O dissídio de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142515 no cargo de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 17.440,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.290 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 20.749,71

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

784 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de operação de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Analisa demandas e monitora operacionalização de projetos.

Implementa melhorias em processos operacionais, acompanhando correções e mudanças Atua para garantir a segurança na área Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, tais como rapidez, eficiência e portabilidade.

Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços tecnológicos que podem trazer melhorias Participa da criação de normas e procedimentos.

Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Operação de Tecnologia da Informação

O Gerente de operação de tecnologia da informação presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de operação de tecnologia da informação e afins.

Analisa escopo das atividades e define metas.

Estabelece acordo de nível de serviços Estabelece padrões de desempenho e qualidade.

Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência.

Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.

Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.

Organiza a atuação das equipes de apoio da área de operação de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Analisa demandas Participa da definição das metodologias de aplicação Propõe e aplica melhorias nos processos operacionais.

Valida soluções Acompanha implementações de correções e mudanças nos processos Monitora operacionalização de projetos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.

Trata correção de desvios Atua para garantir a segurança, na área de operação de tecnologia da informação e afins Aplica técnicas transversais para segurança de computação, em ampla variedade de domínios de aplicativos, tais como protocolos da confiança (“blockchains”), sistemas em processos de armazenamento (“nuvens”), privacidade na Internet, aprendizado de máquina, e dispositivos de IoT-Internet das Coisas (Internet of Things).

Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, como rapidez, eficiência, facilidade de programação, e segurança de processamento, estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança e escalabilidade de “software”, entre outros Participa da elaboração de análise de risco Analisa qualidade de soluções propostas e apresenta soluções alternativas.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações, implantando melhoramentos em desempenho, robustez e facilidade de gerenciamento de redes e sistemas de tecnologia da informação – incluindo sistemas distribuídos e bancos de dados, para o incremento da produtividade na área de operação de tecnologia da informação e afins Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação, abrangendo processadores, coprocessadores e aceleradores (de uso geral e, também, especializados em domínios de aplicativos específicos), bem como computadores (do “hardware” ao “software” e dos algoritmos à inteligência artificial) Analisa tais inovações, que têm potencial de repercutir no custo, na portabilidade, na compatibilidade, na usabilidade e em outros aspectos a serem considerados na área de operação de tecnologia da informação e afins.

Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área.

Homologa equipamentos e “softwares” Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Funções do Gerente de operação de tecnologia da informação

O profissional Gerente de Operação de Tecnologia da Informação deve gerir projetos de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, interagir com outras Áreas, administrar equipes, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de operação de tecnologia da informação

Um Gerente de operação de tecnologia da informação deve acompanhar execução orçamentária, supervisionar produtividade da equipe, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, conduzir reuniões, validar soluções, disponibilizar recursos de trabalho, definir necessidades de recursos humanos, especificar perfis dos profissionais da área, corrigir desvios, relatar andamento de projetos, acompanhar atividades de gestão de mudanças, elaborar orçamento e cronograma, demonstrar criatividade, revisar pontos auditados, planejar simulação e execução de plano de contingência, traçar plano de comunicação, acionar plano de contingência, participar da criação de normas e procedimentos, controlar andamento do projeto, negociar com fornecedores, selecionar profissionais, garantir qualidade de serviços e projetos, divulgar resultados da área, demonstrar raciocínio lógico, tomar decisões, demonstrar capacidade de negociação, garantir atualização do plano de contingência, adaptar-se a mudanças, monitorar operacionalização de projetos (operação assistida), demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, definir matriz de responsabilidades, analisar demandas, definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura), apresentar soluções e alternativas, homologar plano de contingência, controlar situações adversas, acompanhar processos de auditoria interna e externa, analisar qualidade de soluções propostas, controlar escopo do projeto, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, gerir prestação de serviços terceirizados, avaliar desempenho da equipe, distribuir serviços à equipe, distinguir potencialidades individuais, propor melhorias nos processos operacionais, aprovar promoção de funcionários, antever cenários futuros, trabalhar em equipe, demonstrar expressão verbal, garantir integração dos produtos, negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas), definir padrões de performance e qualidade, elaborar propostas de projetos e serviços, coordenar implantação do projeto, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, traçar plano de contingência, elaborar análise de risco, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, prover qualificação e capacitação da equipe, demonstrar proatividade, demonstrar liderança, prever impactos de projetos e serviços, estabelecer metas, assegurar cumprimento de normas e padrões, demonstrar organização, avaliar indicadores de ocorrências, promover integração da equipe, alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos, aprovar programação de férias de funcionários, participar da simulação de plano de contingência, controlar custos e prazos de execução, analisar desvios na execução de projetos e serviços, demonstrar capacidade de persuasão, aprovar produtos do projeto, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, definir escopo do projeto e serviço, divulgar planos e metas da área, homologar equipamentos e softwares, demonstrar capacidade de delegação, monitorar resultados, estabelecer prioridades, dispensar funcionários, estabelecer acordo de nível de serviços, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, participar da definição de padrões de segurança.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Operação de Tecnologia da Informação ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de tecnologia da informação que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Operação de Tecnologia da Informação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Operação de Tecnologia da Informação ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de tecnologia da informação 2024

O salário de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 2428 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Operação de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação CBO 142515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Operação de Tecnologia da Informação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 16.300,32 16.932,07 23.895,05 80,47 5.50%
Rio de Janeiro 42h 13.859,81 14.396,98 20.317,44 69,34 4.20%
Minas Gerais 43h 11.152,78 11.585,03 16.349,14 54,33 6.90%
Paraná 42h 9.010,44 9.359,66 13.208,63 44,22 4.40%
Rio Grande do Sul 43h 11.838,38 12.297,20 17.354,17 57,63 5.80%
Santa Catarina 43h 11.406,72 11.848,81 16.721,40 55,30 5.80%
Distrito Federal 42h 10.910,61 11.333,47 15.994,14 54,54 7.00%
Bahia 42h 9.190,00 9.546,17 13.471,85 45,05 8.20%
Goiás 43h 8.903,95 9.249,04 13.052,52 43,46 7.50%
Mato Grosso 43h 6.690,58 6.949,89 9.807,89 32,05 5.30%
Ceará 43h 7.242,07 7.522,76 10.616,34 35,07 4.30%
Pernambuco 42h 7.850,05 8.154,30 11.507,59 38,76 5.40%
Espírito Santo 43h 9.243,60 9.601,86 13.550,43 45,11 7.30%
Amazonas 44h 3.033,30 3.150,86 4.446,58 14,42 6.70%
Maranhão 44h 5.792,32 6.016,82 8.491,11 27,35 7.30%
Pará 41h 5.600,15 5.817,20 8.209,41 28,10 4.50%
Mato Grosso do Sul 43h 9.325,76 9.687,20 13.670,87 45,27 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação.

Dissídio de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação por cidade

Quanto ganha um Gerente de Operação de Tecnologia da Informação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 18.015,44 18.713,66 26.409,28 89,12 6.40%
Rio de Janeiro, RJ 41 14.581,07 15.146,19 21.374,76 73,04 8.00%
Barueri, SP 41 14.985,54 15.566,34 21.967,68 75,13 5.50%
Brasília, DF 42 10.910,61 11.333,47 15.994,14 54,54 6.70%
Belo Horizonte, MG 42 12.090,87 12.559,47 17.724,30 59,24 6.30%
Curitiba, PR 42 9.410,54 9.775,26 13.795,14 46,09 5.90%
Porto Alegre, RS 42 11.891,64 12.352,52 17.432,25 58,72 6.90%
Campinas, SP 43 13.266,37 13.780,54 19.447,51 64,16 5.00%
Osasco, SP 43 19.975,52 20.749,71 29.282,62 96,83 8.30%
Blumenau, SC 43 13.641,54 14.170,25 19.997,48 66,09 4.30%
Jaguariúna, SP 40 11.394,14 11.835,75 16.702,96 59,18 4.60%
Salvador, BA 42 11.569,52 12.017,92 16.960,05 57,30 6.90%
Uberlândia, MG 43 15.224,96 15.815,03 22.318,65 72,80 6.40%
Goiânia, GO 42 9.387,46 9.751,29 13.761,31 46,43 4.20%
Fortaleza, CE 43 7.399,12 7.685,88 10.846,55 35,43 5.80%
Cuiabá, MT 43 4.114,85 4.274,33 6.032,07 19,88 8.00%
Florianópolis, SC 42 11.535,21 11.982,29 16.909,76 57,19 5.20%
São Bernardo do Campo, SP 43 15.321,33 15.915,14 22.459,93 74,27 6.00%
Pinhais, PR 40 7.439,48 7.727,81 10.905,72 38,64 6.60%
Recife, PE 42 9.622,87 9.995,82 14.106,41 48,00 4.10%
São Caetano do Sul, SP 43 12.110,82 12.580,20 17.753,55 58,94 7.90%
São José dos Campos, SP 41 8.142,05 8.457,62 11.935,64 40,92 4.50%
Maringá, PR 43 10.860,09 11.281,00 15.920,09 52,55 4.10%
Vitoria, ES 42 9.551,42 9.921,60 14.001,66 46,95 5.40%
Manaus, AM 44 3.033,30 3.150,86 4.446,58 14,42 8.10%
Piracicaba, SP 44 14.582,52 15.147,69 21.376,88 69,34 8.00%
Jundiaí, SP 42 15.049,31 15.632,58 22.061,16 75,04 4.60%
Nova Lima, MG 42 14.613,92 15.180,31 21.422,91 72,60 5.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Operação de Tecnologia da Informação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 9.018,83 9.368,38 13.220,93 6.30%
Consultoria em tecnologia da informação 14.122,06 14.669,39 20.701,88 5.20%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 13.762,71 14.296,11 20.175,10 4.90%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 12.845,84 13.343,71 18.831,04 4.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 16.429,92 17.066,70 24.085,03 6.10%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 17.199,83 17.866,44 25.213,66 7.10%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 21.075,69 21.892,52 30.895,38 6.90%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 15.508,78 16.109,85 22.734,70 5.10%
Serviços de comunicação multimídia - scm 7.760,32 8.061,09 11.376,06 4.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 16.235,23 16.864,46 23.799,63 7.00%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 21.041,82 21.857,34 30.845,74 5.70%
Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares 13.599,55 14.126,63 19.935,93 5.10%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 6.280,95 6.524,38 9.207,40 6.30%
Distribuidoras de títulos e valores mobiliários 14.448,99 15.008,99 21.181,14 5.40%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 14.131,30 14.678,99 20.715,43 4.70%
Holdings de instituições não-financeiras 18.705,20 19.430,15 27.420,42 7.20%
Atividades de teleatendimento 10.212,72 10.608,54 14.971,08 6.50%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 20.280,03 21.066,02 29.729,00 5.70%
Planos de saúde 16.533,54 17.174,33 24.236,93 4.10%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 18.341,63 19.052,50 26.887,46 6.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.