O dissídio de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 919310 no cargo de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares.

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 2.316,60

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

978 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ribeirão Preto - SP

R$ 2.245,86

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

234 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares realiza serviços de manutenção de diversificados tipos de bicicletas e veículos similares, fazendo diagnóstico para identificar defeitos e peças danificadas, executando a desmontagem, revisando componentes mecânicos, elétricos ou eletrônicos – incluindo sensores diversos, aplicando técnicas de soldagem e de pintura para recuperação de peças, substituindo peças e acessórios diversos, regulando freios e conjunto de câmbio, e executando a montagem, a fim de restabelecer plenas condições de utilização dos veículos Após as intervenções de manutenção, realiza testes.

Planeja o trabalho, a partir das demandas de serviços de manutenção Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares

O Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares planeja o trabalho, a partir das demandas de serviços de manutenção de bicicletas e veículos similares, tais como triciclos, bicicletas impulsionadas com as mãos (“handbikes”), entre outros Pode realizar manutenção de bicicletas elétricas ou híbridas.

Define a sequência dos trabalhos, estimando o tempo necessário para finalizar cada um deles.

Realiza diagnóstico de manutenção de bicicleta ou veículo similar, relacionando defeitos e peças danificadas Lista máquinas e equipamentos necessários aos serviços.

Define os materiais das peças a serem substituídas – incluindo novos tipos de materiais avançados, levando em conta a necessidade de manter originalidade e demais características do veículo Avalia necessidade de realizar serviços de soldagem e de pintura de peças.

Apura custo de peças e serviços e calcula o orçamento para o cliente.

Discute o orçamento com o cliente, negociando possíveis alterações Faz especificação de material para pintura e requisita peças para os serviços.

Desmonta bicicleta ou veículo similar, realizando sua fixação em suporte do tipo “abraçadeira” ou cavalete e utilizando instrumentos apropriados, para permitir análise mais acurada e verificar o grau de deformação das peças.

Retira correntes, rodas e pneus Remove selim e executa a desmontagem de acessórios diversos, como garupa, para-lama, entre outros Desenraia rodas, utilizando técnicas requeridas para desmontar os raios das rodas.

Desmonta cubo de roda Desmonta caixa de centro, peça cilíndrica localizada na parte inferior do quadro – parte central da bicicleta – que suporta o peso do ciclista Desmonta direção, freios e câmbio.

Efetua inspeção geral de bicicleta ou veículo similar, revisando componentes mecânicos, elétricos ou eletrônicos – incluindo sensores diversos Remove sujidades de componentes, utilizando querosene ou diesel.

Realiza limpeza de peças, lavando-as com água, sabão ou outros produtos similares Revisa suspensão e pedal Revisa cassete, conjunto de engrenagens ou rodas dentadas que possibilita a troca de marchas.

Recupera peças de bicicleta ou veículo similar - utilizando ferramentas, instrumentos e máquinas específicas e aplicando técnicas de soldagem e de pintura -, a fim de reaproveitá-las nos serviços de manutenção Define a máquina de soldagem a ser utilizada e sua corrente elétrica de operação, de acordo com o serviço Prepara a máquina de soldagem, executando regulagens.

Prepara as peças para soldagem, reforçando-as ou reconstituindo-as Executa soldagem de peças por processo de eletrodo revestido – solda elétrica – ou por processo oxiacetilênico, utilizando varetas de solda amarela ou prata Avalia peças para pintura e define o tipo de pintura a ser realizada.

Prepara peças para pintura, limpando-as e lixando-as Dá acabamento nas peças Aplica fundos, tintas e vernizes, utilizando equipamentos, ferramentas e apetrechos de pintura, a fim de completar o processo de recuperação de peças Pode aplicar tintas especiais, conforme demanda, para aumentar a segurança com o uso do veículo em ambientes escuros Realiza manutenção de bicicleta ou veículo similar, utilizando ferramentas manuais, instrumentos e máquinas, a fim de conservar ou restabelecer plenas condições de uso.

Inspeciona rolamentos e troca peças e acessórios diversos Desempena rodas, garfos e quadro Repara cubos, caixa de centro e direção Repara suspenção, pedal e cassete Substitui câmaras de ar e pneus, substitui cabos, sapatas e borrachas de freios, e regula freios e conjunto de câmbio Engraxa cubos, caixa de centro e direção Realiza a montagem de bicicleta ou veículo similar, aplicando técnicas de montagem, para dar corpo ao veículo e torná-lo funcional Testa bicicleta ou veículo similar Mantém o local de trabalho limpo e organizado Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Realiza o descarte de resíduos de acordo com diretrizes de proteção do meio ambiente.

Funções do Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares

O profissional Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares deve realizar manutenção da bicicleta, efetuar revisão geral, orçar serviço, montar bicicleta, desmontar bicicleta e equipamentos esportivos e de ginástica, demonstrar competências pessoais, recuperar peças.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica atuam no comércio varejista e reparação de objetos pessoais e domésticos, na fabricação de produtos de metal, equipamentos de transporte e na metalurgia básica. São empregados como carteira assinada ou podem trabalhar por conta própria ou como autônomos. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em locais fechados e nos horários diurnos. Permanecem expostos aos efeitos provocados pela soldagem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares

Um Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares deve trabalhar em equipe, colocar corrente, lavar peças com água e sabão, listar tipos de mão-de-obra, revisar componentes eletrônicos, desenraiar rodas, listar máquinas e equipamentos necessários ao serviço, estimar custo de pintura, reparar suspensão, pedal e k-7, prender quadro em cavalete ou suporte, trocar peças e acessórios, revisar componentes mecânicos, relacionar defeitos e peças danificadas, desmontar cubo de roda, substituir câmaras de ar e pneus, montar freios e conjunto de câmbio (marcha), reconstituir peça para soldagem, retirar corrente, soldar peça por processo de eletrodo revestido (solda elétrica), regular freios e conjunto de câmbio, colocar rodas, retirar rodas e pneus, desmontar acessórios (garupa, cobre-corrente, pára-lama, etc.), manter-se atualizado na profissão, estimar orçamento de serviço para o cliente, definir tipo de pintura, organizar-se, avaliar peça para soldagem, regular aparelho de solda, requisitar peças, definir aparelho de solda e amperagem, desempenar rodas, revisar suspensão, pedal e k-7, apurar o custo de peças e serviços, fixar bicicleta em suporte tipo abraçadeira ou cavalete, demonstrar cuidado, dar acabamento na peça, avaliar peça para pintura, desmontar centro e direção, desmontar freios e câmbio, desempenar rodas, garfo e quadro, demonstrar iniciativa, comunicar-se, engraxar cubos, centro e direção, inspecionar rolamentos da bicicleta, lixar peça para pintura, reparar cubos, caixa de centro e direção, montar centro e direção, aplicar verniz, instalar acessórios (garupa, cobre-corrente, pára-lamas, etc.), reconhecer limitações pessoais, regular peças, acessórios e componentes, limpar componentes com querosene ou diesel, especificar material para pintura, discutir o orçamento, remover selim de bicicleta, substituir cabos e sapatas e borrachas de freios, soldar peça por processo oxiacetilênico (solda amarela ou prata), responsabilizar-se, aplicar tinta, aplicar fundo, enraiar rodas, colocar pneus, câmaras e roda livre, reforçar peça para soldagem, cuidar da aparência pessoal.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica que ficou em 4.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica 2024

O salário de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares mostrado aqui é resultado do levantamento de 4227 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares CBO 919310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 1.930,56 2.005,38 2.830,06 9,17 7.70%
Minas Gerais 43h 1.634,87 1.698,24 2.396,60 7,85 7.40%
Rio de Janeiro 43h 1.624,10 1.687,04 2.380,81 7,78 7.70%
Paraná 44h 1.891,23 1.964,52 2.772,40 8,94 6.40%
Santa Catarina 44h 1.994,44 2.071,73 2.923,69 9,48 6.80%
Rio Grande do Sul 44h 1.808,14 1.878,22 2.650,60 8,59 6.00%
Pernambuco 44h 1.468,77 1.525,69 2.153,11 7,01 6.70%
Goiás 44h 1.630,69 1.693,89 2.390,47 7,77 4.10%
Bahia 43h 1.503,98 1.562,27 2.204,72 7,22 6.30%
Espírito Santo 43h 1.610,87 1.673,30 2.361,41 7,82 5.50%
Mato Grosso 44h 1.678,86 1.743,92 2.461,08 7,98 4.30%
Mato Grosso do Sul 44h 1.773,63 1.842,37 2.600,00 8,40 7.90%
Ceará 44h 1.442,49 1.498,39 2.114,58 6,81 4.70%
Pará 44h 1.741,60 1.809,10 2.553,05 8,28 6.30%
Distrito Federal 44h 1.502,09 1.560,30 2.201,95 7,11 6.70%
Rondônia 44h 1.536,97 1.596,54 2.253,09 7,28 5.20%
Paraíba 44h 1.434,43 1.490,02 2.102,77 6,82 4.40%
Maranhão 43h 1.498,04 1.556,10 2.196,01 7,18 4.50%
Rio Grande do Norte 43h 1.514,22 1.572,90 2.219,73 7,28 6.30%
Sergipe 42h 1.401,99 1.456,32 2.055,21 6,86 7.90%
Tocantins 44h 1.530,50 1.589,82 2.243,60 7,23 5.10%
Alagoas 44h 1.446,32 1.502,38 2.120,20 6,85 4.60%
Piauí 44h 1.543,32 1.603,13 2.262,39 7,29 7.00%
Acre 44h 1.373,50 1.426,73 2.013,45 6,49 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares.

Dissídio de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 44 1.669,43 1.734,13 2.447,26 7,91 7.50%
São Paulo, SP 44 2.018,94 2.097,19 2.959,61 9,62 4.10%
Belo Horizonte, MG 44 1.633,60 1.696,91 2.394,73 7,76 8.30%
Recife, PE 44 1.496,59 1.554,59 2.193,89 7,10 4.40%
Curitiba, PR 44 2.034,76 2.113,62 2.982,80 9,63 5.20%
Porto Alegre, RS 44 1.788,66 1.857,98 2.622,04 8,45 4.20%
Brasília, DF 44 1.502,09 1.560,30 2.201,95 7,11 7.70%
Goiânia, GO 44 1.686,19 1.751,54 2.471,83 7,99 7.90%
Fortaleza, CE 44 1.466,69 1.523,54 2.150,06 6,93 5.20%
Itajaí, SC 44 1.977,13 2.053,76 2.898,32 9,34 5.50%
Salvador, BA 43 1.652,30 1.716,34 2.422,15 7,93 6.50%
Cascavel, PR 44 1.810,02 1.880,18 2.653,36 8,55 7.20%
Campo Grande, MS 44 1.639,05 1.702,58 2.402,72 7,77 6.10%
Joinville, SC 44 2.041,76 2.120,90 2.993,07 9,72 4.80%
Vitoria, ES 44 1.687,04 1.752,42 2.473,07 7,99 4.50%
Rio das Ostras, RJ 44 1.554,48 1.614,73 2.278,75 7,40 4.40%
Aparecida de Goiânia, GO 43 1.805,48 1.875,46 2.646,70 8,64 7.40%
Maringá, PR 44 1.985,94 2.062,91 2.911,24 9,38 5.50%
Contagem, MG 44 1.934,91 2.009,91 2.836,44 9,21 4.20%
Jaboatão dos Guararapes, PE 42 1.411,24 1.465,94 2.068,77 6,92 5.40%
São José dos Campos, SP 44 1.924,61 1.999,20 2.821,33 9,11 7.50%
Paranaguá, PR 44 1.766,05 1.834,50 2.588,90 8,34 4.90%
Ribeirão Preto, SP 43 2.162,06 2.245,86 3.169,42 10,41 7.20%
Aracaju, SE 42 1.403,64 1.458,04 2.057,63 6,90 8.20%
Vila Velha, ES 39 1.697,45 1.763,24 2.488,33 9,00 8.30%
Florianópolis, SC 43 2.042,71 2.121,88 2.994,46 9,76 5.30%
Sorocaba, SP 43 1.973,47 2.049,95 2.892,96 9,51 4.30%
João Pessoa, PB 44 1.474,18 1.531,32 2.161,04 6,96 4.30%
Balneário Camboriú, SC 43 2.028,66 2.107,29 2.973,87 9,78 5.20%
Taubaté, SP 44 1.766,58 1.835,05 2.589,67 8,34 7.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Bicicletas e Veículos Similares no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista de bicicletas e triciclos 1.686,12 1.751,47 2.471,73 7.80%
Fabricação de bicicletas e triciclos não-motorizados, peças e acessórios 1.839,72 1.911,02 2.696,90 5.60%
Reparação de bicicletas, triciclos e outros veículos não-motorizados 1.694,40 1.760,07 2.483,86 4.20%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 1.947,42 2.022,90 2.854,78 5.50%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.840,90 1.912,25 2.698,62 4.90%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 2.005,50 2.083,22 2.939,91 6.10%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.065,69 2.145,75 3.028,14 4.70%
Comércio atacadista de bicicletas, triciclos e outros veículos recreativos 1.890,76 1.964,04 2.771,71 5.80%
Locação de outros meios de transporte , sem condutor 1.884,03 1.957,05 2.761,85 4.70%
Locação de mão-de-obra temporária 2.150,15 2.233,49 3.151,96 8.00%
Comércio varejista de artigos esportivos 2.052,29 2.131,83 3.008,50 7.60%
Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente 1.711,86 1.778,21 2.509,46 4.50%
Serviços de malote não realizados pelo correio nacional 1.395,90 1.450,00 2.046,28 4.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.557,79 1.618,17 2.283,61 7.50%
Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas 1.510,42 1.568,95 2.214,16 5.50%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.634,69 1.698,05 2.396,34 6.90%
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.940,16 2.015,35 2.844,13 6.50%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 1.663,59 1.728,06 2.438,69 6.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.872,05 1.944,60 2.744,28 7.70%
Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos 1.732,10 1.799,23 2.539,13 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.