O dissídio de Técnico de Orientação Profissional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239410 no cargo de Técnico de Orientação Profissional.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 4.074,01
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.257 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.699,65
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.040 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Gestão de Ativos Intangíveis Não-Financeiros
R$ 8.159,29
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
10.908 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Orientador educacional Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.
Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Técnico de Orientação Profissional
O Orientador educacional planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.
Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.
Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.
Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.
Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.
Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Orientador educacional
O profissional Técnico de Orientação Profissional deve promover a formação contínua dos profissionais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Orientador educacional
Um Orientador educacional deve demonstrar criatividade, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, estimular a solidariedade, observar conselhos de classe e de escola, divulgar experiências pedagógicas, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, coordenar reuniões, administrar a demanda por vagas, estimular valores estéticos, desenvolver a autoestima, expressar-se com clareza, traçar metas educacionais, elaborar textos de orientação, acompanhar a trajetória escolar do aluno, acompanhar a produção dos alunos, articular a ação da escola com outras instituições, olhar com intencionalidade pedagógica, entrevistar, socializar informações, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, estimular o respeito mútuo, formar equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, orientar atividades interdisciplinares, reunir-se com conselhos de classe, estimular a participação dos diferentes sujeitos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, contextualizar historicamente a escola, avaliar a implementação de projetos educacionais, elaborar relatórios, divulgar deliberações, fornecer subsídios teóricos, selecionar referencial teórico, criar espaços para o exercício da diversidade, observar o desempenho das classes, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, detectar eventuais problemas educacionais, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, estudar continuamente, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, construir instrumentos de avaliação, avaliar a instituição escolar, intervir na aplicação de medidas disciplinares, observar o processo de trabalho em salas de aula, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, demonstrar capacidade de observação, planejar ações de operacionalização, interagir com os pais, criar mecanismos de participação/interação, respeitar a autonomia do educador, verificar o cumprimento das metas, demonstrar proatividade, organizar encontros, congressos e seminários, estimular a cooperação, equalizar informações, promover trocas de experiências, estimular a transparência na condução dos trabalhos, criar espaços de participação/interação, administrar conflitos, pesquisar práticas educativas, formar-se continuamente, divulgar resultados de avaliação, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, trabalhar em equipe, assessorar o trabalho docente, dimensionar os problemas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, caracterizar o perfil dos alunos, compreender o contexto, dominar a língua portuguesa, traçar objetivos educacionais, emitir pareceres, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, intermediar conflitos entre a escola e a família, auto avaliar-se, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, selecionar bibliografia, respeitar a autoria do educador, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, participar da avaliação proposta pela instituição, construir sistema de avaliação, planejar reuniões com equipes de trabalho, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, organizar reuniões com equipes de trabalho, estimular a criatividade, avaliar o desempenho profissional dos educadores, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, analisar o desempenho das classes, atualizar-se continuamente, criar clima favorável de trabalho, demonstrar versatilidade, sugerir mudanças no projeto pedagógico, estimular o senso de justiça, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, organizar grupos de estudos, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, propor soluções para problemas educacionais detectados, levantar necessidades educacionais e sociais, administrar tempo, respeitar a alteridade, estimular a participação nas instituições associativas, produzir material de apoio pedagógico, estimular o senso crítico, participar de cursos, seminários e congressos, publicar experiências pedagógicas, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, respeitar as diversidades, demonstrar flexibilidade, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, estruturar os tempos pedagógicos, avaliar o desempenho das classes/turmas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, valorizar experiências pedagógicas significativas, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico de Orientação Profissional ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Orientação Profissional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Orientação Profissional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico de Orientação Profissional ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Técnico de Orientação Profissional mostrado aqui é resultado do levantamento de 34.350 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Orientação Profissional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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