O dissídio de Ombudsman 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142340 no cargo de Ombudsman.
Estado com maior salário médio
Roraima
R$ 9.601,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
435 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 6.915,03
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
270 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Ouvidor Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.
Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.
Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.
Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais
O que faz um Ombudsman
O Ouvidor planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.
Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.
Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.
Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.
Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.
Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.
Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .
Funções do Ouvidor
O profissional Ombudsman deve administrar recursos materiais e financeiros, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Ouvidor
Um Ouvidor deve estabelecer metas e indicadores de desempenho, cobrar resultados da equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, examinar currículos, estabelecer diálogo, revisar planos, identificar necessidade de recursos, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, cobrar ações, listar atividades de cargos / funções, elaborar orçamentos, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, tomar decisões, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, monitorar mídias, autorizar pagamentos, analisar demanda reclamatória, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de negociação, gerenciar equipes, demonstrar flexibilidade, gerir nível de satisfação do cliente, agir com empatia, avaliar alternativas de soluções, checar informações para divulgação, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, saber ouvir, planejar ações para promoção da imagem institucional, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, entrevistar candidatos, dar retorno aos públicos (feedback), avaliar nível de satisfação da equipe, liderar pessoas, demonstrar habilidades comunicativas, planejar racionalização do uso de recursos, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), pensar estrategicamente, delegar atribuições, demonstrar visão sistêmica, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), coordenar serviços de atendimento a clientes, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, elaborar relatórios, realizar escuta ativa, administrar orçamentos, representar empresa publicamente, analisar tendências do mercado, mediar conflitos, demonstrar capacidade de organização, detectar necessidades de capacitação profissional, dimensionar equipe, analisar contexto, definir perfis profissionais, avaliar desempenho, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, gerenciar remanejamentos, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de abstração, identificar necessidade de contratação de pessoal, elaborar recomendações de ações e soluções, encaminhar solicitações aos responsáveis, formular plano de incentivos, demonstrar capacidade de síntese, administrar conflitos entre partes, negociar com partes interessadas, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, implementar serviços de atendimento a clientes, otimizar custos e recursos, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, demonstrar criatividade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Ombudsman ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ombudsman e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ombudsman em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Ombudsman ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024
O salário de Ombudsman mostrado aqui é resultado do levantamento de 1100 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ombudsman com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Ombudsman em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 4.420,42 | 4.591,75 | 6.480,01 | 22,10 | 7.30% |
Goiás | 38h | 2.098,31 | 2.179,63 | 3.075,96 | 11,59 | 5.40% |
Distrito Federal | 43h | 3.027,47 | 3.144,80 | 4.438,04 | 14,68 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 40h | 4.882,24 | 5.071,47 | 7.157,00 | 25,47 | 5.40% |
Minas Gerais | 42h | 4.365,97 | 4.535,19 | 6.400,19 | 21,65 | 4.90% |
Paraná | 43h | 3.496,13 | 3.631,63 | 5.125,06 | 16,97 | 7.00% |
Bahia | 42h | 2.531,48 | 2.629,60 | 3.710,96 | 12,48 | 7.00% |
Ceará | 41h | 2.884,53 | 2.996,33 | 4.228,51 | 14,68 | 8.20% |
Rio Grande do Sul | 37h | 3.340,69 | 3.470,16 | 4.897,20 | 18,91 | 4.20% |
Santa Catarina | 43h | 2.950,78 | 3.065,15 | 4.325,63 | 14,18 | 4.50% |
Espírito Santo | 41h | 4.373,74 | 4.543,25 | 6.411,57 | 21,92 | 6.30% |
Mato Grosso | 43h | 2.923,38 | 3.036,68 | 4.285,46 | 14,21 | 8.00% |
Pernambuco | 40h | 2.681,76 | 2.785,69 | 3.931,25 | 13,82 | 5.00% |
Mato Grosso do Sul | 42h | 2.627,56 | 2.729,40 | 3.851,81 | 13,09 | 7.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Ombudsman. |
Dissídio de Ombudsman por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 5.077,12 | 5.273,89 | 7.442,68 | 25,45 | 5.00% |
Brasília, DF | 43 | 3.027,47 | 3.144,80 | 4.438,04 | 14,68 | 5.00% |
Goiânia, GO | 37 | 1.975,19 | 2.051,74 | 2.895,48 | 11,17 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 4.992,07 | 5.185,55 | 7.318,00 | 26,55 | 6.40% |
Curitiba, PR | 42 | 3.742,80 | 3.887,86 | 5.486,66 | 18,33 | 7.70% |
Bauru, SP | 41 | 1.892,70 | 1.966,05 | 2.774,56 | 9,58 | 6.90% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 6.657,02 | 6.915,03 | 9.758,70 | 33,25 | 4.40% |
Barueri, SP | 43 | 3.733,28 | 3.877,98 | 5.472,72 | 18,25 | 8.30% |
Salvador, BA | 43 | 2.754,85 | 2.861,63 | 4.038,41 | 13,41 | 5.80% |
Vitoria, ES | 41 | 4.464,79 | 4.637,83 | 6.545,04 | 22,40 | 4.90% |
Fortaleza, CE | 41 | 3.887,49 | 4.038,15 | 5.698,76 | 19,59 | 8.10% |
Osasco, SP | 40 | 4.284,61 | 4.450,67 | 6.280,92 | 22,07 | 6.10% |
Cuiabá, MT | 43 | 3.418,33 | 3.550,81 | 5.011,01 | 16,55 | 7.70% |
Joinville, SC | 43 | 2.448,12 | 2.543,00 | 3.588,76 | 11,80 | 5.70% |
Campinas, SP | 43 | 2.402,01 | 2.495,10 | 3.521,16 | 11,50 | 6.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Ombudsman. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Ombudsman no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.756,52 | 1.824,60 | 2.574,93 | 6.60% | |
Planos de saúde | 4.782,82 | 4.968,19 | 7.011,26 | 7.50% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 3.220,22 | 3.345,03 | 4.720,60 | 8.00% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 3.195,46 | 3.319,30 | 4.684,30 | 4.10% | |
Edição de livros | 1.893,88 | 1.967,29 | 2.776,29 | 6.50% | |
Bancos múltiplos, com carteira comercial | 4.919,71 | 5.110,38 | 7.211,92 | 7.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.474,47 | 3.609,13 | 5.093,31 | 5.30% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 2.781,51 | 2.889,32 | 4.077,49 | 4.70% | |
Administração de cartões de crédito | 5.276,90 | 5.481,42 | 7.735,54 | 4.60% | |
Administração pública em geral | 4.723,83 | 4.906,91 | 6.924,77 | 5.50% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.305,52 | 4.472,38 | 6.311,56 | 6.80% | |
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente | 5.333,52 | 5.540,23 | 7.818,53 | 4.70% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.590,37 | 1.652,01 | 2.331,37 | 4.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.253,56 | 4.418,42 | 6.235,41 | 5.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 3.731,12 | 3.875,72 | 5.469,54 | 4.10% | |
Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente | 2.292,63 | 2.381,49 | 3.360,83 | 7.10% | |
Seguros não-vida | 7.033,78 | 7.306,38 | 10.310,99 | 5.50% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 2.620,04 | 2.721,58 | 3.840,78 | 5.30% | |
Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos | 4.008,87 | 4.164,24 | 5.876,70 | 7.90% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 2.555,59 | 2.654,64 | 3.746,30 | 6.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |