O dissídio de Profissional de Relações Públicas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142325 no cargo de Profissional de Relações Públicas.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 6.221,39
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.121 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 2.827,10
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.457 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Holdings de Instituições Não-Financeiras
R$ 10.304,56
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial
237 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Relações públicas Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Profissional de Relações Públicas
O Relações públicas planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.
Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.
Analisa dados e resultados de pesquisas.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.
Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.
Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.
Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.
Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
.
Funções do Relações públicas
O profissional Profissional de Relações Públicas deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Relações públicas
Um Relações públicas deve trabalhar em equipe, estabelecer diálogo, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar habilidades comunicativas, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), realizar estudo de viabilidade, avaliar alternativas de soluções, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, demonstrar capacidade de negociação, negociar com partes interessadas, acompanhar atuação da concorrência, elaborar recomendações de ações e soluções, participar da elaboração de projetos educacionais, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, elaborar relatórios, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), mediar conflitos, checar informações para divulgação, criar programas e ações de fidelização de clientes, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, identificar necessidade de recursos, saber ouvir, tomar decisões, implementar campanhas institucionais e publicitárias, otimizar custos e recursos, captar recursos, analisar contexto, demonstrar criatividade, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, encaminhar solicitações aos responsáveis, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, pensar estrategicamente, demonstrar visão sistêmica, monitorar mídias, demonstrar capacidade de organização, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, analisar tendências do mercado, dar retorno aos públicos (feedback), assessorar nos contatos com a imprensa, planejar ações para promoção da imagem institucional, representar empresa publicamente, demonstrar capacidade de abstração, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, revisar planos, detectar expectativas e necessidades, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, agir com empatia, liderar pessoas, analisar demanda do cliente, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de síntese, cobrar ações, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), administrar conflitos entre partes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Profissional de Relações Públicas ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Profissional de Relações Públicas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Profissional de Relações Públicas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Profissional de Relações Públicas ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Profissional de Relações Públicas mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.649 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Profissional de Relações Públicas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: