O dissídio de Mestre de Bateria 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262615 no cargo de Mestre de Bateria.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.393,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

66 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Paranavaí - PR

R$ 3.205,17

Cidade que mais contrata

Paranavaí - PR

47 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Músico regente Rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, entre outras atividades, a fim de organizar a execução da obra musical Rege e dirige ensaios parciais e gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.

Rege orquestras sinfônicas e mistas, óperas, bailados, jazz, conjuntos corais, bandas, entre outros Pode realizar direção musical e coordenar o processo de gravação, as atividades musicais em diferentes meios de comunicação Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical.

Presta consultoria musical Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical Pesquisa, desenvolve, elabora e orienta projetos de pesquisas na área musical.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

O que faz um Mestre de Bateria

O Músico regente rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, escolhendo edição da partitura da obra a ser executada, estabelecendo cronograma conforme repertório selecionado e definindo proposta interpretativa, a fim de organizar a execução da obra musical Realiza ensaios com subgrupos instrumentais e com o grupo todo, aplicando técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais e instrumentais.

Rege e dirige ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, ensaios gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.

Correpete cantores e instrumentistas, visando ao acompanhamento e ao ensaio Rege orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, jazz, conjuntos corais, bandas de música, entre outros.

Pode realizar direção musical, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento musical, elaborando projetos e concebendo dramaturgia musical Analisa propostas e roteiros de espetáculos musicais.

Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores.

Pode coordenar o processo de gravação e as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.

Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.

Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos e digitais.

Pode utilizar software específico para o ensino de regência Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de regência e interpretação musical.

Presta consultoria musical, realizando perícia técnica Assessora programas de meios de comunicação de massa.

Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais Pode arranjar músicas, transcrevendo-as, adaptando a obra musical e elaborando harmonização vocal para coral.

Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.

Desenvolve pesquisa em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.

Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical Pode utilizar software específico de editoração musical Pode atuar, na área de música, em escolas, grupos corais, academias, faculdades de ensino superior, orquestras sinfônicas, bandas, estúdios de gravação, conservatórios, programas televisivos, teatros, entre outros Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorias, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções do Músico regente

O profissional Mestre de Bateria deve pesquisar na Área musical, ensinar música, realizar direção musical, prestar consultoria musical, estudar música, reger grupos vocais e/ou instrumentais, arranjar músicas, elaborar textos sobre música, demonstrar competências pessoais, editorar música.

Condições de trabalho da profissão

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Músico regente

Um Músico regente deve elaborar resenhas e artigos de livros, pesquisar gêneros e estilos musicais, supervisionar a produção musical, participar de comissões de seleção de obras musicais, definir o padrão de editoração da obra musical, elaborar projetos musicais, elaborar verbetes para dicionário, selecionar músicos solistas, realizar revisão de partituras, elaborar edições práticas, ensinar regência, prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, coordenar atividades musicais em rádio, correpetir cantores, prestar consultoria em edições musicais, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, reger e dirigir espetáculo musical ao vivo, definir critérios para seleção de premiação de músicos, realizar ensaio com o grupo todo, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais), conhecer outras línguas, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, revisar trabalho de copistas, aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba), participar de júri, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, reger e dirigir ensaios gerais, participar de eventos culturais e congressos, desenvolver material pedagógico, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., definir proposta interpretativa, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, selecionar músicos cantores, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, correpetir instrumentistas, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, estabelecer cronograma conforme repertório selecionado, coordenar processo de gravação, demonstrar capacidade de administrar, conceber dramaturgia musical, elaborar harmonização vocal para coral, estudar novos recursos tecnológicos, demonstrar capacidade de liderança, estudar instrumentos musicais, conceber o evento musical, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, redigir roteiros, realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais, reger e dirigir espetáculo musical em gravação, analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, selecionar músicos instrumentistas, criar material pedagógico, supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, participar de comissões de seleção de músicos, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, escolher edição da partitura da obra a ser executada, trabalhar em equipe, propor soluções musicais a demandas específicas, orientar projetos de pesquisa em música, elaborar pareceres, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, planejar o evento musical, redigir notas de programa, elaborar projetos de pesquisa, coordenar atividades musicais em televisão, participar de bancas acadêmicas, pesquisar e selecionar repertório para o evento, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, copiar partituras musicais, reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, desenvolver pesquisas em práticas interpretativas, adaptar obras musicais, editorar partituras musicais, estudar repertório, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, realizar perícia técnica na área musical, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, elaborar críticas, elaborar comunicações para congressos, transcrever músicas, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, estudar repertório.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mestre de Bateria ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mestre de Bateria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que ficou em 4.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mestre de Bateria em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mestre de Bateria ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos 2024

O salário de Mestre de Bateria mostrado aqui é resultado do levantamento de 372 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mestre de Bateria com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mestre de Bateria CBO 262615 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mestre de Bateria em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mestre de Bateria por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 30h 2.842,34 2.952,50 4.166,66 19,77 4.60%
Rio de Janeiro 38h 2.806,52 2.915,29 4.114,15 15,36 7.80%
São Paulo 35h 4.229,11 4.393,02 6.199,56 25,34 7.60%
Minas Gerais 38h 2.891,38 3.003,44 4.238,54 15,94 4.20%
Roraima 44h 3.050,35 3.168,57 4.471,58 14,40 5.80%
Rio Grande do Sul 16h 2.223,72 2.309,91 3.259,81 29,46 6.80%
Santa Catarina 26h 3.167,36 3.290,12 4.643,11 25,42 6.50%
Pernambuco 39h 2.895,90 3.008,13 4.245,17 15,43 8.00%
Espírito Santo 35h 2.402,22 2.495,33 3.521,48 14,35 4.80%
Goiás 33h 3.110,45 3.231,00 4.559,68 19,31 5.70%
Bahia 43h 2.618,11 2.719,58 3.837,96 12,65 8.20%
Ceará 30h 1.968,80 2.045,10 2.886,11 13,87 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mestre de Bateria.

Dissídio de Mestre de Bateria por cidade

Quanto ganha um Mestre de Bateria nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mestre de Bateria na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paranavaí, PR 26 3.085,58 3.205,17 4.523,23 24,70 4.80%
Campos dos Goytacazes, RJ 40 1.924,07 1.998,64 2.820,55 9,89 8.20%
Boa Vista, RR 44 3.050,35 3.168,57 4.471,58 14,40 6.70%
São Paulo, SP 40 6.211,84 6.452,59 9.106,09 32,07 4.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mestre de Bateria. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mestre de Bateria no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.869,18 2.980,38 4.206,01 7.60%
Atividades de organizações religiosas 3.137,15 3.258,73 4.598,82 4.70%
Ensino médio 2.448,97 2.543,88 3.590,01 5.30%
Ensino fundamental 2.599,53 2.700,28 3.810,71 4.10%
Produção musical 3.377,40 3.508,30 4.951,02 4.50%
Consultoria em tecnologia da informação 1.790,20 1.859,58 2.624,30 6.80%
Ensino de música 3.302,36 3.430,35 4.841,02 7.90%
Administração pública em geral 2.246,63 2.333,71 3.293,40 5.20%
Atividades de teleatendimento 1.873,39 1.946,00 2.746,25 4.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.400,65 3.532,44 4.985,09 7.90%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 10.102,60 10.494,14 14.809,65 4.60%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.578,88 2.678,83 3.780,45 6.80%
Educação infantil - pré-escola 1.665,13 1.729,67 2.440,96 7.50%
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.327,14 5.533,60 7.809,18 8.00%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.993,23 4.148,00 5.853,78 4.70%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.978,33 2.055,00 2.900,08 8.20%
Educação superior - graduação 6.355,19 6.601,50 9.316,23 4.80%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 3.943,66 4.096,50 5.781,10 7.40%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.105,88 2.187,50 3.087,07 6.10%
Atividades de rádio 2.630,79 2.732,75 3.856,54 4.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.