O dissídio de Vice-presidente Comercial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123305 no cargo de Vice-presidente Comercial.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 33.463,36

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.497 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 37.945,47

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.599 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor comercial Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.

Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Vice-presidente Comercial

O Diretor comercial estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.

Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.

Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.

Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.

Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.

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Funções do Diretor comercial

O profissional Vice-presidente Comercial deve demonstrar competências pessoais, executar plano de marketing e vendas, comunicar-se, atuar na definição do planejamento estratégico, gerir qualidade da venda, participar na definição de políticas de recursos humanos, definir plano de marketing e vendas.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor comercial

Um Diretor comercial deve dimensionar recursos, contribuir na elaboração de descrição de cargos, gerenciar custos e prazos logísticos, fixar metas de vendas (objetivos e prazos), demonstrar visão de futuro, validar métodos, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), definir plano de investimento com grupo gestor, demonstrar capacidade de liderança, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, orientar planejamento da produção, mostrar criatividade, revisar plano de marketing e vendas, manipular tendência de mercado, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, expor ideias em público, avaliar nível de satisfação da equipe, utilizar tecnologia da informação, gerir pós-venda, definir perfil de qualificação do pessoal, avaliar resultados (negócios e processos), mostrar versatilidade, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, tomar decisões, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), realizar ações preventivas e corretivas, minimizar rupturas de vendas, mostrar otimismo, implementar planos de marketing e vendas, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, promover inovação, dialogar com públicos de interesse da empresa, fazer exposições na mídia, redigir relatórios, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, trabalhar em equipe, prospectar formadores de opinião, analisar viabilidade econômica, motivar equipe, administrar conflitos, elaborar plano de contingência, monitorar rentabilidade de produtos e clientes, trabalhar com ética, aprovar normas e instruções, promover rastreabilidade do produto, zelar pela apresentação pessoal, atuar na definição de linhas de produto, promover campanhas internas de conscientização, fazer cumprir política comercial da empresa, avaliar exequibilidade de projetos, trabalhar com responsabilidade social, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, aprovar contratação de terceiros, analisar plano de marketing e vendas, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, focalizar na busca de resultados, aproveitar oportunidades, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), avaliar desempenho da equipe, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, implantar novas metodologias de trabalho, disseminar informações ao público de interesse da empresa, instituir metodologia de trabalho, definir metas e padrões de qualidade, mostrar coerência, demonstrar respeito a chefes e subordinados, transformar dados em informação, delegar responsabilidades, estimular processo de comunicação, verificar cumprimento dos prazos de cobrança.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Vice-presidente Comercial ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-presidente Comercial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-presidente Comercial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Vice-presidente Comercial ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2024

O salário de Vice-presidente Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 4280 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-presidente Comercial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Vice-presidente Comercial CBO 123305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Vice-presidente Comercial em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Vice-presidente Comercial por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 32.214,81 33.463,36 47.224,50 157,87 6.90%
Minas Gerais 42h 12.557,65 13.044,35 18.408,58 62,63 8.10%
Rio de Janeiro 42h 27.109,24 28.159,91 39.740,12 133,57 6.90%
Paraná 43h 16.573,03 17.215,35 24.294,82 79,69 4.30%
Santa Catarina 43h 15.516,66 16.118,04 22.746,26 74,76 6.30%
Rio Grande do Sul 43h 17.450,21 18.126,53 25.580,70 84,34 6.70%
Goiás 43h 12.146,41 12.617,17 17.805,73 58,62 4.10%
Ceará 43h 11.233,04 11.668,40 16.466,79 53,70 6.50%
Pernambuco 43h 11.444,21 11.887,75 16.776,35 55,31 5.70%
Mato Grosso 43h 20.130,43 20.910,63 29.509,70 96,31 5.00%
Distrito Federal 42h 15.979,04 16.598,34 23.424,08 78,41 5.00%
Bahia 43h 12.848,88 13.346,87 18.835,50 61,94 5.40%
Espírito Santo 43h 5.852,78 6.079,61 8.579,73 28,22 7.90%
Amazonas 44h 12.604,70 13.093,22 18.477,54 59,78 4.10%
Mato Grosso do Sul 42h 5.715,75 5.937,27 8.378,86 28,09 4.50%
Pará 43h 6.027,33 6.260,93 8.835,61 29,07 7.00%
Rio Grande do Norte 43h 5.292,88 5.498,02 7.758,97 25,70 8.30%
Maranhão 43h 4.570,07 4.747,19 6.699,37 21,85 4.10%
Alagoas 44h 13.630,98 14.159,28 19.982,00 64,95 4.30%
Sergipe 43h 15.535,67 16.137,79 22.774,13 74,42 6.60%
Paraíba 43h 4.095,34 4.254,06 6.003,46 19,98 7.80%
Piauí 43h 11.999,32 12.464,37 17.590,10 57,46 5.10%
Rondônia 44h 6.027,16 6.260,75 8.835,36 28,46 5.60%
Tocantins 44h 12.621,33 13.110,50 18.501,93 59,59 7.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Vice-presidente Comercial.

Dissídio de Vice-presidente Comercial por cidade

Quanto ganha um Vice-presidente Comercial nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Vice-presidente Comercial na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 36.529,69 37.945,47 53.549,79 180,12 7.50%
Rio de Janeiro, RJ 42 33.019,53 34.299,27 48.404,16 162,41 7.40%
Barueri, SP 42 30.844,18 32.039,61 45.215,25 150,92 5.10%
Belo Horizonte, MG 42 19.792,38 20.559,48 29.014,15 99,02 6.90%
Monte Belo, MG 40 2.497,53 2.594,32 3.661,18 12,97 6.90%
Campinas, SP 42 30.314,62 31.489,52 44.438,96 150,37 4.30%
Curitiba, PR 43 25.899,39 26.903,17 37.966,56 126,53 4.70%
Brasília, DF 42 15.979,04 16.598,34 23.424,08 78,41 6.30%
Fortaleza, CE 44 11.258,25 11.694,59 16.503,75 53,68 6.00%
Porto Alegre, RS 42 22.687,09 23.566,38 33.257,58 111,60 8.10%
Sorocaba, SP 43 27.712,52 28.786,57 40.624,47 134,94 6.00%
Goiânia, GO 44 13.703,81 14.234,93 20.088,75 65,45 6.30%
Recife, PE 42 15.547,50 16.150,07 22.791,46 76,35 7.30%
Osasco, SP 43 30.415,39 31.594,20 44.586,69 146,75 5.20%
Jundiaí, SP 43 32.094,08 33.337,95 47.047,51 156,05 4.20%
Manaus, AM 44 12.896,49 13.396,32 18.905,29 61,17 6.00%
Salvador, BA 43 18.252,29 18.959,70 26.756,49 88,26 7.30%
Guarulhos, SP 43 22.491,70 23.363,41 32.971,15 107,51 5.50%
Cuiabá, MT 44 23.079,01 23.973,48 33.832,09 109,42 6.10%
São José do Rio Preto, SP 44 5.984,01 6.215,93 8.772,10 28,41 6.00%
Florianópolis, SC 42 23.078,45 23.972,90 33.831,28 113,39 5.70%
São Bernardo do Campo, SP 43 30.283,00 31.456,68 44.392,61 146,99 7.90%
Uberlândia, MG 43 17.580,10 18.261,45 25.771,10 84,54 5.60%
Londrina, PR 44 11.900,73 12.361,96 17.445,57 56,32 4.70%
Ribeirão Preto, SP 43 39.409,65 40.937,06 57.771,60 189,91 4.80%
Joinville, SC 43 26.902,94 27.945,62 39.437,69 129,48 8.00%
São Caetano do Sul, SP 43 37.071,36 38.508,14 54.343,84 177,73 6.30%
Cotia, SP 42 31.521,89 32.743,58 46.208,73 155,92 4.20%
Contagem, MG 44 20.174,26 20.956,16 29.573,96 96,07 7.30%
Blumenau, SC 44 17.638,52 18.322,13 25.856,74 84,18 6.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Vice-presidente Comercial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Vice-presidente Comercial no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 31.480,64 32.700,73 46.148,26 6.50%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 16.957,51 17.614,73 24.858,44 5.70%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 28.052,67 29.139,91 41.123,11 7.00%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 41.627,54 43.240,90 61.022,85 7.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 30.684,18 31.873,41 44.980,71 7.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 34.635,86 35.978,25 50.773,58 5.60%
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 29.870,58 31.028,28 43.788,04 5.40%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 34.540,94 35.879,64 50.634,43 7.20%
Administração de cartões de crédito 11.299,47 11.737,41 16.564,18 6.10%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 28.533,44 29.639,31 41.827,89 8.00%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 21.829,05 22.675,08 31.999,76 7.70%
Consultoria em tecnologia da informação 33.717,56 35.024,35 49.427,42 6.20%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 26.860,59 27.901,63 39.375,62 7.90%
Holdings de instituições não-financeiras 37.136,17 38.575,46 54.438,85 7.30%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 14.269,91 14.822,97 20.918,61 8.30%
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano 37.846,29 39.313,10 55.479,82 6.30%
Seguros não-vida 33.392,24 34.686,43 48.950,53 7.10%
Formação de condutores 2.606,09 2.707,10 3.820,34 4.60%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 48.863,36 50.757,16 71.630,03 5.00%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 16.052,52 16.674,67 23.531,80 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.