O dissídio de Cervejeiro – Empregador 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141205 no cargo de Cervejeiro – Empregador.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.012,03

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

13.065 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.476,82

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.546 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Artefatos de Material Plástico para Outros Usos

R$ 59.066,57

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

1.159 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de produção e operações planeja, organiza, coordena e controla as atividades de produção e operações de indústria extrativa, de transformação ou de serviços de utilidade pública, sob a direção de um diretor ou gerente geral Administra fluxos de armazenagem e faz gestão de estoques.

Gerencia processos de racionalização e redução de custos de produção Controla a qualidade de processos e produtos Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros.

Administra programas de manutenção de equipamentos Implanta tecnologias e inovações Pode utilizar PIMS-Sistema de Gerenciamento de Informação de Planta (Plant Information Management System) e sistemas de supervisão e controle de processo.

Conduz ações para uso de tecnologias mais limpas Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde, ergonomia e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Cervejeiro - Empregador

O Gerente de produção e operações presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.

Participa da análise de tendências de mercado e discute com os setores de marketing e de pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre projetos de novos produtos e processos e de implantação de novas tecnologias.

Analisa a demanda por produtos, a capacidade produtiva e os recursos auxiliares da produção – tais como força de trabalho, recursos materiais e equipamentos -, com o objetivo de definir o plano tático ou operacional Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de produção e operação em empresa (indústria extrativa, de transformação ou de serviços de utilidade pública).

Prepara o plano de investimentos e elabora o orçamento Realiza o planejamento da produção, com definição de tipos de produtos – incluindo os sob medida para clientes, nas estratégias de customização da produção, quantidades e prazos.

Prepara plano de racionalização e redução de custos, levando em conta logística e fluxo de materiais, entre outros aspectos intervenientes na produção.

Programa a utilização da força de trabalho, as paradas - para manutenção, troca de ferramentas ou outras ações - em equipamentos e intervenções em instalações Define indicadores para controle de produtividade, custo, qualidade, entre outros parâmetros.

Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Conduz o desenvolvimento de tecnologias de processo, de produtos e de equipamentos, com meios próprios da empresa e em parceira com terceiros e/ou fornecedores Incorpora robôs e sistemas de automação nos equipamentos, especialmente na indústria de transformação e de extração mineral Pode fazer uso do PIMS-Sistema de Gerenciamento de Informação de Planta (Plant Information Management System) e de sistemas de supervisão e controle de processo e de controle metrológico para medição, inspeção e teste de produtos.

Administra fluxos de armazenagem e implementa a gestão de estoques Controla processos de expedição Administra indicadores de controle operacional.

Gerencia iniciativas para redução de custos de produção Controla a qualidade de processos e produto, monitorando a solução de não conformidades.

Trata das reclamações de clientes ou consumidores Faz a gestão de contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia a força de trabalho, administrando admissões, demissões, salários e promoções dos integrantes das equipes.

Revisa manuais de procedimento e aprova normas e instruções, com relação ao pessoal Avalia desempenho das equipes de trabalho, identificando necessidade de capacitação Promove o desenvolvimento dos trabalhadores.

Coordena programas de saúde e segurança no trabalho Atua para melhorar as condições ergonômicas do trabalho Apresenta soluções para eliminação de situações e áreas de risco e de insalubridade.

Gerencia recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Mantém ações na área ambiental para minimizar a emissão de poluentes, assegurar o tratamento de efluentes e a recuperação de áreas degradadas, e garantir o descarte de resíduos, conforme legislação ambiental Conduz iniciativas envolvendo uso de tecnologias mais limpas, redução de consumo de água e de energia, e minimização da geração de resíduos sólidos.

Funções do Gerente de produção e operações

O profissional Cervejeiro - Empregador deve promover condições de higiene e segurança no trabalho, definir plano operacional, implantar tecnologias e inovações, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar a produção e operação, planejar a produção, assegurar as ações de preservação ambiental, gerenciar pessoas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de produtos alimentares e bebidas e de produtos químicos. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior completo. Normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional. O gerente de produção e operações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem.

Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações

Um Gerente de produção e operações deve agir com sensatez, demonstrar flexibilidade, apoiar as campanhas de higiene e segurança na empresa, programar paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e inst. industriais, administrar ações para redução de custos de produção, elaborar orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas, atualizar-se profissionalmente, avaliar o desempenho do pessoal da equipe, providenciar o descarte de resíduos industriais e poluentes, conforme legislação, expedir correspondências, contribuir na elaboração de descrição de cargos da equipe, discutir com p&d e marketing o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação, gerenciar o absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos.....), demonstrar clareza de propósitos, administrar contratos de serviços de terceiros, estabelecer plano de produção (tipo, quantidade, prazos), desenvolver tecnologias em parceria com terceiros, revisar planos de produção, dar ´feed back´ da avaliação do pessoal da equipe, desenvolver produtos e/ou equipamentos junto com fornecedores ou terceiros, acionar planos de contingência, demonstrar capacidade para negociar, garantir a ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho (house keeping), apresentar soluções para eliminação de situações e áreas de risco, de insalubridade e atos inseguros, auditar fornecedores ou terceiros, ouvir atentamente (saber ouvir), promover treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe, participar de auditorias internas e externas, administrar estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados, materiais diversos e insumos, planejar necessidades de insumos, matérias-primas e materiais auxiliares, evidenciar objetividade, interagir com demais áreas da empresa, identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe, demonstrar disponibilidade, revisar manuais de procedimentos, definir indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos), estimular a motivação do pessoal da equipe, administrar reclamações de clientes, consumidores e de não conformidade, trabalhar voltado para resultados, apresentar sugestões para elaboração de planos de higiene e segurança no trabalho, administrar fluxos de armazenagem e expedição, participar de congressos, cursos, seminários...., programar mão-de-obra, elaborar plano de racionalização e redução de custos, assegurar que a emissão de poluentes não exceda os limites estabelecidos, trabalhar em equipe, fornecer informações para elaboração de planos de ações corretivas, demonstrar persuasão, minimizar a exposição de pessoas em áreas insalubres e de riscos, administrar ações de manutenção, administrar indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos), aprovar normas e instruções, demonstrar criatividade, implementar planos de investimentos, racionalização e redução de custos, elaborar plano de investimentos, facilitar o fluxo de informações, viabilizar o cumprimento de normas e procedimentos, colaborar na definição e disponibilização de epi's e epc's, expedir relatórios gerenciais, analisar a demanda de produtos, promover reuniões setoriais, delegar atribuições, preparar plano de contingência e ações preventivas, analisar a capacidade produtiva e recursos auxiliares (mão-de-obra , equipamento , material , instrumento , manutenção), divulgar, no âmbito do departamento, os resultados da empresa, assegurar a recuperação das áreas degradadas, monitorar o cumprimento de normas e procedimentos, exercer liderança, investigar causas de ocorrências nas áreas de higiene e segurança no trabalho, acompanhar auditorias internas e externas de higiene e segurança no trabalho, resolver conflitos, garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões do pessoal da equipe, administrar o resultado da qualidade no processo, participar da análise de tendências do mercado, visitar empresas, fornecedores, clientes, feiras...., praticar o ´feed back´.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Cervejeiro – Empregador ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Cervejeiro – Empregador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Cervejeiro – Empregador em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Cervejeiro – Empregador ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública 2025

O salário de Cervejeiro – Empregador mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.276 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Cervejeiro – Empregador com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Cervejeiro - Empregador CBO 141205 salário