O dissídio de Locutor de Telejornal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261715 no cargo de Locutor de Telejornal.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 3.494,76
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
515 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Brasília - DF
R$ 3.494,76
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
178 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Locutor de mídias audiovisuais Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
O que faz um Locutor de Telejornal
O Locutor de mídias audiovisuais realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.
Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.
Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.
Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).
Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.
Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.
), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.
Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.
Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.
Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do Locutor de mídias audiovisuais
O profissional Locutor de Telejornal deve narrar transmissão de eventos, entrevistar pessoas, demonstrar competências pessoais, gravar voz para mídias, apresentar programas e noticiários, anunciar produtos e serviços, apresentar eventos, preparar conteúdo para apresentação.
Condições de trabalho da profissão
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais
Um Locutor de mídias audiovisuais deve demonstrar capacidade de expressão corporal, anunciar chamadas, interromper o entrevistado, ajustar a narração ao evento, anunciar/desanunciar músicas, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc), gravar voz padrão para emissoras, demonstrar capacidade de tomar decisões, mediar debates, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, fazer enquete, animar o programa, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, interpretar o conteúdo da apresentação, noticiar fatos, locutar audiodescrição, anunciar eventos ao vivo, anunciar programação, instruir o entrevistado, administrar chamadas e inserts comerciais, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, demonstrar flexibilidade, apresentar os participantes do evento, sugerir nomes para entrevistas, passar o texto, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, selecionar material, demonstrar acuidade auditiva, provocar o entrevistado, construir a cena, operar equipamentos (mesa de som e outros), formular perguntas, ler os comerciais no ar, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar qualidade de voz e dicção, descrever o evento, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de emocionar o público, analisar fatos, notícias e eventos, demonstrar facilidade de relacionamento humano, demonstrar capacidade de expressão oral, chamar os comerciais, anunciar promoções e peças publicitárias, gravar voz para conteúdo indoor, demonstrar imparcialidade, ler o texto no ar, demonstrar capacidade de observação técnica, relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia), apresentar programações diversas, demonstrar cordialidade, demonstrar capacidade de administrar tempo, demonstrar dinamismo, demonstrar credibilidade, analisar roteiro de apresentação, locutar voz para sistemas digitais (uras), chamar reportagem, adequar o tempo da entrevista, locutar conteúdos para programas digitais, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, administrar tempo para o evento, locutar documentários, seguir o roteiro do evento, posicionar os participantes do evento, delimitar o conteúdo, rebater o entrevistado, anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas), ensaiar a apresentação, envolver o entrevistado, checar as informações.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Locutor de Telejornal ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Locutor de Telejornal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que ficou em 5.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Locutor de Telejornal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Locutor de Telejornal ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais 2024
O salário de Locutor de Telejornal mostrado aqui é resultado do levantamento de 3812 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Locutor de Telejornal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Locutor de Telejornal em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 2.161,29 | 2.245,06 | 3.168,29 | 10,68 | 7.70% |
São Paulo | 36h | 2.476,17 | 2.572,14 | 3.629,88 | 14,29 | 5.60% |
Minas Gerais | 38h | 2.006,93 | 2.084,71 | 2.942,01 | 10,97 | 4.40% |
Santa Catarina | 32h | 2.010,74 | 2.088,67 | 2.947,60 | 13,15 | 5.40% |
Rio Grande do Sul | 34h | 1.957,13 | 2.032,98 | 2.869,00 | 12,00 | 8.30% |
Paraná | 34h | 2.144,02 | 2.227,12 | 3.142,97 | 13,18 | 4.10% |
Maranhão | 43h | 1.889,56 | 1.962,79 | 2.769,95 | 9,17 | 7.60% |
Bahia | 41h | 1.744,39 | 1.812,00 | 2.557,15 | 8,78 | 4.90% |
Goiás | 35h | 1.945,18 | 2.020,57 | 2.851,48 | 11,59 | 6.70% |
Pará | 39h | 1.834,52 | 1.905,62 | 2.689,26 | 9,70 | 6.30% |
Pernambuco | 41h | 1.714,78 | 1.781,24 | 2.513,74 | 8,77 | 6.40% |
Ceará | 39h | 1.754,24 | 1.822,23 | 2.571,58 | 9,23 | 8.10% |
Mato Grosso do Sul | 37h | 2.330,54 | 2.420,86 | 3.416,39 | 13,01 | 6.00% |
Mato Grosso | 37h | 2.250,44 | 2.337,66 | 3.298,97 | 12,72 | 5.50% |
Paraíba | 39h | 1.895,33 | 1.968,79 | 2.778,41 | 10,20 | 5.50% |
Rondônia | 38h | 1.609,61 | 1.671,99 | 2.359,56 | 8,78 | 7.70% |
Espírito Santo | 33h | 1.721,92 | 1.788,66 | 2.524,21 | 10,73 | 6.90% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.844,98 | 1.916,49 | 2.704,60 | 9,88 | 6.60% |
Sergipe | 30h | 2.279,04 | 2.367,37 | 3.340,90 | 15,75 | 8.10% |
Piauí | 38h | 3.051,87 | 3.170,15 | 4.473,81 | 16,79 | 7.10% |
Distrito Federal | 35h | 3.364,37 | 3.494,76 | 4.931,91 | 20,18 | 7.30% |
Alagoas | 41h | 1.689,49 | 1.754,97 | 2.476,67 | 8,47 | 5.00% |
Amazonas | 33h | 3.081,91 | 3.201,35 | 4.517,85 | 19,13 | 7.30% |
Tocantins | 43h | 1.826,84 | 1.897,65 | 2.678,02 | 8,84 | 7.00% |
Roraima | 35h | 1.650,14 | 1.714,09 | 2.418,98 | 9,90 | 7.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Locutor de Telejornal. |
Dissídio de Locutor de Telejornal por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.733,20 | 2.839,13 | 4.006,67 | 13,52 | 5.40% |
São Paulo, SP | 39 | 2.806,69 | 2.915,47 | 4.114,39 | 14,84 | 8.00% |
São Luís, MA | 43 | 2.217,07 | 2.303,00 | 3.250,06 | 10,75 | 5.60% |
Belo Horizonte, MG | 40 | 3.117,17 | 3.237,98 | 4.569,54 | 16,24 | 5.00% |
Porto Alegre, RS | 32 | 2.197,98 | 2.283,16 | 3.222,07 | 14,49 | 7.40% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 1.727,78 | 1.794,75 | 2.532,80 | 8,44 | 4.70% |
João Pessoa, PB | 35 | 2.328,53 | 2.418,78 | 3.413,45 | 13,75 | 4.10% |
Campo Grande, MS | 38 | 3.226,68 | 3.351,74 | 4.730,07 | 17,81 | 7.90% |
Cascavel, PR | 34 | 1.896,90 | 1.970,42 | 2.780,71 | 11,64 | 4.20% |
Niterói, RJ | 44 | 2.684,97 | 2.789,03 | 3.935,96 | 12,68 | 8.30% |
Brasília, DF | 35 | 3.364,37 | 3.494,76 | 4.931,91 | 20,18 | 8.20% |
Feira de Santana, BA | 42 | 1.529,29 | 1.588,56 | 2.241,82 | 7,53 | 5.90% |
Fortaleza, CE | 35 | 2.078,47 | 2.159,02 | 3.046,88 | 12,35 | 4.40% |
Belém, PA | 40 | 1.667,99 | 1.732,64 | 2.445,15 | 8,71 | 6.10% |
Caxias do Sul, RS | 31 | 1.829,94 | 1.900,86 | 2.682,55 | 12,15 | 7.40% |
Goiânia, GO | 33 | 2.845,21 | 2.955,48 | 4.170,87 | 17,70 | 7.90% |
Florianópolis, SC | 33 | 1.961,69 | 2.037,72 | 2.875,70 | 12,21 | 7.10% |
São João de Meriti, RJ | 44 | 1.905,86 | 1.979,72 | 2.793,84 | 9,08 | 5.50% |
Ribeirão Preto, SP | 35 | 2.923,05 | 3.036,34 | 4.284,98 | 17,17 | 5.70% |
Recife, PE | 40 | 1.701,32 | 1.767,26 | 2.494,01 | 8,87 | 4.50% |
Jaraguá do Sul, SC | 32 | 1.737,83 | 1.805,18 | 2.547,52 | 11,16 | 6.90% |
Curitiba, PR | 30 | 2.793,33 | 2.901,59 | 4.094,82 | 19,07 | 4.80% |
São Gonçalo, RJ | 44 | 1.618,59 | 1.681,32 | 2.372,72 | 7,73 | 6.20% |
Nova Iguaçu, RJ | 44 | 1.814,58 | 1.884,91 | 2.660,04 | 8,64 | 4.80% |
Salvador, BA | 39 | 2.166,62 | 2.250,59 | 3.176,10 | 11,41 | 7.40% |
Lages, SC | 31 | 2.532,24 | 2.630,38 | 3.712,07 | 17,21 | 8.10% |
Aracaju, SE | 25 | 2.597,96 | 2.698,65 | 3.808,42 | 21,68 | 4.40% |
Joinville, SC | 35 | 1.989,77 | 2.066,88 | 2.916,85 | 11,96 | 4.20% |
Natal, RN | 41 | 1.768,38 | 1.836,92 | 2.592,32 | 9,00 | 7.80% |
Teresina, PI | 34 | 1.720,74 | 1.787,43 | 2.522,48 | 10,63 | 7.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Locutor de Telejornal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Locutor de Telejornal no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de rádio | 2.054,20 | 2.133,81 | 3.011,30 | 7.50% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados | 1.770,52 | 1.839,14 | 2.595,45 | 6.20% | |
Atividades de televisão aberta | 3.152,73 | 3.274,92 | 4.621,67 | 4.50% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.603,08 | 1.665,21 | 2.349,99 | 8.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.711,24 | 1.777,57 | 2.508,56 | 4.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.626,75 | 2.728,55 | 3.850,62 | 7.10% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados | 1.547,83 | 1.607,82 | 2.269,00 | 6.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.383,77 | 3.514,91 | 4.960,35 | 8.20% | |
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas | 1.566,24 | 1.626,94 | 2.295,98 | 7.00% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns | 1.806,81 | 1.876,84 | 2.648,65 | 6.10% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 1.915,03 | 1.989,26 | 2.807,30 | 5.80% | |
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios | 2.068,45 | 2.148,61 | 3.032,19 | 4.80% | |
Condomínios prediais | 2.844,49 | 2.954,73 | 4.169,80 | 5.30% | |
Atividades de gravação de som e de edição de música | 1.935,85 | 2.010,88 | 2.837,81 | 4.80% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.452,00 | 2.547,03 | 3.594,44 | 7.50% | |
Comércio varejista de artigos de papelaria | 1.559,39 | 1.619,83 | 2.285,95 | 7.60% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 3.354,51 | 3.484,52 | 4.917,46 | 7.00% | |
Agências de publicidade | 1.587,51 | 1.649,04 | 2.327,18 | 6.80% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 2.039,98 | 2.119,04 | 2.990,46 | 7.20% | |
Casas de festas e eventos | 2.310,41 | 2.399,96 | 3.386,89 | 5.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |