O dissídio de Mecânico de Manutenção de Locomotiva 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914305 no cargo de Mecânico de Manutenção de Locomotiva.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.731,40
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.150 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.900,07
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
611 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Metroviário
R$ 6.257,03
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Manutenção e Reparação de Veículos Ferroviários
523 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de veículos ferroviários realiza manutenção em veículos ferroviários – tais como locomotivas, vagões e carros de passageiros -, utilizando técnicas de diagnóstico para identificar problemas e suas causas, reparando componentes e conjuntos, e fazendo medições e testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação, nos sistemas de transportes ferroviário e metroviário Planeja e programa as atividades, interpretando planos de manutenção.
Executa reforma de veículos ferroviários Faz inspeção em veículos ferroviários Manobra equipamentos ferroviários.
Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas em mecânica ferroviária Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
O que faz um Mecânico de Manutenção de Locomotiva
O Mecânico de manutenção de veículos ferroviários planeja atividades de manutenção, interpretando procedimentos, manuais técnicos, desenhos e esquemas, de acordo com os diversos tipos de veículos ferroviários Programa atividades de manutenção, determinando prioridades de execução, selecionando materiais e ferramentas e estimando tempo de execução.
Faz uso de sistemas de informação de apoio à manutenção.
Utiliza técnicas de diagnóstico, identificando problemas nos veículos ferroviários e suas causas, para definir ações de manutenção Realiza manutenção em veículos ferroviários, lubrificando componentes e conjuntos.
Aplica e controla torque em elementos de fixação, ajusta folgas entre componentes, nivela caixa do veículo e alinha conjunto rotativo motriz Repara componentes e conjuntos e substitui peças e componentes, realizando operações de corte de peças metálicas e não metálicas e soldando componentes metálicos, entre outras operações.
Repara acabamentos do interior de veículos.
Realiza medições e testes em peças, componentes e veículos ferroviários, utilizando instrumentos específicos, comparando resultados com dados técnicos e interpretando resultados, a fim de garantir atendimento de especificações Mede peças e componentes para realização de testes de fadiga.
Mede taxa de compressão e emissão de poluentes.
Testa equipamentos, sistemas de freio manual e sistemas hidráulicos e pneumáticos Realiza testes de potência do sistema motriz e testes de estanqueidade Testa rendimento dos compressores, avalia especificações de vibração e ruído, monitora taxa de desgaste de componentes e verifica trincas estruturais em componentes.
Pode testar componentes de eletrônica embarcada e de automação – diretamente relacionados aos elementos mecânicos de máquinas dos veículos ferroviários, podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Manobra equipamentos ferroviários, avaliando condições de operação de equipamentos e acionando sistemas do veículo Conduz veículos em pátios de manobra da oficina, cumprindo requisitos de segurança, para avaliar condições de tráfego de vias.
Reforma veículos ferroviários, desmontando conjuntos e equipamentos, avaliando condição de equipamentos e componentes e solicitando materiais e peças Define substituição de componentes.
Propõe modificações em peças e equipamentos e confecciona peças Substitui partes, analisando compatibilidade entre componentes e equipamentos Recupera estruturas.
Monta equipamentos e conjuntos Inspeciona veículos ferroviários, avaliando informações do histórico de equipamentos, verificando condições gerais, examinando parâmetros específicos de funcionamento e interpretando dados e indicadores de análises Inspeciona equipamentos visualmente.
Retém veículos sem condições de serviço e libera veículos em condições de tráfego Registra os resultados das análises de inspeção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica ferroviária, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de veículos ferroviários, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade, eficiência e segurança.
Pode supervisionar equipe de trabalhadores de manutenção, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Administra pessoal, participando de seleção de membros da equipe, atribuindo tarefas e acompanhando registros de faltas e atrasos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Atua na preservação do meio ambiente, selecionando resíduos para reciclagem e realizando descarte dos demais, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Orienta e monitora o uso de EPI pela equipe Sinaliza e isola áreas de trabalho Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los.
Funções do Mecânico de manutenção de veículos ferroviários
O profissional Mecânico de Manutenção de Locomotiva deve demonstrar competências pessoais, realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metro ferroviários, programar atividades de manutenção, reformar veículos metro ferroviários, realizar manutenção em veículos metro ferroviários, manobrar equipamentos metro ferroviários, realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental, inspecionar veículos metro ferroviários.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção metro ferroviária profissionais nessa família CBO, exercem o cargo em empresas de transporte metroferroviário e em departamentos de infra-estrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem como na fabricação de equipamentos de transporte. São empregados assalariados, com carteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locais fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições desconfortáveis por longos períodos, em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalho sob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade e intempéries, fatores ocasionadores de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em mecânica. O desempenho total dessa ocupação ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários
Um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários deve demonstrar destreza manual, testar equipamentos, testar potência do sistema motriz, desmontar conjuntos e equipamentos, confeccionar peças, ajustar folgas entre componentes, testar sistemas pneumáticos e hidráulicos, avaliar a condição dos equipamentos e componentes, manter ferramentas e equipamentos em condições de uso, calibrar equipamentos de ação e medição, medir taxa de compressão, trabalhar em equipe, reter veículos sem condições de serviço, conduzir veículo em pátio de manobra da oficina, manter-se receptivo às novas ideias e inovações tecnológicas, reparar acabamentos do interior de veículos metro ferroviários, agir com criatividade, testar sistema de freio manual, corrigir problemas de funcionamento, soldar componentes metálicos, interpretar dados e indicadores de análises, identificar atos e condições inseguras, avaliar especificações de vibração e ruído, interpretar procedimentos e manuais técnicos, definir substituição de componentes, avaliar informações do histórico de equipamentos, interpretar desenhos e esquemas, interpretar normas operacionais de tráfego, acionar sistemas do equipamentos (veículo), resolver problemas, identificar problemas no veículo, interpretar resultados obtidos em testes, substituir peças e componentes, buscar percepção visual, tátil, auditiva e olfativa, recuperar estrutura de veículos metro ferroviários, testar rendimento dos compressores, medir peças e componentes para realização de testes de fadiga, liberar veículos em condições de tráfego, organizar o local de trabalho, avaliar condições de tráfego de vias, propor modificações em peças e equipamentos, avaliar condições de operação de equipamentos, medir dimensões do rodeiro do truque, sinalizar equipamento e área de trabalho, montar equipamentos e conjuntos, diagnosticar causas de problemas em veículos metro ferroviários, nivelar caixa do veículo metro ferroviário, monitorar taxa de desgaste dos componentes, propor estratégias para otimização de serviço (tempo, custo, processo), cortar peças metálicas e não metálicas, reparar componentes e conjuntos, lubrificar componentes e conjuntos, acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros, manter o local de trabalho limpo e organizado, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), determinar prioridades de execução, conferir parâmetros de funcionamento, inspecionar equipamentos visualmente, prestar atendimento externo de emergência, pintar áreas reparadas, alinhar conjunto rotativo motriz, selecionar resíduos para descarte e reciclagem, comunicar-se de forma clara e objetiva, testar estanqueidade, relatar condições de riscos à cipa, demonstrar comprometimento com o trabalho, selecionar materiais e ferramentas, abastecer reservatórios com ar, combustível, lubrificantes e areia, interpretar plano de manutenção, testar contaminação por água nos lubrificantes, isolar áreas de trabalho, controlar emissão de poluentes e resíduos, respeitar parâmetros operacionais do equipamento, estimar tempo de execução, avaliar peças em teste, coletar amostras de lubrificantes, verificar trincas estruturais em componentes, interpretar normas de segurança e de preservação ambiental, buscar o autodesenvolvimento, verificar condições de funcionamento, operar equipamentos de elevação e movimentação de cargas (peças), realizar análise de riscos de atividades, analisar compatibilidade entre componentes e equipamentos antes da substituição, torquear elementos de fixação, registrar resultados das análises de inspeção, medir emissão de poluentes, zelar pelo patrimônio da empresa, codificar serviços de manutenção em veículos e peças, solicitar materiais e peças, assumir responsabilidades, cumprir requisitos de segurança para manobra do veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Locomotiva ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Locomotiva e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Locomotiva em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Locomotiva ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária 2025
O salário de Mecânico de Manutenção de Locomotiva mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.136 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção metro ferroviária que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Locomotiva com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: