O dissídio de Ombudsman 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142340 no cargo de Ombudsman.

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 10.029,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

525 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 7.488,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

309 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Seguros Não-Vida

R$ 8.133,18

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Teleatendimento

187 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Ouvidor Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.

Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.

Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.

Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais

O que faz um Ombudsman

O Ouvidor planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.

Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.

Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.

Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.

Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.

Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.

Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .

Funções do Ouvidor

O profissional Ombudsman deve elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, implementar atividades de negócios e relacionamentos.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Ouvidor

Um Ouvidor deve gerir nível de satisfação do cliente, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, administrar orçamentos, analisar tendências do mercado, avaliar desempenho, dar retorno aos públicos (feedback), planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), gerenciar remanejamentos, detectar necessidades de capacitação profissional, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar criatividade, representar empresa publicamente, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de abstração, liderar pessoas, monitorar mídias, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar habilidades comunicativas, examinar currículos, analisar demanda reclamatória, demonstrar capacidade de organização, avaliar nível de satisfação da equipe, cobrar resultados da equipe, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, revisar planos, demonstrar flexibilidade, otimizar custos e recursos, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de síntese, analisar contexto, demonstrar visão sistêmica, agir com empatia, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, planejar racionalização do uso de recursos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, cobrar ações, gerenciar equipes, definir perfis profissionais, mediar conflitos, encaminhar solicitações aos responsáveis, dimensionar equipe, elaborar relatórios, listar atividades de cargos / funções, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, trabalhar em equipe, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, saber ouvir, elaborar orçamentos, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de negociação, elaborar recomendações de ações e soluções, entrevistar candidatos, administrar conflitos entre partes, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), checar informações para divulgação, formular plano de incentivos, estabelecer diálogo, pensar estrategicamente, estabelecer metas e indicadores de desempenho, negociar com partes interessadas, planejar ações para promoção da imagem institucional, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, monitorar metas e indicadores de desempenho, delegar atribuições, realizar escuta ativa, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), avaliar alternativas de soluções, tomar decisões, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, detectar expectativas e necessidades, identificar necessidade de recursos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Ombudsman ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ombudsman e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 6.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ombudsman em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Ombudsman ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025

O salário de Ombudsman mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.270 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ombudsman com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Ombudsman CBO 142340 salário