O dissídio de Vice-presidente de Vendas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123305 no cargo de Vice-presidente de Vendas.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 34.981,85

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.555 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 39.609,46

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.652 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor comercial Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.

Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Vice-presidente de Vendas

O Diretor comercial estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.

Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.

Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.

Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.

Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.

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Funções do Diretor comercial

O profissional Vice-presidente de Vendas deve definir plano de marketing e vendas, demonstrar competências pessoais, gerir qualidade da venda, executar plano de marketing e vendas, atuar na definição do planejamento estratégico, comunicar-se, participar na definição de políticas de recursos humanos.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor comercial

Um Diretor comercial deve fixar metas de vendas (objetivos e prazos), estimular processo de comunicação, implantar novas metodologias de trabalho, promover rastreabilidade do produto, instituir metodologia de trabalho, fazer cumprir política comercial da empresa, analisar viabilidade econômica, mostrar coerência, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, fazer exposições na mídia, redigir relatórios, manipular tendência de mercado, prospectar formadores de opinião, aprovar normas e instruções, trabalhar com ética, demonstrar respeito a chefes e subordinados, administrar conflitos, transformar dados em informação, contribuir na elaboração de descrição de cargos, avaliar nível de satisfação da equipe, trabalhar com responsabilidade social, revisar plano de marketing e vendas, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), gerenciar custos e prazos logísticos, promover inovação, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, promover campanhas internas de conscientização, orientar planejamento da produção, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), avaliar desempenho da equipe, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, disseminar informações ao público de interesse da empresa, delegar responsabilidades, gerir pós-venda, avaliar exequibilidade de projetos, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, definir plano de investimento com grupo gestor, definir perfil de qualificação do pessoal, elaborar plano de contingência, validar métodos, demonstrar capacidade de liderança, monitorar rentabilidade de produtos e clientes, minimizar rupturas de vendas, zelar pela apresentação pessoal, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, mostrar versatilidade, aprovar contratação de terceiros, focalizar na busca de resultados, mostrar criatividade, tomar decisões, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, demonstrar visão de futuro, mostrar otimismo, dialogar com públicos de interesse da empresa, trabalhar em equipe, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), realizar ações preventivas e corretivas, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, motivar equipe, dimensionar recursos, expor ideias em público, atuar na definição de linhas de produto, aproveitar oportunidades, definir metas e padrões de qualidade, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, utilizar tecnologia da informação, avaliar resultados (negócios e processos), implementar planos de marketing e vendas, analisar plano de marketing e vendas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Vice-presidente de Vendas ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-presidente de Vendas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 7.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-presidente de Vendas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Vice-presidente de Vendas ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2024

O salário de Vice-presidente de Vendas mostrado aqui é resultado do levantamento de 4349 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-presidente de Vendas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Vice-presidente de Vendas CBO 123305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Vice-presidente de Vendas em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Vice-presidente de Vendas por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 33.676,64 34.981,85 49.367,44 165,53 4.50%
Minas Gerais 42h 12.935,82 13.437,18 18.962,95 64,17 7.70%
Rio de Janeiro 42h 28.056,14 29.143,51 41.128,20 137,92 4.50%
Paraná 43h 17.817,01 18.507,55 26.118,40 85,77 7.20%
Santa Catarina 43h 15.445,52 16.044,15 22.641,98 75,19 4.20%
Rio Grande do Sul 43h 18.162,11 18.866,02 26.624,29 88,38 6.90%
Goiás 43h 10.443,15 10.847,89 15.308,87 50,19 7.60%
Ceará 43h 14.274,29 14.827,52 20.925,04 69,30 6.40%
Pernambuco 43h 10.867,73 11.288,93 15.931,27 53,09 6.60%
Mato Grosso 43h 19.268,21 20.014,99 28.245,76 92,17 8.00%
Distrito Federal 43h 16.925,84 17.581,84 24.812,02 82,59 5.90%
Bahia 43h 13.505,41 14.028,84 19.797,92 65,30 7.50%
Espírito Santo 42h 6.876,80 7.143,33 10.080,88 34,36 5.60%
Pará 43h 10.549,34 10.958,20 15.464,54 51,18 5.90%
Rio Grande do Norte 43h 4.341,91 4.510,19 6.364,91 20,84 6.40%
Mato Grosso do Sul 44h 7.427,10 7.714,95 10.887,57 35,07 5.40%
Amazonas 44h 9.345,72 9.707,93 13.700,12 44,38 6.60%
Paraíba 43h 3.773,86 3.920,13 5.532,20 18,23 8.20%
Maranhão 43h 4.432,27 4.604,05 6.497,37 21,22 6.40%
Alagoas 44h 13.221,47 13.733,90 19.381,69 63,10 5.60%
Piauí 43h 6.709,45 6.969,49 9.835,56 32,52 7.40%
Tocantins 43h 8.051,56 8.363,62 11.802,98 38,56 5.60%
Sergipe 43h 13.425,51 13.945,85 19.680,80 64,29 6.40%
Rondônia 44h 7.214,39 7.494,00 10.575,76 34,06 6.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Vice-presidente de Vendas.

Dissídio de Vice-presidente de Vendas por cidade

Quanto ganha um Vice-presidente de Vendas nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Vice-presidente de Vendas na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 38.131,59 39.609,46 55.898,06 188,78 8.30%
Barueri, SP 43 29.663,63 30.813,30 43.484,65 144,58 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 32.794,48 34.065,50 48.074,25 160,73 8.30%
Belo Horizonte, MG 42 20.162,64 20.944,08 29.556,91 100,36 7.70%
Campinas, SP 42 33.785,47 35.094,89 49.526,97 165,74 6.10%
Curitiba, PR 43 28.200,69 29.293,67 41.340,10 137,85 5.90%
Brasília, DF 43 16.925,84 17.581,84 24.812,02 82,59 7.00%
Monte Belo, MG 40 2.455,80 2.550,98 3.600,02 12,75 5.50%
Fortaleza, CE 43 13.841,97 14.378,45 20.291,29 66,58 4.40%
Porto Alegre, RS 43 24.918,65 25.884,43 36.528,88 121,23 5.20%
Recife, PE 42 12.411,46 12.892,49 18.194,27 61,98 8.10%
Goiânia, GO 43 12.979,41 13.482,45 19.026,84 62,23 4.60%
Sorocaba, SP 43 32.439,15 33.696,40 47.553,37 158,45 7.40%
Jundiaí, SP 43 25.768,17 26.766,87 37.774,21 124,88 4.30%
Guarulhos, SP 43 19.819,56 20.587,71 29.054,00 94,77 7.70%
Cuiabá, MT 44 20.309,48 21.096,61 29.772,17 96,22 4.80%
Osasco, SP 42 30.114,67 31.281,82 44.145,85 147,88 4.20%
Florianópolis, SC 43 25.952,36 26.958,20 38.044,22 126,68 8.20%
São Caetano do Sul, SP 44 36.586,11 38.004,08 53.632,50 174,06 4.90%
Manaus, AM 44 9.584,63 9.956,10 14.050,35 45,52 7.10%
Salvador, BA 42 23.111,42 24.007,15 33.879,61 113,18 8.10%
Belém, PA 42 12.329,36 12.807,21 18.073,92 61,68 5.90%
Ribeirão Preto, SP 44 31.641,46 32.867,79 46.384,01 150,84 6.30%
São Bernardo do Campo, SP 43 33.444,17 34.740,37 49.026,65 162,58 8.10%
Uberlândia, MG 43 20.173,44 20.955,30 29.572,75 96,97 5.60%
Maringá, PR 43 9.988,07 10.375,18 14.641,76 48,13 4.40%
Blumenau, SC 43 20.228,23 21.012,22 29.653,08 96,86 8.30%
Cotia, SP 42 35.476,10 36.851,05 52.005,31 175,97 7.40%
São José do Rio Preto, SP 43 5.205,46 5.407,21 7.630,81 24,88 6.60%
Joinville, SC 43 31.416,76 32.634,38 46.054,62 151,35 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Vice-presidente de Vendas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Vice-presidente de Vendas no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 33.891,98 35.205,53 49.683,10 4.90%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 44.775,63 46.511,00 65.637,72 7.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 31.518,77 32.740,34 46.204,16 6.90%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 30.924,87 32.123,43 45.333,55 5.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 20.594,63 21.392,81 30.190,18 7.00%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 36.199,49 37.602,48 53.065,75 7.10%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 28.494,03 29.598,37 41.770,11 6.40%
Consultoria em tecnologia da informação 39.596,26 41.130,90 58.045,15 6.60%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 39.007,60 40.519,42 57.182,22 6.40%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 31.239,63 32.450,39 45.794,96 5.90%
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 32.239,41 33.488,91 47.260,56 4.20%
Seguros não-vida 38.670,01 40.168,75 56.687,35 6.00%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 26.913,47 27.956,56 39.453,14 7.80%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 10.857,23 11.278,03 15.915,89 6.90%
Holdings de instituições não-financeiras 37.702,02 39.163,24 55.268,34 5.20%
Administração de cartões de crédito 15.265,20 15.856,83 22.377,64 4.20%
Comércio varejista de outros produtos 23.224,09 24.124,19 34.044,78 5.50%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 48.505,57 50.385,51 71.105,54 4.40%
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano 40.074,50 41.627,67 58.746,21 7.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 19.328,14 20.077,24 28.333,60 7.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.