O dissídio de Emendador de Câmaras de Ar 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992115 no cargo de Emendador de Câmaras de Ar.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 2.238,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

7.102 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.676,86

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

777 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Pneumáticos e de Câmaras-De-Ar

R$ 3.589,81

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Borracharia para Veículos Automotores

5.337 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Borracheiro conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.

Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Emendador de Câmaras de Ar

O Borracheiro prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.

Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.

Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.

Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.

Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.

Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.

Verifica vazamentos, após o conserto.

Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.

Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.

Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.

Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.

Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.

Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.

Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.

Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Funções do Borracheiro

O profissional Emendador de Câmaras de Ar deve reparar câmara de ar, realizar montagem e desmontagem de pneu, ressulcar pneus, demonstrar competências pessoais, balancear conjunto roda e pneu, consertar pneus a frio e a quente, controlar vida Útil e utilização do pneu, prestar socorro a veículos, realizar alinhamento, trocar pneus, realizar manutenção de equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Borracheiro

Um Borracheiro deve retirar câmara de ar do pneu, passar cola no local do furo, levantar informações sobre o local, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, esgotar água do compressor, cobrir remendo com papel celofane, realizar rodízio de pneus, manter calibragem dos pneus, escovar roda e friso da roda, examinar pneu, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, localizar vazamento na camara de ar, mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água, demonstrar educação, limpar lado externo do pneu, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, trocar água de caixa d'água, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, aplicar lubrificante no talão (linha do pneu), inflar pneu ou câmara com ar comprimido, fixar válvula na câmara, secar câmara de ar, trabalhar com segurança, posicionar cavalete de segurança, verificar se o vazamento foi vedado, afrouxar porcas, colocar água na câmara (trator agrícola), inspecionar pneu, utilizar equipamentos de proteção individual, utilizar ferramentas adequadas, localizar furo, demonstrar eficiência, retirar friso, colocar cavalete no eixo do carro, demonstrar capacidade de resistência física, demonstrar senso de humor, aplicar cimento vulcanizante, retirar conjunto pneu e roda do carro, verificar vazamentos, preencher ficha de controle de uso de pneus, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, calibrar pneu, informar sobre ano e modelo do carro, repor óleo do macaco hidráulico, aparar refil rente ao pneu, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, limpar parte interna do pneu, demonstrar responsabilidade, posicionar macaco na base do carro, erguer veículos, fixar remendo com rolete no pneu, verificar se o pneu é ressulcável, manter válvula de alívio fechada após uso, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, colocar câmara no pneu, calçar rodas dianteiras e traseiras, levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco), demonstrar pontualidade, descontaminar local do conserto, retirar cônicos e porcas, retirar protetor da câmara de ar, demonstrar atenção pelos clientes, demonstrar capacidade de organização, introduzir refil de vedação no furo, examinar estado de carcaça do pneu, trabalhar em equipe, verificar óleo do compressor, fixar manchão no pneu, retirar agulha do refil, centralizar rodas raiadas, levantar informações sobre o acontecido, sinalizar pista, participar em reuniões da cipa, retirar pneu da roda, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, separar pneus por medidas, marcar pneu, vulcanizar pneu, fixar rodas com parafusos, fixar borracha de ligação, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, retirar cavalete e macaco hidráulico, retirar núcleo de válvula, verificar vazamentos do macaco hidráulico, inflar câmara de ar com a válvula, limpar ferramentas, escarear local do remendo, verificar condições do pneu, colocar câmara na máquina vulcanizadora, demonstrar senso de observação, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, demonstrar paciência, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, consultar ficha do pneu, assentar friso na roda, retirar objeto perfurante, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, descolar talões do pneu, apertar porcas em sentido x, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, verificar ovalação da roda.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Emendador de Câmaras de Ar ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Emendador de Câmaras de Ar e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Emendador de Câmaras de Ar em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Emendador de Câmaras de Ar ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular 2025

O salário de Emendador de Câmaras de Ar mostrado aqui é resultado do levantamento de 31.423 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Emendador de Câmaras de Ar com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Emendador de Câmaras de Ar CBO 992115 salário