O dissídio de Alinhador de Pneus 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992105 no cargo de Alinhador de Pneus.
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 2.256,07
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.582 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campinas - SP
R$ 2.395,55
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
233 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Alinhador de pneus realiza alinhamento veicular, utilizando ferramentas, máquinas e instrumentos específicos, para ajustar os ângulos das rodas, das colunas de suspensão e de componentes do sistema de direção Providencia o balanceamento do conjunto roda e pneu.
Faz verificações específicas – de amortecedores, da torção nos eixos dianteiro e traseiro, de freios, entre outras -, providenciando a substituição de peças defeituosas Realiza a manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Alinhador de Pneus
O Alinhador de pneus prepara o processo de alinhamento veicular interpretando especificações de cada tipo de veículo, consultando catálogos e outros meios de divulgação de informações técnicas do fabricante, a fim de definir as medidas geométricas específicas que devem ser observadas no alinhamento Verifica a calibragem do equipamento, aplicando as técnicas requeridas, para assegurar a precisão do processo de alinhamento.
Posiciona adequadamente o veículo na rampa de alinhamento, dirigindo o veículo ou orientando as manobras por meio de sinais.
Centraliza o veículo na rampa de alinhamento e em seus pratos, para evitar desnivelamento – especialmente dos veículos pesados – durante o alinhamento Coloca as travas de segurança nos pneus, utilizando ferramentas manuais, para evitar o retorno ou a queda do veículo.
Centraliza as garras de alinhamento nas rodas, aplicando elásticos de segurança, verificando possíveis falhas em calotas, ovalação da roda e outros detalhes, para evitar erros de alinhamento Retira travas dos pratos dianteiros e traseiros, por meio da técnica apropriada, para deixar o veículo livre para o alinhamento.
Coloca seta no volante, utilizando material específico, para criar uma referência nas operações de alinhamento.
Verifica condições do pneu e calibra-o Providencia o balanceamento do conjunto roda e pneu antes de proceder ao alinhamento.
Verifica folga de cubo e manga de eixo.
Investiga folgas dos pivôs superiores e inferiores Verifica terminal e caixa de direção Verifica amortecedores e seus componentes.
Mede alinhamento do chassi Verifica borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção Verifica freios.
Verifica cambagem e caster dos eixos dianteiro e traseiro Inspeciona atravessamento de eixos traseiro e dianteiro.
Verifica torção nos eixos dianteiro e traseiro Nos veículos de linha leve, verifica molas espirais e buchas, de bandejas inferior e superior Nos veículos de linha pesada, regula eixo do estirante, coloca calço no estirante, quando necessário, verifica conjunto de feixe de molas, verifica bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira, e verifica borrachas da barra de torção acima do diferencial.
Nas diversas verificações, ao identificar peças com defeito, providencia sua substituição ou encaminha para o setor responsável, que providenciará a substituição, antes de realizar o alinhamento Realiza o alinhamento veicular de caster, de cambagem e de ângulos de convergência e divergência Faz as verificações dos componentes dos sistemas de direção e suspensão.
Executa o alinhamento de rodas por meio das técnicas apropriadas, para manter rodas, colunas de suspensão e componentes de direção alinhados – conforme padrões do fabricante – com a carroceria Pode utilizar máquinas de alinhamento com recursos de visualização tridimensional Preenche documentação técnica relacionada aos trabalhos, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém materiais organizados e acondicionados Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos utilizados, limpando, lubrificando e realizando pequenos reparos Sinaliza equipamentos com defeito e solicita manutenções corretivas Realiza o descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Funções do Alinhador de pneus
O profissional Alinhador de Pneus deve consertar pneus a frio e a quente, balancear conjunto roda e pneu, demonstrar competências pessoais, trocar pneus, realizar alinhamento.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Alinhador de pneus
Um Alinhador de pneus deve demonstrar senso de observação, examinar pneu, verificar freios, erguer veículos, verificar folga de cubo e manga de eixo, posicionar cavalete de segurança, participar em reuniões da cipa, trabalhar com segurança, verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve), demonstrar responsabilidade, demonstrar educação, verificar molas espirais (linha leve), retirar cavalete e macaco hidráulico, verificar condições do pneu, colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada), verificar pivôs das bandejas de suspensão, calibrar pneu, investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores, utilizar equipamentos de proteção individual, demonstrar capacidade de resistência física, regular eixo do estirante (linha pesada), demonstrar capacidade de organização, inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro, trabalhar em equipe, inspecionar pneu, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, verificar terminal e caixa de direção, demonstrar pontualidade, verificar ovalação da roda, verificar amortecedores e seus componentes, demonstrar senso de humor, verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção, posicionar macaco na base do carro, verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada), medir alinhamento do chassi, verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada), demonstrar atenção pelos clientes, verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros, colocar cavalete no eixo do carro, demonstrar eficiência, demonstrar paciência, verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro, verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada), utilizar ferramentas adequadas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Alinhador de Pneus ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Alinhador de Pneus e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que ficou em 6.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Alinhador de Pneus em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Alinhador de Pneus ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular 2024
O salário de Alinhador de Pneus mostrado aqui é resultado do levantamento de 5448 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Alinhador de Pneus com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Alinhador de Pneus em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.001,51 | 2.079,08 | 2.934,06 | 9,47 | 5.30% |
Minas Gerais | 44h | 1.691,74 | 1.757,31 | 2.479,97 | 8,07 | 5.00% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.759,31 | 1.827,49 | 2.579,01 | 8,31 | 8.10% |
Paraná | 44h | 1.938,32 | 2.013,45 | 2.841,44 | 9,16 | 7.90% |
Santa Catarina | 44h | 1.995,73 | 2.073,08 | 2.925,59 | 9,44 | 4.70% |
Bahia | 43h | 1.501,68 | 1.559,88 | 2.201,35 | 7,18 | 8.00% |
Rio de Janeiro | 43h | 1.651,87 | 1.715,90 | 2.421,52 | 7,93 | 5.50% |
Goiás | 44h | 1.726,39 | 1.793,30 | 2.530,76 | 8,20 | 7.90% |
Mato Grosso | 44h | 1.836,99 | 1.908,19 | 2.692,89 | 8,69 | 4.90% |
Espírito Santo | 43h | 1.672,90 | 1.737,74 | 2.452,35 | 8,05 | 4.30% |
Pernambuco | 44h | 1.537,48 | 1.597,07 | 2.253,84 | 7,34 | 6.60% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.819,65 | 1.890,18 | 2.667,47 | 8,62 | 6.00% |
Pará | 44h | 1.498,04 | 1.556,10 | 2.196,02 | 7,10 | 4.20% |
Ceará | 44h | 1.517,43 | 1.576,25 | 2.224,44 | 7,19 | 6.50% |
Distrito Federal | 44h | 1.496,75 | 1.554,76 | 2.194,13 | 7,08 | 6.10% |
Rondônia | 44h | 1.718,43 | 1.785,03 | 2.519,09 | 8,11 | 4.10% |
Maranhão | 44h | 1.685,39 | 1.750,72 | 2.470,66 | 8,03 | 7.00% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.446,88 | 1.502,96 | 2.121,02 | 6,88 | 6.40% |
Tocantins | 44h | 1.482,20 | 1.539,64 | 2.172,79 | 7,00 | 6.70% |
Paraíba | 44h | 1.460,52 | 1.517,13 | 2.141,02 | 6,90 | 5.60% |
Alagoas | 44h | 1.438,72 | 1.494,48 | 2.109,06 | 6,83 | 4.70% |
Piauí | 44h | 1.475,04 | 1.532,21 | 2.162,30 | 6,98 | 4.20% |
Amapá | 44h | 1.793,90 | 1.863,42 | 2.629,72 | 8,50 | 4.80% |
Amazonas | 44h | 2.171,90 | 2.256,07 | 3.183,84 | 10,37 | 4.80% |
Sergipe | 43h | 1.464,03 | 1.520,77 | 2.146,16 | 7,03 | 5.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Alinhador de Pneus. |
Dissídio de Alinhador de Pneus por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.117,45 | 2.199,52 | 3.104,03 | 10,02 | 5.30% |
Praia Grande, SP | 44 | 1.912,79 | 1.986,92 | 2.804,00 | 9,03 | 7.40% |
Brasília, DF | 44 | 1.496,75 | 1.554,76 | 2.194,13 | 7,08 | 6.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 1.680,17 | 1.745,29 | 2.463,00 | 8,11 | 6.30% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 1.634,77 | 1.698,13 | 2.396,45 | 7,74 | 5.60% |
Assis, SP | 44 | 1.899,49 | 1.973,11 | 2.784,51 | 8,97 | 8.10% |
Campo Grande, MS | 44 | 1.822,13 | 1.892,75 | 2.671,11 | 8,63 | 8.10% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.534,48 | 1.593,95 | 2.249,43 | 7,26 | 8.20% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 1.966,44 | 2.042,66 | 2.882,66 | 9,34 | 6.20% |
Salvador, BA | 43 | 1.473,02 | 1.530,11 | 2.159,34 | 7,14 | 5.70% |
Sorocaba, SP | 44 | 2.018,65 | 2.096,89 | 2.959,19 | 9,56 | 7.10% |
Goiânia, GO | 43 | 1.565,41 | 1.626,08 | 2.294,78 | 7,50 | 4.10% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.270,53 | 2.358,53 | 3.328,43 | 10,77 | 4.30% |
Londrina, PR | 44 | 1.920,38 | 1.994,81 | 2.815,13 | 9,07 | 4.70% |
Campinas, SP | 44 | 2.306,17 | 2.395,55 | 3.380,68 | 11,00 | 5.90% |
Maringá, PR | 44 | 1.995,91 | 2.073,27 | 2.925,86 | 9,42 | 6.10% |
São José dos Campos, SP | 44 | 1.835,04 | 1.906,16 | 2.690,03 | 8,74 | 7.70% |
Jundiaí, SP | 44 | 1.934,27 | 2.009,24 | 2.835,50 | 9,15 | 5.90% |
Diadema, SP | 44 | 1.865,81 | 1.938,12 | 2.735,14 | 8,81 | 4.60% |
Santa Cruz do Sul, RS | 44 | 1.564,19 | 1.624,81 | 2.292,98 | 7,39 | 6.40% |
Guarulhos, SP | 44 | 1.934,72 | 2.009,70 | 2.836,15 | 9,14 | 8.20% |
Chapeco, SC | 44 | 2.171,06 | 2.255,21 | 3.182,61 | 10,30 | 6.70% |
Recife, PE | 44 | 1.560,72 | 1.621,21 | 2.287,90 | 7,43 | 8.30% |
Contagem, MG | 44 | 1.652,62 | 1.716,67 | 2.422,61 | 7,82 | 5.80% |
Marilia, SP | 44 | 1.877,30 | 1.950,05 | 2.751,97 | 8,89 | 5.20% |
Blumenau, SC | 44 | 2.097,15 | 2.178,43 | 3.074,26 | 9,90 | 4.50% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 2.009,92 | 2.087,82 | 2.946,40 | 9,49 | 5.40% |
Curitiba, PR | 44 | 2.011,68 | 2.089,64 | 2.948,97 | 9,53 | 6.80% |
Caxias do Sul, RS | 44 | 2.008,48 | 2.086,33 | 2.944,29 | 9,48 | 7.20% |
São Luís, MA | 43 | 1.872,33 | 1.944,89 | 2.744,69 | 8,99 | 7.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Alinhador de Pneus. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Alinhador de Pneus no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar | 1.795,81 | 1.865,41 | 2.632,53 | 5.50% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.760,80 | 1.829,04 | 2.581,19 | 6.20% | |
Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores | 1.749,75 | 1.817,56 | 2.565,00 | 5.10% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 1.789,58 | 1.858,94 | 2.623,39 | 7.50% | |
Serviços de borracharia para veículos automotores | 1.804,53 | 1.874,46 | 2.645,30 | 8.10% | |
Reforma de pneumáticos usados | 1.765,71 | 1.834,15 | 2.588,40 | 5.60% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.826,70 | 1.897,50 | 2.677,81 | 6.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.644,20 | 1.707,92 | 2.410,27 | 6.10% | |
Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras-de-ar | 1.718,45 | 1.785,05 | 2.519,12 | 6.10% | |
Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores | 1.662,44 | 1.726,87 | 2.437,01 | 5.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.340,12 | 2.430,81 | 3.430,44 | 4.50% | |
Comércio varejista de lubrificantes | 1.670,90 | 1.735,66 | 2.449,41 | 5.40% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.084,17 | 2.164,95 | 3.055,24 | 4.10% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.510,10 | 2.607,38 | 3.679,61 | 6.40% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 1.965,54 | 2.041,72 | 2.881,34 | 4.80% | |
Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas | 1.766,98 | 1.835,47 | 2.590,27 | 8.00% | |
Locação de automóveis sem condutor | 1.703,31 | 1.769,32 | 2.496,92 | 5.90% | |
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.635,13 | 1.698,50 | 2.396,97 | 6.00% | |
Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores | 1.609,61 | 1.672,00 | 2.359,57 | 6.70% | |
Serviços de usinagem, tornearia e solda | 1.856,41 | 1.928,36 | 2.721,36 | 6.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |