.831,68 1.902,67 2.685,11 8,82 7.10%
Paraíba 43h 1.705,37 1.771,46 2.499,94 8,28 7.00%
Sergipe 42h 2.004,85 2.082,56 2.938,97 9,88 5.60%
Rondônia 44h 1.690,79 1.756,32 2.478,57 8,04 4.90%
Alagoas 44h 2.060,80 2.140,67 3.020,98 9,83 8.10%
Piauí 43h 1.808,50 1.878,60 2.651,13 8,78 5.10%
Tocantins 43h 1.811,40 1.881,60 2.655,38 8,69 6.30%
Acre 44h 1.810,02 1.880,17 2.653,36 8,60 6.60%
Amapá 43h 1.808,97 1.879,08 2.651,81 8,71 7.90%
Roraima 43h 1.814,62 1.884,95 2.660,09 8,72 7.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário.

Dissídio de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário por cidade

Quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 2.453,87 2.548,97 3.597,18 12,32 4.50%
Rio de Janeiro, RJ 41 2.308,89 2.398,37 3.384,66 11,71 6.30%
Brasília, DF 41 2.103,56 2.185,08 3.083,66 10,78 7.10%
Belo Horizonte, MG 42 2.415,64 2.509,27 3.541,15 12,01 7.40%
Porto Alegre, RS 42 2.213,22 2.299,00 3.244,41 11,08 6.60%
Fortaleza, CE 42 2.043,63 2.122,84 2.995,81 10,06 6.70%
Barueri, SP 39 2.228,06 2.314,41 3.266,16 11,74 7.40%
Curitiba, PR 42 2.248,25 2.335,39 3.295,77 11,19 4.30%
Florianópolis, SC 42 2.967,76 3.082,79 4.350,52 14,78 4.20%
Salvador, BA 41 1.752,59 1.820,52 2.569,17 8,82 7.30%
Goiânia, GO 43 2.003,29 2.080,93 2.936,67 9,71 6.10%
Campinas, SP 41 2.392,58 2.485,31 3.507,34 12,20 5.10%
Recife, PE 39 1.838,61 1.909,87 2.695,26 9,68 6.30%
Blumenau, SC 42 2.477,01 2.573,01 3.631,12 12,21 4.40%
Vitoria, ES 41 2.023,74 2.102,17 2.966,65 10,36 6.10%
Santana de Parnaíba, SP 37 1.753,48 1.821,44 2.570,47 9,84 4.60%
Londrina, PR 41 1.800,62 1.870,41 2.639,57 9,06 5.60%
Teresópolis, RJ 41 1.788,19 1.857,49 2.621,35 9,17 5.80%
Cuiabá, MT 43 2.264,78 2.352,56 3.320,00 10,85 5.40%
Joinville, SC 42 2.153,60 2.237,06 3.157,01 10,64 5.00%
Uberlândia, MG 41 2.155,17 2.238,70 3.159,32 11,02 7.50%
Manaus, AM 43 1.821,61 1.892,21 2.670,35 8,76 6.90%
São Jose, SC 41 2.337,55 2.428,14 3.426,67 11,97 6.30%
Belém, PA 41 2.204,11 2.289,53 3.231,06 11,19 7.30%
Campo Grande, MS 42 1.905,24 1.979,08 2.792,94 9,34 8.10%
Jaguariúna, SP 40 2.181,20 2.265,74 3.197,48 11,42 8.20%
Natal, RN 43 1.911,73 1.985,82 2.802,45 9,24 4.70%
São José dos Campos, SP 42 2.132,38 2.215,03 3.125,91 10,60 6.20%
Ribeirão Preto, SP 43 2.451,12 2.546,12 3.593,16 11,89 7.20%
São Bernardo do Campo, SP 42 2.491,33 2.587,89 3.652,10 12,32 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.044,07 2.123,29 2.996,46 4.60%
Consultoria em tecnologia da informação 2.267,02 2.354,89 3.323,29 4.90%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 2.342,41 2.433,20 3.433,80 7.40%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.955,85 2.031,66 2.867,14 4.20%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.648,66 1.712,56 2.416,82 8.30%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 2.171,49 2.255,65 3.183,25 4.90%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 2.122,25 2.204,51 3.111,06 4.80%
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 2.055,49 2.135,16 3.013,20 6.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.217,90 2.303,86 3.251,28 6.80%
Provedores de acesso às redes de comunicações 1.704,16 1.770,21 2.498,17 7.10%
Atividades de teleatendimento 1.762,07 1.830,37 2.583,07 4.60%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 2.107,83 2.189,52 3.089,92 4.60%
Locação de mão-de-obra temporária 2.351,40 2.442,54 3.446,98 6.30%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.348,01 2.439,02 3.442,01 6.60%
Ensino fundamental 2.161,22 2.244,98 3.168,18 6.60%
Educação superior - graduação e pós-graduação 1.936,60 2.011,65 2.838,91 7.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 2.295,19 2.384,14 3.364,57 6.20%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.102,62 2.184,11 3.082,28 5.10%
Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório 2.080,09 2.160,71 3.049,25 8.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.940,58 2.015,79 2.844,74 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.