O dissídio de Mecânico de Locomotivas e Vagões 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914305 no cargo de Mecânico de Locomotivas e Vagões.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 2.731,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.150 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.900,07

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

611 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Metroviário

R$ 6.257,03

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Manutenção e Reparação de Veículos Ferroviários

523 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de veículos ferroviários realiza manutenção em veículos ferroviários – tais como locomotivas, vagões e carros de passageiros -, utilizando técnicas de diagnóstico para identificar problemas e suas causas, reparando componentes e conjuntos, e fazendo medições e testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação, nos sistemas de transportes ferroviário e metroviário Planeja e programa as atividades, interpretando planos de manutenção.

Executa reforma de veículos ferroviários Faz inspeção em veículos ferroviários Manobra equipamentos ferroviários.

Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas em mecânica ferroviária Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Mecânico de Locomotivas e Vagões

O Mecânico de manutenção de veículos ferroviários planeja atividades de manutenção, interpretando procedimentos, manuais técnicos, desenhos e esquemas, de acordo com os diversos tipos de veículos ferroviários Programa atividades de manutenção, determinando prioridades de execução, selecionando materiais e ferramentas e estimando tempo de execução.

Faz uso de sistemas de informação de apoio à manutenção.

Utiliza técnicas de diagnóstico, identificando problemas nos veículos ferroviários e suas causas, para definir ações de manutenção Realiza manutenção em veículos ferroviários, lubrificando componentes e conjuntos.

Aplica e controla torque em elementos de fixação, ajusta folgas entre componentes, nivela caixa do veículo e alinha conjunto rotativo motriz Repara componentes e conjuntos e substitui peças e componentes, realizando operações de corte de peças metálicas e não metálicas e soldando componentes metálicos, entre outras operações.

Repara acabamentos do interior de veículos.

Realiza medições e testes em peças, componentes e veículos ferroviários, utilizando instrumentos específicos, comparando resultados com dados técnicos e interpretando resultados, a fim de garantir atendimento de especificações Mede peças e componentes para realização de testes de fadiga.

Mede taxa de compressão e emissão de poluentes.

Testa equipamentos, sistemas de freio manual e sistemas hidráulicos e pneumáticos Realiza testes de potência do sistema motriz e testes de estanqueidade Testa rendimento dos compressores, avalia especificações de vibração e ruído, monitora taxa de desgaste de componentes e verifica trincas estruturais em componentes.

Pode testar componentes de eletrônica embarcada e de automação – diretamente relacionados aos elementos mecânicos de máquinas dos veículos ferroviários, podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Manobra equipamentos ferroviários, avaliando condições de operação de equipamentos e acionando sistemas do veículo Conduz veículos em pátios de manobra da oficina, cumprindo requisitos de segurança, para avaliar condições de tráfego de vias.

Reforma veículos ferroviários, desmontando conjuntos e equipamentos, avaliando condição de equipamentos e componentes e solicitando materiais e peças Define substituição de componentes.

Propõe modificações em peças e equipamentos e confecciona peças Substitui partes, analisando compatibilidade entre componentes e equipamentos Recupera estruturas.

Monta equipamentos e conjuntos Inspeciona veículos ferroviários, avaliando informações do histórico de equipamentos, verificando condições gerais, examinando parâmetros específicos de funcionamento e interpretando dados e indicadores de análises Inspeciona equipamentos visualmente.

Retém veículos sem condições de serviço e libera veículos em condições de tráfego Registra os resultados das análises de inspeção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica ferroviária, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de veículos ferroviários, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade, eficiência e segurança.

Pode supervisionar equipe de trabalhadores de manutenção, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Administra pessoal, participando de seleção de membros da equipe, atribuindo tarefas e acompanhando registros de faltas e atrasos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Atua na preservação do meio ambiente, selecionando resíduos para reciclagem e realizando descarte dos demais, de acordo com normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Orienta e monitora o uso de EPI pela equipe Sinaliza e isola áreas de trabalho Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los.

Funções do Mecânico de manutenção de veículos ferroviários

O profissional Mecânico de Locomotivas e Vagões deve programar atividades de manutenção, inspecionar veículos metro ferroviários, reformar veículos metro ferroviários, manobrar equipamentos metro ferroviários, demonstrar competências pessoais, realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental, realizar manutenção em veículos metro ferroviários, realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metro ferroviários.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção metro ferroviária profissionais nessa família CBO, exercem o cargo em empresas de transporte metroferroviário e em departamentos de infra-estrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem como na fabricação de equipamentos de transporte. São empregados assalariados, com carteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locais fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições desconfortáveis por longos períodos, em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalho sob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade e intempéries, fatores ocasionadores de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em mecânica. O desempenho total dessa ocupação ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários

Um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários deve avaliar condições de operação de equipamentos, medir peças e componentes para realização de testes de fadiga, trabalhar em equipe, substituir peças e componentes, zelar pelo patrimônio da empresa, identificar problemas no veículo, interpretar normas operacionais de tráfego, medir taxa de compressão, interpretar resultados obtidos em testes, propor estratégias para otimização de serviço (tempo, custo, processo), reparar componentes e conjuntos, organizar o local de trabalho, solicitar materiais e peças, testar sistema de freio manual, agir com criatividade, sinalizar equipamento e área de trabalho, monitorar taxa de desgaste dos componentes, interpretar desenhos e esquemas, ajustar folgas entre componentes, corrigir problemas de funcionamento, buscar o autodesenvolvimento, controlar emissão de poluentes e resíduos, verificar trincas estruturais em componentes, inspecionar equipamentos visualmente, acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros, desmontar conjuntos e equipamentos, liberar veículos em condições de tráfego, testar estanqueidade, confeccionar peças, interpretar normas de segurança e de preservação ambiental, interpretar dados e indicadores de análises, codificar serviços de manutenção em veículos e peças, recuperar estrutura de veículos metro ferroviários, avaliar a condição dos equipamentos e componentes, registrar resultados das análises de inspeção, testar equipamentos, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), testar contaminação por água nos lubrificantes, coletar amostras de lubrificantes, avaliar especificações de vibração e ruído, manter-se receptivo às novas ideias e inovações tecnológicas, realizar análise de riscos de atividades, selecionar materiais e ferramentas, avaliar informações do histórico de equipamentos, reter veículos sem condições de serviço, interpretar procedimentos e manuais técnicos, conduzir veículo em pátio de manobra da oficina, avaliar peças em teste, relatar condições de riscos à cipa, buscar percepção visual, tátil, auditiva e olfativa, resolver problemas, lubrificar componentes e conjuntos, demonstrar comprometimento com o trabalho, assumir responsabilidades, prestar atendimento externo de emergência, cortar peças metálicas e não metálicas, medir emissão de poluentes, analisar compatibilidade entre componentes e equipamentos antes da substituição, respeitar parâmetros operacionais do equipamento, cumprir requisitos de segurança para manobra do veículo, avaliar condições de tráfego de vias, testar rendimento dos compressores, selecionar resíduos para descarte e reciclagem, montar equipamentos e conjuntos, identificar atos e condições inseguras, verificar condições de funcionamento, soldar componentes metálicos, operar equipamentos de elevação e movimentação de cargas (peças), calibrar equipamentos de ação e medição, determinar prioridades de execução, manter ferramentas e equipamentos em condições de uso, manter o local de trabalho limpo e organizado, medir dimensões do rodeiro do truque, comunicar-se de forma clara e objetiva, nivelar caixa do veículo metro ferroviário, definir substituição de componentes, diagnosticar causas de problemas em veículos metro ferroviários, testar potência do sistema motriz, testar sistemas pneumáticos e hidráulicos, demonstrar destreza manual, alinhar conjunto rotativo motriz, propor modificações em peças e equipamentos, interpretar plano de manutenção, acionar sistemas do equipamentos (veículo), estimar tempo de execução, reparar acabamentos do interior de veículos metro ferroviários, torquear elementos de fixação, isolar áreas de trabalho, pintar áreas reparadas, abastecer reservatórios com ar, combustível, lubrificantes e areia, conferir parâmetros de funcionamento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Locomotivas e Vagões ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Locomotivas e Vagões e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Locomotivas e Vagões em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Locomotivas e Vagões ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária 2025

O salário de Mecânico de Locomotivas e Vagões mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.136 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção metro ferroviária que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Locomotivas e Vagões com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Locomotivas e Vagões CBO 914305 salário