O dissídio de Professor de Música no Ensino Superior 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234915 no cargo de Professor de Música no Ensino Superior.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 29.952,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

111 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.749,90

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

42 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de música no ensino superior Planeja e realiza diferentes atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas em música instrumental e coral, como canto e arte lírica, composição, regência e formação de instrumentista, no âmbito do ensino superior Ministra aulas expositivas, aulas magistrais, aulas individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias avaliativas.

Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas técnico-científicos na área de conhecimento da música, contribuindo para a divulgação de novos conceitos, de análises setoriais e estudos sobre produção e consumo arte-musical

O que faz um Professor de Música no Ensino Superior

O Professor de música no ensino superior prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior de música instrumental e coral, mobilizando aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções artístico-musicais, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.

Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação.

Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular, carga-horária, conteúdos e abordagens previstos no ementário, a existência de pré-requisitos e de infraestrutura específica, assim como o modelo e a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos e disciplinas, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos.

Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores de música, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.

Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa na área de conhecimento da música, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras.

Elabora e define desenhos metodológicos e projetos de pesquisa na área de música, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação e recepção Desenvolve produções acadêmicas e artístico-musicais, evidenciando análises resultados de pesquisa e novas abordagens artístico-científicas em textos teóricos, críticos e de divulgação, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.

Coordena publicações e participa de conselhos editoriais artístico-científicos no seu campo de conhecimento.

Divulga conhecimentos por meio de palestras e conferências, apresentação de trabalhos e produções artístico-científicas em seminários, colóquios e congressos, participando de debates e entrevistas em plataformas multimidias Programa e organiza atividades de extensão no campo de conhecimento da música, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, concertos, recitais, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-musicais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais.

Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .

Funções do Professor de música no ensino superior

O profissional Professor de Música no Ensino Superior deve planejar cursos, demonstrar competências pessoais, assessorar atividades acadêmico-administrativas, coordenar atividades de extensão em artes, atuar no ensino da arte, exercer atividades acadêmico-administrativas, desenvolver pesquisa em artes, divulgar conhecimentos específicos em artes.

Condições de trabalho da profissão

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de música no ensino superior

Um Professor de música no ensino superior deve trabalhar em equipe, difundir resultados de pesquisa, organizar concertos e recitais, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, solicitar infraestrutura de apoio, definir programas de cursos, organizar oficinas e minicursos, demonstrar percepção estética, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, articular a arte com outras áreas do conhecimento, emitir pareceres, definir grades curriculares, analisar arte, obra de arte e experiência estética, sistematizar conhecimentos em artes, coordenar grupos de pesquisa, organizar exposições, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, demonstrar capacidade pedagógica, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, definir carga horária, assessorar agências financiadoras de pesquisa, prestar consultoria, dimensionar infraestrutura de apoio, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, prestar atendimento a alunos, demonstrar capacidade de condução de pesquisa, avaliar currículos, cursos e disciplinas, participar de debates na mídia, ministrar aulas teóricas e práticas, participar de comissões, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, identificar pré-requisitos, organizar seminários, colóquios e congressos, participar da definição de políticas culturais, dar palestras e conferências, assessorar editoras, dar entrevistas, supervisionar alunos em estágios, demonstrar atitude crítica, elaborar ementas, participar de bancas de concurso, trabalhar de forma multidisciplinar, preparar aulas teóricas e práticas, analisar processos de criação artística, participar de seminários colóquios e congressos, elaborar projetos de pesquisa, coordenar grupos de estudo, definir metodologias de pesquisa em artes, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, demonstrar capacidade de criar soluções novas, coordenar publicações, supervisionar produções de natureza artística, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, analisar processos de recepção artística, desenvolver novas abordagens de criação artística, coordenar cursos, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, definir objetivos de cursos, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, realizar curadoria, assessorar entidades de ensino, assessorar a mídia, organizar festivais e mostras, constituir equipes de trabalho, elaborar relatórios, assessorar grupos artísticos, programar palestras e conferências, assessorar instituições artístico-culturais, coordenar comissões, ministrar oficinas e minicursos, programar espetáculos, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, avaliar alunos, participar de conselhos editoriais, assessorar organizações governamentais e não-governamentais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Música no Ensino Superior ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Música no Ensino Superior e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de artes do ensino superior que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Música no Ensino Superior em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Música no Ensino Superior ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de artes do ensino superior 2024

O salário de Professor de Música no Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 471 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de artes do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Música no Ensino Superior com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Música no Ensino Superior CBO 234915 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Música no Ensino Superior em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Música no Ensino Superior por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 24h 3.561,98 3.700,03 5.221,59 31,34 6.30%
Rio de Janeiro 33h 3.704,57 3.848,15 5.430,62 23,61 8.30%
Santa Catarina 24h 2.315,55 2.405,30 3.394,43 20,07 5.50%
Pernambuco 39h 3.627,91 3.768,52 5.318,25 19,27 7.00%
Bahia 30h 2.093,14 2.174,26 3.068,38 14,32 6.80%
Goiás 30h 2.656,09 2.759,03 3.893,63 18,67 5.50%
Paraná 25h 1.864,97 1.937,25 2.733,91 15,41 7.40%
Minas Gerais 25h 2.223,56 2.309,74 3.259,57 18,60 5.80%
Rio Grande do Sul 26h 3.305,31 3.433,41 4.845,33 26,23 5.20%
Acre 44h 2.475,31 2.571,25 3.628,63 11,69 4.70%
Distrito Federal 37h 3.826,69 3.975,00 5.609,64 21,57 8.30%
Ceará 18h 4.858,10 5.046,38 7.121,61 55,13 4.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Música no Ensino Superior.

Dissídio de Professor de Música no Ensino Superior por cidade

Quanto ganha um Professor de Música no Ensino Superior nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Música no Ensino Superior na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 20 3.609,99 3.749,90 5.291,97 37,54 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 36 3.434,98 3.568,11 5.035,42 19,70 7.90%
Goiânia, GO 29 3.090,28 3.210,05 4.530,11 22,46 4.60%
Rio Branco, AC 44 2.475,31 2.571,25 3.628,63 11,69 7.80%
Brasília, DF 37 3.826,69 3.975,00 5.609,64 21,57 7.90%
Florianópolis, SC 17 2.154,10 2.237,58 3.157,75 26,81 8.00%
Recife, PE 37 4.987,45 5.180,75 7.311,23 28,00 4.60%
Petrolina, PE 44 2.803,00 2.911,64 4.108,99 13,23 4.40%
Ribeirão Preto, SP 18 2.642,19 2.744,59 3.873,25 30,96 7.30%
Fortaleza, CE 14 5.297,50 5.502,82 7.765,74 80,71 7.80%
Salvador, BA 39 2.219,96 2.306,00 3.254,30 11,92 7.80%
Curitiba, PR 30 1.862,71 1.934,90 2.730,59 12,77 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Música no Ensino Superior. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Música no Ensino Superior no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 5.067,74 5.264,15 7.428,92 8.20%
Educação infantil - pré-escola 3.565,97 3.704,17 5.227,44 7.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.476,28 2.572,25 3.630,04 7.30%
Ensino de música 2.314,61 2.404,32 3.393,05 4.10%
Ensino médio 3.743,49 3.888,58 5.487,67 6.90%
Educação infantil - creche 4.818,19 5.004,93 7.063,10 4.80%
Administração pública em geral 3.138,91 3.260,57 4.601,41 7.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.752,23 2.858,90 4.034,57 6.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.785,64 2.893,60 4.083,54 4.70%
Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios 1.755,73 1.823,78 2.573,77 8.00%
Atividades de organizações religiosas 3.774,02 3.920,29 5.532,42 6.70%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 2.694,29 2.798,71 3.949,63 8.30%
Produção musical 1.361,24 1.414,00 1.995,48 4.80%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 3.812,25 3.960,00 5.588,47 5.00%
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares 81.048,47 84.189,67 118.810,98 8.10%
Cursos preparatórios para concursos 2.873,63 2.985,00 4.212,52 6.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.202,78 4.365,67 6.160,96 6.90%
Ensino de esportes 2.490,16 2.586,67 3.650,38 4.50%
Orfanatos 1.749,85 1.817,67 2.565,15 5.60%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 2.166,05 2.250,00 3.175,27 7.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.