O dissídio de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 950105 no cargo de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos.

Estado com maior salário médio

Amapá

R$ 4.596,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.992 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaituba - PA

R$ 20.926,19

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

875 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de manutenção elétrica de alta tensão industrial supervisiona atividades de manutenção elétrica de alta tensão, na área industrial Planeja as atividades, interpretando ordens de serviço, desenhos, esquemas, diagramas e projetos.

Promove melhorias e inovações tecnológicas no âmbito da manutenção elétrica de alta tensão Elabora documentação técnica relacionada às atividades Administra equipes de profissionais, metas e resultados.

Elabora orçamentos para manutenção Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos

O Supervisor de manutenção elétrica de alta tensão industrial planeja as atividades de manutenção elétrica de alta tensão, interpretando ordens de serviço, desenhos, esquemas, diagramas e projetos Estabelece as prioridades para os trabalhos de manutenção.

Define o cronograma de atividades.

Dimensiona as equipes de trabalho Estabelece a logística de manutenção, avaliando os riscos envolvidos nas operações.

Seleciona componentes elétricos e material de consumo Estabelece ações de contingência.

Supervisiona o processo de manutenção elétrica de alta tensão, acompanhando itens de controle, interpretando dados estatísticos do processo de manutenção e verificando “in loco” as atividades.

Avalia causas potenciais de problemas e propõe soluções para o processo de manutenção Estabelece formas de controle da vida útil de componentes elétricos.

Realiza a inspeção sensitiva, utilizando instrumentos, equipamentos específicos e outros meios, para avaliar as condições de máquinas e equipamentos em relação aos procedimentos de manutenção, à segurança dos profissionais envolvidos nas operações e aos impactos ao meio ambiente.

Promove melhorias e inovações tecnológicas no processo de manutenção elétrica de alta tensão, propondo aperfeiçoamentos em etapas de processos para redução de custos e de tempo de manutenção e sugerindo aprimoramentos na execução de projetos de instalações elétricas Busca inovações, pesquisando novos equipamentos, ferramentas, materiais e sistemas Incorpora recursos fundamentados em tecnologias digitais, desenvolvendo – no âmbito da manutenção elétrica de alta tensão – planos de modernização tecnológica.

Prepara documentação técnica, emitindo pareceres técnicos, redigindo procedimentos operacionais e fazendo relatórios de atividades de manutenção Elabora gráficos de monitoramento dos sistemas elétricos de alta tensão Faz organograma do setor.

Redige solicitações de recursos e materiais Registra reuniões, em atas, e atividades de manutenção, em documentos específicos.

Administra metas e resultados da manutenção elétrica de alta tensão, comparando os resultados alcançados com as metas planejadas Controla o cumprimento de cronogramas de manutenção preditiva e preventiva Avalia a satisfação dos clientes.

Administra equipes de manutenção elétrica de alta tensão, selecionando profissionais para compor a equipe permanente Realiza contratações, promoções, transferências e demissões Distribui atribuições e atividades.

Programa férias, folgas e jornadas extras de trabalho Avalia o desempenho de cada um dos profissionais, identificando necessidades de treinamento Conduz ou organiza treinamento para as equipes em técnicas de segurança, manutenção, procedimentos operacionais e uso de equipamentos.

Participa do processo de seleção e contratação de serviços terceirizados de manutenção Colabora na gestão de contratos de serviços terceirizados, zelando pelo cumprimento das cláusulas contratuais e avaliando a qualidade dos serviços prestados Elabora orçamento para a manutenção elétrica de alta tensão Calcula custos, estudando alternativas para reduzi-los Identifica necessidade de investimentos de curto, médio e longo prazo.

Avalia prioridades para investimento Controla estoques de insumos e material Requisita aquisição, em caráter emergencial e para reposição de estoques Coordena e realiza trabalhos zelando pelas normas ambientais Controla a destinação de materiais para reciclagem e orienta a seleção e o acondicionamento de resíduos para descarte Zela pela segurança, assegurando o cumprimento de normas, utilizando e monitorando o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e participando na identificação de áreas de riscos de acidentes Providencia a eliminação das condições inseguras.

Funções do Supervisor de manutenção elétrica de alta tensão industrial

O profissional Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos deve planejar as atividades de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, elaborar orçamento para manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, controlar o processo de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, elaborar documentação técnica, administrar equipes de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, administrar metas e resultados de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, zelar pela segurança, saúde e meio ambiente, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas, têxteis, de metalurgia básica, químicos, de borracha e plástico. Os profissionais são assalariados com carteira assinada e trabalham em equipe, com supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado e a céu aberto, em rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse e, em algumas atividades, permanecem expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e periculosidade.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de manutenção elétrica de alta tensão industrial

Um Supervisor de manutenção elétrica de alta tensão industrial deve fixar metas, propor soluções para o processo de manutenção, planejar autodesenvolvimento profissional, selecionar profissionais e serviços terceirizados, demonstrar raciocínio lógico, verificar as atividades de manutenção, estudar alternativas de redução de custo, cumprir cronograma de manutenção preditiva e preventiva, elaborar gráficos de monitoramento dos sistemas, programar férias, folgas e jornadas extras de trabalho, liderar equipe, participar de eventos de segurança, saúde e meio ambiente, demonstrar autocontrole, negociar prazos, valores, metas e procedimentos, disseminar normas de segurança, saúde e meio ambiente, controlar estoques de insumos e material, antecipar eventos e ações, identificar necessidades de investimento de curto e longo prazos, estabelecer ações de contingência, mediar trabalhos da equipe, demonstrar flexibilidade, controlar a vida útil dos componentes eletroeletrônicos, demonstrar imparcialidade, identificar condições inseguras, elaborar organogramas da área de manutenção, cumprir normas técnicas, identificar necessidades de treinamento, avaliar prioridades de investimento, registrar as atividades de manutenção, estabelecer cronograma de atividades, comparar resultados de manutenção com os resultados estabelecidos, distribuir atribuições e atividades, avaliar o desempenho profissional, requisitar componentes eletroeletrônicos e material de consumo, elaborar relatório de atividades de manutenção, interpretar dados estatísticos do processo de manutenção, redigir procedimentos operacionais de manutenção, acompanhar itens de controle, providenciar a eliminação das condições inseguras, registrar informes e atas de reuniões de manutenção, elaborar pareceres técnicos, demonstrar senso de organização, identificar as necessidades de manutenção, interpretar desenhos, esquemas e diagramas, estabelecer prioridades de manutenção, calcular custos de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, estabelecer logística de manutenção, avaliar riscos de manutenção, comunicar-se com eficiência, dimensionar equipes de trabalho, inspecionar sensitivamente condições das máquinas e equipamentos, redigir solicitações de recursos e materiais, avaliar satisfação dos clientes, avaliar causas potenciais de problemas, assegurar cumprimento de normas de segurança e ambiental.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial que ficou em 5.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial 2024

O salário de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 9092 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos CBO 950105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 4.031,85 4.188,12 5.910,40 19,13 8.10%
Minas Gerais 44h 3.750,16 3.895,51 5.497,46 17,79 4.50%
Goiás 44h 3.293,00 3.420,63 4.827,29 15,67 7.00%
Rio de Janeiro 43h 4.210,19 4.373,37 6.171,83 20,18 7.40%
Pará 44h 4.171,21 4.332,87 6.114,67 19,85 5.90%
Paraná 44h 3.614,65 3.754,74 5.298,81 17,12 7.80%
Bahia 44h 3.595,62 3.734,98 5.270,91 17,08 5.70%
Rio Grande do Sul 44h 2.777,76 2.885,42 4.071,99 13,17 5.70%
Ceará 44h 3.473,00 3.607,60 5.091,16 16,47 5.10%
Pernambuco 44h 3.290,36 3.417,89 4.823,42 15,64 7.50%
Espírito Santo 44h 3.694,12 3.837,30 5.415,31 17,57 6.10%
Mato Grosso 44h 3.398,63 3.530,35 4.982,13 16,08 5.50%
Santa Catarina 44h 3.279,39 3.406,49 4.807,33 15,51 5.80%
Mato Grosso do Sul 44h 4.316,11 4.483,39 6.327,10 20,43 5.40%
Maranhão 44h 3.564,51 3.702,66 5.225,30 16,97 6.60%
Distrito Federal 43h 2.984,38 3.100,04 4.374,87 14,45 4.50%
Tocantins 44h 2.854,31 2.964,94 4.184,21 13,49 5.40%
Rio Grande do Norte 44h 3.636,00 3.776,92 5.330,11 17,19 8.00%
Alagoas 44h 2.334,12 2.424,58 3.421,64 11,03 4.70%
Paraíba 44h 2.241,80 2.328,68 3.286,31 10,62 7.20%
Amazonas 43h 3.088,10 3.207,79 4.526,92 14,78 6.70%
Rondônia 44h 2.876,68 2.988,17 4.216,99 13,63 7.80%
Piauí 44h 3.135,33 3.256,85 4.596,17 14,88 5.30%
Acre 44h 2.478,08 2.574,13 3.632,69 11,70 6.60%
Sergipe 43h 2.967,27 3.082,28 4.349,80 14,29 6.20%
Roraima 44h 2.407,60 2.500,91 3.529,36 11,37 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos.

Dissídio de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos por cidade

Quanto ganha um Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 4.218,12 4.381,61 6.183,45 20,04 4.40%
Belo Horizonte, MG 44 3.404,94 3.536,90 4.991,38 16,21 7.80%
Aparecida de Goiânia, GO 43 2.770,48 2.877,85 4.061,31 13,24 7.90%
Rio de Janeiro, RJ 43 4.609,18 4.787,82 6.756,72 22,22 8.10%
Parauapebas, PA 43 3.863,65 4.013,39 5.663,82 18,48 8.00%
Goiânia, GO 44 3.421,54 3.554,14 5.015,72 16,25 6.60%
Serra, ES 44 3.988,49 4.143,07 5.846,83 18,86 6.70%
Salvador, BA 44 4.007,50 4.162,82 5.874,70 18,98 6.50%
Fortaleza, CE 44 3.463,35 3.597,58 5.077,02 16,48 8.00%
Curitiba, PR 44 4.021,93 4.177,81 5.895,85 19,03 8.20%
Contagem, MG 44 4.162,14 4.323,45 6.101,39 19,76 6.80%
Belém, PA 44 2.417,36 2.511,05 3.543,67 11,46 4.40%
Brasília, DF 43 2.984,38 3.100,04 4.374,87 14,45 7.60%
Niterói, RJ 44 2.820,71 2.930,04 4.134,96 13,42 5.10%
Recife, PE 44 3.102,20 3.222,43 4.547,59 14,80 7.70%
Porto Alegre, RS 44 2.725,81 2.831,45 3.995,83 12,87 6.70%
São Luís, MA 43 3.711,52 3.855,37 5.440,82 17,73 5.20%
Ribas do Rio Pardo, MS 44 5.469,20 5.681,17 8.017,43 25,82 4.60%
Ipatinga, MG 44 4.223,56 4.387,25 6.191,42 19,98 8.00%
Brumado, BA 44 2.660,06 2.763,15 3.899,44 12,62 4.70%
Sinop, MT 44 3.016,22 3.133,12 4.421,55 14,24 4.90%
Manaus, AM 43 3.088,10 3.207,79 4.526,92 14,78 6.80%
Marica, RJ 44 2.594,01 2.694,54 3.802,62 12,25 6.60%
Formosa, GO 44 3.010,28 3.126,95 4.412,85 14,21 4.70%
São Borja, RS 44 2.073,34 2.153,70 3.039,36 9,79 6.80%
São Caetano do Sul, SP 44 4.036,06 4.192,49 5.916,56 19,16 6.80%
Itabirito, MG 44 4.516,82 4.691,88 6.621,32 21,33 6.00%
Anápolis, GO 44 3.385,11 3.516,30 4.962,31 16,04 7.50%
Luziânia, GO 44 3.236,63 3.362,07 4.744,66 15,36 4.70%
Vitoria da Conquista, BA 44 2.635,37 2.737,50 3.863,25 12,56 7.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Instalação e manutenção elétrica 3.230,74 3.355,96 4.736,03 7.20%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 3.281,84 3.409,03 4.810,92 7.30%
Serviços de engenharia 3.801,23 3.948,55 5.572,31 6.80%
Construção de edifícios 3.231,15 3.356,38 4.736,62 4.50%
Obras de montagem industrial 4.864,12 5.052,64 7.130,44 5.10%
Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica 2.611,21 2.712,41 3.827,83 8.10%
Comércio varejista de material elétrico 3.020,40 3.137,47 4.427,69 5.70%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 4.312,80 4.479,96 6.322,25 4.80%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 3.427,18 3.560,01 5.023,99 7.60%
Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente 3.163,85 3.286,47 4.637,96 7.10%
Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos 2.963,05 3.077,89 4.343,61 5.50%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.580,61 2.680,62 3.782,97 7.10%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 3.366,51 3.496,99 4.935,05 5.70%
Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos 4.035,41 4.191,81 5.915,61 6.60%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral 3.365,13 3.495,55 4.933,03 4.80%
Montagem de estruturas metálicas 4.490,26 4.664,29 6.582,39 8.10%
Administração de obras 4.213,31 4.376,60 6.176,39 6.70%
Fabricação de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica 3.808,63 3.956,24 5.583,17 5.20%
Obras de alvenaria 3.710,13 3.853,92 5.438,77 8.20%
Serviços especializados para construção 3.974,03 4.128,05 5.825,63 7.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.