O dissídio de Lubrificador Naval 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 919115 no cargo de Lubrificador Naval.

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 7.246,93

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

39 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Avaré - SP

16 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Lubrificador de embarcações lubrifica as partes móveis de máquinas, outros equipamentos e instalações de embarcações – da praça de máquinas e do convés, utilizando ferramentas e métodos específicos, para evitar desgastes excessivos das peças e garantir o melhor rendimento dos artefatos lubrificados Monitora o desempenho de máquinas, equipamentos e instalações, no que se refere às condições gerais dos sistemas de lubrificação.

Conserva as ferramentas, os equipamentos e os materiais utilizados no processo Atua de modo a colaborar para a redução de riscos e impactos socioambientais Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Lubrificador Naval

O Lubrificador de embarcações prepara o processo de lubrificação de máquinas, outros equipamentos e instalações de embarcações, interpretando gráficos e desenhos técnicos, sinalizando os pontos de lubrificação e avaliando as condições das embarcações Seleciona material de limpeza e ferramentas.

Seleciona o tipo de lubrificante, de acordo com a especificação para cada máquina, equipamento ou parte da instalação da embarcação.

Pode aplicar lubrificantes convencionais, lubrificantes renováveis, lubrificantes de alta durabilidade e lubrificantes sólidos, dentre outros materiais para lubrificação Inspeciona os equipamentos, examinando as indicações dos aparelhos de controle e observando os níveis, a viscosidade e a coloração do óleo lubrificante.

Requisita o lubrificante necessário para o serviço Prepara almotolias e bombas de lubrificação.

Realiza a lubrificação, utilizando ferramentas e métodos específicos, para evitar desgastes excessivos e garantir o melhor rendimento da embarcação.

Desmonta peças essenciais do equipamento, seguindo diagramas e manuais técnicos e utilizando ferramentas e outros dispositivos, para verificar suas condições e efetuar as operações de lubrificação Aplica o lubrificante nos pontos indicados, seguindo as especificações.

Mantém em funcionamento o sistema de lubrificação automática, trocando o óleo ou reabastecendo o cárter das máquinas, regulando sua pressão e circulação.

Lubrifica as partes que não são lubrificadas automaticamente, aplicando-lhes óleo ou graxa, com almotolia ou engraxadeira, para reduzir o atrito nesses pontos Retira excessos de lubrificantes e libera máquinas e equipamentos lubrificados Lubrifica dobradiças, fechaduras e outras ferragens das instalações da embarcação, para eliminar ruídos e prolongar a duração dessas peças.

Preenche relatório de lubrificação e registro diário de ocorrências Mantém em bom estado os filtros, tubulações e outras partes relacionadas à lubrificação, reparando-as ou substituindo-as, se necessário, para assegurar seu funcionamento normal Colabora com os outros membros da tripulação na revisão e no conserto de máquinas e demais equipamentos mecânicos, auxiliando-os nas tarefas de reparação e conservação.

Monitora desempenho de máquinas, outros equipamentos e instalações da embarcação, no que se refere à lubrificação, realizando inspeção e identificando anomalias Verifica características do lubrificante e o nível de óleo ou graxa, examinando depósitos e consultando manuais de lubrificação e outras instruções.

Retira amostras para análise Examina a ocorrência de impurezas no lubrificante retirado da embarcação Comunica problemas à chefia imediata, notificando defeitos mecânicos encontrados e/ou anormalidades observadas durante a lubrificação, fornecendo registros ou informando por outros meios, para facilitar a manutenção corretiva do equipamento.

Conserva ferramentas, equipamentos e materiais para lubrificação, limpando recipientes, ferramentas e o local de armazenamento de lubrificantes Identifica recipientes de acordo com a utilização do lubrificante Providencia armazenamento de ferramentas.

Realiza pequenos reparos e regulagens em ferramentas e no equipamento de lubrificação Utiliza ferramentas padronizadas Preserva o meio ambiente, encaminhando o lubrificante usado para reciclagem e notificando não conformidades relacionadas à questão ambiental.

Realiza medidas corretivas – em relação a, por exemplo, vazamento de lubrificantes, de acordo com técnicas e métodos específicos, para garantir a preservação ambiental Trabalha com segurança, obedecendo a normas de ergonomia para transportar recipientes com lubrificantes, solicitando bloqueio de instalações, máquinas e equipamentos a serem lubrificados e obedecendo a sinais de parada de máquinas e equipamentos Armazena produto em local ventilado Utiliza Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) Respeita normas de segurança da empresa.

.

Funções do Lubrificador de embarcações

O profissional Lubrificador Naval deve colaborar na elaboração do plano de lubrificação, trabalhar com segurança, monitorar desempenho de máquinas e equipamentos, conservar ferramentas e materiais para lubrificação, demonstrar competências pessoais, preservar meio ambiente, lubrificar máquinas e equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Lubrificadores profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na agricultura e serviços relacionados, no setor de vendas, manutenção e reparação de veículos e no transporte aquaviário como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, individual, com supervisão ocasional. Atuam em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos e no horário diurno ou noturno. No desenvolvimento de algumas atividades, trabalham sob pressão e em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Lubrificador de embarcações

Um Lubrificador de embarcações deve identificar anomalias em máquinas e equipamentos, dar provas de coordenação motora, realizar pequenos reparos em ferramentas, retirar excessos de lubrificantes, obedecer sinais de parada de máquinas e equipamentos, definir condições de máquinas e equipamentos (parada ou em movimento) para execução do serviço, consultar técnico de segurança do trabalho, comunicar problemas à chefia imediata, listar máquinas e equipamentos a serem lubrificados, proceder medidas corretivas (exemplo: vazamento de lubrificantes), utilizar epi e epc, definir pontos de lubrificação, realizar cálculos numéricos, sinalizar os pontos de lubrificação das máquinas e equipamentos, retirar amostras para análise, interpretar desenho da máquina, limpar recipientes e ferramentas, tomar iniciativa frente a situações imprevistas, obedecer normas de ergonomia para transportar recipientes com lubrificantes, realizar inspeção preventiva (tavo) das máquinas e equipamentos, verificar características do lubrificante de máquinas e equipamentos, informar não-conformidades por escrito, armazenar produto em local ventilado, solicitar bloqueio de máquinas e equipamentos a serem lubrificados, utilizar lubrificantes evitando poluição, trabalhar com ética, requisitar o lubrificante necessário para serviço, verificar ocorrência de impurezas no lubrificante retirado de máquinas e equipamentos, identificar recipiente com lubrificante usado, verificar a disponibilidade da máquina e equipamento para lubrificação, preencher registro de ocorrências diariamente, preencher relatório de lubrificação, comunicar-se com eficiência, identificar recipientes de acordo com a utilização do lubrificante, definir formas de aplicação de lubrificantes, providenciar armazenamento de ferramentas, liberar a máquina e equipamento lubrificados, raciocinar com lógica, consultar especificações de lubrificantes, trabalhar em equipe, zelar pela apresentação pessoal, selecionar material de limpeza e ferramentas para lubrificação, respeitar normas de segurança da empresa, limpar local de armazenamento de lubrificantes, definir periodicidade de lubrificação de máquinas e equipamentos, consultar instruções do fabricante de máquinas e equipamentos, definir tipo e quantidade de lubrificante por ponto de aplicação, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, avaliar a situação atual da máquina e equipamento, encaminhar lubrificante usado para reciclagem, utilizar ferramentas padronizadas, interpretar gráficos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Lubrificador Naval ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Lubrificador Naval e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Lubrificadores que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Lubrificador Naval em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Lubrificador Naval ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Lubrificadores 2025

O salário de Lubrificador Naval mostrado aqui é resultado do levantamento de 105 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Lubrificadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Lubrificador Naval com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Lubrificador Naval CBO 919115 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Lubrificador Naval em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Lubrificador Naval por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 44h 2.288,83 2.377,54 3.355,25 10,81 5.80%
Rio de Janeiro 43h 2.138,69 2.221,58 3.135,16 10,23 5.80%
Santa Catarina 44h 1.941,45 2.016,70 2.846,03 9,17 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Lubrificador Naval.

Dissídio de Lubrificador Naval por cidade

Quanto ganha um Lubrificador Naval nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Lubrificador Naval na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Avaré, SP 44 1.723,88 1.790,69 2.527,07 8,14 7.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Lubrificador Naval. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Lubrificador Naval no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos 1.824,48 1.895,19 2.674,55 6.60%
Transporte por navegação de travessia, intermunicipal 3.343,41 3.472,99 4.901,19 6.00%
Manutenção e reparação de embarcações para esporte e lazer 1.439,54 1.495,33 2.110,26 7.10%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 1.690,59 1.756,11 2.478,28 8.10%
Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores 1.858,81 1.930,86 2.724,88 7.70%
Construção de obras-de-arte especiais 1.995,65 2.073,00 2.925,48 4.60%
Transporte dutoviário 2.810,68 2.919,62 4.120,25 5.60%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.293,87 2.382,78 3.362,64 5.20%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 1.417,08 1.472,00 2.077,33 5.10%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 1.825,90 1.896,67 2.676,63 5.70%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 2.214,18 2.300,00 3.245,83 7.50%
Hotéis 1.640,74 1.704,33 2.405,21 6.70%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 1.642,35 1.706,00 2.407,56 6.60%
Comércio varejista de lubrificantes 1.437,78 1.493,50 2.107,67 5.70%
Extração de granito e beneficiamento associado 1.723,69 1.790,50 2.526,81 7.00%
Obras de terraplenagem 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7.00%
Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia 9.736,06 10.113,40 14.272,33 4.20%
Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas 2.501,07 2.598,00 3.666,38 5.70%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 2.501,07 2.598,00 3.666,38 7.00%
Operações de terminais 1.648,12 1.712,00 2.416,03 7.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.