O dissídio de Psicopedagogo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239425 no cargo de Psicopedagogo.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 3.960,22

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

582 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Jose - SC

R$ 4.428,62

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

128 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Psicopedagogo Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.

Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Psicopedagogo

O Psicopedagogo diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.

Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.

Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.

Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.

Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.

Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.

Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.

Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.

Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Psicopedagogo

O profissional Psicopedagogo deve avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Psicopedagogo

Um Psicopedagogo deve pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, interagir com os pais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, selecionar referencial teórico, organizar reuniões com equipes de trabalho, formar-se continuamente, divulgar resultados de avaliação, interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, dimensionar os problemas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, socializar informações, auto avaliar-se, promover estudos de caso, elaborar relatórios, promover trocas de experiências, assessorar o trabalho docente, demonstrar capacidade de observação, fornecer subsídios teóricos, trabalhar em equipe, estimular o senso de justiça, estimular o senso crítico, respeitar a alteridade, reunir-se com conselhos de classe, estudar continuamente, respeitar a autonomia do educador, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, propor soluções para problemas educacionais detectados, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, estimular o respeito mútuo, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, intermediar conflitos entre a escola e a família, dominar a língua portuguesa, construir instrumentos de avaliação, estimular valores estéticos, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar os planos diretores, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, acompanhar a produção dos alunos, estimular a criatividade, acompanhar a trajetória escolar do aluno, visitar rotineiramente as escolas, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, organizar encontro de educandos, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, respeitar a autoria do educador, planejar reuniões com equipes de trabalho, respeitar as diversidades, criar espaços de participação/interação, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, valorizar experiências pedagógicas significativas, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, detectar eventuais problemas educacionais, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, avaliar a instituição escolar, selecionar bibliografia, administrar conflitos, contextualizar historicamente a escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, organizar encontros, congressos e seminários, entrevistar, demonstrar flexibilidade, criar espaços para o exercício da diversidade, avaliar a implementação de projetos educacionais, compreender o contexto, avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança, estimular a solidariedade, administrar a progressão da aprendizagem, participar da avaliação proposta pela instituição, criar clima favorável de trabalho, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, planejar ações de operacionalização, divulgar experiências pedagógicas, expressar-se com clareza, estimular a cooperação, orientar atividades interdisciplinares, demonstrar proatividade, olhar com intencionalidade pedagógica, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, publicar experiências pedagógicas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, avaliar o desempenho profissional dos educadores, organizar grupos de estudos, emitir pareceres, demonstrar criatividade, demonstrar versatilidade, elaborar textos de orientação, divulgar deliberações, propor ações que favoreçam a maturação da criança, assessorar as escolas/instituições, criar mecanismos de participação/interação, pesquisar práticas educativas, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, desenvolver a autoestima, articular a ação da escola com outras instituições, coordenar reuniões, observar o processo de trabalho em salas de aula, traçar objetivos educacionais, administrar tempo, estimular a transparência na condução dos trabalhos, atualizar-se continuamente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Psicopedagogo ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicopedagogo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicopedagogo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Psicopedagogo ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Psicopedagogo mostrado aqui é resultado do levantamento de 2376 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicopedagogo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Psicopedagogo CBO 239425 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Psicopedagogo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Psicopedagogo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 33h 3.290,39 3.417,91 4.823,46 20,63 6.30%
Pernambuco 30h 2.838,73 2.948,75 4.161,36 19,88 8.10%
Rio de Janeiro 33h 3.010,01 3.126,67 4.412,45 19,19 8.00%
Paraná 29h 2.690,02 2.794,28 3.943,37 19,37 4.40%
Rio Grande do Sul 30h 3.364,54 3.494,94 4.932,16 23,24 7.90%
Minas Gerais 29h 2.640,05 2.742,37 3.870,12 18,91 4.40%
Bahia 35h 2.772,05 2.879,49 4.063,62 16,28 7.60%
Pará 36h 2.941,03 3.055,01 4.311,33 17,15 4.50%
Goiás 36h 2.651,50 2.754,26 3.886,90 15,19 8.20%
Maranhão 37h 2.644,23 2.746,71 3.876,24 14,80 6.60%
Santa Catarina 36h 3.812,46 3.960,22 5.588,78 22,28 6.50%
Ceará 32h 2.320,40 2.410,33 3.401,53 14,90 4.70%
Distrito Federal 41h 3.201,13 3.325,20 4.692,62 16,26 6.40%
Rio Grande do Norte 40h 2.776,52 2.884,13 4.070,17 14,55 5.10%
Alagoas 30h 2.110,66 2.192,47 3.094,07 14,61 5.90%
Rondônia 38h 3.329,47 3.458,51 4.880,75 18,41 6.30%
Paraíba 35h 2.314,30 2.404,00 3.392,60 13,78 6.30%
Mato Grosso 34h 3.667,97 3.810,13 5.376,97 22,37 8.20%
Piauí 32h 2.626,12 2.727,90 3.849,69 16,84 4.50%
Espírito Santo 34h 3.490,52 3.625,80 5.116,84 21,39 5.50%
Amazonas 38h 2.924,56 3.037,90 4.287,18 16,15 4.80%
Amapá 41h 2.731,35 2.837,21 4.003,96 13,97 5.60%
Mato Grosso do Sul 35h 2.675,24 2.778,92 3.921,70 15,67 4.20%
Tocantins 38h 2.872,66 2.984,00 4.211,11 15,52 4.10%
Roraima 32h 2.812,26 2.921,25 4.122,56 18,45 5.60%
Sergipe 29h 1.996,09 2.073,45 2.926,12 14,08 7.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Psicopedagogo.

Dissídio de Psicopedagogo por cidade

Quanto ganha um Psicopedagogo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Psicopedagogo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 36 3.704,61 3.848,19 5.430,68 21,52 8.20%
Recife, PE 27 2.982,97 3.098,58 4.372,81 22,72 6.80%
Rio de Janeiro, RJ 35 3.017,74 3.134,70 4.423,78 17,83 6.40%
Brasília, DF 41 3.201,13 3.325,20 4.692,62 16,26 4.60%
Salvador, BA 36 2.919,15 3.032,29 4.279,26 17,08 8.30%
Belém, PA 35 2.851,91 2.962,44 4.180,68 16,84 4.90%
São Luís, MA 37 2.464,86 2.560,40 3.613,31 13,84 4.90%
Fortaleza, CE 30 2.128,96 2.211,48 3.120,90 14,60 6.80%
Porto Alegre, RS 34 3.798,14 3.945,34 5.567,78 23,30 6.70%
Maceió, AL 32 2.226,67 2.312,97 3.264,13 14,66 8.10%
Niterói, RJ 32 3.088,67 3.208,37 4.527,75 20,04 4.70%
Mossoró, RN 44 3.302,75 3.430,76 4.841,59 15,59 4.60%
Bandeirantes, PR 23 2.424,31 2.518,27 3.553,85 22,22 4.40%
Presidente Prudente, SP 37 3.753,42 3.898,89 5.502,23 21,25 5.10%
Vitoria de Santo Antão, PE 24 2.245,76 2.332,80 3.292,11 19,44 6.20%
São Mateus do Sul, PR 33 3.472,60 3.607,19 5.090,58 21,66 4.10%
São Jose, SC 38 4.263,38 4.428,62 6.249,80 23,26 7.50%
Campinas, SP 33 3.444,46 3.577,96 5.049,32 21,66 4.60%
Aparecida de Goiânia, GO 37 2.174,46 2.258,74 3.187,60 12,31 5.70%
Guarulhos, SP 35 3.226,64 3.351,70 4.730,02 19,10 4.10%
Imperatriz, MA 39 2.859,76 2.970,60 4.192,20 15,31 7.00%
Foz do Iguaçu, PR 33 2.664,05 2.767,30 3.905,30 16,57 5.70%
Belo Horizonte, MG 28 2.480,19 2.576,32 3.635,78 18,67 5.40%
Santos, SP 31 4.181,38 4.343,44 6.129,60 27,93 7.30%
Macapá, AP 41 2.731,35 2.837,21 4.003,96 13,97 4.90%
Praia Grande, SP 35 3.306,52 3.434,67 4.847,10 19,41 8.00%
Teresina, PI 33 2.753,42 2.860,13 4.036,31 17,45 7.70%
Curitiba, PR 32 3.176,50 3.299,61 4.656,51 20,59 5.70%
Manaus, AM 38 2.973,48 3.088,72 4.358,90 16,12 4.60%
Sorocaba, SP 32 2.787,47 2.895,50 4.086,22 18,03 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Psicopedagogo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Psicopedagogo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.963,13 3.077,97 4.343,72 6.40%
Atividades de psicologia e psicanálise 2.988,01 3.103,81 4.380,20 6.90%
Ensino fundamental 2.810,65 2.919,59 4.120,21 7.40%
Educação infantil - pré-escola 2.534,23 2.632,45 3.714,99 5.60%
Administração pública em geral 3.495,98 3.631,48 5.124,85 5.40%
Atividades de fisioterapia 3.249,41 3.375,35 4.763,39 4.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.817,15 2.926,34 4.129,74 5.60%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.556,40 2.655,48 3.747,50 5.70%
Ensino médio 2.838,17 2.948,17 4.160,55 4.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.830,89 2.940,60 4.149,87 5.40%
Limpeza em prédios e em domicílios 3.193,32 3.317,08 4.681,17 6.80%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.318,01 3.446,61 4.863,95 8.00%
Atividades de fonoaudiologia 3.004,89 3.121,35 4.404,95 5.80%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.296,73 3.424,50 4.832,76 5.90%
Atividades de apoio à gestão de saúde 2.634,57 2.736,67 3.862,08 6.70%
Educação infantil - creche 2.643,10 2.745,53 3.874,58 5.30%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.484,41 3.619,45 5.107,88 4.40%
Atividades de terapia ocupacional 2.802,34 2.910,95 4.108,02 5.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.457,05 3.591,04 5.067,78 8.20%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.466,99 2.562,60 3.616,42 7.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.