O dissídio de Especialista de Comunicação em Relações Públicas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142325 no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 6.004,39
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.976 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Nova Lima - MG
R$ 9.518,13
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.350 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Relações públicas Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Especialista de Comunicação em Relações Públicas
O Relações públicas planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.
Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.
Analisa dados e resultados de pesquisas.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.
Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.
Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.
Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.
Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do Relações públicas
O profissional Especialista de Comunicação em Relações Públicas deve administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Relações públicas
Um Relações públicas deve estabelecer diálogo, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, implementar campanhas institucionais e publicitárias, trabalhar em equipe, realizar escuta ativa, demonstrar visão sistêmica, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, analisar contexto, encaminhar solicitações aos responsáveis, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, representar empresa publicamente, demonstrar capacidade de síntese, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, dar retorno aos públicos (feedback), revisar planos, elaborar recomendações de ações e soluções, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, tomar decisões, realizar estudo de viabilidade, planejar ações para promoção da imagem institucional, analisar tendências do mercado, negociar com partes interessadas, analisar demanda do cliente, pensar estrategicamente, agir com empatia, demonstrar capacidade de organização, otimizar custos e recursos, demonstrar flexibilidade, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), identificar necessidade de recursos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, assessorar nos contatos com a imprensa, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de negociação, monitorar mídias, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), recomendar doações e/ou patrocínios, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, cobrar ações, checar informações para divulgação, avaliar alternativas de soluções, participar da elaboração de projetos educacionais, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, elaborar relatórios, captar recursos, detectar expectativas e necessidades, mediar conflitos, liderar pessoas, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar criatividade, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, acompanhar atuação da concorrência, administrar conflitos entre partes, demonstrar habilidades comunicativas, saber ouvir, realizar ações para ampliação de participação no mercado, criar programas e ações de fidelização de clientes, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Especialista de Comunicação em Relações Públicas ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista de Comunicação em Relações Públicas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Especialista de Comunicação em Relações Públicas ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024
O salário de Especialista de Comunicação em Relações Públicas mostrado aqui é resultado do levantamento de 4395 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista de Comunicação em Relações Públicas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Especialista de Comunicação em Relações Públicas em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 5.602,33 | 5.819,46 | 8.212,59 | 27,89 | 8.30% |
Paraná | 42h | 3.023,81 | 3.141,00 | 4.432,67 | 14,79 | 7.80% |
Minas Gerais | 42h | 4.773,78 | 4.958,79 | 6.998,00 | 23,60 | 6.80% |
Rio de Janeiro | 42h | 5.780,36 | 6.004,39 | 8.473,58 | 28,89 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 42h | 3.782,50 | 3.929,10 | 5.544,87 | 18,60 | 6.20% |
Santa Catarina | 43h | 3.560,78 | 3.698,79 | 5.219,84 | 17,11 | 6.60% |
Goiás | 43h | 2.900,35 | 3.012,76 | 4.251,69 | 14,03 | 7.80% |
Distrito Federal | 42h | 5.483,63 | 5.696,16 | 8.038,59 | 27,11 | 5.50% |
Bahia | 42h | 4.309,57 | 4.476,60 | 6.317,51 | 21,41 | 7.10% |
Pará | 43h | 4.753,45 | 4.937,68 | 6.968,20 | 22,94 | 6.90% |
Ceará | 44h | 2.756,87 | 2.863,72 | 4.041,36 | 13,16 | 5.00% |
Espírito Santo | 42h | 4.304,97 | 4.471,82 | 6.310,77 | 21,29 | 4.10% |
Pernambuco | 42h | 3.707,90 | 3.851,61 | 5.435,50 | 18,51 | 5.00% |
Amazonas | 41h | 2.886,11 | 2.997,97 | 4.230,82 | 14,61 | 7.60% |
Mato Grosso | 43h | 4.954,69 | 5.146,72 | 7.263,21 | 23,92 | 7.50% |
Maranhão | 39h | 3.820,33 | 3.968,39 | 5.600,31 | 20,17 | 5.00% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 4.062,01 | 4.219,44 | 5.954,61 | 19,68 | 4.70% |
Sergipe | 42h | 1.953,49 | 2.029,20 | 2.863,67 | 9,66 | 7.00% |
Rio Grande do Norte | 44h | 3.077,01 | 3.196,27 | 4.510,67 | 14,62 | 7.40% |
Paraíba | 42h | 4.256,46 | 4.421,43 | 6.239,65 | 20,84 | 5.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Especialista de Comunicação em Relações Públicas. |
Dissídio de Especialista de Comunicação em Relações Públicas por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 6.415,52 | 6.664,17 | 9.404,68 | 32,29 | 4.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 6.615,40 | 6.871,79 | 9.697,68 | 33,52 | 6.80% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 5.145,88 | 5.345,32 | 7.543,47 | 25,58 | 5.20% |
Curitiba, PR | 42 | 3.155,94 | 3.278,26 | 4.626,38 | 15,77 | 5.00% |
Brasília, DF | 42 | 5.483,63 | 5.696,16 | 8.038,59 | 27,11 | 5.10% |
Porto Alegre, RS | 41 | 4.852,22 | 5.040,28 | 7.113,00 | 24,47 | 4.60% |
Maringá, PR | 44 | 2.198,87 | 2.284,09 | 3.223,38 | 10,41 | 7.40% |
Goiânia, GO | 43 | 3.318,84 | 3.447,47 | 4.865,17 | 16,11 | 6.40% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.603,08 | 2.703,96 | 3.815,91 | 12,43 | 7.10% |
Campinas, SP | 42 | 3.671,87 | 3.814,18 | 5.382,68 | 18,27 | 4.90% |
Barueri, SP | 43 | 6.216,41 | 6.457,34 | 9.112,79 | 30,10 | 5.70% |
Belém, PA | 43 | 4.628,95 | 4.808,36 | 6.785,70 | 22,13 | 6.70% |
Vitoria, ES | 42 | 4.626,32 | 4.805,62 | 6.781,84 | 23,05 | 5.70% |
Salvador, BA | 43 | 5.648,69 | 5.867,62 | 8.280,55 | 27,29 | 6.50% |
Piracicaba, SP | 42 | 2.341,62 | 2.432,38 | 3.432,64 | 11,65 | 7.30% |
Uberlândia, MG | 42 | 2.309,64 | 2.399,15 | 3.385,75 | 11,51 | 6.00% |
Guarulhos, SP | 43 | 5.682,48 | 5.902,72 | 8.330,10 | 27,76 | 5.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 42 | 5.023,81 | 5.218,52 | 7.364,53 | 25,14 | 5.10% |
Recife, PE | 42 | 4.509,47 | 4.684,24 | 6.610,54 | 22,42 | 4.40% |
Florianópolis, SC | 42 | 4.134,32 | 4.294,55 | 6.060,60 | 20,61 | 4.60% |
Manaus, AM | 40 | 2.795,39 | 2.903,73 | 4.097,83 | 14,35 | 5.90% |
Caxias do Sul, RS | 44 | 3.028,56 | 3.145,94 | 4.439,64 | 14,38 | 8.10% |
Ipatinga, MG | 41 | 4.096,12 | 4.254,87 | 6.004,60 | 20,65 | 6.20% |
Bento Goncalves, RS | 43 | 3.461,77 | 3.595,94 | 5.074,69 | 16,74 | 8.30% |
Contagem, MG | 42 | 3.527,34 | 3.664,05 | 5.170,81 | 17,52 | 6.60% |
Nova Lima, MG | 41 | 9.163,00 | 9.518,13 | 13.432,27 | 46,87 | 5.20% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 3.398,87 | 3.530,60 | 4.982,49 | 16,31 | 6.20% |
Anápolis, GO | 44 | 1.395,66 | 1.449,75 | 2.045,93 | 6,59 | 8.30% |
Cascavel, PR | 43 | 2.734,71 | 2.840,70 | 4.008,88 | 13,24 | 7.60% |
São Luís, MA | 38 | 4.079,88 | 4.238,00 | 5.980,79 | 22,09 | 7.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Especialista de Comunicação em Relações Públicas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Especialista de Comunicação em Relações Públicas no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 5.743,38 | 5.965,98 | 8.419,37 | 6.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.915,10 | 5.105,60 | 7.205,17 | 6.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.901,54 | 7.169,02 | 10.117,14 | 6.80% | |
Agências de publicidade | 3.751,98 | 3.897,40 | 5.500,13 | 5.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 5.807,43 | 6.032,51 | 8.513,26 | 4.80% | |
Marketing direto | 3.026,12 | 3.143,41 | 4.436,07 | 4.90% | |
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente | 3.442,96 | 3.576,40 | 5.047,13 | 7.10% | |
Extração de minério de ferro | 9.349,15 | 9.711,50 | 13.705,16 | 4.30% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.614,25 | 2.715,57 | 3.832,30 | 6.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.142,25 | 3.264,04 | 4.606,31 | 7.20% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.991,69 | 3.107,64 | 4.385,60 | 5.90% | |
Ensino fundamental | 3.259,53 | 3.385,86 | 4.778,22 | 6.20% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 4.226,04 | 4.389,82 | 6.195,05 | 4.90% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 5.506,61 | 5.720,03 | 8.072,28 | 7.40% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 8.557,37 | 8.889,03 | 12.544,47 | 5.90% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.633,81 | 1.697,13 | 2.395,04 | 8.10% | |
Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação | 6.089,67 | 6.325,69 | 8.927,00 | 5.20% | |
Comércio varejista de móveis | 2.332,74 | 2.423,15 | 3.419,62 | 8.10% | |
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 5.140,63 | 5.339,86 | 7.535,78 | 4.70% | |
Hotéis | 2.544,71 | 2.643,34 | 3.730,36 | 4.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |