O dissídio de Psicopedagogo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239425 no cargo de Psicopedagogo.
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 15.472,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
649 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 16.768,35
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
139 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo
R$ 5.303,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
391 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Psicopedagogo Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.
Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Psicopedagogo
O Psicopedagogo diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.
Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.
Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.
Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.
Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.
Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.
Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.
Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.
Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Psicopedagogo
O profissional Psicopedagogo deve implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Psicopedagogo
Um Psicopedagogo deve estimular o senso de justiça, estimular valores estéticos, organizar encontros, congressos e seminários, propor soluções para problemas educacionais detectados, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, visitar rotineiramente as escolas, assessorar o trabalho docente, estimular a cooperação, selecionar bibliografia, interagir com os pais, divulgar deliberações, criar espaços para o exercício da diversidade, elaborar relatórios, atualizar-se continuamente, sugerir mudanças no projeto pedagógico, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, fornecer subsídios teóricos, estudar continuamente, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, planejar reuniões com equipes de trabalho, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, promover estudos de caso, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, dominar a língua portuguesa, demonstrar versatilidade, desenvolver a autoestima, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, assessorar as escolas/instituições, socializar informações, interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar, respeitar as diversidades, estimular o senso crítico, administrar a progressão da aprendizagem, intermediar conflitos entre a escola e a família, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, demonstrar proatividade, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, detectar eventuais problemas educacionais, administrar tempo, divulgar resultados de avaliação, traçar objetivos educacionais, formar-se continuamente, auto avaliar-se, propor ações que favoreçam a maturação da criança, avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança, criar mecanismos de participação/interação, acompanhar a trajetória escolar do aluno, publicar experiências pedagógicas, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, respeitar a autonomia do educador, avaliar os planos diretores, respeitar a alteridade, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, administrar conflitos, olhar com intencionalidade pedagógica, articular a ação da escola com outras instituições, reunir-se com conselhos de classe, criar espaços de participação/interação, coordenar reuniões, dimensionar os problemas, estimular a criatividade, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, estimular a participação dos diferentes sujeitos, organizar grupos de estudos, demonstrar capacidade de observação, entrevistar, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, pesquisar práticas educativas, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, participar da avaliação proposta pela instituição, planejar ações de operacionalização, estimular a solidariedade, acompanhar a produção dos alunos, trabalhar em equipe, construir instrumentos de avaliação, avaliar a instituição escolar, estimular a transparência na condução dos trabalhos, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, selecionar referencial teórico, emitir pareceres, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, valorizar experiências pedagógicas significativas, demonstrar flexibilidade, contextualizar historicamente a escola, elaborar textos de orientação, organizar reuniões com equipes de trabalho, organizar encontro de educandos, estimular o respeito mútuo, expressar-se com clareza, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, avaliar a implementação de projetos educacionais, participar de cursos, seminários e congressos, divulgar experiências pedagógicas, respeitar a autoria do educador, observar o processo de trabalho em salas de aula, promover trocas de experiências, demonstrar criatividade, criar clima favorável de trabalho, orientar atividades interdisciplinares, compreender o contexto, avaliar o desempenho profissional dos educadores.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Psicopedagogo ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicopedagogo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicopedagogo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Psicopedagogo ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Psicopedagogo mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.609 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicopedagogo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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