O dissídio de Líder de Conservação de Vias Permanentes 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 910905 no cargo de Líder de Conservação de Vias Permanentes.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 4.422,03
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
247 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 3.837,34
Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
73 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de reparos linhas férreas supervisiona e coordena serviços de reparos de vias permanentes do transporte ferroviário - de longas distâncias e/ou de âmbito urbano - e do transporte metroviário, verificando a conservação da infraestrutura das vias, inspecionando elementos superficiais ou da superestrutura – tais como trilhos, dormentes e junções, identificando causas de defeitos e falhas em vias, definindo as melhores alternativas para execução de reparos, e realizando testes para liberação de tráfego Monitora o trabalho da equipe de correção geométrica mecanizada de vias.
Administra recursos humanos e materiais para execução dos serviços Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção e combate a incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Líder de Conservação de Vias Permanentes
O Supervisor de reparos linhas férreas planeja os trabalhos, definindo as prioridades para realização dos serviços, programando o horário de realização de cada atividade, e solicitando acesso aos locais de trabalho Administra recursos humanos e materiais, distribuindo atividades para cada membro da equipe de trabalho e requisitando equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais de consumo.
Estima custos operacionais.
Inspeciona – visualmente ou com o uso de equipamentos diversificados de avaliação de vias – trilhos, dormentes e junções Examina condições do Aparelho de Mudança de Via (AMV).
Inspeciona geometria das vias, bem como soldagem e desgaste ondulatório dos trilhos Detecta fadiga e fissuras internas por ultrassom e monitora desgaste de trilhos por meio de sistemas a laser, tendo em vista ações de prevenção.
Monitora lastreamento das vias.
Inspeciona barrancos, bueiros, postes e outros elementos da infraestrutura, a fim de proceder aos serviços de reparação o mais rapidamente possível Confere medidas geométricas, verifica conservação da infraestrutura e monitora o funcionamento dos sistemas de lubrificação das vias.
Confere dimensão e qualidade dos materiais da superestrutura da via permanente.
Notifica a presença das falhas e dos defeitos Identifica causas de defeitos e falhas em vias Utiliza sistemas de monitoramento de vias para realização de inspeção e registro de dados.
Analisa dados estruturados para definir as melhores alternativas para os serviços de reparo de vias Determina a realização de serviços de reparação em função de falhas reportadas de conservação Coordena serviços de reparos do aparelho de mudança de via, de máquinas de chave e do terceiro trilho (trilho de alimentação elétrica).
Inspeciona substituição de trilhos, dormentes e fixações Coordena serviços de reparos de emergência para solucionar problemas, tais como fraturas nos trilhos, encurvadura de trilhos, deslizamento de barreiras, entre outros.
Realiza o monitoramento de vias permanentes com carro controle ou veículos de inspeção de geometria de vias, avaliando alinhamento, nivelamento e outros parâmetros Interpreta gráficos de análise da geometria de vias Monitora o trabalho da equipe de correção geométrica mecanizada.
Monitora o reperfilamento de trilhos Orienta o nivelamento do lastro Acompanha a realização de obras suplementares, quando necessário.
Após a realização dos serviços de reparos, libera as vias para o tráfego No atendimento a avarias, estabelece previsão para liberação da via e define sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego Coordena encarrilhamento da composição.
Requisita apoio logístico, quando necessário Verifica temperatura dos trilhos e realiza testes não destrutivos Realiza testes de circuitos elétricos e de corrente de fuga das vias Testa máquinas de chave Testa vias reparadas ou novas e realiza testes para liberação do tráfego em vias.
Documenta os serviços, registrando tempo despendido em cada atividade, detalhando insumos usados e emitindo relatórios Pode consultar e atualizar sistemas de BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), em função dos serviços de reparos de vias permanentes Define a equipe de trabalho e seleciona pessoal Orienta a equipe de trabalho, indicando atitudes e procedimentos adequados durante o processo de execução dos serviços Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando seu desempenho e identificando necessidades de treinamento Programa e/ou desenvolve atividades de capacitação Avalia impactos ambientais das atividades e orienta quanto à seleção de material para reaproveitamento e ao descarte de resíduos Monitora a organização e o funcionamento de equipamentos, ferramentas e instrumentos Trabalha com segurança, monitorando o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los Orienta a equipe para a prevenção de atos inseguros.
Funções do Supervisor de reparos linhas férreas
O profissional Líder de Conservação de Vias Permanentes deve supervisionar equipes de trabalho, coordenar realização de manutenção em vias férreas, trabalhar com segurança, qualidade e meio ambiente, supervisionar manutenção mecanizada das vias férreas, supervisionar equipe de restabelecimento de tráfego, demonstrar competências pessoais, inspecionar vias férreas, realizar testes em vias férreas, supervisionar manutenção em vias férreas.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção trabalham em empresas de transporte ferroviário e metrôs. Atuam em locais abertos e fechados, em períodos diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Esses empregados são assalariados, registrados em carteira e organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. O supervisor de reparos vincula-se ao trabalho com os trilhos e o supervisor de manutenção aos sistemas de lubrificação. Trabalham expostos ao sol, chuva e poeira e em locais subterrâneos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de reparos linhas férreas
Um Supervisor de reparos linhas férreas deve monitorar o uso correto de equipamentos de proteção individual, distribuir atividades de manutenção de vias férreas, isolar áreas de risco, coordenar manutenção de máquinas de chave, programar escala de férias da equipe, inspecionar geometria da via férrea, estabelecer previsão de liberação para tráfego, monitorar equipe de correção geométrica mecanizada, interpretar gráficos de análise da geometria de vias férreas, verificar conservação da infraestrutura das vias férreas, administrar recursos materiais e equipamentos, monitorar reperfilamento de trilhos, emitir relatórios sobre acidentes, monitorar o funcionamento dos lubrificadores de vias férreas, controlar tempo de manutenção, testar vias férreas reparadas ou novas, monitorar lastreamento da via férrea, desenvolver relacionamento interpessoal, estimar custos operacionais, definir prioridades de manutenção, registrar insumos empregados para a manutenção, testar circuitos elétricos da via férrea, emitir relatórios, demonstrar liderança, coordenar manutenção do terceiro trilho (alimentação elétrica), requisitar apoio logístico, liberar vias férreas para tráfego, solicitar reprogramação de atividades de manutenção, inspecionar condições do aparelho de mudanças de vias (amv), identificar causas de defeitos e falhas em vias férreas, requisitar equipamentos e materiais, elaborar relatórios de avaliação de desempenho, atender normas de segurança, saúde, higiene e meio ambiente, providenciar manuais técnicos, catálogos e procedimentos, coordenar atendimento a avarias, controlar absenteismo da equipe, desenvolver equilíbrio emocional, coordenar manutenção de aparelhos de mudanças de vias (amv), eliminar atos inseguros, conferir dimensão e qualidade dos materiais da superestrutura, definir equipes de trabalho, solicitar acesso aos locais de trabalho, coordenar encarrilhamento da composição, inspecionar substituição de trilhos, dormentes e fixações, orientar nivelamento do lastro, organizar-se, selecionar pessoal, relacionar-se com outros pessoas, verificar temperatura dos trilhos, acompanhar a realização de obras suplementares, realizar testes para liberação do tráfego em vias férreas, realizar avaliações de desempenho, definir sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego, requisitar equipamentos de proteção individual, inspecionar, visualmente, ferramentas e equipamentos, desenvolver capacidade de decisão, identificar atos e condições inseguras, desenvolver autocontrole, identificar necessidades de treinamento, estabelecer interfaces com outros departamentos, testar máquinas de chave, coordenar reuniões com a equipe, inspecionar a lubrificação dos aparelhos de mudança de vias e trilhos, inspecionar infraestrutura ferroviária (barrancos, bueiros, postes), monitorar vias férreas com carro controle, notificar, em impresso próprio, a presença de falhas, conferir medidas geométricas das vias férreas, realizar testes não destrutivos, incentivar equipes de trabalho, orientar equipes de trabalho, avaliar impactos ambientais, inspecionar a soldagem dos trilhos, analisar condições psicológicas e físicas do funcionário para desempenho da função, orientar quanto a seleção e o descarte de resíduos, testar corrente de fuga, programar horário para realização das manutenções, inspecionar, visualmente ou com aparelhos, trilhos, dormentes e junções, treinar equipes de trabalho, buscar autodesenvolvimento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Líder de Conservação de Vias Permanentes ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Líder de Conservação de Vias Permanentes e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que ficou em 5.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Líder de Conservação de Vias Permanentes em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Líder de Conservação de Vias Permanentes ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção 2025
O salário de Líder de Conservação de Vias Permanentes mostrado aqui é resultado do levantamento de 475 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Líder de Conservação de Vias Permanentes com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Manutenção de Vias Férreas
- Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes
- Líder de Lubrificação de Vias Permanentes
- Contramestre de Conservação de Vias Permanentes
- Supervisor de Reparos Linhas Férreas
- Encarregado de Lubrificação de Vias Permanentes
- Encarregado de Conservação de Vias Permanentes
Valor do salário na CCT 2025 de Líder de Conservação de Vias Permanentes em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.771,62 | 2.879,04 | 4.062,98 | 13,11 | 7.80% |
Paraná | 44h | 2.718,13 | 2.823,47 | 3.984,57 | 12,87 | 6.50% |
Minas Gerais | 43h | 4.257,04 | 4.422,03 | 6.240,50 | 20,61 | 5.60% |
Rio de Janeiro | 44h | 2.760,43 | 2.867,42 | 4.046,59 | 13,17 | 6.10% |
Paraíba | 44h | 1.782,00 | 1.851,06 | 2.612,27 | 8,51 | 7.90% |
Bahia | 44h | 3.267,69 | 3.394,33 | 4.790,19 | 15,43 | 7.10% |
Espírito Santo | 44h | 3.427,17 | 3.560,00 | 5.023,98 | 16,18 | 6.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Líder de Conservação de Vias Permanentes. |
Dissídio de Líder de Conservação de Vias Permanentes por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Curitiba, PR | 44 | 2.830,29 | 2.939,99 | 4.149,00 | 13,41 | 5.20% |
São Paulo, SP | 44 | 3.694,16 | 3.837,34 | 5.415,36 | 17,46 | 7.10% |
São Carlos, SP | 44 | 2.191,90 | 2.276,85 | 3.213,16 | 10,35 | 7.90% |
Hortolândia, SP | 44 | 2.398,71 | 2.491,68 | 3.516,33 | 11,33 | 4.90% |
Itirapina, SP | 44 | 2.228,34 | 2.314,71 | 3.266,58 | 10,52 | 5.80% |
Bauru, SP | 43 | 2.144,49 | 2.227,61 | 3.143,67 | 10,35 | 4.40% |
João Pessoa, PB | 44 | 1.782,00 | 1.851,06 | 2.612,27 | 8,51 | 8.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.975,54 | 3.090,87 | 4.361,92 | 14,22 | 4.40% |
Brumado, BA | 44 | 3.398,98 | 3.530,71 | 4.982,65 | 16,05 | 8.00% |
Campinas, SP | 44 | 2.809,33 | 2.918,21 | 4.118,27 | 13,26 | 6.10% |
Sertãozinho, SP | 44 | 4.846,06 | 5.033,88 | 7.103,96 | 22,88 | 5.30% |
Nova Lima, MG | 44 | 4.578,16 | 4.755,60 | 6.711,25 | 21,62 | 8.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Líder de Conservação de Vias Permanentes. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Líder de Conservação de Vias Permanentes no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 2.499,85 | 2.596,73 | 3.664,59 | 8.30% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 3.324,83 | 3.453,69 | 4.873,95 | 4.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.445,30 | 3.578,83 | 5.050,56 | 7.00% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.782,00 | 1.851,06 | 2.612,27 | 4.10% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial | 5.691,49 | 5.912,07 | 8.343,29 | 7.10% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.778,98 | 1.847,93 | 2.607,86 | 4.90% | |
Atividades paisagísticas | 2.010,76 | 2.088,69 | 2.947,63 | 4.60% | |
Imunização e controle de pragas urbanas | 2.498,18 | 2.595,00 | 3.662,14 | 4.50% | |
Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica | 1.629,83 | 1.693,00 | 2.389,21 | 4.10% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.434,64 | 2.529,00 | 3.569,00 | 8.10% | |
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação | 2.824,80 | 2.934,29 | 4.140,95 | 7.80% | |
Construção de edifícios | 3.345,48 | 3.475,14 | 4.904,23 | 5.80% | |
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 4.776,59 | 4.961,71 | 7.002,12 | 5.30% | |
Obras de terraplenagem | 3.734,08 | 3.878,80 | 5.473,88 | 8.20% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.680,24 | 1.745,36 | 2.463,10 | 7.00% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 4.755,49 | 4.939,80 | 6.971,19 | 4.90% | |
Serviços de engenharia | 2.688,79 | 2.793,00 | 3.941,57 | 6.30% | |
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente | 2.946,07 | 3.060,25 | 4.318,72 | 6.80% | |
Comércio atacadista de sementes, flores, plantas e gramas | 1.728,35 | 1.795,33 | 2.533,63 | 4.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.847,72 | 1.919,33 | 2.708,62 | 6.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |