O dissídio de Técnico de Televisão 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 954210 no cargo de Técnico de Televisão.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 3.770,36

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

38 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

11 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Reparador de rádio, tv e som realiza serviços de reparo de aparelhos eletrodomésticos de linha marrom (eletroeletrônicos), analisando os problemas de funcionamento apontados pelo cliente, testando fonte de alimentação externa (tomada), tensão e intensidade de corrente da fonte do aparelho, abrindo e desmontando aparelho, testando componentes, ajustando o aparelho, examinando funcionamento de tubo de imagem e circuito de áudio, analisando formas de onda, substituindo peças e componentes, montando e fechando o aparelho, e verificando o funcionamento, após reparo Planeja visitas a clientes, examinando ordem de serviço.

Elabora orçamento Pode preparar local para executar reparação de aparelhos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Técnico de Televisão

O Reparador de rádio, tv e som planeja o serviço de reparo de aparelhos eletrodomésticos da linha marrom - tais como televisores, rádios, aparelhos de som, cinema em casa (Home Theater), entre outros aparelhos de áudio e vídeo -, examinando ordem de serviço para elaborar roteiro de visitas Verifica, na ordem de serviço, o conjunto de aparelhos para reparo, selecionando ferramentas e instrumentos para uso e separando esquemas e manuais técnicos – em meio físico ou virtual – para consulta durante as visitas.

Realiza a visita, indagando ao cliente sobre os problemas do aparelho eletrodoméstico.

Identifica especificações do aparelho, de acordo com o modelo Realiza testes de fonte de alimentação externa (tomada), continuidade do cabo de alimentação, tensão e intensidade de corrente da fonte do aparelho e resistência dos resistores do aparelho.

Testa a tensão, com voltímetro, e o fusível, com multiteste Abre e desmonta o aparelho eletrodoméstico, verificando - visual e auditivamente - peças e componentes do aparelho.

Testa componentes do aparelho.

Examina o funcionamento do tubo de imagem e o circuito de áudio, com pesquisador de sinais e injetor Ajusta o aparelho, com gerador de barras.

Analisa as formas de onda, com osciloscópio.

Lista peças e componentes para substituição Elabora orçamento do serviço de reparação Pode rebobinar transformadores e motores, calculando bitola, extensão e capacidade de fiação, e enrolando fiação.

Utiliza fio de cobre esmaltado e alumínio para recuperação de bobinas de motores e transformadores Executa o reparo do aparelho eletrodoméstico, substituindo peças e componentes Monta, fecha e limpa o aparelho.

Verifica funcionamento do aparelho, após reparo Emite certificado de garantia.

Orienta cliente quanto ao uso e à conservação do aparelho Prepara espaço para executar a reparação de aparelhos eletrodomésticos Providencia ligações e extensões ao ponto de energia, iluminação adequada e forração do local.

Conserva o espaço limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla desperdícios, realizando reaproveitamento de material.

Realiza descarte de pilhas, baterias e resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Verifica aterramento dos equipamentos.

Descarrega capacitor e tubos de raios catódicos Evita contato com circuitos energizados.

Funções do Reparador de rádio, tv e som

O profissional Técnico de Televisão deve aplicar normas de segurança, planejar o serviço de reparo de eletrodomésticos, testar tensões, intensidade de corrente e resistência de isolamento, reparar rádio, tv e aparelho de som, demonstrar competências pessoais, confeccionar peças, reparar aparelhos eletrodomésticos, preparar o local do reparo.

Condições de trabalho da profissão

Reparadores de aparelhos eletrodomésticos atuam na fabricação e reparação de aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, podendo atuar em oficinas de reparo de aparelhos elétricos e eletrônicos. São empregados com carteira assinada, podendo também atuar como autônomos. Trabalham individualmente, com supervisão ocasional, geralmente no período diurno e em ambientes fechados. No desenvolvimento de determinadas atividades permanecem expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Reparador de rádio, tv e som

Um Reparador de rádio, tv e som deve bobinar transformadores e motores, testar tensão e intensidade de corrente da fonte do aparelho, descarregar capacitador, montar aparelho, verificar, visual e auditivamente, peças e componentes do aparelho, tomar iniciativa, providenciar conserto do aparelho, selecionar ferramentas e instrumentos, evidenciar habilidade manual, listar peças e componentes para substituição, providenciar ligações e extensões ao ponto de energia, providenciar iluminação adequada, verificar funcionamento do aparelho, após reparo, elaborar roteiro de visitas, indagar ao cliente sobre os problemas do aparelho, verificar o circuito de áudio, com pesquisador de sinais e injetor, forrar o local de trabalho, substituir peças e componentes, ajustar o aparelho, com gerador de barras, demonstrar criatividade, utilizar equipamentos de proteção individual, evidenciar acuidade auditiva, emitir certificado de garantia, atualizar-se constantemente, limpar o local de trabalho, após término, testar continuidade do cabo de alimentação, selecionar esquemas e manuais técnicos, de acordo com modelo do aparelho, testar componentes do aparelho, testar fusível com miltiteste, verificar aterramento dos equipamentos, testar fonte de alimentação externa (tomada), testar resistência dos resistores do aparelho, testar tensão com voltímetro, evitar contato com circuitos energizados, orientar cliente quanto ao uso e conservação dos aparelhos, providenciar espaço para reparação do aparelho, fechar aparelho, obedecer ordem de serviço, elaborar orçamento, limpar aparelho, analisar as formas de onda, com osciloscópio, guardar pilhas e baterias para descarte, desmontar aparelho, evidenciar acuidade visual, descarregar tubo de raios catódicos, agir com persistência, abrir aparelho, identificar especificações do aparelho, verificar o funcionamento do tubo de imagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Técnico de Televisão ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Televisão e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Reparadores de aparelhos eletrodomésticos que ficou em 5.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Televisão em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico de Televisão ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Reparadores de aparelhos eletrodomésticos 2024

O salário de Técnico de Televisão mostrado aqui é resultado do levantamento de 155 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Reparadores de aparelhos eletrodomésticos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Televisão com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Televisão CBO 954210 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Técnico de Televisão em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Técnico de Televisão por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 2.619,22 2.720,74 3.839,59 13,20 6.40%
Minas Gerais 44h 1.529,81 1.589,11 2.242,59 7,30 5.30%
Bahia 41h 1.813,59 1.883,88 2.658,59 9,23 4.80%
Goiás 43h 1.541,68 1.601,43 2.259,98 7,52 4.50%
Rio Grande do Sul 43h 1.845,92 1.917,46 2.705,98 8,90 4.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico de Televisão.

Dissídio de Técnico de Televisão por cidade

Quanto ganha um Técnico de Televisão nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Técnico de Televisão na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 3.639,93 3.781,00 5.335,86 18,12 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico de Televisão. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Técnico de Televisão no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 1.697,65 1.763,45 2.488,63 7.30%
Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação 1.793,15 1.862,65 2.628,62 7.30%
Atividades de organizações religiosas 3.632,50 3.773,29 5.324,97 8.10%
Reparação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de uso pessoal e doméstico 1.514,57 1.573,27 2.220,25 5.10%
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 1.938,00 2.013,11 2.840,96 6.20%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.359,32 1.412,00 1.992,66 6.90%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.710,98 1.777,29 2.508,16 4.50%
Instalação e manutenção elétrica 2.014,75 2.092,83 2.953,47 7.20%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 1.812,42 1.882,67 2.656,88 5.90%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 1.657,11 1.721,33 2.429,20 6.60%
Serviços de engenharia 1.756,67 1.824,75 2.575,14 6.10%
Restaurantes e similares 1.444,27 1.500,25 2.117,20 6.20%
Atividades de rádio 1.828,79 1.899,67 2.680,87 8.00%
Atividades de sonorização e de iluminação 1.419,65 1.474,67 2.081,09 4.90%
Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes 1.638,50 1.702,00 2.401,91 7.30%
Atividades de televisão aberta 1.537,41 1.597,00 2.253,73 5.20%
Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico 1.666,41 1.731,00 2.442,84 7.50%
Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos 1.728,03 1.795,00 2.533,16 4.70%
Hotéis 3.681,32 3.824,00 5.396,54 4.60%
Marketing direto 1.573,03 1.634,00 2.305,95 4.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.