O dissídio de Operador de Pórtico Rolante 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782135 no cargo de Operador de Pórtico Rolante.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 4.043,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Espírito Santo
101 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Lajes - RN
R$ 3.164,16
Cidade que mais contrata
Lajes - RN
33 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de pórtico rolante opera pórticos rolantes, avaliando as condições de seu funcionamento, preparando a área para operação e acionando dispositivos de elevação e deslocamento das máquinas, para transportar cargas diversificadas – sobre trilhos apoiados no solo ou sobre pneus – em cenários de trabalho, tais como pátios industriais, canteiros de obras, armazéns, pátios de contêineres, estaleiros e marinas Transporta os materiais, por meio de pórticos rolantes, utilizando acessórios conforme o tipo de carga e descarga, para a eficiência do processo.
Realiza a manutenção básica das máquinas Pode operar pórticos rolantes com recursos de automação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
O que faz um Operador de Pórtico Rolante
O Operador de pórtico rolante avalia as condições de funcionamento dos pórticos rolantes, interpretando painel de instrumentos e verificando fonte de alimentação elétrica – nos pórticos sobre trilhos – ou fonte de combustível, nos pórticos sobre pneus Inspeciona os dispositivos de segurança e testa os comandos de acionamento dos pórticos rolantes.
Ajusta os mecanismos da máquina ou os acessórios de elevação, para evitar funcionamento inadequado ou danos.
Verifica condições gerais e condições de conservação de acessórios das máquinas, tais como ganchos, roldanas, sinalizadores, limitadores de carga e dinamômetros Testa elevação e deslocamentos vertical e horizontal.
Verifica cabos, correntes ou dispositivos de agarrar quanto a desgaste Realiza a vistoria geral dos pórticos rolantes.
Prepara a área para operação dos pórticos rolantes, interpretando a programação de trabalho e inspecionando visualmente a área de operação da máquina.
Verifica iluminação da área de trabalho Solicita limpeza do local e isolamento da área de trabalho.
Prepara a operação dos pórticos rolantes, interpretando recomendações dos fabricantes para operação das máquinas e conferindo a capacidade dos pórticos rolantes em função das características dos trabalhos solicitados.
Adapta cabine de acordo com o ambiente de trabalho, regula assento e encosto do banco e ajusta comandos e apoios Posiciona a máquina para operação Trava a máquina.
Executa as tarefas de suspensão da carga no pórtico rolante, efetuando sua fixação nos estropos, correntes ou ganchos, tendo em vista um funcionamento regular e seguro da operação Opera os mecanismos de levantamento, acionando seus dispositivos de comando, para deslocá-los ao longo do pórtico e erguer e descarregar os materiais nos locais especificados Desloca o pórtico sobre os trilhos apoiados no solo ou sobre pneus, acionando seus dispositivos de comando, para alcançar o local de carga ou descarga.
Levanta ou desce o dispositivo de fixação da carga, acionando os comandos respectivos, para içar ou depositar a carga Transporta materiais por meio de pórticos rolantes, examinado as condições climáticas – nas operações em áreas abertas – e conferindo autorização de serviço, em cumprimento a ordens de serviço.
Confere o peso de cargas, verificando-o quanto à capacidade de deslocamento e elevação do pórtico rolante, para evitar sobrecarga Seleciona e utiliza acessórios – tais como estropos, correntes, ganchos, eletroímãs e outras ferramentas específicas para elevação de cargas – compatíveis com o tipo de carga e descarga Pode operar pórticos rolantes com recursos de automação, aplicando procedimentos operacionais específicos.
Realiza manutenção básica das máquinas, executando sua limpeza e lubrificação e realizando pequenos reparos nos pórticos rolantes e acessórios, tais como cabos, polias, moitões ou dispositivos de agarrar Sinaliza máquinas com defeito e solicita manutenções corretivas Acompanha todos os serviços de manutenção, quando executados na máquina.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Obedece a normas de segurança do trabalho Identifica situações de risco e sinaliza área de trabalho.
Aciona dispositivos sonoros para a retirada de pessoas do local de trabalho, quando necessário Interpreta sinalização de elevação e transporte de cargas Seleciona máquinas e/ou acessórios de acordo com as características do trabalho e do ambiente Executa a movimentação de cargas perigosas conforme instruções dos fabricantes Realiza intervalos periódicos de descanso em virtude dos esforços repetitivos da ocupação.
.
Funções do Operador de pórtico rolante
O profissional Operador de Pórtico Rolante deve transportar pessoas e materiais em máquinas e equipamentos de elevação, demonstrar competências pessoais, avaliar condições de funcionamento das máquinas e equipamentos de elevação, trabalhar com segurança, preparar Área para operação de equipamentos de elevação, operar máquinas e equipamentos de elevação.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de máquinas e equipamentos de elevação atuam na indústria da construção e na fabricação de equipamentos de transportes como empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e sob supervisão ocasional. O trabalho pode ser exercido em diversos ambientes (fechado, a céu aberto, confinado, em grandes alturas ou em veículos) e em todos os horários (diurno, noturno e por rodízio de turnos). Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Também permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas e baixas temperaturas, pó, odores e intempéries.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de pórtico rolante
Um Operador de pórtico rolante deve conferir autorização de serviço, respeitar sinais e comunicações de trânsito, realizar intervalos periódicos de descanso face aos esforços repetitivos da ocupação, verificar condições e conservação de acessórios (gancho, mangueira, sinalizadores, friso de roda), verificar iluminação na área de trabalho, respeitar legislação ambiental e normas técnicas, inspecionar visualmente a área de operação do equipamento no solo, ar, água e vias de acesso, testar deslocamento e frenagem das máquinas e equipamentos (rotação, vertical, horizontal), inspecionar dispositivos de segurança, interpretar sinalização de elevação e transportes de cargas, conferir o peso de cargas, definir equipamentos de transporte e movimentação conforme capacidade, testar comandos de acionamento, examinar as condições climáticas, relacionar-se com superiores e subordinados, interpretar recomendações dos fabricantes para a operação de máquinas e equipamentos, regular assento e encosto do banco das máquinas e equipamentos de elevação, selecionar máquinas e equipamentos de acordo com as características do trabalho e ambiente, solicitar manutenção das máquinas e equipamentos de elevação, solicitar limpeza do local de trabalho, acionar dispositivos sonoros para a retirada de pessoas do local de trabalho, utilizar acessórios compatíveis com a carga (cabo, cinta), demonstrar auto-organização, acionar movimentos das máquinas, equipamentos e acessórios conforme procedimentos operacionais, vistoriar máquinas e equipamentos de elevação, travar máquinas e equipamentos de elevação, solicitar equipamentos de segurança (epi e epc), posicionar máquinas e equipamentos de elevação para operação, demonstrar autocrítica, selecionar acessórios conforme o tipo de carga e descarga, adequar a cabine de acordo com ambiente de trabalho, realizar transporte e movimentação de cargas perigosas conforme instruções dos fabricantes, identificar situações de risco, inspecionar nível, alinhamento e verticalidade de cabos de aços e correias transportadoras, demonstrar responsabilidade, ajustar comandos e apoios das máquinas e equipamentos de elevação, demonstrar autocontrole, comunicar-se com eficiência, evidenciar coordenação motora, interpretar painel de instrumentos de medição, adaptar-se a novos trabalhos e situações, interpretar programação de trabalho (os-pop-sp), conferir capacidade de máquinas e equipamentos, obedecer normas de segurança do trabalho, manter atenção concentrada, solicitar isolamento da área de trabalho, cumprir ordem de serviço, utilizar equipamentos de segurança (epi e epc), verificar fonte de alimentação do equipamento (elétrica e combustível).
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Pórtico Rolante ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Pórtico Rolante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de máquinas e equipamentos de elevação que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Pórtico Rolante em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Pórtico Rolante ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de máquinas e equipamentos de elevação 2024
O salário de Operador de Pórtico Rolante mostrado aqui é resultado do levantamento de 369 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de máquinas e equipamentos de elevação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Pórtico Rolante com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Portaló Nas Operações de Máquinas e Equipamentos de Elevação
- Sinaleiro (orientação de Guindastes e Equipamentos Similares)
- Operador de Equipamento de Dragagem
- Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoferroviários
- Maquinista Ferroviário
- Operador de Grua (móvel)
- Sinaleiro (ponte-rolante)
- Guindasteiro
- Operador de Monta-cargas (construção Civil)
- Sinaleiro de Campo Nas Operações de Máquinas e Equipamentos de Elevações
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Pórtico Rolante em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Espírito Santo | 43h | 2.167,76 | 2.251,78 | 3.177,78 | 10,59 | 6.70% |
São Paulo | 43h | 3.179,69 | 3.302,92 | 4.661,18 | 15,19 | 4.10% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.878,02 | 2.989,57 | 4.218,96 | 13,62 | 5.30% |
Piauí | 44h | 2.659,95 | 2.763,05 | 3.899,29 | 12,56 | 7.60% |
Rio de Janeiro | 43h | 3.026,82 | 3.144,13 | 4.437,09 | 14,74 | 8.10% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.707,68 | 2.812,62 | 3.969,25 | 12,78 | 6.40% |
Bahia | 44h | 2.639,77 | 2.742,08 | 3.869,70 | 12,46 | 6.20% |
Paraná | 44h | 2.680,59 | 2.784,48 | 3.929,54 | 12,66 | 5.30% |
Paraíba | 44h | 1.539,82 | 1.599,50 | 2.257,26 | 7,27 | 6.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Pórtico Rolante. |
Dissídio de Operador de Pórtico Rolante por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Lajes, RN | 44 | 3.046,10 | 3.164,16 | 4.465,36 | 14,38 | 7.00% |
Barra de São Francisco, ES | 41 | 2.040,15 | 2.119,22 | 2.990,71 | 10,32 | 6.20% |
Cachoeiro de Itapemirim, ES | 43 | 2.055,93 | 2.135,61 | 3.013,84 | 9,92 | 7.60% |
Lagoa do Barro do Piauí, PI | 44 | 2.687,67 | 2.791,83 | 3.939,92 | 12,69 | 4.20% |
Serra, ES | 43 | 2.524,08 | 2.621,90 | 3.700,11 | 12,12 | 8.30% |
São Paulo, SP | 44 | 3.617,37 | 3.757,57 | 5.302,80 | 17,11 | 7.30% |
Rio Tinto, PB | 44 | 1.539,82 | 1.599,50 | 2.257,26 | 7,27 | 4.40% |
Curitiba, PR | 44 | 2.416,19 | 2.509,84 | 3.541,96 | 11,41 | 4.70% |
Castelo, ES | 42 | 2.679,36 | 2.783,20 | 3.927,74 | 13,25 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Pórtico Rolante. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Pórtico Rolante no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda | 2.618,21 | 2.719,68 | 3.838,10 | 4.70% | |
Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras | 2.147,76 | 2.231,00 | 3.148,45 | 5.90% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.070,06 | 3.189,05 | 4.500,48 | 4.50% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.792,25 | 3.939,23 | 5.559,16 | 5.00% | |
Construção de edifícios | 2.377,21 | 2.469,34 | 3.484,81 | 8.20% | |
Construção de obras-de-arte especiais | 3.366,52 | 3.497,00 | 4.935,07 | 5.00% | |
Fabricação de álcool | 1.539,82 | 1.599,50 | 2.257,26 | 7.10% | |
Comércio atacadista de mármores e granitos | 2.484,35 | 2.580,64 | 3.641,87 | 8.20% | |
Comércio varejista de ferragens e ferramentas | 1.836,90 | 1.908,09 | 2.692,76 | 6.90% | |
Fabricação de artefatos de cimento para uso na construção | 2.593,91 | 2.694,45 | 3.802,48 | 5.40% | |
Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais | 2.920,27 | 3.033,45 | 4.280,90 | 6.20% | |
Aparelhamento de pedras para construção, exceto associado à extração | 2.278,59 | 2.366,90 | 3.340,24 | 8.20% | |
Fabricação de estruturas metálicas | 2.453,89 | 2.549,00 | 3.597,23 | 5.20% | |
Operações de terminais | 6.973,96 | 7.244,25 | 10.223,30 | 8.10% | |
Fabricação de outros produtos de metal | 3.595,16 | 3.734,50 | 5.270,24 | 7.10% | |
Obras portuárias, marítimas e fluviais | 2.812,16 | 2.921,15 | 4.122,41 | 6.70% | |
Construção de embarcações para uso comercial e para usos especiais, exceto de grande porte | 2.132,04 | 2.214,67 | 3.125,40 | 4.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.248,84 | 2.336,00 | 3.296,63 | 4.50% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.729,87 | 2.835,67 | 4.001,78 | 6.80% | |
Administração da infra-estrutura portuária | 3.579,28 | 3.718,00 | 5.246,95 | 6.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |