O dissídio de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914205 no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 3.089,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

325 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 5.208,42

Cidade que mais contrata

São Gonçalo - RJ

146 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais realiza manutenção em motores e equipamentos mecânicos navais, diagnosticando causas de avarias, substituindo, alinhando e regulando componentes, fazendo recuperação de componentes, e executando testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação naval relacionados a motores e equipamentos -, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Planeja o trabalho de manutenção, identificando tipos de motores e de equipamentos e interpretando manuais, catálogos e desenhos técnicos mecânicos.

Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica naval Elabora documentação técnica Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais

O Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais planeja o trabalho de manutenção de motores e equipamentos mecânicos navais, identificando tipos de motores e de equipamentos e analisando suas características de funcionamento, examinando manuais de fabricação, de montagem, de manutenção e catálogos de componentes, e interpretando desenhos técnicos mecânicos Seleciona ferramentas para manutenção e identifica necessidades de fabricação de ferramentas especiais.

Estima recursos humanos para manutenção.

Verifica disponibilidade de peças e de componentes sobressalentes Estima tempo de execução da manutenção.

Define tipo e periodicidade da manutenção Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção.

Realiza manutenção em motores – a gasolina, a álcool ou a diesel, dentre outros tipos de motores a combustão – e equipamentos mecânicos navais – tais como bombas, eixos, redutores, sistemas e máquinas auxiliares, examinando motores e equipamentos.

Desmonta equipamentos e realiza inspeção dimensional em componentes Identifica e diagnostica causas de avarias.

Substitui, alinha e regula componentes.

Ajusta folgas entre componentes Monta e alinha equipamentos Recupera componentes de motores e equipamentos mecânicos navais em manutenção, realizando operações de ajustagem em componentes, identificando necessidade de tratamento de superfície de peças, medindo peças e componentes, recondicionando peças e componentes, e identificando necessidade de balanceamento dinâmico das peças recuperadas.

Executa ajustes circunstanciais de emergência Identifica necessidade de fabricação de peças sobressalentes, elabora croqui das peças e faz especificação de materiais para sua produção Realiza testes em motores e equipamentos mecânicos navais, de acordo com procedimentos específicos, verificando parâmetros de tolerância, e analisando intensidade de vibração de equipamentos rotativos.

Faz ajustes de motores e equipamentos em função de resultados de testes Verifica alinhamento e deflexão em equipamentos.

Testa potência e temperatura de motores e equipamentos, testa pressão de óleos lubrificantes e combustíveis, e realiza testes hidrostáticos Testa componentes de eletrônica embarcada e de automação naval – diretamente relacionados aos motores e equipamentos mecânicos navais, aplicando procedimentos específicos e podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica naval, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de motores e equipamentos mecânicos, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade e eficiência.

Elabora documentação técnica, emitindo pareceres técnicos, registrando históricos de manutenção, especificando materiais e peças para requisição, e registrando resultados de medições e testes Elabora relatórios e orçamentos de serviços e de peças Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Preserva o meio ambiente, identificando materiais poluentes e fazendo seu descarte de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, definindo equipamentos de proteção individual de acordo com as atividades e identificando localização de equipamentos de proteção coletiva.

Identifica e isola áreas de risco Identifica condições inseguras e previne atos inseguros Solicita visto de liberação de equipamentos e de locais de trabalho Sugere treinamentos de segurança no trabalho.

Funções do Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais

O profissional Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais deve realizar manutenção em motores e equipamentos mecânicos navais, planejar manutenção em motores e equipamentos mecânicos navais, realizar testes em motores e equipamentos mecânicos navais, elaborar documentação técnica, demonstrar competências pessoais, recuperar componentes de motores e equipamentos mecânicos navais em manutenção, trabalhar com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais atuam no segmento do transporte construção naval e atividades correlatas, realizando as atividades em terra. São empregados formais, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão permanente. O local de trabalho é fechado e os horários são irregulares. Freqüentemente são expostos a materiais tóxicos, ruídos e altas temperaturas. Trabalham em grandes alturas ou em locais subterrâneos, sujeitos ao estresse e a permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais

Um Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais deve identificar tipos de motores e equipamentos, identificar necessidade de balanceamento dinâmico de peças recuperadas, especificar materiais e peças para requisição, identificar necessidade de suporte técnico específico, inspecionar motores e equipamentos, definir tipo e periodicidade da manutenção, testar pressão de óleos lubrificantes e combustíveis, elaborar relatórios, medir peças e componentes, identificar necessidade de fabricação de peças sobressalentes, interpretar desenho mecânico, selecionar ferramentas para manutenção, verificar parâmetros de tolerância, montar equipamentos, lubrificar componentes, elaborar orçamentos de serviços e de peças, identificar necessidade de tratamento de superfície de peças, identificar avarias em equipamentos, testar rotação de equipamentos, isolar áreas de risco, analisar intensidade de vibração de equipamentos rotativos, regular componentes, demonstrar capacidade de adaptação a situações novas e variadas, emitir pareceres técnicos, substituir componentes, preparar o local de trabalho, realizar ajustes circunstanciais de emergência, realizar testes hidrostáticos, realizar operações de ajustagem em componentes, alinhar componentes e equipamentos, analisar características de funcionamento de motores e equipamentos, identificar áreas de risco, identificar necessidades de fabricação de ferramentas especiais, identificar materiais poluentes, identificar localização de equipamentos de proteção coletiva, verificar deflexão em equipamentos, identificar necessidade de remoção de motores e equipamentos, elaborar croqui de peças, demonstrar iniciativa e dinamismo, definir equipamentos de proteção de acordo com as atividades, prevenir atos inseguros, testar potência de motores e equipamentos, estimar recursos humanos para manutenção, acondicionar materiais para descarte, persistir nas ações e propósitos, sugerir treinamentos de segurança no trabalho, diagnosticar causas de avarias, ajustar folgas entre componentes, verificar disponibilidade de peças e componentes sobressalentes, identificar condições inseguras, recondicionar peças e componentes, realizar ajustes de funcionamento em motores e equipamentos, verificar alinhamento de equipamentos, testar temperatura de motores e equipamentos, solicitar vistos de liberação de equipamentos e de locais de trabalho, autocontrolar-se, estimar tempo de execução da manutenção, realizar inspeção dimensional em componentes, exercer liderança, interpretar manuais de fabricação, montagem, manutenção e catálogos de componentes, buscar autodesenvolvimento, trabalhar de forma organizada, trabalhar em equipe, relacionar-se com outras pessoas, registrar históricos de manutenção, especificar materiais para fabricação de peças sobressalentes, registrar resultados de medições e testes, desmontar equipamentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais 2024

O salário de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais mostrado aqui é resultado do levantamento de 689 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais CBO 914205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 43h 2.735,45 2.841,46 4.009,96 13,20 6.10%
Santa Catarina 44h 2.930,09 3.043,65 4.295,29 13,87 6.60%
São Paulo 43h 2.292,51 2.381,36 3.360,64 11,04 7.50%
Paraná 44h 2.217,25 2.303,18 3.250,32 10,47 7.60%
Pará 43h 2.856,33 2.967,03 4.187,16 13,93 4.40%
Goiás 44h 2.415,98 2.509,61 3.541,64 11,41 7.40%
Rio Grande do Sul 42h 2.925,27 3.038,65 4.288,23 14,51 7.30%
Amazonas 44h 2.655,76 2.758,69 3.893,15 12,63 7.50%
Mato Grosso 44h 1.556,76 1.617,09 2.282,09 7,35 7.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais.

Dissídio de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Gonçalo, RJ 44 2.080,88 2.161,53 3.050,42 9,86 7.50%
Niterói, RJ 43 2.683,74 2.787,75 3.934,16 12,90 4.90%
Itajaí, SC 44 2.839,05 2.949,08 4.161,83 13,40 5.90%
Itaboraí, RJ 44 2.630,40 2.732,35 3.855,98 12,42 5.10%
Navegantes, SC 44 3.341,97 3.471,50 4.899,08 15,88 5.00%
Rio de Janeiro, RJ 41 5.014,09 5.208,42 7.350,27 25,30 5.50%
Belém, PA 43 3.271,05 3.397,83 4.795,12 15,80 8.10%
Macaé, RJ 38 5.972,24 6.203,71 8.754,86 32,45 6.10%
Angra dos Reis, RJ 43 2.272,64 2.360,72 3.331,52 10,98 4.10%
Goiânia, GO 44 1.982,67 2.059,51 2.906,44 9,36 5.30%
Guarujá, SP 44 2.341,56 2.432,32 3.432,56 11,06 8.10%
Parati, RJ 42 1.528,71 1.587,96 2.240,97 7,62 7.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Motores e Equipamentos Navais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 2.452,52 2.547,57 3.595,21 6.20%
Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos 2.110,04 2.191,82 3.093,16 4.20%
Manutenção e reparação de máquinas motrizes não-elétricas 2.251,54 2.338,81 3.300,59 5.90%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.297,90 2.386,96 3.368,56 8.10%
Construção de embarcações de grande porte 3.240,56 3.366,15 4.750,41 5.00%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.724,03 1.790,85 2.527,30 7.40%
Manutenção e reparação de embarcações para esporte e lazer 1.835,37 1.906,50 2.690,51 7.80%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 7.090,53 7.365,33 10.394,18 7.10%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.949,36 2.024,91 2.857,62 7.60%
Construção de embarcações para esporte e lazer 2.931,71 3.045,33 4.297,67 6.40%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 3.431,08 3.564,06 5.029,71 6.70%
Fabricação de outros produtos de metal 2.135,10 2.217,85 3.129,89 4.50%
Navegação de apoio marítimo 3.427,45 3.560,29 5.024,39 6.00%
Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores 2.132,50 2.215,15 3.126,08 8.20%
Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas 2.971,24 3.086,40 4.355,62 8.10%
Operações de terminais 3.305,92 3.434,05 4.846,23 8.10%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 1.900,95 1.974,63 2.786,65 5.20%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 2.095,22 2.176,43 3.071,44 6.30%
Obras de montagem industrial 2.357,38 2.448,75 3.455,75 6.60%
Navegação de apoio portuário 2.328,06 2.418,29 3.412,76 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.