O dissídio de Tecnólogo em Produção Multimídia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262135 no cargo de Tecnólogo em Produção Multimídia.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 6.051,84
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
549 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barueri - SP
R$ 20.500,73
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
380 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Tecnólogo em produção audiovisual Cria, produz, implementa e gerencia produções audiovisuais e multimídia para fins artísticos, técnicos, comerciais e documentais, considerando roteiros, públicos-alvo e especificidades mercadológicas, educacionais e científicas do projeto Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento da produção audiovisual, elaborando e executando o fluxograma financeiro do projeto.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Tecnólogo em Produção Multimídia
O Tecnólogo em produção audiovisual cria roteiros e propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, concebendo o conceito e verificando as exigências legais e normativas características da produção Pesquisa tendências e temáticas, e define o escopo e as estratégias de identidade visual do projeto, considerando o público-alvo e os objetivos mercadológicos da produção.
Seleciona e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Conduz e realiza a pré-produção de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, empreendendo estudo e decupagem técnica do roteiro, bem como a identificação das condições técnicas e materiais para execução do projeto Elabora mapa de produção e cronograma de execução das etapas e atividades do projeto, sugerindo equipes técnicas e artísticas em conformidade com as especificidades da produção.
Organiza ensaios e sugere adequações no conteúdo, considerando os meios de distribuição, veiculação e público-alvo da produção Implementa projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, definindo e contratando os profissionais envolvidos no projeto, como equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (produção, direção, fotografia, arte e som) e equipes artísticas (músicos e arranjadores, atores/elenco, figurinistas, cabeleireiros e maquiadores etc.
).
Realiza a contratação de equipamentos e locações, conforme roteiro e especificidades do projeto, assim como outros serviços necessários ao desenvolvimento da produção (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).
Gerencia o cronograma, distribui tarefas e monitora o desenvolvimento do projeto, acompanhando e coordenando o ensaio e as atividades para captação de imagens e sons.
Realiza, contrata e ou supervisiona equipe e serviços de finalização e pós-finalização da produção audiovisual, coordenando as atividades de correção de cor, luz, áudio, efeitos, animações e texto, bem como edição e montagem em diferentes mídias e para diferentes plataformas, analógicas ou digitais, conforme roteiro estabelecido Analisa a qualidade e a adequação técnica, artística e mercadológica da produção, conferindo a atribuição de créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizando condições de divulgação da obra e distribuição dos produtos Coordena as atividades para a transmissão ao vivo de programas, em diferentes mídias e plataformas, zelando pela qualidade do produto e dos processos desenvolvidos.
Realiza a gestão financeira do projeto, desde a elaboração do orçamento e do cronograma de gastos e investimentos em infraestrutura e recursos humanos até a execução do fluxograma financeiro (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Elabora e ou executa projetos para captação de recursos públicos e privados, empreendendo ações de captação de recursos, benefícios e apoios para a produção, bem como prestando contas relativas ao projeto realizado Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, bem como produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Tecnólogo em produção audiovisual
O profissional Tecnólogo em Produção Multimídia deve demonstrar competências pessoais, finalizar produção, gerir recursos financeiros do projeto, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia.
Condições de trabalho da profissão
Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Tecnólogo em produção audiovisual
Um Tecnólogo em produção audiovisual deve socializar as informações referentes à produção, demonstrar flexibilidade, editar áudio, contratar elenco, demonstrar criatividade, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, demonstrar capacidade de articulação profissional, definir cronogramas, pesquisar temáticas, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), orçar projeto, acompanhar ensaios, elaborar estratégias de marketing, decupar tecnicamente o roteiro, dialogar com equipes técnicas, contratar locações, definir fluxograma financeiro, gerar animações, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, pesquisar tendências, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, elaborar projetos para a captação de recursos, coordenar atividades para captação de imagens e sons, pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto), prestar contas relativas ao projeto realizado, contratar equipe técnica, definir identidade visual do projeto, gerenciar cronograma, dialogar com equipes artísticas, demonstrar proatividade, registrar projeto nos órgãos competentes, demonstrar capacidade de administrar o tempo, viabilizar condições de divulgação da obra, criar roteiro, adequar conteúdo, manter intercâmbio com profissionais da área, distribuir tarefas, monitorar desenvolvimento do projeto, demonstrar capacidade de persuasão, elaborar cronograma de desembolso de recursos, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizar distribuição dos produtos, contratar equipamentos, registrar produto final nos órgãos competentes, definir temática, identificar público-alvo, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, contratar equipe e serviços de finalização, montar produto final em mídias, organizar ensaios, definir meios de distribuição/veiculação, estudar roteiro, demonstrar capacidade de atenção difusa, contratar músicos e arranjadores, adequar propostas aos recursos, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, demonstrar capacidade de liderança, editar vídeo, demonstrar capacidade de conciliação, analisar qualidade do produto final, demonstrar sensibilidade artística, controlar execução financeira, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, demonstrar paciência, saldar débitos, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., definir equipe técnica, construir mapa de produção.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Tecnólogo em Produção Multimídia ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Produção Multimídia e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 4.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Produção Multimídia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Tecnólogo em Produção Multimídia ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2025
O salário de Tecnólogo em Produção Multimídia mostrado aqui é resultado do levantamento de 1023 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Produção Multimídia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2025 de Tecnólogo em Produção Multimídia em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 4.516,34 | 4.691,38 | 6.620,62 | 22,43 | 4.60% |
Minas Gerais | 41h | 3.143,84 | 3.265,68 | 4.608,63 | 15,90 | 6.60% |
Paraná | 40h | 2.841,21 | 2.951,32 | 4.165,00 | 14,75 | 7.00% |
Rio de Janeiro | 41h | 2.817,67 | 2.926,88 | 4.130,50 | 14,44 | 7.40% |
Pernambuco | 43h | 2.816,83 | 2.926,00 | 4.129,26 | 13,75 | 5.40% |
Santa Catarina | 42h | 2.699,63 | 2.804,26 | 3.957,46 | 13,49 | 5.80% |
Distrito Federal | 32h | 5.826,04 | 6.051,84 | 8.540,54 | 37,60 | 7.90% |
Rio Grande do Sul | 42h | 3.342,16 | 3.471,69 | 4.899,35 | 16,36 | 4.30% |
Bahia | 43h | 2.123,65 | 2.205,96 | 3.113,12 | 10,35 | 7.90% |
Ceará | 43h | 2.784,17 | 2.892,08 | 4.081,39 | 13,35 | 7.30% |
Mato Grosso | 44h | 1.746,28 | 1.813,96 | 2.559,91 | 8,33 | 4.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Tecnólogo em Produção Multimídia. |
Dissídio de Tecnólogo em Produção Multimídia por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.240,34 | 4.404,68 | 6.216,02 | 20,99 | 5.80% |
São Bernardo do Campo, SP | 40 | 3.957,18 | 4.110,55 | 5.800,94 | 20,47 | 7.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 2.946,21 | 3.060,40 | 4.318,93 | 15,08 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 40 | 3.432,91 | 3.565,96 | 5.032,38 | 17,64 | 8.20% |
Curitiba, PR | 39 | 2.961,36 | 3.076,13 | 4.341,13 | 15,85 | 7.50% |
Brasília, DF | 32 | 5.826,04 | 6.051,84 | 8.540,54 | 37,60 | 7.20% |
Recife, PE | 42 | 2.679,58 | 2.783,43 | 3.928,06 | 13,13 | 5.40% |
Barueri, SP | 42 | 19.735,82 | 20.500,73 | 28.931,24 | 97,40 | 5.80% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.938,13 | 3.052,00 | 4.307,07 | 14,13 | 4.30% |
Bauru, SP | 43 | 1.986,28 | 2.063,26 | 2.911,74 | 9,58 | 5.30% |
Porto Alegre, RS | 42 | 3.473,16 | 3.607,76 | 5.091,39 | 17,08 | 7.00% |
Cuiabá, MT | 43 | 1.863,71 | 1.935,94 | 2.732,05 | 8,94 | 7.30% |
Ribeirão Preto, SP | 40 | 2.599,13 | 2.699,87 | 3.810,13 | 13,59 | 8.10% |
Florianópolis, SC | 40 | 3.352,08 | 3.482,00 | 4.913,90 | 17,24 | 5.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Tecnólogo em Produção Multimídia. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Tecnólogo em Produção Multimídia no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Locação de mão-de-obra temporária | 4.176,10 | 4.337,96 | 6.121,86 | 4.70% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 8.230,45 | 8.549,43 | 12.065,22 | 6.50% | |
Agências de publicidade | 5.509,03 | 5.722,54 | 8.075,82 | 7.40% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 1.892,88 | 1.966,25 | 2.774,82 | 7.20% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.629,67 | 2.731,59 | 3.854,90 | 7.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.142,58 | 4.303,13 | 6.072,71 | 6.20% | |
Estúdios cinematográficos | 2.416,54 | 2.510,20 | 3.542,47 | 4.30% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.980,18 | 3.095,68 | 4.368,72 | 7.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.350,66 | 3.480,52 | 4.911,82 | 4.70% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.444,22 | 2.538,95 | 3.583,05 | 4.40% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 5.809,32 | 6.034,48 | 8.516,03 | 5.90% | |
Educação superior - graduação | 2.079,00 | 2.159,58 | 3.047,66 | 6.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.783,03 | 2.890,89 | 4.079,72 | 7.70% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 2.730,44 | 2.836,26 | 4.002,62 | 6.60% | |
Edição de livros | 3.316,09 | 3.444,61 | 4.861,14 | 4.30% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.275,23 | 3.402,17 | 4.801,24 | 8.20% | |
Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 3.118,21 | 3.239,06 | 4.571,06 | 5.70% | |
Produção de filmes para publicidade | 2.042,94 | 2.122,12 | 2.994,80 | 7.70% | |
Atividades de organizações religiosas | 3.639,02 | 3.780,06 | 5.334,53 | 4.70% | |
Atividades de rádio | 3.234,88 | 3.360,25 | 4.742,09 | 7.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |