O dissídio de Gerente de Produtos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142315 no cargo de Gerente de Produtos.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 14.043,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.441 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Hortolândia - SP

R$ 19.225,89

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

7.121 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Gerente de Produtos

O Gerente de marketing planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do Gerente de marketing

O profissional Gerente de Produtos deve gerenciar recursos humanos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de marketing

Um Gerente de marketing deve pensar estrategicamente, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerir nível de satisfação do cliente, listar atividades de cargos / funções, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de síntese, gerenciar remanejamentos, planejar campanhas de vendas, liderar pessoas, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, coordenar serviços de atendimento a clientes, determinar faixas de preços para comercialização, revisar planos, detectar necessidades de capacitação profissional, planejar racionalização do uso de recursos, avaliar desempenho, agir com empatia, estabelecer política comercial, realizar campanhas de vendas, tomar decisões, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de abstração, implementar serviços de atendimento a clientes, captar recursos, definir perfis profissionais, autorizar pagamentos, monitorar metas e indicadores de desempenho, monitorar contratos, atender a auditoria interna e externa, cobrar resultados da equipe, formular plano de incentivos, contratar serviços de terceiros, otimizar custos e recursos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, pesquisar mercado, recomendar doações e/ou patrocínios, gerenciar equipes, gerir lucratividade, analisar fatores econômico-financeiros, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, elaborar relatórios, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), examinar currículos, demonstrar flexibilidade, avaliar nível de satisfação da equipe, representar empresa publicamente, saber ouvir, realizar ações para ampliação de participação no mercado, implementar campanhas institucionais e publicitárias, delegar atribuições, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de negociação, negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar habilidades comunicativas, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de organização, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar criatividade, assessorar nos contatos com a imprensa, identificar necessidade de recursos, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, entrevistar candidatos, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, planejar campanhas publicitárias, demonstrar visão sistêmica, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, dimensionar equipe, elaborar orçamentos, analisar tendências do mercado, criar programas e ações de fidelização de clientes, planejar ações para promoção da imagem institucional, monitorar a execução de serviços de terceiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários).

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Produtos ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Produtos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Produtos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Produtos ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024

O salário de Gerente de Produtos mostrado aqui é resultado do levantamento de 20159 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Produtos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Produtos CBO 142315 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Produtos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Produtos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 13.519,14 14.043,11 19.818,05 65,99 6.20%
Minas Gerais 43h 6.025,58 6.259,11 8.833,05 29,37 6.80%
Paraná 43h 6.656,93 6.914,93 9.758,55 32,24 6.80%
Rio de Janeiro 42h 9.804,55 10.184,55 14.372,74 48,44 4.30%
Santa Catarina 43h 6.136,11 6.373,93 8.995,08 29,90 4.50%
Ceará 43h 4.070,20 4.227,95 5.966,61 19,58 8.30%
Rio Grande do Sul 43h 6.501,34 6.753,31 9.530,48 31,60 7.30%
Pernambuco 43h 4.157,70 4.318,84 6.094,87 20,00 7.30%
Goiás 43h 5.666,01 5.885,61 8.305,95 27,13 6.90%
Bahia 43h 5.673,23 5.893,11 8.316,54 27,11 8.00%
Distrito Federal 43h 5.757,36 5.980,50 8.439,86 27,59 4.50%
Paraíba 43h 2.861,45 2.972,36 4.194,68 13,69 4.80%
Espírito Santo 43h 5.304,54 5.510,13 7.776,06 25,79 6.90%
Mato Grosso 43h 5.991,18 6.223,38 8.782,62 28,79 6.20%
Rio Grande do Norte 43h 2.961,16 3.075,93 4.340,84 14,23 5.20%
Maranhão 43h 2.740,80 2.847,03 4.017,81 13,19 4.90%
Pará 43h 2.980,47 3.095,98 4.369,14 14,38 4.80%
Piauí 43h 3.643,80 3.785,03 5.341,54 17,72 4.50%
Mato Grosso do Sul 43h 4.412,60 4.583,62 6.468,54 21,26 4.10%
Alagoas 44h 3.501,44 3.637,15 5.132,85 16,59 7.10%
Sergipe 43h 2.960,61 3.075,35 4.340,03 14,29 4.90%
Amazonas 43h 4.346,17 4.514,62 6.371,16 21,01 6.50%
Rondônia 44h 2.532,45 2.630,60 3.712,38 12,05 7.40%
Tocantins 44h 2.857,03 2.967,76 4.188,19 13,49 5.70%
Amapá 44h 2.567,33 2.666,83 3.763,52 12,12 7.20%
Roraima 44h 3.453,54 3.587,39 5.062,63 16,49 7.40%
Acre 44h 3.800,70 3.948,00 5.571,54 17,95 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Produtos.

Dissídio de Gerente de Produtos por cidade

Quanto ganha um Gerente de Produtos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Produtos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 15.099,93 15.685,15 22.135,36 74,05 5.80%
Rio de Janeiro, RJ 42 11.324,58 11.763,48 16.600,98 55,88 7.40%
Belo Horizonte, MG 43 7.416,12 7.703,54 10.871,47 36,24 5.50%
Fortaleza, CE 43 3.626,93 3.767,50 5.316,81 17,35 4.10%
Curitiba, PR 43 8.301,45 8.623,19 12.169,30 40,40 8.30%
Barueri, SP 42 14.766,83 15.339,15 21.647,06 72,59 8.20%
Recife, PE 43 4.900,67 5.090,61 7.184,02 23,64 7.90%
Campinas, SP 43 11.794,84 12.251,98 17.290,35 57,32 4.10%
Porto Alegre, RS 42 8.387,99 8.713,09 12.296,17 41,15 6.00%
Brasília, DF 43 5.757,36 5.980,50 8.439,86 27,59 5.50%
Goiânia, GO 43 5.860,02 6.087,14 8.590,35 28,13 8.10%
Florianópolis, SC 41 8.667,35 9.003,27 12.705,69 43,53 4.70%
Salvador, BA 43 8.175,18 8.492,02 11.984,20 39,14 7.00%
Osasco, SP 43 17.759,03 18.447,31 26.033,40 86,18 4.70%
Guarulhos, SP 43 9.721,66 10.098,44 14.251,23 46,86 6.30%
Joinville, SC 43 8.692,69 9.029,60 12.742,84 41,86 7.60%
João Pessoa, PB 43 2.970,83 3.085,97 4.355,02 14,20 6.50%
Londrina, PR 44 6.255,10 6.497,53 9.169,51 29,81 6.20%
Maringá, PR 43 4.953,59 5.145,58 7.261,59 23,81 7.40%
São Luís, MA 43 2.915,93 3.028,95 4.274,54 14,11 6.10%
Ribeirão Preto, SP 43 9.194,01 9.550,34 13.477,73 44,28 5.50%
São Bernardo do Campo, SP 44 10.240,37 10.637,26 15.011,62 48,88 4.80%
Blumenau, SC 43 6.425,23 6.674,25 9.418,90 31,38 6.40%
Teresina, PI 43 2.772,67 2.880,13 4.064,53 13,32 4.60%
Sorocaba, SP 43 10.152,17 10.545,64 14.882,32 49,05 6.90%
Jundiaí, SP 43 10.452,80 10.857,92 15.323,02 49,97 7.50%
Manaus, AM 43 4.456,34 4.629,05 6.532,66 21,58 7.60%
Campo Grande, MS 43 5.122,15 5.320,67 7.508,69 24,56 5.80%
Uberlândia, MG 43 6.490,62 6.742,17 9.514,76 31,49 7.50%
Natal, RN 43 3.501,58 3.637,30 5.133,06 17,08 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Produtos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Produtos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 13.176,94 13.687,63 19.316,40 5.50%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 4.534,84 4.710,60 6.647,74 5.40%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 15.356,00 15.951,15 22.510,74 4.40%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 15.019,54 15.601,65 22.017,51 7.00%
Agências de publicidade 5.822,86 6.048,54 8.535,88 6.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 13.020,96 13.525,61 19.087,75 7.60%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 13.407,83 13.927,48 19.654,87 6.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 12.767,05 13.261,86 18.715,54 5.70%
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 13.185,84 13.696,89 19.329,46 4.60%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 4.824,95 5.011,95 7.073,02 4.40%
Locação de mão-de-obra temporária 10.557,20 10.966,37 15.476,07 6.80%
Promoção de vendas 10.061,19 10.451,13 14.748,94 7.80%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 21.393,97 22.223,14 31.361,96 6.50%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 14.220,74 14.771,89 20.846,54 5.20%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 8.779,39 9.119,66 12.869,93 7.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 4.848,66 5.036,58 7.107,77 4.10%
Marketing direto 5.101,55 5.299,27 7.478,49 5.70%
Restaurantes e similares 3.320,34 3.449,02 4.867,36 6.80%
Educação superior - graduação e pós-graduação 7.560,21 7.853,22 11.082,69 5.00%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 13.013,01 13.517,36 19.076,11 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.