O dissídio de Psicopedagogo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239425 no cargo de Psicopedagogo.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 3.960,22
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
582 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Jose - SC
R$ 4.428,62
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
128 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Psicopedagogo Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.
Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Psicopedagogo
O Psicopedagogo diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.
Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.
Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.
Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.
Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.
Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.
Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.
Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.
Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Psicopedagogo
O profissional Psicopedagogo deve avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Psicopedagogo
Um Psicopedagogo deve pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, interagir com os pais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, selecionar referencial teórico, organizar reuniões com equipes de trabalho, formar-se continuamente, divulgar resultados de avaliação, interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, dimensionar os problemas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, socializar informações, auto avaliar-se, promover estudos de caso, elaborar relatórios, promover trocas de experiências, assessorar o trabalho docente, demonstrar capacidade de observação, fornecer subsídios teóricos, trabalhar em equipe, estimular o senso de justiça, estimular o senso crítico, respeitar a alteridade, reunir-se com conselhos de classe, estudar continuamente, respeitar a autonomia do educador, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, propor soluções para problemas educacionais detectados, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, estimular o respeito mútuo, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, intermediar conflitos entre a escola e a família, dominar a língua portuguesa, construir instrumentos de avaliação, estimular valores estéticos, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar os planos diretores, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, acompanhar a produção dos alunos, estimular a criatividade, acompanhar a trajetória escolar do aluno, visitar rotineiramente as escolas, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, organizar encontro de educandos, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, respeitar a autoria do educador, planejar reuniões com equipes de trabalho, respeitar as diversidades, criar espaços de participação/interação, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, valorizar experiências pedagógicas significativas, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, detectar eventuais problemas educacionais, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, avaliar a instituição escolar, selecionar bibliografia, administrar conflitos, contextualizar historicamente a escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, organizar encontros, congressos e seminários, entrevistar, demonstrar flexibilidade, criar espaços para o exercício da diversidade, avaliar a implementação de projetos educacionais, compreender o contexto, avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança, estimular a solidariedade, administrar a progressão da aprendizagem, participar da avaliação proposta pela instituição, criar clima favorável de trabalho, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, planejar ações de operacionalização, divulgar experiências pedagógicas, expressar-se com clareza, estimular a cooperação, orientar atividades interdisciplinares, demonstrar proatividade, olhar com intencionalidade pedagógica, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, publicar experiências pedagógicas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, avaliar o desempenho profissional dos educadores, organizar grupos de estudos, emitir pareceres, demonstrar criatividade, demonstrar versatilidade, elaborar textos de orientação, divulgar deliberações, propor ações que favoreçam a maturação da criança, assessorar as escolas/instituições, criar mecanismos de participação/interação, pesquisar práticas educativas, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, desenvolver a autoestima, articular a ação da escola com outras instituições, coordenar reuniões, observar o processo de trabalho em salas de aula, traçar objetivos educacionais, administrar tempo, estimular a transparência na condução dos trabalhos, atualizar-se continuamente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Psicopedagogo ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicopedagogo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicopedagogo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Psicopedagogo ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Psicopedagogo mostrado aqui é resultado do levantamento de 2376 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicopedagogo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Orientador Educacional
- Desenhista Instrucional
- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Coordenador de Ensino
- Orientador Escolar
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Coordenador Escolar
- Supervisor de Ensino
- Professor de Orientação Educacional
- Orientador de Ensino
Valor do salário na CCT 2024 de Psicopedagogo em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 33h | 3.290,39 | 3.417,91 | 4.823,46 | 20,63 | 6.30% |
Pernambuco | 30h | 2.838,73 | 2.948,75 | 4.161,36 | 19,88 | 8.10% |
Rio de Janeiro | 33h | 3.010,01 | 3.126,67 | 4.412,45 | 19,19 | 8.00% |
Paraná | 29h | 2.690,02 | 2.794,28 | 3.943,37 | 19,37 | 4.40% |
Rio Grande do Sul | 30h | 3.364,54 | 3.494,94 | 4.932,16 | 23,24 | 7.90% |
Minas Gerais | 29h | 2.640,05 | 2.742,37 | 3.870,12 | 18,91 | 4.40% |
Bahia | 35h | 2.772,05 | 2.879,49 | 4.063,62 | 16,28 | 7.60% |
Pará | 36h | 2.941,03 | 3.055,01 | 4.311,33 | 17,15 | 4.50% |
Goiás | 36h | 2.651,50 | 2.754,26 | 3.886,90 | 15,19 | 8.20% |
Maranhão | 37h | 2.644,23 | 2.746,71 | 3.876,24 | 14,80 | 6.60% |
Santa Catarina | 36h | 3.812,46 | 3.960,22 | 5.588,78 | 22,28 | 6.50% |
Ceará | 32h | 2.320,40 | 2.410,33 | 3.401,53 | 14,90 | 4.70% |
Distrito Federal | 41h | 3.201,13 | 3.325,20 | 4.692,62 | 16,26 | 6.40% |
Rio Grande do Norte | 40h | 2.776,52 | 2.884,13 | 4.070,17 | 14,55 | 5.10% |
Alagoas | 30h | 2.110,66 | 2.192,47 | 3.094,07 | 14,61 | 5.90% |
Rondônia | 38h | 3.329,47 | 3.458,51 | 4.880,75 | 18,41 | 6.30% |
Paraíba | 35h | 2.314,30 | 2.404,00 | 3.392,60 | 13,78 | 6.30% |
Mato Grosso | 34h | 3.667,97 | 3.810,13 | 5.376,97 | 22,37 | 8.20% |
Piauí | 32h | 2.626,12 | 2.727,90 | 3.849,69 | 16,84 | 4.50% |
Espírito Santo | 34h | 3.490,52 | 3.625,80 | 5.116,84 | 21,39 | 5.50% |
Amazonas | 38h | 2.924,56 | 3.037,90 | 4.287,18 | 16,15 | 4.80% |
Amapá | 41h | 2.731,35 | 2.837,21 | 4.003,96 | 13,97 | 5.60% |
Mato Grosso do Sul | 35h | 2.675,24 | 2.778,92 | 3.921,70 | 15,67 | 4.20% |
Tocantins | 38h | 2.872,66 | 2.984,00 | 4.211,11 | 15,52 | 4.10% |
Roraima | 32h | 2.812,26 | 2.921,25 | 4.122,56 | 18,45 | 5.60% |
Sergipe | 29h | 1.996,09 | 2.073,45 | 2.926,12 | 14,08 | 7.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Psicopedagogo. |
Dissídio de Psicopedagogo por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 36 | 3.704,61 | 3.848,19 | 5.430,68 | 21,52 | 8.20% |
Recife, PE | 27 | 2.982,97 | 3.098,58 | 4.372,81 | 22,72 | 6.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 35 | 3.017,74 | 3.134,70 | 4.423,78 | 17,83 | 6.40% |
Brasília, DF | 41 | 3.201,13 | 3.325,20 | 4.692,62 | 16,26 | 4.60% |
Salvador, BA | 36 | 2.919,15 | 3.032,29 | 4.279,26 | 17,08 | 8.30% |
Belém, PA | 35 | 2.851,91 | 2.962,44 | 4.180,68 | 16,84 | 4.90% |
São Luís, MA | 37 | 2.464,86 | 2.560,40 | 3.613,31 | 13,84 | 4.90% |
Fortaleza, CE | 30 | 2.128,96 | 2.211,48 | 3.120,90 | 14,60 | 6.80% |
Porto Alegre, RS | 34 | 3.798,14 | 3.945,34 | 5.567,78 | 23,30 | 6.70% |
Maceió, AL | 32 | 2.226,67 | 2.312,97 | 3.264,13 | 14,66 | 8.10% |
Niterói, RJ | 32 | 3.088,67 | 3.208,37 | 4.527,75 | 20,04 | 4.70% |
Mossoró, RN | 44 | 3.302,75 | 3.430,76 | 4.841,59 | 15,59 | 4.60% |
Bandeirantes, PR | 23 | 2.424,31 | 2.518,27 | 3.553,85 | 22,22 | 4.40% |
Presidente Prudente, SP | 37 | 3.753,42 | 3.898,89 | 5.502,23 | 21,25 | 5.10% |
Vitoria de Santo Antão, PE | 24 | 2.245,76 | 2.332,80 | 3.292,11 | 19,44 | 6.20% |
São Mateus do Sul, PR | 33 | 3.472,60 | 3.607,19 | 5.090,58 | 21,66 | 4.10% |
São Jose, SC | 38 | 4.263,38 | 4.428,62 | 6.249,80 | 23,26 | 7.50% |
Campinas, SP | 33 | 3.444,46 | 3.577,96 | 5.049,32 | 21,66 | 4.60% |
Aparecida de Goiânia, GO | 37 | 2.174,46 | 2.258,74 | 3.187,60 | 12,31 | 5.70% |
Guarulhos, SP | 35 | 3.226,64 | 3.351,70 | 4.730,02 | 19,10 | 4.10% |
Imperatriz, MA | 39 | 2.859,76 | 2.970,60 | 4.192,20 | 15,31 | 7.00% |
Foz do Iguaçu, PR | 33 | 2.664,05 | 2.767,30 | 3.905,30 | 16,57 | 5.70% |
Belo Horizonte, MG | 28 | 2.480,19 | 2.576,32 | 3.635,78 | 18,67 | 5.40% |
Santos, SP | 31 | 4.181,38 | 4.343,44 | 6.129,60 | 27,93 | 7.30% |
Macapá, AP | 41 | 2.731,35 | 2.837,21 | 4.003,96 | 13,97 | 4.90% |
Praia Grande, SP | 35 | 3.306,52 | 3.434,67 | 4.847,10 | 19,41 | 8.00% |
Teresina, PI | 33 | 2.753,42 | 2.860,13 | 4.036,31 | 17,45 | 7.70% |
Curitiba, PR | 32 | 3.176,50 | 3.299,61 | 4.656,51 | 20,59 | 5.70% |
Manaus, AM | 38 | 2.973,48 | 3.088,72 | 4.358,90 | 16,12 | 4.60% |
Sorocaba, SP | 32 | 2.787,47 | 2.895,50 | 4.086,22 | 18,03 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Psicopedagogo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Psicopedagogo no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.963,13 | 3.077,97 | 4.343,72 | 6.40% | |
Atividades de psicologia e psicanálise | 2.988,01 | 3.103,81 | 4.380,20 | 6.90% | |
Ensino fundamental | 2.810,65 | 2.919,59 | 4.120,21 | 7.40% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.534,23 | 2.632,45 | 3.714,99 | 5.60% | |
Administração pública em geral | 3.495,98 | 3.631,48 | 5.124,85 | 5.40% | |
Atividades de fisioterapia | 3.249,41 | 3.375,35 | 4.763,39 | 4.50% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.817,15 | 2.926,34 | 4.129,74 | 5.60% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.556,40 | 2.655,48 | 3.747,50 | 5.70% | |
Ensino médio | 2.838,17 | 2.948,17 | 4.160,55 | 4.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.830,89 | 2.940,60 | 4.149,87 | 5.40% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 3.193,32 | 3.317,08 | 4.681,17 | 6.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.318,01 | 3.446,61 | 4.863,95 | 8.00% | |
Atividades de fonoaudiologia | 3.004,89 | 3.121,35 | 4.404,95 | 5.80% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 3.296,73 | 3.424,50 | 4.832,76 | 5.90% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 2.634,57 | 2.736,67 | 3.862,08 | 6.70% | |
Educação infantil - creche | 2.643,10 | 2.745,53 | 3.874,58 | 5.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.484,41 | 3.619,45 | 5.107,88 | 4.40% | |
Atividades de terapia ocupacional | 2.802,34 | 2.910,95 | 4.108,02 | 5.70% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.457,05 | 3.591,04 | 5.067,78 | 8.20% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.466,99 | 2.562,60 | 3.616,42 | 7.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |