O dissídio de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252605 no cargo de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 10.827,07
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
770 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 8.203,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
374 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Varejista de Outros Produtos
R$ 16.005,73
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Vigilância e Segurança Privada
203 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gestor em segurança Gerencia atividades de segurança – como segurança patrimonial, pessoal, eletrônica, de transportes de valores, e de escolta armada – de empresas e instituições Realiza estudos sobre legislação, novas tecnologias e outros fatores que impactam as operações de segurança, identifica necessidades do cliente, realiza a análise de riscos, e elabora planos e projetos para a área de segurança.
Negocia contratos de segurança Administra a força de trabalho, responsabilizando-se pelo treinamento específico, gerencia recursos financeiros e materiais, e coordena atividades de inteligência corporativa, no âmbito da segurança Pode propor desenvolvimento e melhoria de produtos de segurança, pode prestar consultoria e assessoria na área de segurança a clientes.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada
O Gestor em segurança realiza estudos, participa de seminários, conferências e congressos profissionais, entre outras iniciativas, para se manter atualizado em relação à legislação, às novas tecnologias e outros fatores que impactam as operações de segurança Identifica necessidades do cliente em relação à segurança, realiza a análise de riscos, identificando riscos, vulnerabilidades, ameaças e impactos, classifica riscos, identifica probabilidades de sinistros e ativos – tangíveis e intangíveis – a serem protegidos, analisa trajetos.
Como resultante da análise de riscos, determina frequência, criticidade, consequência e gravidade dos fatores de risco para a organização, bem como para a entrega de seus produtos e serviços.
Emite parecer de segurança Desenvolve o planejamento na área de segurança.
Define a política de segurança, elabora o planejamento estratégico, o plano tático e o plano operacional, elabora projetos, normas e procedimentos de segurança, elabora planos de contingência, de emergência e de gerenciamento de crise Propõe ações para mitigação de riscos.
Elabora plano para continuidade do negócio na área de segurança.
Negocia contratos Define perfil profissional do pessoal relacionado às operações de segurança, solicita contratação de força de trabalho, levanta informações para contratação de funcionários, entrevista candidatos.
Providencia documentação legal de vigilantes.
Participa da integração de funcionários Elabora programa de treinamento e qualificação, ministra treinamentos e cursos No planejamento das ações de educação continuada da força de trabalho, enfatiza o papel da área de segurança, e atua para ampliar a focalização dos treinamentos em temas de direitos humanos, de combate ao preconceito racial, entre outros, como forma de minimizar riscos para as empresas e para as pessoas.
Acompanha a implementação e realiza auditoria de planos e projetos de segurança Na administração da força de trabalho, realiza, ainda, a elaboração da escala de trabalho, a monitoração do desempenho e da disciplina, o remanejamento de funcionários, a fiscalização da documentação legal de vigilantes, incluindo o que se refere a exames físicos e psicológicos Solicita demissão de funcionário.
Pode prestar consultoria e assessoria na área de segurança a clientes Gerencia atividades de segurança patrimonial, pessoal e eletrônica, de transportes de valores, e de escolta armada.
Conduz sindicância interna Participa de atividades de segurança da informação, incluindo segurança cibernética Interage com outras áreas da empresa e com órgãos externos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, no âmbito da área de segurança Elabora e controla orçamento, fazendo uso de planilhas de custos, entre outras ferramentas de gestão Participa de processos de revisão de contratos, levando em conta temas de redução de custos, quando demandado.
Define equipamentos de segurança, seleciona fornecedores, aprova compras de suprimentos, equipamentos – como classificadores de objetos, dispositivos de leitura facial e de placas de veículos para controle de acesso, entre outros, tecnologias – como inteligência artificial, 5G, IoT (Internet das Coisas), entre outras – e serviços de segurança Avalia a possibilidade de integração de tecnologias, com a finalidade de melhorar a eficiência operacional, realiza estudos de implantação de tecnologias digitais em processos de segurança Confere materiais e serviços solicitados.
Pode propor desenvolvimento e melhoria de produtos de segurança, incluindo novos procedimentos de segurança para operações e processos, como controle de acesso, ferramentas de geração de relatório, vídeos analíticos, soluções com inteligência de vídeo e centrais de resposta a eventos de segurança remotos Coordena atividades de inteligência corporativa, no âmbito da segurança Recebe, seleciona, analisa e difunde informações, utilizando protocolos estabelecidos Seleciona receptores de informações Simula cenários.
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Funções do Gestor em segurança
O profissional Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada deve administrar recursos humanos, gerenciar atividades de segurança, elaborar planos de segurança, prestar consultoria/assessoria, gerir recursos financeiros e materiais, realizar análise de riscos, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de inteligência empresarial.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais da administração dos serviços de segurança os profissionais da segurança privada atuam em empresas privadas ou públicas, em atividades industriais, comerciais e de serviços em geral. Podem trabalhar com carteira assinada ou conta própria/autônomo. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e horários irregulares. O trabalho pode ser exercido de forma presencial ou à distância.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o pleno exercício da função é necessário graduação tecnológica em segurança privada ou curso superior, em outra área mais curso de especialização em segurança. Experiência profissional de menos de um ano.
Atividades exercidas por um Gestor em segurança
Um Gestor em segurança deve gerenciar atividades de segurança patrimonial, elaborar planos de gerenciamento de crise, providenciar documentação legal de funcionário (vigilante), simular cenários, gerenciar atividades de segurança eletrônica, entrevistar candidatos, selecionar receptores das informações, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar proatividade, identificar impactos, gerenciar atividades de transporte de valores, elaborar política de segurança, remanejar funcionários, monitorar comportamento, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, definir perfil profissional, interagir com demais áreas da empresa e órgãos externos, levantar informações para contratação de funcionário, elaborar planilhas de custos, demonstrar capacidade de negociação, identificar probabilidade de sinistro, demonstrar capacidade de observação, propor desenvolvimento e/ou melhorias de produtos de segurança, definir equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de manter sigilo, propor ações para mitigação de riscos, ministrar treinamentos e cursos, receber informações, elaborar plano de continuidade de negócio, elaborar normas e procedimentos, selecionar informações, participar de atividades de segurança da informação, elaborar programa de treinamento e qualificação, demonstrar flexibilidade, solicitar demissão de funcionário, elaborar projetos de segurança, analisar trajeto, demonstrar capacidade de persuasão, solicitar contratação de funcionários e terceiros, demonstrar perspicácia, conferir materiais e serviços solicitados, controlar orçamento, elaborar orçamento, demonstrar liderança, negociar contrato, elaborar planos de contingência e/ou emergência, participar da integração de funcionários, elaborar planejamento estratégico, selecionar fornecedores, demonstrar visão estratégica, identificar ativos a serem protegidos (tangíveis e intangíveis), gerenciar atividades de escolta armada, elaborar plano operacional, elaborar escala de trabalho, aprovar compras de equipamentos e serviços de segurança, zelar pelo cumprimento das normas legais de segurança, elaborar plano tático, propor ações preventivas e corretivas, gerenciar atividades de segurança pessoal, acompanhar implementação do plano ou projeto de segurança, identificar necessidades do cliente, fiscalizar documentação legal de funcionário (vigilante), analisar informações, auditorar plano e/ou projeto de segurança, difundir informações, identificar ameaças, emitir parecer de segurança, classificar riscos, identificar riscos, conduzir sindicância interna, identificar vulnerabilidades, demonstrar equilíbrio emocional.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da administração dos serviços de segurança que ficou em 4.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da administração dos serviços de segurança 2025
O salário de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.847 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da administração dos serviços de segurança que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: