O dissídio de Afinador de Instrumentos Musicais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 742105 no cargo de Afinador de Instrumentos Musicais.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.734,08

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

13 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Loanda - PR

13 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Afinador de instrumentos musicais afina instrumentos musicais de corda, sopro e percussão, testando o instrumento para avaliar a qualidade do som, revisando componentes mecânicos para localizar defeitos, comparando o som do diapasão com o produzido pelo instrumento, para detectar dissonâncias, utilizando afinadores analógicos, digitais ou automatizados, regulando tensores do instrumento, executando limpeza de orifícios, componentes e lâminas do instrumento, e avaliando qualidade e precisão da afinação realizada Planeja atividades, definindo etapas e sequência do trabalho.

Pode reparar instrumentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra acidentes e de preservação ambiental

O que faz um Afinador de Instrumentos Musicais

O Afinador de instrumentos musicais planeja as atividades, definindo as etapas e a sequência de trabalho, de acordo com o tipo de instrumento musical a ser afinado Seleciona equipamentos, ferramentas, instrumentos, componentes e acessórios necessários, considerando requisição de trabalho, especificações, manuais, laudos e pareceres técnicos.

Testa o instrumento musical, para avaliar a qualidade do som e localizar defeitos.

Revisa componentes mecânicos do instrumento musical e detecta vazão de ar – no caso de instrumento de sopro -, durante a análise de problemas Opera diapasão, comparando seu som com o produzido pelo instrumento musical, para detectar as dissonâncias.

Faz análise, ainda, comparando os sons por audição Realiza afinação de instrumentos musicais, de sopro, de cordas e de percussão, utilizando afinadores analógicos, digitais ou automatizados.

Regula tensores de instrumento.

Executa limpeza de orifícios, componentes e lâminas de madeira, metal e sintéticas Pode utilizar softwares e aplicativos.

Analisa a geração do som, utilizando tabela de acordes e seguindo especificações e parâmetros técnicos.

Avalia a qualidade e a precisão da afinação realizada, aplicando testes auditivos e visuais e utilizando instrumentos e equipamentos Examina e ajusta parâmetros de frequência do som, altura, intensidade, timbre, articulação, duração, entre outros Define procedimentos para conservação dos instrumentos musicais.

Pode providenciar laudos técnicos Acondiciona o instrumento musical, tendo em vista manter sua integridade física Pode reparar instrumentos, inspecionando-os para localizar defeitos, desmontando-os, ajustando as partes e substituindo as peças desgastadas ou defeituosas.

Remonta os instrumentos após o reparo Pode instalar, montar e afinar instrumentos em locais de espetáculo.

Para não comprometer a performance do artista, leva em consideração, no trabalho de afinação, as características da orquestra em que o músico vai tocar Considera, ainda, a temperatura, a umidade do ar e o calor das luzes do local de espetáculo, que podem interferir nas peças metálicas Pode desmontar os instrumentos após apresentações itinerantes.

Elabora documentos técnicos, tais como relatórios de serviços, manuais, tabelas, especificações, laudos e fichas de controle de afinações e de reparos Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva as ferramentas, componentes, acessórios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Providencia os serviços de manutenção de equipamentos Controla desperdícios de materiais, separando sobras para reaproveitamento Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação de acordo com normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

Funções do Afinador de instrumentos musicais

O profissional Afinador de Instrumentos Musicais deve montar instrumentos musicais, projetar instrumentos musicais, confeccionar componentes de instrumentos musicais, demonstrar competências pessoais, afinar instrumentos musicais, preparar matéria-prima para confecção de instrumentos, distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais, realizar acabamentos em instrumentos musicais.

Condições de trabalho da profissão

Confeccionadores de instrumentos musicais atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta- própria. Quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurno ou com rodízio de turnos. Como autônomos, têm horário livre. Executam suas atividades de forma individual e em ambiente fechado. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. Estão sujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Afinador de instrumentos musicais

Um Afinador de instrumentos musicais deve trabalhar com segurança, detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro, redimensionar componentes acústicos, operar diapazão, encerar instrumentos, realizar controle dimensional dos instrumentos, limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas, unir componentes dos instrumentos musicais, demonstrar capacidade de cumprimento de prazo de entrega de produtos e serviços, organizar local de trabalho, operar instrumentos de medição, analisar aspecto físico dos instrumentos, participar da elaboração de manuais técnicos, colar materiais, embalar os instrumentos, demonstrar criatividade, revisar componentes mecânicos, confeccionar ferramentas, pintar instrumentos, aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos, analisar as propriedades de ressonância dos materiais, operar máquinas, rebitar peças, preencher histórico dos instrumentos, agir com paciência, aceitar mudança, preencher relatórios, definir medidas, etiquetar os instrumentos com a marca, jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas, instalar proteção contra agentes externos, avaliar a geração do som, demonstrar acuidade auditiva, separar componentes, regular tensores de instrumentos, aceitar responsabilidade, manter-se atualizado com as inovações tecnológicas, comunicar-se, classificar madeira, pele animal, sintéticos e metais, substituir componentes da máquina, trabalhar em equipe, demonstrar aptidão para crescimento profissional, regular máquinas, manusear gabaritos, regular componentes dos instrumentos, identificar diferentes timbres, selecionar máquinas e acessórios, limpar orifícios das flautas, demonstrar destreza manual, transmitir confiança ao cliente, comparar sons por audição, regular componentes eletro-eletrônicos, ajustar peças.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Afinador de Instrumentos Musicais ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Afinador de Instrumentos Musicais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Confeccionadores de instrumentos musicais que ficou em 5.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Afinador de Instrumentos Musicais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Afinador de Instrumentos Musicais ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Confeccionadores de instrumentos musicais 2024

O salário de Afinador de Instrumentos Musicais mostrado aqui é resultado do levantamento de 27 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Confeccionadores de instrumentos musicais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Afinador de Instrumentos Musicais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Afinador de Instrumentos Musicais CBO 742105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Afinador de Instrumentos Musicais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Afinador de Instrumentos Musicais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 44h 1.973,73 2.050,23 2.893,35 9,32 8.20%
São Paulo 43h 2.632,07 2.734,08 3.858,42 12,64 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Afinador de Instrumentos Musicais.

Dissídio de Afinador de Instrumentos Musicais por cidade

Quanto ganha um Afinador de Instrumentos Musicais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Afinador de Instrumentos Musicais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Loanda, PR 44 1.973,73 2.050,23 2.893,35 9,32 7.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Afinador de Instrumentos Musicais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Afinador de Instrumentos Musicais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de tratamento e revestimento em metais 1.973,73 2.050,23 2.893,35 4.40%
Impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas 3.774,90 3.921,20 5.533,72 7.70%
Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico 1.828,15 1.899,00 2.679,93 6.60%
Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores 1.501,79 1.560,00 2.201,52 4.40%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 1.870,50 1.943,00 2.742,02 7.20%
Produção musical 1.925,38 2.000,00 2.822,46 8.20%
Fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.70%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.928,27 2.003,00 2.826,69 4.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.