O dissídio de Profissional de Relações Com Investidores 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252550 no cargo de Profissional de Relações Com Investidores.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 11.212,96

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

762 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 11.352,71

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

678 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Profissional de relações com investidores Estabelece relacionamento entre instituições de capital aberto e público externo, como agentes do mercado financeiro, acionistas, investidores e clientes, divulgando e apresentando informações econômico-financeiras institucionais Prepara e disponibiliza informações gerenciais e elabora relatórios e apresentações institucionais.

Consolida informações, simulando resultados com base em cenários e controlando execução orçamentária Analisa conjuntura econômica e política, mercado, demonstrações financeiras e outros documentos, reavaliando estratégias Zela pela credibilidade da instituição e atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

O que faz um Profissional de Relações Com Investidores

O Profissional de relações com investidores estabelece relacionamento entre instituições de capital aberto e público externo à companhia, como agentes do mercado financeiro, acionistas, investidores e clientes Coleta, analisa, sintetiza e apresenta dados econômico-financeiros e operacionais.

Divulga informações da instituição ao mercado financeiro e aos órgãos reguladores, em especial a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e autorreguladores, por intermédio de estratégias predefinidas.

Identifica perfil de investidores, oportunidades e demandas de mercado e as apresenta à instituição Gerencia base acionária e participa do processo de captação de recursos financeiros.

Apresenta mudanças de diretrizes e procedimentos, esclarece dúvidas ao mercado financeiro e apresenta riscos potenciais que envolvem a instituição Determina indicadores de desempenho financeiro e disponibiliza informações gerenciais interna e externamente.

Consulta mídia impressa e eletrônica, atende clientes internos e externos e públicos de interesse.

Participa de reuniões e da organização de assembleia de acionistas, conduzindo os encontros Elabora apresentação institucional e relatórios econômico-financeiros e coordena organização de reuniões públicas e visitas institucionais.

Participa do desenvolvimento dos canais de comunicação de relações com investidores (RI), fornecendo conteúdo.

Concilia informações contábeis e gerenciais, elabora orçamentos e relatório analítico do desempenho da instituição e calcula indicadores financeiros Elabora previsão de resultados e faz simulações com base em cenários econômicos e ou políticos em que a instituição está inserida Controla execução orçamentária e fornece subsídios às áreas estratégicas da instituição, como diretoria, controladoria e presidência, para tomada de decisão.

Reavalia estratégias e analisa conjuntura econômica e política, concorrência, mercado, balanços e demonstrações financeiras Visita investidores em função de seu histórico de relacionamento com a instituição Gerencia as expectativas do mercado em relação a resultados proporcionados pela instituição.

Cataloga informações do público externo em relação à instituição para o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento às demandas da sociedade Supervisiona, orienta e avalia a equipe que atua na área de RI das instituições de capital aberto.

Desenvolve raciocínios lógicos, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas Realiza cálculos matemáticos e estatísticos para análise dos fenômenos socioeconômicos.

Pode desenvolver modelos de análise financeira, utilizando software de modelagem de dados Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, executando os procedimentos de relações com investidores e de gestão de recursos financeiros com base em diversos cenários Exerce suas atividades de acordo com as legislações do SFN, em especial do Bacen, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

Atua em conformidade com as diretrizes e política da instituição financeira, administrando, de forma responsável, os recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

Funções do Profissional de relações com investidores

O profissional Profissional de Relações Com Investidores deve analisar operações de crédito e de cobrança, demonstrar competências pessoais, administrar produtos e serviços, preparar informações gerenciais, administrar fundos e carteiras de investimentos, estabelecer relacionamento entre empresa e mercado financeiro, comunicar-se, consolidar informações econômico-financeiras.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Profissional de relações com investidores

Um Profissional de relações com investidores deve reportar dados à empresa, gerenciar base acionária, apresentar dados econômico-financeiros e operacionais, demonstrar capacidade de análise, elaborar orçamentos, sintetizar dados econômico-financeiros e operacionais, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, definir estratégias de divulgação da empresa ao mercado financeiro, reavaliar estratégias, controlar execução orçamentária, conduzir reuniões internas e externas, demonstrar capacidade de concentração, elaborar relatórios econômico-financeiros, apresentar mudanças de diretrizes e procedimentos da empresa, conciliar informações contábeis e gerenciais, demonstrar tempestividade, divulgar dados da empresa, participar do desenvolvimento dos canais de comunicação de ri, demonstrar objetividade, consultar mídia impressa e eletrônica, participar da organização de assembleia de acionistas, demonstrar visão estratégica, apresentar oportunidades e demandas de mercado à empresa, coletar dados econômico-financeiros e operacionais, demonstrar visão crítica, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar agilidade, analisar balanços e demonstrações financeiras, coordenar organização de reuniões públicas e visitas institucionais, participar do processo de captação de recursos financeiros, divulgar informações aos órgãos reguladores e autorreguladores, elaborar apresentação institucional da empresa, atender clientes internos e externos e públicos de interesse, visitar clientes/investidor, analisar concorrência e mercado, subsidiar áreas estratégicas do banco/empresa (diretoria, presidência), identificar perfil de investidores, apresentar ao mercado riscos potenciais que envolvem a empresa, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, esclarecer dúvidas ao mercado financeiro, participar de reuniões internas e externas, analisar dados econômico-financeiros e operacionais, elaborar previsão de resultados, simular resultados com base em cenários econômicos e ou políticos/empresa, analisar histórico do cliente/investidor, elaborar relatório analítico do desempenho do banco/empresa, analisar conjuntura econômica e política, determinar indicadores financeiros (performance), fornecer conteúdo aos canais de comunicação de ri, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, analisar documentos, demonstrar capacidade de manter sigilo, demonstrar capacidade de síntese, antever cenários futuros, calcular indicadores financeiros, disponibilizar informações gerenciais, identificar oportunidades e demandas de mercado.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Profissional de Relações Com Investidores ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Profissional de Relações Com Investidores e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de administração ecônomico-financeira que ficou em 6.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Profissional de Relações Com Investidores em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Profissional de Relações Com Investidores ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de administração ecônomico-financeira 2024

O salário de Profissional de Relações Com Investidores mostrado aqui é resultado do levantamento de 1210 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de administração ecônomico-financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Profissional de Relações Com Investidores com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Profissional de Relações Com Investidores CBO 252550 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Profissional de Relações Com Investidores em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Profissional de Relações Com Investidores por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 10.794,60 11.212,96 15.824,07 54,22 7.90%
Rio de Janeiro 41h 9.077,14 9.428,94 13.306,41 46,44 6.60%
Minas Gerais 41h 8.671,49 9.007,57 12.711,75 43,73 6.90%
Rio Grande do Sul 41h 7.723,08 8.022,40 11.321,46 39,12 6.60%
Paraná 41h 7.774,60 8.075,92 11.396,98 39,53 6.90%
Santa Catarina 41h 7.573,78 7.867,32 11.102,60 38,16 5.80%
Bahia 40h 7.688,37 7.986,34 11.270,57 39,62 5.50%
Espírito Santo 41h 5.086,03 5.283,15 7.455,74 25,96 6.80%
Distrito Federal 41h 10.074,54 10.465,00 14.768,52 51,55 7.60%
Pernambuco 40h 9.115,20 9.468,48 13.362,20 46,86 8.20%
Amazonas 41h 9.762,42 10.140,79 14.310,98 49,99 5.60%
Ceará 41h 8.906,21 9.251,38 13.055,83 44,88 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Profissional de Relações Com Investidores.

Dissídio de Profissional de Relações Com Investidores por cidade

Quanto ganha um Profissional de Relações Com Investidores nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Profissional de Relações Com Investidores na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 10.929,13 11.352,71 16.021,28 54,87 5.20%
Rio de Janeiro, RJ 41 8.823,94 9.165,93 12.935,24 45,18 5.80%
Belo Horizonte, MG 41 9.008,73 9.357,88 13.206,13 45,69 4.50%
Porto Alegre, RS 41 8.151,59 8.467,52 11.949,62 41,64 7.70%
Curitiba, PR 41 8.004,15 8.314,37 11.733,48 40,92 5.80%
Salvador, BA 40 7.718,84 8.018,00 11.315,24 39,87 8.30%
Campinas, SP 41 9.724,41 10.101,30 14.255,26 49,64 5.60%
Vitoria, ES 41 5.086,03 5.283,15 7.455,74 25,96 8.00%
Florianópolis, SC 42 6.983,81 7.254,48 10.237,74 34,76 4.50%
Brasília, DF 41 10.074,54 10.465,00 14.768,52 51,55 5.80%
Bauru, SP 40 8.070,84 8.383,65 11.831,25 41,92 4.90%
Recife, PE 40 9.115,20 9.468,48 13.362,20 46,86 6.00%
Barueri, SP 41 14.568,76 15.133,40 21.356,71 73,70 8.30%
Manaus, AM 41 9.762,42 10.140,79 14.310,98 49,99 6.30%
Fortaleza, CE 41 9.237,56 9.595,58 13.541,58 46,81 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Profissional de Relações Com Investidores. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Profissional de Relações Com Investidores no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Bancos múltiplos, com carteira comercial 8.855,77 9.198,99 12.981,90 7.80%
Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão 15.019,64 15.601,76 22.017,67 6.00%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 11.643,41 12.094,68 17.068,37 6.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 10.007,81 10.395,68 14.670,70 6.10%
Distribuidoras de títulos e valores mobiliários 7.074,89 7.349,09 10.371,26 4.40%
Holdings de instituições não-financeiras 13.633,35 14.161,74 19.985,48 7.90%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 12.147,81 12.618,62 17.807,77 4.30%
Corretoras de títulos e valores mobiliários 11.207,59 11.641,96 16.429,48 5.00%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.312,03 5.517,91 7.787,04 8.10%
Securitização de créditos 5.405,37 5.614,87 7.923,87 4.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 11.119,06 11.550,00 16.299,71 4.60%
Outras sociedades de participação, exceto holdings 8.885,99 9.230,38 13.026,20 6.50%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 5.520,30 5.734,25 8.092,35 7.50%
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 9.427,95 9.793,35 13.820,67 7.70%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 9.285,05 9.644,91 13.611,19 5.90%
Agentes de investimentos em aplicações financeiras 4.335,63 4.503,67 6.355,71 6.00%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 5.144,40 5.343,78 7.541,30 7.30%
Extração de petróleo e gás natural 7.087,92 7.362,63 10.390,36 7.30%
Hotéis 2.901,30 3.013,75 4.253,09 7.00%
Locação de mão-de-obra temporária 3.887,77 4.038,44 5.699,17 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.