O dissídio de Mecânico de Locomotivas e Vagões 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914305 no cargo de Mecânico de Locomotivas e Vagões.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.731,40
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.150 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.900,07
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
611 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Metroviário
R$ 6.257,03
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Manutenção e Reparação de Veículos Ferroviários
523 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de veículos ferroviários realiza manutenção em veículos ferroviários – tais como locomotivas, vagões e carros de passageiros -, utilizando técnicas de diagnóstico para identificar problemas e suas causas, reparando componentes e conjuntos, e fazendo medições e testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação, nos sistemas de transportes ferroviário e metroviário Planeja e programa as atividades, interpretando planos de manutenção.
Executa reforma de veículos ferroviários Faz inspeção em veículos ferroviários Manobra equipamentos ferroviários.
Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas em mecânica ferroviária Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
O que faz um Mecânico de Locomotivas e Vagões
O Mecânico de manutenção de veículos ferroviários planeja atividades de manutenção, interpretando procedimentos, manuais técnicos, desenhos e esquemas, de acordo com os diversos tipos de veículos ferroviários Programa atividades de manutenção, determinando prioridades de execução, selecionando materiais e ferramentas e estimando tempo de execução.
Faz uso de sistemas de informação de apoio à manutenção.
Utiliza técnicas de diagnóstico, identificando problemas nos veículos ferroviários e suas causas, para definir ações de manutenção Realiza manutenção em veículos ferroviários, lubrificando componentes e conjuntos.
Aplica e controla torque em elementos de fixação, ajusta folgas entre componentes, nivela caixa do veículo e alinha conjunto rotativo motriz Repara componentes e conjuntos e substitui peças e componentes, realizando operações de corte de peças metálicas e não metálicas e soldando componentes metálicos, entre outras operações.
Repara acabamentos do interior de veículos.
Realiza medições e testes em peças, componentes e veículos ferroviários, utilizando instrumentos específicos, comparando resultados com dados técnicos e interpretando resultados, a fim de garantir atendimento de especificações Mede peças e componentes para realização de testes de fadiga.
Mede taxa de compressão e emissão de poluentes.
Testa equipamentos, sistemas de freio manual e sistemas hidráulicos e pneumáticos Realiza testes de potência do sistema motriz e testes de estanqueidade Testa rendimento dos compressores, avalia especificações de vibração e ruído, monitora taxa de desgaste de componentes e verifica trincas estruturais em componentes.
Pode testar componentes de eletrônica embarcada e de automação – diretamente relacionados aos elementos mecânicos de máquinas dos veículos ferroviários, podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Manobra equipamentos ferroviários, avaliando condições de operação de equipamentos e acionando sistemas do veículo Conduz veículos em pátios de manobra da oficina, cumprindo requisitos de segurança, para avaliar condições de tráfego de vias.
Reforma veículos ferroviários, desmontando conjuntos e equipamentos, avaliando condição de equipamentos e componentes e solicitando materiais e peças Define substituição de componentes.
Propõe modificações em peças e equipamentos e confecciona peças Substitui partes, analisando compatibilidade entre componentes e equipamentos Recupera estruturas.
Monta equipamentos e conjuntos Inspeciona veículos ferroviários, avaliando informações do histórico de equipamentos, verificando condições gerais, examinando parâmetros específicos de funcionamento e interpretando dados e indicadores de análises Inspeciona equipamentos visualmente.
Retém veículos sem condições de serviço e libera veículos em condições de tráfego Registra os resultados das análises de inspeção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica ferroviária, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de veículos ferroviários, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade, eficiência e segurança.
Pode supervisionar equipe de trabalhadores de manutenção, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Administra pessoal, participando de seleção de membros da equipe, atribuindo tarefas e acompanhando registros de faltas e atrasos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Atua na preservação do meio ambiente, selecionando resíduos para reciclagem e realizando descarte dos demais, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Orienta e monitora o uso de EPI pela equipe Sinaliza e isola áreas de trabalho Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los.
Funções do Mecânico de manutenção de veículos ferroviários
O profissional Mecânico de Locomotivas e Vagões deve reformar veículos metro ferroviários, programar atividades de manutenção, manobrar equipamentos metro ferroviários, realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental, demonstrar competências pessoais, inspecionar veículos metro ferroviários, realizar manutenção em veículos metro ferroviários, realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metro ferroviários.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção metro ferroviária profissionais nessa família CBO, exercem o cargo em empresas de transporte metroferroviário e em departamentos de infra-estrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem como na fabricação de equipamentos de transporte. São empregados assalariados, com carteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locais fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições desconfortáveis por longos períodos, em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalho sob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade e intempéries, fatores ocasionadores de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em mecânica. O desempenho total dessa ocupação ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários
Um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários deve nivelar caixa do veículo metro ferroviário, organizar o local de trabalho, testar potência do sistema motriz, soldar componentes metálicos, sinalizar equipamento e área de trabalho, cortar peças metálicas e não metálicas, medir emissão de poluentes, medir taxa de compressão, medir dimensões do rodeiro do truque, verificar trincas estruturais em componentes, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), resolver problemas, selecionar resíduos para descarte e reciclagem, montar equipamentos e conjuntos, codificar serviços de manutenção em veículos e peças, determinar prioridades de execução, conferir parâmetros de funcionamento, interpretar resultados obtidos em testes, manter ferramentas e equipamentos em condições de uso, respeitar parâmetros operacionais do equipamento, demonstrar destreza manual, avaliar peças em teste, trabalhar em equipe, controlar emissão de poluentes e resíduos, verificar condições de funcionamento, propor estratégias para otimização de serviço (tempo, custo, processo), testar equipamentos, avaliar condições de operação de equipamentos, testar sistema de freio manual, coletar amostras de lubrificantes, agir com criatividade, interpretar normas de segurança e de preservação ambiental, relatar condições de riscos à cipa, reter veículos sem condições de serviço, ajustar folgas entre componentes, propor modificações em peças e equipamentos, interpretar dados e indicadores de análises, testar estanqueidade, testar rendimento dos compressores, demonstrar comprometimento com o trabalho, comunicar-se de forma clara e objetiva, assumir responsabilidades, avaliar especificações de vibração e ruído, prestar atendimento externo de emergência, calibrar equipamentos de ação e medição, solicitar materiais e peças, realizar análise de riscos de atividades, medir peças e componentes para realização de testes de fadiga, identificar problemas no veículo, testar contaminação por água nos lubrificantes, definir substituição de componentes, manter o local de trabalho limpo e organizado, lubrificar componentes e conjuntos, interpretar plano de manutenção, analisar compatibilidade entre componentes e equipamentos antes da substituição, interpretar normas operacionais de tráfego, registrar resultados das análises de inspeção, cumprir requisitos de segurança para manobra do veículo, torquear elementos de fixação, diagnosticar causas de problemas em veículos metro ferroviários, interpretar procedimentos e manuais técnicos, operar equipamentos de elevação e movimentação de cargas (peças), avaliar a condição dos equipamentos e componentes, substituir peças e componentes, isolar áreas de trabalho, recuperar estrutura de veículos metro ferroviários, interpretar desenhos e esquemas, buscar percepção visual, tátil, auditiva e olfativa, acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros, confeccionar peças, pintar áreas reparadas, manter-se receptivo às novas ideias e inovações tecnológicas, reparar acabamentos do interior de veículos metro ferroviários, identificar atos e condições inseguras, estimar tempo de execução, acionar sistemas do equipamentos (veículo), inspecionar equipamentos visualmente, liberar veículos em condições de tráfego, avaliar informações do histórico de equipamentos, abastecer reservatórios com ar, combustível, lubrificantes e areia, selecionar materiais e ferramentas, corrigir problemas de funcionamento, buscar o autodesenvolvimento, desmontar conjuntos e equipamentos, testar sistemas pneumáticos e hidráulicos, zelar pelo patrimônio da empresa, avaliar condições de tráfego de vias, reparar componentes e conjuntos, alinhar conjunto rotativo motriz, conduzir veículo em pátio de manobra da oficina, monitorar taxa de desgaste dos componentes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Locomotivas e Vagões ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Locomotivas e Vagões e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Locomotivas e Vagões em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Locomotivas e Vagões ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária 2025
O salário de Mecânico de Locomotivas e Vagões mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.136 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção metro ferroviária que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Locomotivas e Vagões com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: