O dissídio de Tecnólogo em Eletricidade 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 214360 no cargo de Tecnólogo em Eletricidade.
Estado com maior salário médio
Bahia
R$ 5.011,17
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
90 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 2.191,64
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
56 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Tecnólogo em eletricidade executa serviços de aplicações técnicas da eletricidade e suas tecnologias no ambiente industrial e nos sistemas de distribuição de energia elétrica, controlando a produção dos equipamentos e monitorando os parâmetros de qualidade da energia Desenvolve sistemas e equipamentos.
Projeta sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural Especifica equipamentos, serviços e sistemas Realiza atividades de construção, instalação e configuração de equipamentos e sistemas.
Faz vistoria, perícia e avaliação de equipamentos e sistemas Supervisiona serviços de manutenção no ambiente industrial e sistemas de tarifação e comercialização de energia Coordena e supervisiona equipes de trabalho.
Elabora documentação técnica Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Tecnólogo em Eletricidade
O Tecnólogo em eletricidade desenvolve sistemas, equipamentos, ferramentas e técnicas, no contexto de projetos de sistemas e equipamentos elétricos, eletromecânicos e de eletrônica de potência Projeta sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural.
Pode desenvolver projetos para melhoria da eficiência energética na indústria.
Realiza estudos de viabilidade técnica e econômica Especifica equipamentos elétricos, eletromecânicos e de eletrônica de potência, serviços e sistemas, determinando escopo da especificação, definindo aplicação de normas e regulamentos, de acordo com diretrizes de projetos.
Avalia tecnologias disponíveis, pesquisa novas tecnologias e associa tecnologias ao processo envolvido na especificação, incluindo tecnologias de automação aplicadas a sistemas elétricos Determina características técnicas e especifica valores de parâmetros.
Define parâmetros de segurança.
Especifica a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança, segundo normas e padrões vigentes no setor de distribuição de energia e em conformidade com a legislação ambiental Avalia desempenho de equipamentos e sistemas.
Realiza serviços de instalação, configuração e inspeção de sistemas e equipamentos elétricos, eletromecânicos e de eletrônica de potência.
Interliga equipamentos, por meio de suas interfaces – analógicas ou digitais, ou por meio das tecnologias de rede e Internet das Coisas aplicadas na indústria Implanta serviços de construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural Executa serviços de aplicações técnicas da eletricidade e suas tecnologias no ambiente industrial - envolvendo equipamentos elétricos, eletromecânicos e de eletrônica de potência - e nos sistemas de distribuição de energia elétrica, utilizando técnicas e procedimentos específicos, consultando normas e especificações técnicas, e analisando propostas técnicas, tendo em vista o atendimento aos requisitos dos serviços prestados.
Controla a qualidade da energia e as condições de operação de dispositivos elétricos, eletromecânicos e de eletrônica de potência, no ambiente industrial Controla a qualidade da produção de equipamentos elétricos, eletromecânicos e de eletrônica de potência Avalia a qualidade e a confiabilidade de sistemas de distribuição de energia elétrica.
Faz vistoria, perícia e avaliação de equipamentos e sistemas Supervisiona a manutenção de máquinas e dispositivos eletromecânicos em linhas de produção, orientando a equipe de trabalho.
Pode planejar ou gerenciar os serviços de manutenção no ambiente industrial, utilizando combinação de tecnologias – tais como sistemas de processamento de grandes quantidades de dados (“Big Data”) e Inteligência Artificial – para melhor alcance de objetivos e metas Supervisiona sistemas de tarifação e comercialização de energia, podendo utilizar sistemas de supervisão para apoio às atividades Presta assistência técnica e realiza consultoria.
Controla alocação de recursos e participa da seleção de pessoal Monitora o cumprimento de cronogramas físicos e financeiros Coordena atividades de equipes de trabalho.
Supervisiona equipes, avaliando seu desempenho Ministra treinamentos Elabora documentação técnica, aplicando conhecimentos de produção de textos, desenhos e outras formas de comunicação e utilizando ferramentas convencionais e computacionais, para fornecer suporte à organização das atividades.
Elabora procedimentos técnicos, planos de manutenção e serviços, rotinas de inspeção e testes, e manuais de instalação, operação e manutenção Atualiza a documentação técnica Elabora relatórios Emite laudo e parecer técnico Cumpre preceitos de segurança, saúde e preservação ambiental, aplicando legislação e normas técnicas específicas.
.
Funções do Tecnólogo em eletricidade
O profissional Tecnólogo em Eletricidade deve demonstrar competências pessoais, especificar equipamentos, serviços e sistemas elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, projetar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, planejar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, elaborar documentação técnica de sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, executar serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, coordenar empreendimentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, desenvolver processos elétricos, eletrônicos e de telecom.
Condições de trabalho da profissão
Engenheiros eletricistas, eletrônicos trabalham em ramos de atividade econômica variados. Na área industrial, encontram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses profissionais na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, na construção civil e no setor hospitalar. Trabalham nas áreas pública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional em horário diurno. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como grandes alturas, trabalho subterrâneo, altas temperaturas, ruído intenso, exposição a material tóxico e de risco biológico, alta tensão e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Tecnólogo em eletricidade
Um Tecnólogo em eletricidade deve coordenar atividades das equipes, elaborar planos de manutenção e serviços, instalar sistemas e equipamentos, associar tecnologias ao processo, aprovar serviços, controlar cumprimento do cronograma financeiro, definir cronograma físico, administrar modificações no projeto original, configurar sistemas e equipamentos, desenvolver sistemas, demonstrar capacidade de síntese, capacitar equipes, elaborar relatórios, estudar viabilidade econômica, determinar escopo da especificação, trabalhar em equipe, atualizar documentação técnica, demonstrar criatividade, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, avaliar do planejamento de sistemas e equipamentos, participar da seleção de pessoal, controlar alocação de recursos, inspecionar sistemas e equipamentos, pesquisar novas tecnologias, estudar mercado, desenvolver visão espacial, definir parâmetros de segurança, realizar manutenção em sistemas e equipamentos, elaborar manuais de operação e manutenção, determinar características técnicas, demonstrar proatividade, aprovar projetos, estudar viabilidade técnica, desenvolver ferramentas e técnicas, criar fluxo do processo, elaborar manual de instalação, analisar propostas técnicas, analisar processos, executar testes e ensaios, elaborar estudo preliminar de planejamento, elaborar rotinas de inspeção e testes, prestar consultoria, prestar assistência técnica, propor implementação de sistemas e equipamentos, desenvolver equipamentos, determinar aplicabilidade de normas e regulamentos, definir critérios e metodologias de planejamento, controlar cumprimento do cronograma físico, elaborar procedimentos técnicos, demonstrar raciocínio analítico, controlar cumprimento de normas e diretrizes de segurança, implementar novas tecnologia, estudar viabilidade socio ambiental, definir cronograma financeiro, avaliar tecnologias disponíveis, especificar valores dos parâmetros, evidenciar raciocínio lógico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Tecnólogo em Eletricidade ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Eletricidade e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Engenheiros eletricistas, eletrônicos que ficou em 5.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Eletricidade em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Tecnólogo em Eletricidade ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Engenheiros eletricistas, eletrônicos 2024
O salário de Tecnólogo em Eletricidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 262 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Engenheiros eletricistas, eletrônicos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Eletricidade com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Tecnólogo em Telemática
- Engenheiro Projetista de Telecomunicações
- Tecnólogo em Eletrônica
- Engenheiro de Telecomunicações
- Engenheiro de Sistemas de Comunicação
- Engenheiro Eletrônico
- Engenheiro Eletricista de Manutenção
- Engenheiro de Comutação
- Engenheiro de Projetos Elétricos
- Engenheiro de Manutenção Eletrônica
Valor do salário na CCT 2024 de Tecnólogo em Eletricidade em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.784,69 | 2.892,62 | 4.082,15 | 13,20 | 5.90% |
Goiás | 44h | 1.542,05 | 1.601,82 | 2.260,53 | 7,30 | 4.70% |
Santa Catarina | 44h | 2.703,63 | 2.808,41 | 3.963,32 | 12,77 | 6.90% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.856,18 | 2.966,88 | 4.186,94 | 13,98 | 6.50% |
Minas Gerais | 44h | 2.315,02 | 2.404,74 | 3.393,64 | 10,97 | 5.60% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.963,28 | 3.078,12 | 4.343,94 | 14,04 | 5.20% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.464,24 | 2.559,75 | 3.612,40 | 11,64 | 6.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Tecnólogo em Eletricidade. |
Dissídio de Tecnólogo em Eletricidade por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.109,87 | 2.191,64 | 3.092,91 | 9,98 | 4.60% |
Trindade, GO | 44 | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6,42 | 4.10% |
Guarulhos, SP | 44 | 4.296,04 | 4.462,55 | 6.297,68 | 20,28 | 5.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Tecnólogo em Eletricidade. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Tecnólogo em Eletricidade no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de sonorização e de iluminação | 1.588,44 | 1.650,00 | 2.328,53 | 8.10% | |
Instalação e manutenção elétrica | 2.366,71 | 2.458,44 | 3.469,42 | 5.00% | |
Comércio varejista de ferragens e ferramentas | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6.40% | |
Serviços de engenharia | 4.073,22 | 4.231,08 | 5.971,03 | 7.70% | |
Fabricação de embalagens de material plástico | 4.128,11 | 4.288,10 | 6.051,50 | 7.90% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.761,72 | 2.868,76 | 4.048,47 | 5.80% | |
Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos | 1.690,00 | 1.755,50 | 2.477,41 | 5.30% | |
Fabricação de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos e equipamentos de irradiação | 2.721,30 | 2.826,77 | 3.989,22 | 6.00% | |
Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação | 1.557,15 | 1.617,50 | 2.282,66 | 8.30% | |
Fabricação de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica | 3.050,12 | 3.168,33 | 4.471,25 | 7.30% | |
Obras de alvenaria | 2.348,96 | 2.440,00 | 3.443,40 | 7.10% | |
Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico | 1.444,03 | 1.500,00 | 2.116,85 | 5.10% | |
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos | 2.570,38 | 2.670,00 | 3.767,98 | 7.70% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 2.651,82 | 2.754,60 | 3.887,37 | 7.60% | |
Construção de edifícios | 2.999,02 | 3.115,25 | 4.396,33 | 5.00% | |
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração | 1.612,18 | 1.674,67 | 2.363,34 | 6.10% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial | 4.306,43 | 4.473,33 | 6.312,90 | 7.10% | |
Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria | 1.540,30 | 1.600,00 | 2.257,97 | 6.40% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso comercial | 1.645,24 | 1.709,00 | 2.411,79 | 5.20% | |
Incorporação de empreendimentos imobiliários | 2.117,92 | 2.200,00 | 3.104,71 | 6.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |