O dissídio de Professor de Literatura Brasileira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234628 no cargo de Professor de Literatura Brasileira.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 6.447,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 3.832,31

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Brasília - DF

16 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Fundamental

R$ 5.455,61

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

70 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de literatura brasileira Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Literatura Brasileira

O Professor de literatura brasileira planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.

Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.

Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.

Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções do Professor de literatura brasileira

O profissional Professor de Literatura Brasileira deve orientar alunos, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de qualificação profissional, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, organizar a produção do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de avaliação.

Condições de trabalho da profissão

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira

Um Professor de literatura brasileira deve atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, promover intercâmbios científicos e culturais, atualizar conteúdos programáticos, discutir questões sociais e culturais, em classe, programar atividades de laboratório de língua e informática, estabelecer critérios de avaliação, avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, estimular senso crítico dos alunos, participar da correção de exames, realizar autoavaliação, elaborar notas e resenhas sobre livros, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, demonstrar capacidade de interagir com os alunos, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, avaliar o projeto pedagógico do curso, realizar palestras, conferências, etc, discutir propostas curriculares, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, realizar atualização bibliográfica, programar o uso de equipamentos de apoio, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar e implementar projetos de extensão, realizar estudos interdisciplinares, organizar concursos literários, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, dar atendimento individual aos alunos, demonstrar capacidade de análise e síntese, publicar traduções de textos, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, elaborar projetos, participar da elaboração de propostas curriculares, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., organizar antologias, escrever verbetes, realizar discussões teórico-metodológicas, discutir resultados da produção discente, elaborar críticas literárias, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., atualizar-se na carreira acadêmica, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), realizar atividades de editoração, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.), participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, avaliar grade curricular, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, apresentar trabalhos em congressos científicos, demonstrar capacidade de reflexão, divulgar a produção discente, montar equipe de pesquisa, participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, preparar programas de cursos, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, traduzir textos, participar de júri de premiação cultural, elaborar dissertação de mestrado, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, articular conhecimento de diferentes áreas, desenvolver metodologias científicas de trabalho, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, participar da organização de bancas examinadoras, realizar revisão de textos e traduções, preparar instrumentos de avaliação, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, elaborar dicionários, organizar e editar publicações científicas, ministrar cursos de ensino à distância, elaborar tese de doutorado, orientar dissertações de mestrado, elaborar pareceres para publicações científicas, prestar assessoria a instituições de ensino, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, elaborar livros didáticos de língua e literatura, representar os pares em comissões externas à instituição, elaborar glossários, definir conteúdos programáticos, programar atividades de pesquisa, selecionar textos para estudo, orientar trabalhos de especialização, publicar trabalhos, participar de colegiados, avaliar as necessidades dos alunos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, indicar bibliografia, proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, elaborar relatórios e monografias, distribuir disciplinas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, coletar dados e materiais para pesquisa, prever recursos financeiros para pesquisa, analisar princípios metodológicos da área, supervisionar estágios, trabalhar em equipe, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, promover o estudo de textos, orientar trabalhos de iniciação científica, organizar eventos científicos e culturais, organizar edições didáticas de obras literárias, relacionar teoria e prática, analisar dados e materiais de pesquisa, participar de discussões sobre a área, pela internet, prestar assessoria a órgãos públicos, orientar trabalhos de monitoria, estruturar projetos pedagógicos na área, avaliar exame nacional de cursos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, elaborar material didático e paradidático, elaborar pareceres para editoras, orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, planejar orçamento, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, orientar teses de doutorado, escrever textos relacionados à pesquisa, promover estudos inter e transdisciplinares, organizar horários, cronogramas, etc, orientar alunos na apresentação de trabalhos, desenvolver atividades de pós-doutorado, participar de júri de premiação acadêmica e científica, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar levantamento bibliográfico, demonstrar capacidade de liderança, avaliar a produção escrita de alunos, planejar e implementar grades curriculares.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Literatura Brasileira ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Literatura Brasileira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Literatura Brasileira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Literatura Brasileira ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025

O salário de Professor de Literatura Brasileira mostrado aqui é resultado do levantamento de 135 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Literatura Brasileira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Literatura Brasileira CBO 234628 salário