O dissídio de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 760205 no cargo de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha).

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 9.423,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

22 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Franca - SP

7 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de curtimento supervisiona processos de transformação de pele em couro - curtimento -, administrando recursos para a produção, coordenando o desenvolvimento de amostras de couro, determinando padrões de produção, e administrando os resultados da produção Planeja o processo de produção, analisando pedidos e ordens de serviços.

Monitora os padrões de qualidade do processo e da produção Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Elabora documentação técnica.

Pode aplicar princípios e estimular práticas de Produção mais Limpa nos processos de curtimento Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha)

O Supervisor de curtimento planeja o processo de produção, analisando pedidos e ordens de serviços e examinando a viabilidade de sua execução Negocia metas de produção.

Define métodos e processos de produção, determina fluxo de produção, e estabelece itens de controle de processo.

Elabora fórmulas para o processamento de couros Administra recursos para a produção, programando e controlando estoques de insumos - peles e produtos químicos, dimensionando equipe de trabalho, e controlando a disponibilidade, o leiaute e a manutenção de máquinas e equipamentos, para garantir o perfeito funcionamento e a continuidade do processo.

Dimensiona capacidade de produção com os recursos disponíveis Analisa especificações de peles e produtos químicos, verificando a possibilidade de utilização de insumos menos agressivos ao ambiente - biotecnológicos ou novos insumos -, que possam atribuir, ao produto, as características exigidas atualmente pelo mercado.

Coordena o desenvolvimento de amostras de couro, avaliando a solicitação.

Faz especificação das características de amostras Define e controla processo de fabricação de amostras.

Testa amostras e requisita sua aprovação.

Controla os processos mecânicos ou automatizados de transformação de pele em couro, desde a limpeza da pele até a estabilização e o acabamento do couro Determina padrões de produção e orienta fluxo e movimentação de materiais Determina e monitora os padrões de qualidade do processo e da produção.

Avalia índice de produtos não conformes e identifica causas de não conformidades Administra os resultados da produção, analisando registros e relatórios Controla o volume e os custos da produção.

Identifica pontos críticos da produção Soluciona problemas pós-vendas.

Supervisiona equipe de trabalho, selecionando pessoal, distribuindo tarefas, controlando as horas trabalhadas e programando férias e folgas dos trabalhadores Monitora o cumprimento das normas administrativas e de segurança do trabalho pela equipe Avalia o desempenho profissional dos trabalhadores, identificando as necessidades de treinamento.

Treina a equipe Elabora documentação técnica, preparando pareceres técnicos e relatórios Elabora cronogramas, fichas técnicas de produção e planilhas de custos.

Emite requisições de material Prepara ordens de serviço e procedimentos operacionais Elabora materiais para apresentações.

Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho Orienta equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Providencia a manutenção preventiva e a manutenção corretiva de máquinas e equipamentos Pode aplicar princípios e estimular práticas de Produção mais Limpa nos processos de curtimento do couro, diminuindo a produção de resíduos, reutilizando banhos, diminuindo o consumo de água, e utilizando produtos com menor toxicidade Monitora o cumprimento das normas de segurança, inspecionando a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Identifica condições de risco no trabalho e atua para eliminá-las Implementa programas institucionais que visam aumentar a segurança no trabalho.

Funções do Supervisor de curtimento

O profissional Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) deve coordenar desenvolvimento de amostras de couro, controlar processos de produção, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica, controlar recursos para a produção, supervisionar equipes de trabalho, administrar metas e resultados da produção.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores na indústria do curtimento atuam em curtumes como empregados com carteira assinada, supervisionando equipe de trabalhadores da produção. São supervisionados ocasionalmente. Trabalham em locais fechados, em horários diurnos e, geralmente, sob pressão - o que pode levá-los a situação de estresse. Eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de curtimento

Um Supervisor de curtimento deve elaborar planilhas de custos da produção, determinar padrões de produção, controlar disponibilidade de máquinas, equipamentos e instrumentos, auto organizar-se, programar a manutenção de máquinas e de equipamentos, avaliar desempenho profissional, dimensionar equipes de trabalho, elaborar fórmulas para o processamento de couros, demonstrar dinamismo, controlar o volume da produção, orientar fluxo e movimentação de materiais, dimensionar capacidade de produção, elaborar relatórios, monitorar cumprimento das normas administrativas da empresa, definir processo de fabricação de amostras, elaborar procedimentos operacionais, controlar horas trabalhadas, definir métodos e processos de produção, elaborar materiais para apresentações, analisar relatórios e registro da produção, controlar resíduos e desperdícios, controlar custos de produção, elaborar leiaute de máquinas e equipamentos, elaborar requisições de material, identificar causas de não conformidades, identificar pontos críticos da produção, identificar necessidades de treinamento, implementar ações preventivas e corretivas na produção, determinar fluxo de produção, elaborar ficha técnica de produção, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar fluência verbal, raciocinar por analogia, testar amostras, especificar características de amostras, analisar viabilidade de produção de artigos, solucionar problemas pós-vendas, distribuir atividades de trabalho, programar suprimento de insumos, monitorar padrões de qualidade do processo, demonstrar capacidade de liderança, controlar estoques de couros e produtos químicos, avaliar solicitação de amostras, avaliar índice de produtos não conformes, controlar especificações de couros e produtos químicos, preparar ordens de serviço, estabelecer relacionamento interpessoal, requisitar aprovação de amostras, demonstrar rapidez de raciocínio, controlar o cumprimento das normas de segurança do trabalho, controlar processo de fabricação de amostras, treinar equipes de trabalho, orientar equipes de trabalho, analisar pedidos e ordens de serviços, negociar metas de produção, programar férias e folgas da equipe, emitir pareceres técnicos, definir itens de controle de processo, selecionar pessoal, inspecionar a qualidade dos produtos, elaborar cronogramas, autocontrolar-se.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores na indústria do curtimento que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores na indústria do curtimento 2024

O salário de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) mostrado aqui é resultado do levantamento de 62 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores na indústria do curtimento que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) CBO 760205 salário

Cargos relacionados:

Valor do salário na CCT 2024 de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 3.085,42 3.205,00 4.522,99 14,57 4.90%
Rio Grande do Sul 44h 4.271,33 4.436,88 6.261,45 20,17 5.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha).

Dissídio de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) por cidade

Quanto ganha um Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Técnico em Curtimento (supervisor de Primeira Linha) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Curtimento e outras preparações de couro 4.007,29 4.162,60 5.874,38 5.30%
Fabricação de artefatos de couro 3.127,54 3.248,75 4.584,73 5.30%
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 2.346,55 2.437,50 3.439,87 4.20%
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 2.510,05 2.607,33 3.679,55 7.80%
Comércio atacadista de couros, lãs, peles e outros subprodutos não-comestíveis de origem animal 2.310,45 2.400,00 3.386,95 8.10%
Fabricação de calçados de couro 9.048,31 9.399,00 13.264,15 7.20%
Alvejamento, tingimento e torção em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário 2.002,39 2.080,00 2.935,36 5.80%
Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo 4.489,98 4.664,00 6.581,98 4.30%
Fabricação de colchões 1.869,54 1.942,00 2.740,61 4.40%
Comércio atacadista de bolsas, malas e artigos de viagem 2.406,72 2.500,00 3.528,08 6.10%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, do vestuário, do couro e calçados 2.447,16 2.542,00 3.587,35 4.20%
Comércio atacadista de calçados 8.086,59 8.400,00 11.854,33 7.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.