O dissídio de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142530 no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 11.474,37

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.462 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 13.660,68

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

816 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.

Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.

Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

O Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins.

Define metas.

Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.

Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.

Homologa planos de contingência.

Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.

Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.

Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas.

Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.

Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.

Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.

Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.

Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Funções do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

O profissional Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação deve gerir projetos de tecnologia da informação, administrar equipes, interagir com outras Áreas, planejar atividades de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação deve divulgar resultados da área, definir escopo do projeto e serviço, assegurar cumprimento de normas e padrões, distribuir serviços à equipe, alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos, dispensar funcionários, disponibilizar recursos de trabalho, analisar qualidade de soluções propostas, validar soluções, participar da criação de normas e procedimentos, trabalhar em equipe, participar da definição de padrões de segurança, participar da simulação de plano de contingência, definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura), promover integração da equipe, conduzir reuniões, demonstrar capacidade de persuasão, antever cenários futuros, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, controlar escopo do projeto, adaptar-se a mudanças, controlar situações adversas, distinguir potencialidades individuais, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de negociação, relatar andamento de projetos, selecionar profissionais, garantir qualidade de serviços e projetos, prover qualificação e capacitação da equipe, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, acompanhar execução orçamentária, apresentar soluções e alternativas, avaliar desempenho da equipe, definir padrões de performance e qualidade, traçar plano de comunicação, especificar perfis dos profissionais da área, controlar custos e prazos de execução, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, planejar simulação e execução de plano de contingência, estabelecer metas, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, demonstrar raciocínio lógico, avaliar indicadores de ocorrências, demonstrar liderança, definir matriz de responsabilidades, aprovar produtos do projeto, elaborar orçamento e cronograma, elaborar análise de risco, supervisionar produtividade da equipe, demonstrar criatividade, corrigir desvios, estabelecer prioridades, negociar com fornecedores, tomar decisões, elaborar propostas de projetos e serviços, divulgar planos e metas da área, gerir prestação de serviços terceirizados, traçar plano de contingência, definir necessidades de recursos humanos, prever impactos de projetos e serviços, homologar equipamentos e softwares, demonstrar capacidade de delegação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, monitorar resultados, aprovar programação de férias de funcionários, negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas), homologar plano de contingência, acompanhar processos de auditoria interna e externa, demonstrar expressão verbal, estabelecer acordo de nível de serviços, analisar desvios na execução de projetos e serviços, garantir integração dos produtos, aprovar promoção de funcionários, demonstrar organização.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de tecnologia da informação que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de tecnologia da informação 2025

O salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 3515 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 142530 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 42h 10.919,94 11.343,17 16.007,82 54,03 7.40%
Minas Gerais 42h 6.863,78 7.129,80 10.061,79 33,66 7.90%
Rio Grande do Sul 43h 5.937,12 6.167,22 8.703,37 28,80 8.00%
Santa Catarina 43h 7.189,29 7.467,93 10.538,96 34,63 6.20%
Paraná 42h 5.958,16 6.189,08 8.734,22 29,39 4.40%
Rio de Janeiro 42h 11.046,25 11.474,37 16.192,97 55,09 5.00%
Bahia 43h 4.749,68 4.933,77 6.962,68 23,04 4.10%
Goiás 44h 6.383,55 6.630,96 9.357,81 30,46 5.20%
Distrito Federal 42h 6.826,64 7.091,22 10.007,34 33,63 4.70%
Espírito Santo 42h 5.554,89 5.770,18 8.143,05 27,54 4.50%
Pernambuco 42h 5.469,26 5.681,23 8.017,53 27,22 6.60%
Ceará 43h 5.422,27 5.632,42 7.948,64 26,03 4.40%
Mato Grosso 44h 5.402,27 5.611,65 7.919,32 25,68 5.50%
Pará 43h 3.903,34 4.054,62 5.722,01 18,90 6.90%
Rondônia 44h 2.777,13 2.884,76 4.071,06 13,20 6.20%
Maranhão 43h 4.086,79 4.245,18 5.990,92 19,68 7.60%
Amazonas 43h 5.684,65 5.904,97 8.333,27 27,52 7.90%
Rio Grande do Norte 43h 3.196,71 3.320,61 4.686,14 15,31 6.80%
Mato Grosso do Sul 44h 7.030,73 7.303,22 10.306,53 33,47 7.90%
Piauí 41h 4.333,01 4.500,94 6.351,87 22,14 6.20%
Tocantins 42h 3.089,67 3.209,41 4.529,22 15,26 7.90%
Alagoas 44h 3.645,00 3.786,26 5.343,29 17,40 8.00%
Paraíba 43h 4.357,37 4.526,25 6.387,57 20,93 7.90%
Sergipe 43h 3.567,73 3.706,00 5.230,02 17,08 5.10%
Acre 44h 2.046,90 2.126,23 3.000,60 9,66 4.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação.

Dissídio de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por cidade

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 42 13.080,09 13.587,04 19.174,44 65,20 7.60%
Barueri, SP 42 9.545,30 9.915,24 13.992,69 47,08 4.60%
Belo Horizonte, MG 42 8.270,71 8.591,26 12.124,24 41,07 7.70%
Curitiba, PR 42 6.076,59 6.312,10 8.907,82 30,25 4.90%
Porto Alegre, RS 42 6.913,04 7.180,97 10.134,00 33,90 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 41 13.150,99 13.660,68 19.278,37 66,17 5.30%
Brasília, DF 42 6.826,64 7.091,22 10.007,34 33,63 7.70%
Campinas, SP 42 10.550,27 10.959,17 15.465,90 52,76 7.90%
Goiânia, GO 43 7.381,90 7.668,00 10.821,31 35,40 8.10%
Recife, PE 41 6.158,65 6.397,34 9.028,12 31,07 6.80%
Salvador, BA 42 5.754,94 5.977,98 8.436,31 28,22 7.40%
Fortaleza, CE 44 5.970,24 6.201,63 8.751,92 28,51 8.10%
Florianópolis, SC 41 9.220,71 9.578,07 13.516,86 46,42 7.80%
Blumenau, SC 43 8.214,12 8.532,48 12.041,29 39,43 5.90%
Vitoria, ES 40 7.691,02 7.989,10 11.274,46 40,44 5.80%
Jundiaí, SP 41 7.528,45 7.820,23 11.036,15 38,03 5.90%
Cuiabá, MT 44 5.789,22 6.013,59 8.486,56 27,61 7.30%
São Bernardo do Campo, SP 41 10.892,52 11.314,68 15.967,62 55,54 7.70%
Londrina, PR 42 4.172,33 4.334,04 6.116,33 20,41 6.50%
Manaus, AM 43 5.684,65 5.904,97 8.333,27 27,52 7.00%
Ribeirão Preto, SP 43 7.741,28 8.041,31 11.348,13 37,14 7.30%
Uberlândia, MG 43 12.267,14 12.742,57 17.982,70 58,85 8.30%
Guarulhos, SP 42 12.872,90 13.371,82 18.870,71 63,82 7.20%
Joinville, SC 43 7.107,54 7.383,01 10.419,13 34,00 5.00%
São Jose, SC 43 4.443,19 4.615,40 6.513,39 21,39 8.10%
Maringá, PR 43 7.045,49 7.318,56 10.328,17 34,13 8.10%
Porto Velho, RO 44 2.530,06 2.628,12 3.708,88 12,01 5.90%
Teresina, PI 40 4.649,01 4.829,19 6.815,09 24,00 4.70%
Limeira, SP 42 7.259,96 7.541,33 10.642,56 35,57 4.70%
Canoas, RS 42 3.683,61 3.826,38 5.399,90 18,11 4.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 6.099,40 6.335,79 8.941,26 6.10%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 7.814,61 8.117,49 11.455,64 5.20%
Consultoria em tecnologia da informação 9.409,49 9.774,18 13.793,61 6.80%
Serviços de comunicação multimídia - scm 4.032,89 4.189,19 5.911,92 5.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 9.654,62 10.028,80 14.152,94 4.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 9.343,89 9.706,03 13.697,44 8.30%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 4.509,44 4.684,21 6.610,49 5.50%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 8.420,86 8.747,23 12.344,35 8.10%
Provedores de acesso às redes de comunicações 3.022,34 3.139,48 4.430,53 5.60%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 8.116,57 8.431,15 11.898,29 8.00%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 4.591,39 4.769,34 6.730,63 6.10%
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 3.328,79 3.457,80 4.879,76 5.10%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 7.883,82 8.189,38 11.557,10 7.80%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 11.380,11 11.821,17 16.682,39 6.00%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 7.529,35 7.821,17 11.037,47 5.80%
Locação de mão-de-obra temporária 11.110,20 11.540,80 16.286,72 5.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 12.442,99 12.925,24 18.240,49 7.60%
Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório 4.887,83 5.077,27 7.165,20 4.30%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 7.619,77 7.915,09 11.170,01 7.00%
Instalação e manutenção elétrica 3.587,80 3.726,85 5.259,44 4.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.