O dissídio de Odontologia Ocupacional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 223276 no cargo de Odontologia Ocupacional.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 5.940,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Pernambuco

12 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Carpina - PE

11 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Cirurgião dentista - odontologia do trabalho atua em odontologia do trabalho, promovendo melhoria da saúde bucal dos trabalhadores Executa levantamentos para identificar fatores de risco à saúde bucal no local de trabalho.

Usa abordagem de epidemiologia social para levantar fatores sociais que podem causar problemas de saúde bucal Atua em equipe multiprofissional, propondo medidas para eliminar ou minimizar riscos à saúde bucal no trabalho Relaciona problemas orais ao diagnóstico precoce de doenças ocupacionais.

Avalia impacto da saúde bucal sobre produtividade e absentismo no trabalho Faz exames odontológicos para fins trabalhistas Supervisiona equipe.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação Desenvolve pesquisas e ações educativas Atua com base em princípios de ética profissional.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

O que faz um Odontologia Ocupacional

O Cirurgião dentista - odontologia do trabalho planeja levantamentos periódicos para identificar fatores que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho, em estabelecimento ou instituição Avalia a saúde bucal de uma amostra de trabalhadores, que desempenham atividades em diferentes fases do processo de produção ou de prestação de serviço.

Realiza exame clínico (anamnese e exame físico) e exames complementares (radiografias, tomografias ou outros exames de imagem), para estabelecer diagnóstico.

Encaminha, a outro cirurgião-dentista, os trabalhadores com problemas de saúde bucal, para tratamento Organiza e sistematiza os dados dos diagnósticos, para identificar a frequência e analisar a gravidade das doenças e alterações detectadas.

Avalia o impacto dos problemas de origem bucal no desempenho do trabalhador Observa os efeitos das patologias bucais no poder de concentração.

Coleta dados do conjunto de trabalhadores, para analisar se ocorreram maiores índices de absentismo e de queda da produtividade no grupo que apresentou problemas de saúde bucal em comparação aos demais.

Examina as características do local de trabalho em estudo e os detalhes das atividades realizadas pelos trabalhadores, a fim de identificar fatores que podem causar o aparecimento das doenças ou alterações na saúde bucal Analisa os fatores que constituem risco, descrevendo as consequências para a saúde bucal do trabalhador.

Estuda - junto com engenheiro de segurança do trabalho, especialistas relacionados à gestão dos processos, entre outros profissionais -, alterações em leiautes, em equipamentos, em processos e organização do trabalho, e em outros fatores, para eliminar (ou, se não for possível, minimizar) os riscos existentes.

Elabora relatório com propostas de adequação do ambiente e do trabalho, para aprovação de gestores e implantação Utiliza abordagem de epidemiologia social para estabelecer prováveis determinantes sociais de problemas de saúde bucal de trabalhadores Estuda interações sociais em diferentes setores de trabalho, para identificar conflitos, rivalidade e outros tipos de relação que podem afetar o bem-estar e causar alterações na avaliação da saúde bucal.

Com base nos resultados, analisa com supervisores formas de diminuir os problemas constatados nas equipes de trabalho Trabalha de forma articulada com médicos e enfermeiros do trabalho, levando em conta que várias doenças sistêmicas – inclusive doenças ocupacionais - têm sua manifestação inicial na boca, o que torna possível iniciar tratamento a partir da identificação de diagnóstico de saúde bucal Atua em equipe interdisciplinar de saúde do trabalho no assessoramento técnico a gestores em matérias de saúde, de segurança, de ergonomia e de higiene no trabalho.

Auxilia na conscientização e na orientação de trabalhadores para uso de equipamentos de proteção individual Realiza exames odontológicos para fins trabalhistas.

Elabora e emite laudos e atestados Desenvolve atividades educacionais, planejando e implantando programas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho, à proteção contra doenças ocupacionais, e à promoção de saúde bucal Planeja e executa pesquisas na área de odontologia do trabalho, organizando e analisando informações de morbidade e mortalidade com causa bucal de trabalhadores em agropecuária, indústrias e áreas de prestação de serviços.

Analisa a evolução das ocorrências, para identificar crescimento ou decréscimo e possíveis causas das tendências constatadas Divulga os resultados da pesquisa em periódicos para circulação na área odontológica e em setores relacionados ao mundo do trabalho Supervisiona equipe, avaliando e orientando seu desempenho.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando inovações Aplica princípios de biossegurança, conforme as normas vigentes, promovendo o autocuidado Realiza vigilância ambiental em odontologia, acompanhando o encaminhamento de materiais à reciclagem e orientando o descarte de resíduos odontológicos de acordo com as normas ambientais.

.

Funções do Cirurgião dentista - odontologia do trabalho

O profissional Odontologia Ocupacional deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Cirurgiões-dentistas atuam nas áreas de odontologia legal e saúde coletiva, dentística, prótese e prótese maxilofacial, odontopediatria e ortodontia, radiologia, patologia, estomatologia, periodontia, traumatologia bucomaxilofacial e implantologia. Trabalham por conta própria ou como assalariados em clínicas particulares, cooperativas e empresas de atendimento odontológico e na administração pública. Exercem suas atividades individualmente e em equipe. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a radiações, materiais tóxicos, ruído intenso contaminações e aos riscos de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (ler-dort).

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Cirurgião dentista - odontologia do trabalho

Um Cirurgião dentista - odontologia do trabalho deve demonstrar receptividade, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar sensibilidade, demonstrar organização, demostrar percepção visual, demonstrar criatividade, demonstrar segurança, demostrar empatia, demonstrar habilidade manual, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, publicar artigos científicos, demonstrar capacidade de inovação, demostrar capacidade motora fina, demonstrar capacidade de saber ouvir, demonstrar senso estético, demostrar paciência.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Odontologia Ocupacional ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Odontologia Ocupacional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cirurgiões-dentistas que ficou em 6.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Odontologia Ocupacional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Odontologia Ocupacional ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cirurgiões-dentistas 2024

O salário de Odontologia Ocupacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 30 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cirurgiões-dentistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Odontologia Ocupacional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Odontologia Ocupacional CBO 223276 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Odontologia Ocupacional em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Odontologia Ocupacional por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Pernambuco 25h 2.584,18 2.684,33 3.788,21 21,47 8.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Odontologia Ocupacional.

Dissídio de Odontologia Ocupacional por cidade

Quanto ganha um Odontologia Ocupacional nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Odontologia Ocupacional na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Carpina, PE 26 2.695,53 2.800,00 3.951,44 21,39 6.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Odontologia Ocupacional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Odontologia Ocupacional no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.695,53 2.800,00 3.951,44 4.30%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 3.109,06 3.229,56 4.557,65 5.30%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 3.923,92 4.076,00 5.752,17 6.20%
Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos 1.359,32 1.412,00 1.992,66 5.10%
Administração pública em geral 4.077,95 4.236,00 5.977,97 5.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.780,25 2.888,00 4.075,63 6.90%
Serviços de usinagem, tornearia e solda 2.695,53 2.800,00 3.951,44 6.20%
Comércio varejista de laticínios e frios 3.812,25 3.960,00 5.588,47 7.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 7.624,50 7.920,00 11.176,94 7.70%
Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente 1.444,03 1.500,00 2.116,85 7.60%
Locação de mão-de-obra temporária 6.738,82 7.000,00 9.878,61 4.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.