O dissídio de Orientador de Ensino 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239410 no cargo de Orientador de Ensino.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 3.557,21

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.135 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Santana de Parnaíba - SP

R$ 7.267,46

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.863 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Orientador educacional Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.

Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Orientador de Ensino

O Orientador educacional planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.

Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.

Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.

Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.

Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.

Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Orientador educacional

O profissional Orientador de Ensino deve coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Orientador educacional

Um Orientador educacional deve organizar reuniões com equipes de trabalho, coordenar reuniões, sugerir mudanças no projeto pedagógico, detectar eventuais problemas educacionais, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, interagir com os pais, planejar ações de operacionalização, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, traçar metas educacionais, planejar reuniões com equipes de trabalho, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, organizar encontros, congressos e seminários, divulgar deliberações, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, avaliar o desempenho das classes/turmas, criar espaços para o exercício da diversidade, dominar a língua portuguesa, acompanhar a produção dos alunos, selecionar bibliografia, assessorar o trabalho docente, estimular a transparência na condução dos trabalhos, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, observar o desempenho das classes, observar o processo de trabalho em salas de aula, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, traçar objetivos educacionais, intervir na aplicação de medidas disciplinares, avaliar o desempenho profissional dos educadores, dimensionar os problemas, equalizar informações, respeitar a autonomia do educador, contextualizar historicamente a escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, socializar informações, criar mecanismos de participação/interação, articular a ação da escola com outras instituições, avaliar a implementação de projetos educacionais, estruturar os tempos pedagógicos, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, estimular o senso de justiça, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, selecionar referencial teórico, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, organizar grupos de estudos, formar-se continuamente, divulgar experiências pedagógicas, atualizar-se continuamente, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, publicar experiências pedagógicas, demonstrar criatividade, estimular a participação dos diferentes sujeitos, auto avaliar-se, produzir material de apoio pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, expressar-se com clareza, demonstrar versatilidade, demonstrar proatividade, compreender o contexto, estimular a cooperação, fornecer subsídios teóricos, propor soluções para problemas educacionais detectados, respeitar as diversidades, estimular a participação nas instituições associativas, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, pesquisar práticas educativas, estudar continuamente, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, observar conselhos de classe e de escola, estimular valores estéticos, administrar tempo, intermediar conflitos entre a escola e a família, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, administrar a demanda por vagas, analisar o desempenho das classes, elaborar textos de orientação, criar clima favorável de trabalho, estimular a criatividade, levantar necessidades educacionais e sociais, divulgar resultados de avaliação, elaborar relatórios, reunir-se com conselhos de classe, construir instrumentos de avaliação, olhar com intencionalidade pedagógica, criar espaços de participação/interação, promover trocas de experiências, verificar o cumprimento das metas, participar da avaliação proposta pela instituição, participar de cursos, seminários e congressos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estimular a solidariedade, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, demonstrar capacidade de observação, orientar atividades interdisciplinares, avaliar a instituição escolar, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, respeitar a alteridade, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, construir sistema de avaliação, valorizar experiências pedagógicas significativas, estimular o respeito mútuo, respeitar a autoria do educador, administrar conflitos, entrevistar, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, caracterizar o perfil dos alunos, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, trabalhar em equipe, desenvolver a autoestima, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, acompanhar a trajetória escolar do aluno, estimular o senso crítico, demonstrar flexibilidade, formar equipes de trabalho, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, emitir pareceres, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Orientador de Ensino ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Orientador de Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 3.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Orientador de Ensino em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Orientador de Ensino ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Orientador de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 32026 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Orientador de Ensino com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Orientador de Ensino CBO 239410 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Orientador de Ensino em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Orientador de Ensino por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 40h 3.202,23 3.326,34 4.694,22 16,65 7.90%
Paraná 40h 2.813,00 2.922,02 4.123,64 14,63 5.20%
Minas Gerais 38h 2.458,56 2.553,85 3.604,07 13,36 5.60%
Santa Catarina 25h 3.209,93 3.334,34 4.705,52 26,15 5.10%
Rio de Janeiro 33h 2.690,39 2.794,66 3.943,91 16,79 7.30%
Bahia 34h 3.213,93 3.338,49 4.711,38 19,40 7.40%
Mato Grosso 40h 2.581,09 2.681,13 3.783,69 13,50 5.40%
Distrito Federal 39h 3.194,56 3.318,37 4.682,98 17,11 4.90%
Rio Grande do Sul 38h 2.988,97 3.104,82 4.381,61 16,16 4.30%
Pará 40h 2.056,29 2.135,99 3.014,37 10,73 4.70%
Goiás 38h 2.466,15 2.561,73 3.615,19 13,42 5.90%
Ceará 40h 2.374,47 2.466,50 3.480,80 12,35 4.10%
Pernambuco 41h 2.318,13 2.407,98 3.398,21 11,78 5.60%
Piauí 39h 1.837,40 1.908,61 2.693,49 9,76 6.60%
Espírito Santo 40h 2.863,67 2.974,66 4.197,93 15,02 4.70%
Maranhão 37h 2.820,36 2.929,67 4.134,44 15,79 6.40%
Mato Grosso do Sul 42h 2.739,53 2.845,71 4.015,95 13,55 4.70%
Paraíba 40h 2.282,72 2.371,19 3.346,30 11,96 6.10%
Rondônia 34h 2.351,40 2.442,53 3.446,98 14,40 7.50%
Rio Grande do Norte 35h 3.038,62 3.156,39 4.454,39 18,26 6.40%
Amazonas 40h 2.492,32 2.588,92 3.653,56 12,87 4.30%
Alagoas 35h 2.485,78 2.582,12 3.643,97 14,60 7.80%
Amapá 41h 2.541,31 2.639,80 3.725,37 12,97 5.50%
Tocantins 38h 3.424,49 3.557,21 5.020,04 18,50 5.00%
Roraima 36h 2.081,31 2.161,97 3.051,04 11,93 8.20%
Acre 37h 1.910,34 1.984,38 2.800,42 10,60 7.80%
Sergipe 38h 2.339,20 2.429,86 3.429,09 12,64 6.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Orientador de Ensino.

Dissídio de Orientador de Ensino por cidade

Quanto ganha um Orientador de Ensino nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Orientador de Ensino na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 39 3.287,17 3.414,57 4.818,75 17,36 7.40%
Indaial, SC 20 3.373,40 3.504,15 4.945,16 34,59 6.70%
Londrina, PR 42 3.287,48 3.414,89 4.819,19 16,45 4.30%
Belo Horizonte, MG 37 2.315,28 2.405,01 3.394,02 13,06 6.50%
Rio de Janeiro, RJ 34 3.064,77 3.183,55 4.492,72 18,98 7.10%
Brasília, DF 39 3.194,56 3.318,37 4.682,98 17,11 8.30%
Salvador, BA 33 3.925,92 4.078,08 5.755,11 24,64 8.30%
Maringá, PR 37 1.970,42 2.046,79 2.888,49 11,01 5.80%
Teresina, PI 41 1.818,43 1.888,90 2.665,68 9,28 6.90%
Fortaleza, CE 40 2.306,25 2.395,63 3.380,79 12,08 5.80%
Curitiba, PR 38 3.515,79 3.652,05 5.153,88 19,11 6.80%
Campinas, SP 41 3.415,43 3.547,80 5.006,76 17,38 4.60%
Niterói, RJ 32 1.917,06 1.991,36 2.810,26 12,45 4.90%
Barra do Garças, MT 40 1.358,97 1.411,64 1.992,15 7,07 6.20%
Goiânia, GO 37 2.651,25 2.754,01 3.886,54 14,78 5.70%
São Luís, MA 38 2.883,40 2.995,15 4.226,85 15,57 7.90%
Santo André, SP 42 3.589,82 3.728,95 5.262,41 17,61 4.30%
São Bernardo do Campo, SP 40 2.972,62 3.087,83 4.357,64 15,26 4.50%
Canaã dos Carajás, PA 44 1.423,59 1.478,77 2.086,88 6,73 6.10%
Porto Alegre, RS 38 3.379,10 3.510,06 4.953,51 18,38 5.00%
Uberlândia, MG 41 2.572,73 2.672,44 3.771,42 13,03 4.10%
Suzano, SP 44 1.774,75 1.843,53 2.601,65 8,40 6.90%
Campo Grande, MS 41 3.047,12 3.165,22 4.466,86 15,28 7.70%
Sorocaba, SP 42 2.988,78 3.104,62 4.381,33 14,74 6.30%
Franca, SP 42 2.874,38 2.985,79 4.213,63 14,08 7.20%
Ribeirão Preto, SP 38 3.911,01 4.062,59 5.733,25 21,55 4.50%
São José dos Campos, SP 39 3.315,19 3.443,68 4.859,82 17,80 7.40%
Recife, PE 40 2.332,67 2.423,08 3.419,52 11,97 5.30%
Belém, PA 34 2.273,21 2.361,31 3.332,36 13,82 4.40%
Cuiabá, MT 42 4.305,10 4.471,96 6.310,96 21,48 4.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Orientador de Ensino. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Orientador de Ensino no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.192,71 3.316,45 4.680,27 6.90%
Educação superior - graduação 2.958,52 3.073,18 4.336,97 6.50%
Ensino fundamental 3.581,96 3.720,78 5.250,88 4.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.343,52 2.434,35 3.435,42 5.80%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.183,56 2.268,19 3.200,93 4.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.211,30 4.374,52 6.173,45 4.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.766,88 1.835,36 2.590,11 7.00%
Educação infantil - creche 2.345,74 2.436,65 3.438,68 4.20%
Educação infantil - pré-escola 2.573,82 2.673,57 3.773,03 7.10%
Ensino médio 4.461,88 4.634,81 6.540,79 4.50%
Administração pública em geral 1.737,73 1.805,08 2.547,39 6.30%
Educação profissional de nível técnico 2.379,05 2.471,26 3.487,51 8.10%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.004,72 2.082,41 2.938,76 5.70%
Treinamento em informática 1.471,82 1.528,87 2.157,58 5.90%
Ensino de idiomas 1.973,32 2.049,80 2.892,74 6.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.605,87 2.706,86 3.820,01 4.70%
Locação de mão-de-obra temporária 3.253,08 3.379,16 4.768,78 5.10%
Construção de edifícios 1.398,70 1.452,91 2.050,40 8.00%
Edição de livros 3.627,52 3.768,12 5.317,68 4.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.227,69 3.352,79 4.731,56 7.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.