O dissídio de Vinagreiro 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 841740 no cargo de Vinagreiro.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 3.665,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Analândia - SP

11 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Vinagreiro realiza fabricação de vinagres – por fermentação acética de vinho, de fruta, de cereal, de vegetais, de mel ou de mistura hidroalcoólica - em processo submerso de produção, utilizando sistema automatizado Executa tratamento por filtração do vinagre produzido.

Pode fabricar vinagre por outros processos de produção Pode operar equipamento para engarrafar e fazer a rotulagem do vinagre Prepara-se para o trabalho, interpretando ordem de fabricação.

Executa manutenção básica de equipamentos Segue boas práticas de fabricação Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Vinagreiro

O Vinagreiro prepara-se para a execução do processo de produção de vinagre, interpretando ordem de fabricação Faz a limpeza interna e externa e a assepsia de equipamentos e instrumentos.

Testa o funcionamento dos equipamentos.

Realiza o processo de produção de vinagre, produto obtido da fermentação acética, que corresponde à transformação - executada por bactérias acéticas - de álcool (fermentado alcoólico de mosto) em ácido acético Acompanha quando as bactérias acéticas - que necessitam do oxigênio do ar para realizarem a acetificação - se multiplicam mais na parte superior do vinho que está sendo transformado em vinagre, formando um véu conhecido como mãe do vinagre.

Executa, também, os processos de produção de vinagre obtidos da fermentação acética de várias matérias-primas, tais como fermentação do suco de fruta (vinagre de maçã, vinagre de laranja, entre outros), fermentação de cereal (como o vinagre de arroz), fermentação do mel de abelha (vinagre de mel), e fermentação da mistura hidroalcoólica (vinagre de álcool) Efetua o processo produtivo do vinagre balsâmico.

Realiza o processo submerso de produção do vinagre, que se caracteriza pelo fato de as bactérias acéticas estarem submersas no líquido a fermentar.

Utiliza sistema automatizado, com equipamento - de grande capacidade, geralmente feito em aço inoxidável - que contém uma turbina de ar no fundo, tubos onde circula a água que refrigera o sistema, e aparelho que registra o teor alcoólico do meio e que também é responsável por despejar o vinagre pronto Uma vez que o vinagre produzido pelo processo submerso se mostra turvo, executa tratamento por filtração para obter um líquido mais límpido.

Seleciona e prepara os meios filtrantes.

Controla o volume de líquido, o tempo, a temperatura e a pressão, para que o processo de filtração seja efetuado de acordo com as especificações técnicas Pode fabricar vinagre por outros processos de produção, tais como processo lento, Orleans ou francês, processo rápido ou alemão, ou processo de gerador por mergulho Pode produzir os vinagres aromatizados com ervas, alho e especiarias.

Pode operar equipamento para engarrafar e fazer a rotulagem do vinagre Preenche documentos e formulários com registros dos processos de produção de vinagre e com resultados de testes e análises laboratoriais Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Executa a manutenção básica (ou de primeiro nível) de equipamentos, fazendo sua limpeza, efetuando lubrificação e realizando pequenos reparos.

Monitora o funcionamento dos equipamentos, para requisitar serviços de manutenção corretiva quando detectar falhas e defeitos Contribui na redução dos impactos ambientais do processo produtivo, realizando o tratamento e a destinação adequada de resíduos e efluentes Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.

.

Funções do Vinagreiro

O profissional Vinagreiro deve demonstrar competências pessoais, realizar manutenção autônoma de máquinas e equipamentos, germinar cereais maltáveis, preencher documentos, registros e formulários, preparar máquinas equipamentos e materiais para a produção de bebidas, elaborar mosto de cervejas, vinhos e cachaças, filtrar bebidas.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional e em ambiente fechado. Trabalham predominantemente no sistema de rodízio de turnos (diurno ou noturno), porém, nas ocupações trabalhador de fabricação de vinhos, vinagreiro e xaropeiro as atividades são desenvolvidas durante o dia. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Vinagreiro

Um Vinagreiro deve auxiliar pessoal de manutenção, na troca de peças e componentes de máquinas e equipamentos, interpretar ordens de fabricação, selecionar meios filtrantes, pesar matéria-prima, realizar assepsia de equipamentos, demonstrar capacidade de discriminação de cores, demonstrar senso de orientação por detalhes, evidenciar objetividade, substituir componentes eletromecânicos, abastecer tanques e cubas com matéria-prima, registrar dados dos processos de produção, na ordem de fabricação, lubrificar máquinas e equipamentos, inspecionar as partes mecânicas e elétricas de máquinas e equipamentos, registrar dados da avaliação de materiais, evidenciar auto-organização, discriminar odores, controlar volume de líquidos, preparar meios filtrantes, discriminar sabores, requisitar manutenção de máquinas e equipamentos, controlar tempo, temperatura e pressão de filtragem, requisitar testes laboratoriais, controlar tempo e temperatura do mosto, limpar máquinas e equipamentos., raciocinar com rapidez, manter atenção simultânea em tarefas diversificadas (atenção difusa), ajustar peças e componentes de máquinas e equipamentos, descarregar matéria-prima de tanques e cubas, separar matéria-prima, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos e a qualidade de materiais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Vinagreiro ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vinagreiro e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas que ficou em 3.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vinagreiro em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Vinagreiro ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas 2025

O salário de Vinagreiro mostrado aqui é resultado do levantamento de 30 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vinagreiro com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Vinagreiro CBO 841740 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Vinagreiro em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Vinagreiro por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 44h 2.111,53 2.193,36 3.095,34 9,97 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Vinagreiro.

Dissídio de Vinagreiro por cidade

Quanto ganha um Vinagreiro nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Vinagreiro na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Analândia, SP 44 2.072,27 2.152,59 3.037,80 9,78 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Vinagreiro. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Vinagreiro no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Fabricação de vinagres 1.938,97 2.014,12 2.842,39 8.00%
Fabricação de vinho 1.655,83 1.720,00 2.427,32 5.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.